Artigo, Adão Paiani, advogado - Às armas, cidadãos !

- O autor foi Ouvidor da área da Segurança Pública do RS.

Tenho falado reiteradamente que estamos vivendo uma situação em que a única saída ante a espiral de violência e carnificina nas ruas do Brasil é a desobediência civil.

A justificativa não poderia ser mais óbvia: a vida é o bem maior a ser protegido. Como o Estado não tem condições de oferecer um mínimo de segurança aos cidadãos, esses próprios possuem total legitimidade para fazê-lo.

Nossa sociedade foi estruturada sob um pacto social: o cidadão abre mão da auto-tutela, ou seja, do exercício privado das próprias razões, e a deposita nas mãos do Estado, que assume a responsabilidade de zelar pela sua segurança.

24 comentários:

Unknown disse...

E as autoridades constituídas das três poderes continuam a receber seus polpudos ganhos por serviços não prestados à sofrida sociedade gaúcha e brasileira!!!
Sonegação genocida!!!

Unknown disse...

Amém!!!

Anônimo disse...

Se ele quiser sair por aí armado a trocando tiros com os bandidos, que faça.
Eu não sou louco para chegar a este ponto. Eu pago impostos para o governo nos oferecer segurança, mas quiseram escolher o pior entre os candidatos, agora se danem.

Brasil disse...

Porte ilegal de arma da cadeia ?

Anônimo disse...

Ele falou alguma mentira? Esse congresso não representa as vontades e necessidades do povo brasileiro, esse congresso só atua em interesses próprios. É por isso que tenho votado somente em quem pensa e age como eu.Fora bando de calças frouxas e defensores de causas próprias.

Anônimo disse...

Se conselho fôsse bom, teríamos de cobrar. Mas, não vou cobrar.

CONSELHO: SEI QUE DÁ TRABALHO E CUSTA CARO, MAS COMPRE UMA ARMA E MUITA MUNIÇÃO.

PODE TER CERTEZA QUE VAIS PRECISAR DEFENDER A TUA PROPRIEDADE E TEUS BENS, SEM FALAR NA FAMÍLIA.

NÃO VAI 10 ANOS E O BICHO VAI PEGAR!!!

Anônimo disse...

Discordo pois assim estaremos tentando resolver as consequências e não a causa. Concordo com a desobediência civil em outros termos.
1- Não pagar o IPTU e o IPVA (adiantado)( por um ano só pagar depois dos resultados) por exemplo. ninguém paga a consulta médica ou o conserto do carro adiantado...

ATENTO disse...

OVELHAS PRECISAM DE PASTORES

DIZ PAIANI, "acione-se os organismos internacionais",ora, como um cidadão comum fará isso?que efeito pratico teria? Os tais organismos internacionais estão tomados por esquerdistas com salarios e mordomias milionarias, e obamas da vida...

Paiani suas idéias são boas, sua ação é boa corajosa efeciente,mas ovelhas precisam de PASTORES,ou lobos assumem e aí está o resultado.

Não é a RECEITA IDEAL,mas a que ocorre no momento REAL E VIÁVEL tem nome:

BOLSONARO! Sim, BOLSONARO.

RECEITA IDEAL para este circunstancial:

FORÇAS ARMADAS CUMPRIREM SUA MISSÃO CONSTITUICIONAL ,FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO, REINSTALAR A SEGURANÇA NACIONAL, A ORDEM,REORGANIZAR O PAÍS.

JÁ O FIZERAM COM MAESTRIA, OS BANDIDOS DE HOJE ERAM E SÃO OS QUE CONDENAM OS FEITOS HOJE INEGÁVEIS DA AÇÃO REVOLUCIONARIA DE 64,que teve um defeito, foram bonzinhos demais,deixaram terroristas e bandidos vivos e soltos, que vieram a tomar o comando do país e causando a maior desgraça que o pais tem noticia.

ps.: Deus não vai ajudar pois não fazemos a nossa parte; deveriamos exigir que as forças de reinstituir a segurança e a ordem assim o façam,que cumpram seu dever.

