STF autoriza abertura de inquérito contra Jucá, Renan e Sarney

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, atendeu a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e autorizou abertura de inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado por tentativa de obstrução da Operação Lava Jato. 

Janot pediu aval para investigar os quatro por entender que houve embaraço à investigação de organização criminosa em razão dos fatos revelados na delação premiada de Sérgio Machado, que gravou conversas com os políticos.

Com a abertura do novo inquérito nesta quinta-feira, Renan Calheiros responde agora a uma ação penal e a 12 inquéritos no Supremo, dos quais nove da Operação Lava Jato. Jucá é investigado em oito inquéritos no Supremo, dos quais três da Lava Jato. Sérgio Machado agora é investigado em dois inquéritos da Lava Jato e Sarney é alvo de uma apuração (a que foi aberta nesta quinta).

Foi o primeiro inquérito aberto pelo novo relator da Lava Jato após a morte do ministro Teori Zavascki – Fachin substituiu Zavascki na relatoria. Depois da investigação, que não tem prazo para terminar, o procurador-geral tem que decidir se denuncia os suspeitos ou se pede arquivamento do caso.


14 comentários:

Anônimo disse...

Políbio, senado expulsou exército do parlamento ?

Justiniano disse...

Paguei para ver.
Essas são as maiores raposas felpudas do congresso.

O Renan Quadrilheiro tem uma pilha de processos, e não acontece nada. É aquilo que muitos dizem em Brasília, com convívio e amizade de longa data fica difícil dizer que um conhecido teu vai julgar você.

Gustavo disse...

pelo jeito está mais do que na hora da classe política se unir, de verdade, contra o povo honesto..

Anônimo disse...

Ish ! Essa notícia parece que os processos são a perder de vista. Não dá em nada.

Anônimo disse...

Tá mas o Sarney não tem foro privilegiado porque não manda para a justiça Federal de primeiro grau? Não foi assim que o STF fez com lula e com outros que não detinham foro privilegiado? Tá cheirando maracutaia, tipo, vão sentar em cima do inquérito para livrar a cara dos golpistas.

Dr. FAÇANHA disse...

DECEPCIONANTE!!! QUEM DIRIA, UMA COISA DESSAS TRINTA ANOS ATRÁS.

Anônimo disse...

O que o filho de Bolsonaro estava fazendo, e onde, para o pai achar que ele iria para a Papuda?

09 Feb 2017: Kiko Nogueira - DCM

O flagrante do fotógrafo Lula Marques da troca de mensagens entre os deputados Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo é repleto de significados.

Lula postou em seu Facebook a foto. A conversa é a seguinte:

Jair: “Papel de filho da puta que você está fazendo comigo”.

Jair: “Tens moral para falar do Renan? Irresponsável” (O caçula de Bolsonaro se chama Renan)

Jair: “Mais ainda, compre merdas por ai. Não vou te visitar na Papuda”.

Jair: “Se a imprensa te descobrir ai, e o que está fazendo, vão comer seu fígado e o meu. Retorne imediatamente”.

Eduardo: “Quer me dar esporro tudo bem. Vacilo foi meu. Achei que a eleição só fosse semana que vem. Me comparar com o merda do seu filho, calma lá”.

O registro foi feito no plenário no dia da eleição para a Presidência da Câmara, na quinta passada, dia 2. Jair teve quatro votos, menos que os brancos.

A lista de presença não contém o nome de Eduardo, que não compareceu à sessão.

Mas isso é apenas uma parte da história.

A pergunta que não quer calar: o que Eduardo estava fazendo, e onde, para seu pai achar que ele iria para a Papuda?

A família brasileira, cujos valores são resguardados pelos Bolsonaros, aguarda ansiosamente a resposta.

PS: e o pobre Renan, hem?

PS1: É fácil descobrir qual crime o meliante estava cometendo se usarmos as novas velhas teorias do dallangnol. Prende o sujeito, faz ele cuspir os feijões, faz o "processo andar rápido", ou deixa ele preso até que resolva falar.Não é genial?Como que ninguém pensou nisso antes?

PS2: Pensei que só a finada Dona Marisa, que não tem curso superior e nem foi Dep falava "mer...", mas a fina flor da elite também, com a vantagem que Dona Marisa foi grampeada "ilegalmente" e vazada por um certo juiz. Já o Dep Bolsonaro foi flagrado pela imprensa, que tudo pode.

Anônimo disse...

O caso Guttenberg e o caso Moraes, por Flávio Aguiar:

09/02/2017 - RBA

Guttenberg renunciou após ser acusado de plágio. Alexandre de Moraes também reproduz, em seu livro, trecho de outra obra sem citar a fonte

No caso Guttenberg a mídia alemã caiu-lhe em cima. Dificilmente a mídia brasileira fará o mesmo com Moraes
As paralelas, a gente sabe, só se encontram no infinito. E assim deve ser visto o caso das paralelas entre o ex-ministro Karl zu Guttenberg, da Alemanha, e o atual ministro da Justiça, futuro do STF, Alexandre de Moraes.

