Metsul diz que tornado atingiu São Francisco de Paula

A tempestade que atingiu São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, nesse domingo foi um tornado, segundo a Metsul. Os dados obtidos, analisados e as condições atmosféricas presentes na região no momento do episódio sustenta a conclusão sobre o registro de um tornado sobre a cidade, diz a Metsul.

O tornado veio acompanhado de uma supercélula de tempestade severa. Em em razão da magnitude dos danos estruturais totais, o vento em alguns pontos da cidade pode ter atingido a velocidade de 150 km/h.

O município vai decretar estado de calamidade pública devido ao temporal que causou destruição em quatro bairros. A cidade teve 500 casas destruídas e contabiliza 70 desalojados. Ao todo, 1,6 mil pessoas foram afetadas.

5 comentários:

Anônimo disse...

É impressionane a nossa incapacidade de prever eventos como esse.

Anônimo disse...



Pelo estrago que houve na cidade, nem precisava de "especialistas" para dizerem o que houve, até uma criança saberia distinguir.

Realista disse...

Tal tipo de evento, um tanto comum nesta época do ano e também nos meses de Agosto/Setembro, na Região Sul, só é noticiado quando atinge cidades e outras áreas povoadas. E olha só, há relatos informais de ocorrências desta natureza já há mais de cem anos.
Logo os "politicamente corretos! (?) dirão que é efeito do aquecimento global.

Anônimo disse...

Estes site são meros replicadores do INPE CPTEC. Parana tem o SIMEPAR e Santa Catarina tem sites estaduais que monitoram junto com a defesa civil. O RS esta atrasado e não usa os radares que poderiam informar em tempo real este tipo de evento. o radar de Santiago que é da FAB esta desatualizado. Em vez de ter CEEEs e outras porcarias de estatais deveriamos ter um sistema atual. Eng. joel Robinson

Anônimo disse...

O país é um lixo mesmo, em quase todos os setores. Em pleno século XXI ainda não temos a mínima capacidade de prever esse tipo de evento meteorológico. Quem sabe olhando na borra de café, dentro das vísceras de animais, batendo tambor para que Tupã nos mande algum sinal ou em rituais reveladores de cataclismas da tribo Pacuni!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/