Brasileiro fica encantado com cidades europeias, mas não reproduz soluções aqui', diz Lerner

Nesta reportagem da jornalista Néli Pereira, da BBC Brasil, o urbanista Jaime Lerner, conhecido pelas soluções que levaram Curitiba a ser considerada "cidade modelo" na década de 90, defende uma revisão da concepção de cidade pelo poder público e pelos brasileiros que vivem em áreas urbanas.

Leia a entrevista completa:

BBC Brasil - Curitiba já foi considerada uma cidade-modelo, a mais verde do planeta. Olhando em retrospecto, o que não foi feito para que esses reconhecimentos fossem mantidos?
Jaime Lerner - O que acontecia em Curitiba era um compromisso de inovação constante - no transporte público, meio ambiente, todas as áreas. E quando se para de inovar, as coisas decaem um pouco. Mas não é grave, pode ser retomado - a qualidade de vida que existia aqui pode ser retomada.


BBC Brasil - Para isso, o que deve ser feito? Para muita gente, as cidades não têm mais solução.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


12 comentários:

Anônimo disse...

Lula e Dilma fez comício ontem na Paraíba! KD o TSE??????? Não é vedado a campanha antecipada????? Existe TSE neste país!??? Qdo pronunciaram??? Quais as penalidades levarão os componentes da caravana da vergonha??? Em sua maioria envolvidos na Lava Jato. Precisa o editor sr. Políbio comentar aqui.

Anônimo disse...

visitei Curitiba num final de semana desses: Tentamos ficar no Largo da Ordem. No sábado, a juventude "extraviada - sem rumo - desajustada - bebada - drogada" circula, a partir das 14:00h livremente. Uma vergonha para todo o nosso país. Se eu pudesse teletransportar meus filhos que estavam em casa naquele momento para mostrar a degradação do ser humano, eu o faria...

No domingo, ao visitar a tradicional feira de artesanato (elogios rasgados para a organização e oferta de produtos), precisei ouvir de moradores que moram na vizinhança pedidos de desculpa pelo mau cheiro e porque eles estavam lavando as calçadas naquela hora. Um cheiro de mijo, merda e tudo mais que pode vir junto com tamanha porquice.

Ah, faltou falar da livre expressão de Arte nas paredes dos prédios (que não são de propriedade desta escumalha... tudo pichado).
O prefeito de lá podia ter uma aulas com o João Doria e copiar alguma atitudes.

Fomos para lápensando em investir num negócio, NÃO RECOMENDO PARA NINGUÉM.
Deplorável.

Anônimo disse...

Porto Alegre não tem acesso ao rio em virtude de meia dúzia de eco xiitas!

Durante anos os projetos foram bloqueados!

Quem bloqueou a obra da Anita com a terceira perimetral?

Quem bloqueou o Teatro da OSPA no shopping Total?

Anônimo disse...

Gaucho se encanta com Miami e Europa e não quer gastar dinheiro aqui. Quer tudo gratis

Anônimo disse...

Uma pena que não seguem o que diz e faz. Grande arquiteto. Reconhecido e seguido fora do Brasil. Um gênio inovador muito mais que o Niemayer pois vê e pensa a cidade pelo lado do ser humano e não pelo lado do cimento.

Anônimo disse...

Com os lixos de políticos e os burocratas que eles colocam para preencher os quadros fica difícil ter uma cidade padrão Europa....


E cobram caro por isso, 50% do que produzimos em impostos e entregam serviços padrão África...

Anônimo disse...

Eu vi umas reportagens de obras prontas e bem feitas na República Dominicana..... Feitas com capital brasileiro....

Anônimo disse...

e hoje mesmo o governo liberou a construção de lajes para, jesus amado, "estimular a economia"...

as nossas cidades, que ja sao todas horrorosas, vao ficar piores ainda...

essa é uma causa perdida...

brasileiro é assim mesmo, emporcalha a sua rua e depois gasta os tubos para a ir a Europa ver as ruas limpas e preservadas, inclusive ruas de centros historicos...

ATENTO disse...

TAÍ UM CARA PARA QUEM EU TIRO O MEU CHAPEU!!

Anônimo disse...



De nada adianta construírem cidades de primeiro mundo, para que uma população de terceiro mundo ocupe as calçadas vendendo contrabando e pedindo dinheiro nas sinaleiras
Tem que investir em educação, saúde, segurança e emprego para que o povo mude o seu comportamento, somente assim existirá qualidade de vida, caso contrário é só discurso furado e obras superfaturadas para os políticos locupletarem-se.

Anônimo disse...

Para esse Curitibabaca falar de São Paulo é fácil, não é mesmo? Afinal de contas, FOI SÃO PAULO E NÃO CURITIBA QUE TEVE QUE ATURAR UMA MIGRAÇÃO MASSIVA DE RETIRANTES MISERÁVEIS E POUCO INSTRUÍDOS VINDOS DAS REGIÕES NORTE/NORDESTE, que ao chegarem sem nada, foram formar as atuais favelas e bairros sem planejamento que hoje predominam nessa cidade.

Então eu desafio esse cara: vamos mandar 10 milhões de retirantes miseráveis para curitiba para ver se essa continua sendo uma "cidade modelo".

Anônimo disse...

No Brasil o que temos de mais próximo ao Primeiro Mundo é Gramado e Canela, lá não há sujeira nas ruas e nem mendigos, as pessoas são educadas e tudo está devidamente em ordem, mesmo recebendo MILHÕES de turistas todos os anos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/