Ambos foram acusados de plágio. O de Guttenberg, é verdade, era bem mais grave: páginas e páginas copiadas, sem citar a fonte. Até agora, no caso Moraes, a acusação se prende a linhas e linhas, mas também sem citar a fonte.

No caso Guttenberg, as decisões foram fulminantes. Renunciou ao cargo do ministro, perdeu o título de doutor, ficou mais por baixo que poça sob tapete de banheiro, para não citar outras expressões mais chulas.

O caso Moraes vai dar em algo? Duvido. No caso Guttenberg a mídia alemã caiu-lhe em cima. Vai a mídia conservadora brasileira fazer o mesmo? Ora, ora, só no dia em que nevar em Belém do Pará.

A mídia conservadora no Brasil está disposta a empurrar aquele que considerava um ministro inadequado para o cargo que considera de um ministro do STF conveniente. Para quê? Para estancar os efeitos de quaisquer apurações de corrupção contra os que considera inabaláveis colunas da “sua” república, mantendo as acusações - mesmo as mais infundadas - apenas contra os políticos de esquerda, em particular, Lula.

Há uma visível queda de braço, nos bastidores da República do Cunha, entre os que querem proteger a impunidade dos políticos conservadores citados na Operação Lava Jato e arredores, e a ambição da República de Curitiba, com Moro e Dallagnol à frente. Vai ser uma disputa emocionante.

A República de Curitiba cumpriu seu papel apenas parcialmente. Não conseguiu reunir provas convincentes contra Lula e família. Mas conseguiu acuar o presidente mais popular do Brasil, fazendo dele o novo Tiradentes da nossa história, empurrando-o para a aura do martírio. Para tanto, contou com a aliança firme das empresas de comunicação, capitaneadas pela Globo, que foi e continua sendo copiada pelas demais.

Porém, se a República de Curitiba for deixada à solta, é capaz de sua sede de poder ir longe demais, desestabilizado de vez o fragilíssimo governo Temer. A queda deste pode mergulhar o projeto golpista num caos imprevisível, com a eleição de um presidente por um Congresso completamente desacreditado atém mesmo perante a mídia que hoje defende este status quo.

Por isto a mídia conservadora precisa investir em estancar a até agora decantada em prosa e verso Operação Lava Jato. Motivos não faltam para tanto. A antiga República do Galeão, de 54, dez estrepolias: torturou à vontade. e criou uma antecipação curiosa destes tempos de pós-verdade, quando conseguiu que a Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda, imprimisse uma edição de jornal com um único exemplar. Esta, que deveria estar no Guinness, era só para que Gregório Fortunato, o infeliz guarda-costas de Getulio, lesse, com a manchete de que seu protetor, Benjamin Vargas, irmão do presidente, fugira para o Uruguai, o que era mentira. Hoje em dia os próceres da Lava-Jato municiaram a mídia com acusações e acusações sem provas, mas com convicção, que foram reproduzidas ad nauseam.

Resta ver quem vai ganhar nesta queda de braço. No meio dela, Alexandre de Moraes é um peão, apenas, mas que pode ter poderes de bispo para blindar seus aliados no governo o Temer. Zu Guttenberg caiu. Mas aqui era a Alemanha, o governo era de Merkel, e a Universidade era a de Bayreuth. No caso de Moraes, trata-se do Brasil, o governo Temer, e a universidade é a USP.

Anônimo disse...



Qualquer policial, que esteja sendo investigado, é retirado imediatamente das funções.

Politico só pode ser afastado das funções se for condenado e mesmo assim tem os recursos, a exemplo do Pezão e seu vice que tiveram a candidatura cassada e permanecem no poder até o julgamento em última instancia.


Anônimo disse...

é a escumalha do PMDBosta indo a breca......kkkkkk, gentileza tecer alguns comentários deste nível, ahh, não são do pete....hipócrita...

Unknown disse...

Império do Cangaço "sub judice"... milagres acontecem!!!

Nelson disse...

Querem reativar o plano dos Califórnia e Florida e outros canais, prontos para levar o Bairro Brasil ao estato de município, talvez consigam se a votos suficientes entre os libaneses, conforme Temer e outros, dineiro eles possuem e muito sem falar em Dubay ou talvez.

Anônimo disse...

Muita calma nessa hora. A abertura de inquérito já vem tarde. Mas, Fachin só autorizou a abertura de inquérito contra os que ele considera "golpistas". Quero ver quando chegar a hora de um petista graúdo.

Anônimo disse...

Vendo a fotografia dos três , lembro-me daquela estorinha que ouvia : Os três porquinhos.!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/