Pedro Malan, Estadão -Pressão estrutural por gastos públicos (1)

CLIQUE AQUI para ler, também, "Não há déficit na previdência social. É isto mesmo ?", O Globo.


Corremos o risco de um 'futuro adiado' se não nos erguermos à altura dos desafios do presente       

Este é o primeiro de uma série de três artigos sobre três processos de mudanças de longo prazo que marcaram nossa experiência ao longo de décadas passadas e continuarão a marcar décadas vindouras. Muito além dos debates de 2017-2018 e dos próximos mandatos presidenciais de 2019-2022 e 2023-2026.

As três mudanças de longo prazo estão na raiz da pressão estrutural por maiores gastos públicos no Brasil. Uma pressão que acabou por tornar imperativa a emenda constitucional sobre limites à expansão continuada desses gastos e da reforma da Previdência, ora no Congresso, sem a qual, entre outras, o Brasil não terá condições de retomar o crescimento sustentado com inflação sob controle e maior justiça social.

O primeiro processo, como pano de fundo, é o elo crucial entre mudanças demográficas e urbanização: o Brasil é hoje a terceira maior democracia de massas urbanas do mundo. O Brasil será um “case” (estudo de caso) de relevância e interesse global, dada a sua extraordinariamente rápida transição nessa área.

O segundo processo diz respeito às nossas flagrantes necessidades e carências de infraestrutura “física” (transporte, energia, portos, saneamento) e à força histórica do apelo ao “desenvolvimento nacional”, tido por muitos como “intensivo em Estado”.

CLIQUE AQUI para ler mais.

3 comentários:

Anônimo disse...


TEMER PODERIA COLOCAR À VENDA A BANDEIRA DO BRASIL.

- QUANTO SERÁ QUE VALE?

CREIO QUE VALE MUITO, E ASSIM COM UMA NOVA ADMINISTRAÇÃO PODERÍAMOS TER FUTURO.

visionst3 disse...

Polibio, o q sai da boca de um keinesiano? eles tem o anus ligado por uma valvula a boca

Anônimo disse...

Com nossos jovens indo embora buscar oportunidades fora do Brasil a Previdência nunca será viável. O povo cansou de pagar a Monarquia que se estabeleceu em Brasília. Ninguém mais suporta sustentar tantos políticos: Deputados, Ministros, Senadores e CCs. Para que tanta gente vivendo uma vida de luxo que nada produzem para o país. Olha como está a situação do país. O PODER EMANA DO POVO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/