DEUS SÓ AJUDA QUEM SE AJUDA,FAZ A SUA PARTE.

BOLSONARO TÁ NÁ MÃO!! É só o que nos resta.

Anônimo disse...

Obrigado,senhor Paiani.
É justo isso que nós anônimos deste espaço,dizemos há muito tempo.
Muito antes de V.Exª.
Mas vindo escrito por pessoa de coturno alto,sem dúvida,tem mais peso e impacto social.
Mas que vamos nos armar,isso vamos.
Vamos voltar ao século passado.

Anônimo disse...

Concordo pĺenamente com o Dr. Paiani, é um absurdo a situação a que estamos sendo obrigados a viver... Fim dessa imbecilidade do estatuto do desarmamento, isso foi útil às esquerdas, interessadas apenas em cuidar para que as ovelhas não se revoltem...

Anônimo disse...

Quanto a desobediência civil dos cidadãos de bem a segurança publica é muito rígida.
O estado marginalizado é contra os cidadãos de bem e totalmente a favor dos marginais, afinal os iguais se compreendem.
Não adianta mais xororo ou mi mi, a solução é ir embora desse lugar primitivo e deixar os marginais se comerem vivos.

Anônimo disse...

Eu já me preparei, bem armado. Meto bala, amarro uma corda no pescoço e em um concreto e toco de cima da ponte do Jacuí. Vão ter que esvaziar o Guaiba para achar o corpo.

Anônimo disse...

Desarmamento eh coisa de esquerdista veado.

Anônimo disse...

ALÉM DE BURRO É COVARDE... A ARMA É PARA SALVAR SUA VIDA SEU IGNORANTE.

Anônimo disse...

EXATAMENTE AMIGO

Anônimo disse...

AUX ARMES , CITOYENS . FORMEZ VOS BATALLIONS ... !!!

Anônimo disse...

O esquerdismo propõe o desarmamento para que ocorra o caos social. Assim poderá implantar o Estado salvador, totalitário em que todos são "iguais", notadamente a nomenklatura.

Anônimo disse...

LULA/PT tiraram nossa liberdade, já não podemos sair armados pra nos proteger, resultado:

ESTAMOS PRESOS!

Somos responsáveis, não culpados, pela idiotice nos cérebros da política tupiniquim, só vale arco e flecha pra proteção se pintados pra guerra.





Anônimo disse...

Essa é a ideia: liberdade. Fique a vontade para esperar sentado pelo Estado.

Anônimo disse...

Basta acabar com a lei do desarmamento e com o voto em 2018 acabar com os partidos de esquerda que criaram esta aberração assassina! Quem até agora votou em branco não pode se omitir, pois pode ser a próxima vítima dos protegidos das esquerdas.

Sérgio disse...

Sempre disse a mesma coisa. O estatuto do desarmamento, lei ilegal, imoral e injusta que contraria o desejo do povo expresso em plebiscito não pode e não deve ser obedecida. É exatamente o mesmo tipo de lei implantada pelos nazistas para desarmar os judeus que posteriormente foram massacrados Uma lei que impede alguém de proteger sua vida é pura tirania. Já dizia Thomas Jefferson: "Se uma lei é injusta, um homem está não apenas certo em desobedecê-la, ele é obrigado a fazê-lo".

Anônimo disse...

O estribilho da Marselhese não será entendido por Cordeiros ignorantes

Anônimo disse...

Pode escrever Polibio, devido a muita pressão da sociedade,os nossos nobres congressistas mexerão na Lei do desarmamento mas não será o que o povo quer, vai ser uma enganada e com muita dificuldade para possuir uma arminha.

Anônimo disse...

O anônimo das 11:48 é machão, hein? Toma vergonha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/