Município de Rolante recebe duas estações de monitoramento hidrometeorológico


Na próxima segunda-feira está prevista a instalação de duas Estações de Monitoramento Hidrometeorológico na cidade de Rolante, numa ação que visa prevenir novas enchentes, como as registradas no início do ano, que elevaram o nível de água nas casas do município a dois metros de altura no mê de janeiro deste ano.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Leandro Gottschalk, ao entrarem em funcionamento, as estações vão auxiliar na medição dos volumes de chuvas e dos níveis dos rios, podendo amenizar os impactos de possíveis novas enxurradas. No município de Riozinho, que faz limite com Rolante, também houve estragos com o temporal e os prejuízos chegaram R$ 10,3 milhões.

8 comentários:

Unknown disse...

Irrelevante!!!

Anônimo disse...

Conversa mole. Isso por si não resolve se a DEfesa Civil esta detonada.Veja o caso de Novo Hamburgo que tem 4 funcionários e uma viatura (emprestada). A Defsa Civil do RS é uma vergonha.
Joel Robinson ( Ex-Voluntário da defesa Civil de SP)

MARCIO FRANGIPANI disse...

Não há sentido tecnicamente de colocar estações de monitoramente hidrométrico em Rolante. Se o objetivo é de evitar novos episódios de enchentes, o monitoramento deve ser feito antes do município (a montante). Do que adianta monitorar no próprio município, saber que foi medido o nível quando o rio alagou a cidade inteira?
A engenharia brasileira morreu....depois alguém (nós) pagamos os custos dos erros nas obras e sistemas.

Anônimo disse...

PODEM DAR O NOME QUE QUISEREM, ATÉ DENÚNCIA.
ACONTECE QUE NO DIA DO ACONTECIMENTO- INVASÃO DAS AGUAS NA CIDADE- ÀS 6 HORAS DA TARDE APROXIMADAMENTE FOI AVISADO AOS BOMBEIROS DE ROLANTE POR CELULAR QUE A LOCALIDADE CHAMADA MASCARADA, TERRA DO TEIXEIRINHA, QUE ESTAVA COM UMA ENXURRADA MUITO GRANDE COM UM RONCO INFERNAL E AGUAS DESCENDO PELO RIO LOCAL PARECENDO UM "TSUNAMI" MUITO VIOLENTO COM MUITA MADEIRA QUE DESCEU DAS ENCOSTAS DOS MORROS DA REGIÃO. A RESPOSTA DE QUEM ATENDEU A CHAMADA É QUE NÃO SE PREOCUPASSEM POIS ROLANTE ESTARIA MUITO DISTANTE E ASSEGURAVA QUE LÁ NADA PODERIA ACONTECER.
SIM, ISSO TEM UM RESPONSÁVEL QUE DEVERIA RESPONDER CRIMINALMENTE PELA SOBERBA E FALSA SEGURANÇA. AINDA MAIS QUE CAUSOU MUITOS PREJUIZOS AOS RESIDENTES DAS LOCALIDADES. O OCORRIDO EM ROLANTE FOI AS 10 DA NOITE, PORTANTO TERIA TEMPO SUFICIENTE PRA SEREM TOMADAS PROVIDENCIAS AO MENOS PRA DIMINUIR OS ESTRAGOS.
LIÇÕES DEVEM SER APRENDIDAS COM ESSAS CATÁSTROFES.
PERGUNTAS :
PRA QUE SERVE MESMO OS ORGÃOS COMPETENTES QUE DEVERIAM TER RESPONSABILIDADE SOBRE O ACORRIDO ???
QUAL É O PLANO DE EMERGENCIA LOCAL PRA CATÁSTROFES???
PRA QUE SERVEM OS AMBIENTALISTAS QUE NÃO VIRAM PERIGO DE DESMORONAMENTO NAS ENCOSTAS, TODAS COM MATA NATIVA. NÃO FOI EM ENCOSTAS DESMATADAS NEM COM PLANTIO DE PINUS OU EUCALIPTO QUE OCORRERAM OS DESMORONAMENTOS.
PRA QUEM QUISER AVALIAR O PROBLEMA NO LOCAL, AINDA PODEM SER VISTOS OS ESTRAGOS NAS LATERAIS DO RIO (EM DIREÇÃO À CASCATA DO CHUVISQUEIRO) ONDE ATÉ UMA ARVORE DE GRANDES DIMENSÕES ENTROU PELA PAREDE DE UMA CASA DE ALVENARIA E AINDA ESTÁ "PLANTADA" DENTRO. AH, OS ABIENTALISTAS QUE ESTIVERAM NA REGIÃO APÓS A ENXURRADA COMUNICARAM AOS PROPRIETÁRIOS QUE NÃO DEVERIAM RETIRAR NEM MESMO A ARVORE DE DENTRO DA CASA.
TUDO QUE QUISEREM COMPROVAR ESTÁ AINDA HOJE PRA SER VISTO E FOTOGRAFADO PRA PROVIDENCIAS CABÍVEIS.

Anônimo disse...

Cine Paradiso. A tecnologia sempre chega tarde...

Anônimo disse...

O comentário das 14;25 confirma o que afirmo que a Defesa Civil no RS não existe.
Joel

Anônimo disse...

Dar um termômetro para um doente não cura ele de nada!

Anônimo disse...

Devolvam o Brasil aos índios, vai ser melhor, mas antes extinguam com a FUNAI que virou gigolô da pobreza dos índios defendendo interesses alienígenas muito estranhos!