Análise - Alta das cotações das commodities metálicas neste início de ano revela aceleração do crescimento global

As cotações das commodities metálicas têm apresentado fortes altas nos últimos meses, pressionando os índices de inflação ao produtor em alguns países. Ainda que fatores específicos, especialmente do lado da oferta, existam para justificar parte desse comportamento, acreditamos que essa subida dos preços também reflete alguma melhora do crescimento da economia mundial, além da expansão de 3,2% que prevemos. Diante disso, a pergunta que se coloca é: devemos esperar aceleração do PIB na grande maioria dos países nos próximos trimestres ou essa alta está exagerada e, portanto, deveremos esperar uma correção baixista dos preços nos meses seguintes?

O comportamento das cotações das commodities metálicas tem uma relação razoável com o desempenho do PIB mundial. Ainda assim, não são apenas as condições da economia global que determinam os preços desses produtos. Afinal, há questões de oferta, especulação e demanda específicas de cada mercado. De todo modo, há um componente comum de demanda mundial importante para explicar a variação dos preços.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
Este trabalho é da equipe de economistas do Bradesco, divulgado esta tarde.


Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/