Artigo, Tito Guarniere - A implosão do Fies

Em 25 de novembro de 2015 publiquei um artigo sob o título de “FIES, bomba de efeito retardado”. Os sinais de que o Fundo de Financiamento Estudantil-FIES estava fazendo água já eram bem visíveis. Não era preciso ter o dom da vidência para adivinhar que ia dar rolo, e dos grandes.
 O programa era todo errado. Se o governo de então (Dilma) quisesse bolar um plano para perder dinheiro em um projeto de financiamento estudantil, não poderia ter sido mais competente. O financiamento era de 100% da anuidade e os juros negativos. E não bastassem essas benesses, o aluno de uma faculdade de quatro anos teria 15 anos para pagar, depois de formado!

Era um programa de pai para filho, mas o pai teria de ser muito rico e perdulário, o que não era o caso. Governantes em geral - e os do PT em particular -  ficam meio ensandecidos diante de recursos do orçamento, que lhes parecem inesgotáveis. Cheios de amor para dar e de votos a conquistar, abrem os seus próprios corações, e mais ainda as burras do tesouro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Não tem problema.
A reforma da previdência vai esfolar o trabalhador do INSS e garantir a grana da turma.

Anônimo disse...

SÓ POR ESSA INSANIDADE OU RABO PREMEDITADO DEIXADO AO POVO BURRO E TRABALHADOR, A DUPLA DILMA LULA DEVERIA SER CONDENADA À PRISÃO PERPÉTUA OU PENA DE MORTE (CHINA).

Anônimo disse...

Cobrem da irresponsável!

Anônimo disse...

Alguém já viu um petista competente que empregou alguém e que produz algo sem as tetas do Governo?Quem não conseguiu fazer uma lojinha de 1,99 se manter vai conseguir progresso de um país? Pior é quem acredita e vota nessa gente,povo sem instrução tem governates de péssima qualidade, é proporcional.

Anônimo disse...

Dar esmolas com o chapéu dos outros é uma barbada. principalmente quando essa esmola se transforma em votos. Quem está pagando essa conta recebeu um golpe nunca visto antes na história do Brasil. O povo sofreu um golpe do qual dificilmente o povão vai se recuperar principalmente porque não temos onde trabalhar. Está tudo falido.

Anônimo disse...

Cadeia na dilmaLANDRA e no lulaDRÃO já..... E O FIES já existia, SIM NAO É DO PT JÁ EXISTIA , no tempo de FHC o financiamento tinha os juros bem baixos e longo prazo , o aluno se formava e tinha anos p ir pagando mas o pt nanico meteu as garras e aumentou os juros diminuiu o prazo p os alunos pagarem, em resumo- ferraram os alunos, pt partido das trevas este partideco nanico teM que ser CASSADO

Anônimo disse...

Demorei 14 anos para me formar na universidade particular. Não estudei todos os semestres por falta de verba em alguns semestres mas não devo nada.

Lamento por quem se iludiu com o FIES.

Anônimo disse...

Teve universidade como uma do Vale do Taquari onde o reitor é um petista de carteirinha que acharam que o FIES era interminável, gastaram mais do que devia, incharam a tal universidade, construíram elefantes brancos...... Vai dar tudo errado....

Anônimo disse...

Quem não tinha FIES era maltratado nas universidade, até te impedir de fazer matrícula te faziam.....

Só tem marxista nas universidades............

É a verdade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/