Cora Ronai, O Globo - A caminho do brejo

Um país não vai para o brejo de um momento para o outro — como se viesse andando na estradinha, qual vaca, cruzasse uma cancela e, de repente, saísse do barro firme e embrenhasse pela lama. Um país vai para o brejo aos poucos, construindo a sua desgraça ponto por ponto, um tanto de corrupção aqui, um tanto de demagogia ali, safadeza e impunidade de mãos dadas. Há sinais constantes de perigo, há abundantes evidências de crime por toda a parte, mas a sociedade dá de ombros, vencida pela inércia e pela audácia dos canalhas.

Aquelas alegres viagens do então governador Sérgio Cabral, por exemplo, aquele constante ir e vir de helicópteros. Aquela paixão do Lula pelos jatinhos. Aquelas comitivas imensas da Dilma, hospedando-se em hotéis de luxo. Aquele aeroporto do Aécio, tão bem localizado. Aqueles jantares do Cunha. Aqueles planos de saúde, aqueles auxílios moradia, aqueles carros oficiais. Aquelas frotas sempre renovadas, sem que se saiba direito o que acontece com as antigas. Aqueles votos secretos. Aquelas verbas para “exercício do mandato”. Aquelas obras que não acabam nunca. Aqueles estádios da Copa. Aqueles superfaturamentos. Aquelas residências oficiais. Aquelas ajudas de custo. Aquelas aposentadorias. Aquelas vigas da perimetral. Aquelas diretorias da Petrobras.

A lista não acaba.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

Alberto disse...

Enquanto o povo estava apavorado com a carne podre Lularapio e Madema Pasadena discursavam alegremente no Nordeste. Isso tem que acabar!

Anônimo disse...

Excelente texto. Mostra o mar de lama que nos cerca.

Anônimo disse...

Além de tudo isto há um fator terrível, brasileiros que não pensam, são mera massa de manobra e põem os pés pelas mãos. Exemplo: há muitos criminosos no Brasil, é fato, mas generalizar que todo o brasileiro é bandido é canalhice ou burrice extrema. O mesmo foi feito com a carne. Pobre Brasil.

Anônimo disse...

A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE SÃO IRMÃS E ANDAM DE MÃOS DADAS. TÊM UM PRIMO MUITO INFLUENTE , O BLINDADOR FORO PRIVILEGIADO. O POVO ELEGE OS POLÍTICOS PARA REPRESENTA-LO E OS POLITICOS ??? NÃO CORRESPONDEM , POIS COLOCAM SEUS INTERESSES PESSOAIS ACIMA DOS INTERESSES REPUBLICANOS.
TALVEZ O PRESIDENCIALISMO ESTEJA ESGOTADO E O PARLAMENTARISMO SEJA A SOLUÇÃO PARA O PAÍS .!!!

Anônimo disse...

A vaca tussiu e foi para o brejo ou foi para lama?

Anônimo disse...

Aqui o nó górdio de Cora: "Um país vai para o brejo quando se divide, e quando os seus habitantes passam a se odiar uns aos outros; um país vai para o brejo quando despenca nos índices de educação, mas a sua população nem repara porque está muito ocupada se ofendendo mutuamente nas redes sociais".
Um país se divide, quando grande parte de sua população tem bandidos de estimação e os idolatra. Um país se divide quando grande parte da população não quer mudanças, prefere a política economica que destrói a economia, que aumenta a inflação, que corrompe os serviços públicos, que aumenta o desemprego e que promete mundos e fundos e não cumpre.

Anônimo disse...

Vcs vão assistir desgraça maior e completa é se esse sujeito o mais honesto e ético do país, voltar pelos votos dessas "urnas eletrônicas". A Janette passou os primeiros quatro anos de seu mandato, fazendo só porcaria para se reeleger. Esse pessoal do partido da honestidade e da ética são uns completos irresponsáveis e "são uns honestíssimos", estão todos milionários.

Anônimo disse...

Os pseudo ou pretensos "formadores de opinião", na imprensa e na mídia, falam para as paredes. Jornal é bom para embrulhar peixe e limpar a b. dos pobres...

Roberto disse...

Infelizmente, espelha o que vem acontecendo em nosso País! Nosso povo, bovinamente idiotizado, assiste a tudo pacificamente!

Anônimo disse...

AQUELA MALVERSACAO DE VERBAS, AQUELA CORRUPÇÃO SISTEMATICA , AQUELE FORO PRIVILEGIADO , AQUELE TRIBUNAL SUPERIOR BONZINHO , AQUELES MINISTROS QUE LIBERAM CRIMINOSOS, AQUELA IMPUNIDADE .!!!