AGU diz que ação de Lula contra Deltan ameaça independência do MP

A Advocacia-Geral da União, que defende o procurador da República Deltan Dallagnol em processo movido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirma que a divulgação de denúncia contra o petista no âmbito da Operação Lava Jato "obedeceu ao princípio constitucional da publicidade", à Lei de Acesso à Informação e à Portaria PGR/MPF nº 918/13.

Segundo a AGU, "a independência e o funcionamento do Ministério Público estarão comprometidos se os autores de ações penais ficarem sujeitos a retaliações por parte dos acusados de atos ilícitos".

Lula está processando Deltan por causa da entrevista que o procurador deu em 14 de setembro de 2016. O procurador atribuiu ao ex-presidente o papel de "comandante máximo" de organização criminosa que se instalou na Petrobras entre 2004 e 2014. Na ocasião, o procurador anunciou a primeira denúncia formal contra Lula na Lava Jato e usou power point para detalhar os termos da acusação.

O petista pede a condenação do procurador ao pagamento de indenização de R$ 1 milhão. A ação foi distribuída para a 5.ª Vara Cível de São Bernardo do Campo, Grande ABC paulista, onde Lula reside.

10 comentários:

Anônimo disse...

A justiça é conivente pois ainda fica dando espaço para esse marginal!
O procurador da república falou alguma mentira?

Anônimo disse...

Só no Brasil...onde o ladrão processa o delegado que o acusa...!

Anônimo disse...

Será mais uma derrota acachapante desse jagunço cachaceiro!!!
Um dia saberemos quanto os dotoresadevogadozinhosdiportadicadeia desse crápula estão cobrando para defender esse criminoso, além de abrirem ações contra cidadãos honestos e trabalhadores que estão resgatando o Brasil roubado pelo partido das trevas=pt, pdt, pcdob e outras aberrações.

Anônimo disse...

Lava jato está salvando o Brasil

Anônimo disse...

Outras aberrações=PMDB+PSDB

Anônimo disse...

Ops tava quase cometendo uma injustiça! Tinha esquecido do PP da ana amélia e dos DEMOS do mainha filhote, as outras aberrações!

Mr. Lincoln disse...

Nesse caso o LULA está certo, o promotor difamou pela televisão. Aliás, não é o primeiro caso. Eles as vezes são muito arrogantes.

Anônimo disse...

Um psicopata amoral como Lula a solta é uma ameaça à democracia e ele fará o diabo para se manter livre. O Brasil precisa de um banho de decência para recuperar a autoestima e prender este bandido e seus defensores é um mínimo.

Unknown disse...

Até quando...

Anônimo disse...

Os corruptos esperneando contra a legalidade. Merece atenção, pois a corrupção e a ideologia nefasta contaminou todas as esferas da sociedade. P. Mass

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/