Nem a metade dos porto-alegrenses pagaram o IPTU em parcela única

A expectativa da Prefeitura da Capital em conseguir um bom dinheiro com a arrecadação deste tributo não se concretizou, e apenas 48,5% dos porto-alegrense fizeram a quitação em parcela única com desconto de 12% do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de 2017. 

O valor contabilizado pela Secretaria Municipal da Fazenda chegou a R$ 341 milhões, representando um acréscimo de apenas 1,5 % ao apurado no mesmo período de 2016, que foi de R$ 336 milhões. Além disso, das 617 mil guias do IPTU 2017 emitidas, somente 48,5% foram quitadas com o desconto. No ano anterior, em 2016, das 605 mil guias emitidas, 52% foram quitadas com desconto. 

Quem não pagou o tributo, pode dividir em até 10 vezes, com o vencimento da primeira parcela no dia 8 de março. O IPTU é a segunda maior receita própria do município, e corresponde a 25% da arrecadação.

9 comentários:

Anônimo disse...

Pagar IPTU adiantado? É o mesmo que pagar o serviço de pedreiro, médico, conserto do carro e do marceneiro. Se todo mundo pagasse o IPTU depois das obras feitas as prefeituras funcionariam...ou não?

Anônimo disse...

EM CANELA O INCOMPETENTE PREFEITO QUE SAIU E NADA EXECUTOU DE BOM, FEZ UM AUMENTO DE 40% NO IPTU E TODO O POVO FICOU BEM QUIETINHO! O MINISTÉRIO PUBLICO IDEM! A INFLAÇÃO, OS SALÁRIOS NÃO PASSARAM DE UM DÍGITO! QUE ESTÓRIA É ESSA?

Anônimo disse...

Já é bastante, se vive um dia de cada vez, pagar adiantado não é bom.

Anônimo disse...

Metade da população que frequenta diuturnamente a cidade não mora em Porto Alegre. Mendigos, camelôs e vagabundos residem nas cidades vizinhas. Mas aproveitam os vários albergues,abrigos e assistência médica gratuita que suas cidades não tem. Ou são mandados pelos prefeitos de lá que acabam desviando a verba do SUS e não fazem albergues para não juntar mendigos. Hoje a cidade está tomada por Moradores de ruas, órfãos dos capangas do PT que os contratavam para irem aos seus comícios por pão e mortadela. ESTE NOVO PREFEITO QUE ABRA O OLHO PORQUE SE O CONTRIBUINTE, QUE SUSTENTA TODA ESTA GENTE RESOLVER NÃO PAGAR MAIS IMPOSTOS A PREFEITURA TERÁ QUE EXPULSAR ESTA MENDICÂNCIA PARA SUAS RESPECTIVAS CIDADES. Aí, os outros prefeitos malandros terão que gastar mais com a população carente de sua cidade e construir os albergues que precisam...

Anônimo disse...

Já paguei o meu, o desconto é pouco mas melhor que deixar em poupança.Acredito que o João Doria vai aplicar bem esse dinheirinho.

Anônimo disse...

O povo não confia mais entregar seu dinheiro para esta gente

Anônimo disse...

tamu sem grana pra pagar as contas, o pt destruiu o pais, depois de 14 anos de pt o pais virou um caos

Anônimo disse...

PARA ECONOMIZAR CUSTOS TEM QUE EXONERAR ESTES PETRALHAS E ESQUERDISTAS LOGO !!!

Tem que exonerar os CCs dos tais BLOCOS INDEPENDENTES PMDB, PDT, PROS E PR E PSD, PRB, PSB, REDE!!!!

Um ABSURDO ainda CCs do PDT e PMDB NA CARRIS ! Quebraram a empresa !!!

Ainda tem um monte de CC do PDT, PSB, PRB, REDE, PPS E PMDB no DEMHAB, DEP, DMAE, CARRIS, EPTC, PROCEMPA, SMAM.

E AINDA TEM UMA GALERA DE CC NA SMOV DO PMDB, PDT, PSB E PPS !!

Ainda tem CC do Mauro Zacher na Comunicação Social...

Tem CC do PPS do antigo Partido Comunista...

Os vereadores Valter Nagestein, Pablo Mendes Ribeiro, Rodrigo Maroni ainda te CCs na prefeitura...

VAMOS LIMPAR ESTES ESQUERDISTAS, ESQUERDOPATAS E COMUNAS DA PREFEITURA !!

Anônimo disse...

Não sei nem se vou pagar. Estou desempregado e continuo procurando emprego. Pagar IPTU hoje é coisa das zelites. O povo não tem da onde tirar. Tá feia a coisa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/