Análise, William Waac, Brazil Journal - Como enfrentar a narrativa populista atual no Brasil

Ainda veremos chegar este dia ?

As pessoas hoje me conhecem mais como apresentador de telejornal e de um programa semanal de debates, mas minha carreira como jornalista foi sobretudo a de repórter. Meu coração bate repórter; apenas estou apresentador. Isto é para dizer que não consigo, ao analisar a realidade em que vivemos, fugir à grande lição que aprendi como repórter: fatos não são fatos. Fatos são o que as pessoas fazem do que julgam enxergar e viver.

(...)

O fenômeno do discurso populista atual obedece às mesmas linhas gerais de sempre: contar mentiras que possuem alguma verossimilhança com a “verdade”, repeti-las à exaustão, apelar ao medo e prometer soluções rápidas e fáceis.

Quem acabou descrevendo de forma muito contundente o que acontece na era da revolução da informação (nas “redes sociais”) foi Umberto Eco, ao dizer que se tratava em boa medida do “empoderamento de imbecis”. 

(..)

Aquilo que nós, jornalistas profissionais com opiniões – mas desvinculados de orientações partidárias e afiliações a grupos de interesse – consideramos “fatos essenciais” que deveriam em mínima medida ser levados em consideração por agentes políticos, econômicos e eleitores, não são levados em conta sequer por boa parte do público.

Ao contrário: frequentemente, a tentativa de contra-atacar uma óbvia mentira (a de que Lula e Dilma não foram em larga escala responsáveis diretos pelo descalabro econômico, político e moral no qual nos encontramos, por exemplo) através de um bombardeio de fatos provoca em muitos casos a reação contrária. Em outras palavras, contrapor um mito à realidade dos fatos reforça o mito.

(...)

Mas como, então, enfrentar a narrativa populista na era da pós-verdade?

Tentando vencer a guerra cultural na qual estamos. Usando os fatos para descrever o mundo.

O antídoto contra esse tempo perigoso e imprevisível é agir com a própria consciência.

CLIQUE AQUI para ler todo o texto.

4 comentários:

Anônimo disse...

DESCORDO PARA ENFRENTAR CRIMINOSOS E
BANDIDOS NADA MELHOR DO QUE UMA JUSTIÇA RÁPIDA E EFICIENTE. LULA NÃO É MITO APENAS UM VAGABUNDO E CRIMINOSO FAMOSO COMO FOI LAMPIÃO E TERMINOU COM A CABEÇA NUM MUSEU.

Anônimo disse...

"Fatos não são fatos" - o Rei do Subjetivismo. E pra completar a pérola de que "Lula e Dilma não foram (...) responsáveis diretos pelo descalabro (...)" (petismo hard detectado).
A imprensa tradicional tá morrendo de medo da internet e vai apoiar algum tipo de censura contra a grande rede. Aí vai ser cômico mesmo: jornalistas defendendo censura de notícias incômodas.

Anônimo disse...


"...JORNALISTAS DESVINCULADOS DE ORIENTAÇÕES PARTIDÁRIAS E AFILIAÇÕES A GRUPOS DE INTERESSE..."??????????

"Aquilo que nós, jornalistas profissionais com opiniões – mas desvinculados de orientações partidárias e afiliações a grupos de interesse –" - quer dizer que temos uma mídia imparcial e com jornalistas imparciais? De que país o Wiliam Waack está falando? Aliás ele trabalha em que grupo jornalístico mesmo?

Anônimo disse...

Sr. William Waac - estamos agindo com a nossa própria consciência, e queremos ser respeitados pelo sr. e por todos os outros jornalistas que nem sempre admitem que seus leitores têm tanta consciência e conhecimento quanto os jornalistas e supostos intelectuais.

Tenha mais respeito com a chamada "opinião pública". O tempo dos sabichões da imprensa acabou...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/