De cada 4 trabalhadores de Porto Alegre, um é servidor público.

Porto Alegre tem mais servidor por trabalhador ou por habitante do que SP, Rio e Curitiba.

Não é novidade alguma a informação de que uma enorme franja (37,7%) dos trabalhadores de Brasília é do setor público, mas o que muitos gaúchos desconhecem são os números sobre o que acontece no mercado de trabalho de Porto Alegre.

Segundo dados das RAIS, 25,4% dos trabalhadores da Capital do RS trabalham em repartições públicas. São 191 mil servidores.

Entre as quatro capitais analisadas pelo editor, Porto Alegre lidera com folga:

Porto Alegre, 25,4%; Curitiba, 21,8%; São Paulo, 16,5%; Rio, 17,2%.

A "folgada" Florianópolis, registra número também muito alto: 29%. São 80 mil servidores, portanto 17% da população. Joinville, cidade com maior número de habitantes, emplaca apenas 5,8% do total de trabalhadores empregados.


45 comentários:

Anônimo disse...

Multiplique o número de funcionários públicos na ativa e mais o universo de aposentados, pelos familiares e o círculos de influência e interesses e chegarás a um número que explica os anos da esquerdalha no poder e na eleição de excrecencias que infestam a política.Esta gente somente quer mordomia e teta, a maior prova são os funcionários da Câmara de Vereadores que se recusaram a bater ponto. Haja imposto e gente trabalhando para sustentar este status.

Anônimo disse...

esqueceste de mencionar Polibio, que, dos 3 que sobram, estes tem grau parentesco com o sERVIDOR.
Aqui no interior, nossa percepção sempre foi que a capital sempre foi povoada por sERVIDORES com algumas exceções como tu.
E a análise não apresenta o grau de produtividade dessa galera...

Anônimo disse...

Nossa dificil acreditar num numero desses, 25% da Populacao economicamente ativa ligada ao funcionalismo publico? Da pra confiar nesse numero?

Anônimo disse...

Esse dado explica muita coisa ...

Anônimo disse...

Dá mais, deve ser 3 por cada 4.

Anônimo disse...

Pois é! Se pede mais saúde, segurança e educação. Essas atividades são prestadas por servidores públicos ou por ETs? Policiais, professores, bombeiros, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, e por aí vai não são funcionários públicos. O "probrema" não são os que estão na ponta de lança (número cada vez mais insuficiente para atender a população cada vez mais empobrecida), mas os apadrinhados políticos que levam a bolada, nunca aparecem e quando aparecem é para atrapalhar e nunca se responsabiliza quem os colocou lá.

Anônimo disse...

Se for verdade, o que duvido, então tem muito funcionário fantasma nessa conta. Não existe tanta repartição pública assim pra absorver 1/4 da população de POA!

elias disse...

25%. kkkkkkk
É 80% no minimo.

Anônimo disse...

Gestão publica é um fracasso. Não sabem usar as ferramentas da informatica e automação e a internet segura. 80% destes servidores poderiam ser descartados em beneficio da automação que custa menos é e mais eficiente. Não temos sistema integrado de informação ou seja é o Kaos.
Veja como é em Israel e no Canada e aprendam.
joel

Anônimo disse...

E esse número poderia ser bem maior, se não fossem as privatizações de FHC e Britto!

Anônimo disse...

Tá certo!!!

Estado Zero é a solução!!!

Eu apoio a anarquia!!

BIG KARL disse...

Sim. Explica muita coisa. Inclusive quem paga imposto sem sonegar, e quem movimenta o comércio, serviços e indústria, mantendo o emprego de vários trabalhadores e pequenos empreendedores.

Anônimo disse...

Em nossa MONARQUIA travestida de república, as cortes mediante concursos, integrantes vindos da plebe, são as mais aparelhada.

Justiniano disse...

Isso explica os 30% que sempre votam no PT em POA.

Nas cidades do interior esse percentual mal chega a 4%%, e cidades como Caxias não atinge 3%.
Isso explica como votam esses eleitores.

E nós do interior de-lê a pagar imposto para sustentar esses come-dorme. Por isso o estado está quebrado.

Anônimo disse...

Não é por outra, que a esquerdalha comuna se dá bem aki nesse estado de mentalidade bovina. O último petralha a sair, foi o atraso genro, que terminou de quebrar literalmente o estado. O gringo tenta arrumar o que o incompetente petralha estragou. No ano que vem esses funcionários e apadrinhados, todos votarão novamente no partido que sempre pregou a ética e a honestidade. Uma vez no poder, mostrou-se o maior assaltantes de dinheiro público, isso a nível mundial.

Anônimo disse...

O SERVIDOR PÚBLICO, COM ALGUMAS EXCESSÕES, É UM PARASITA, INCOMPETENTE,VAGABUNDO, EXPLORADOR, ETC.,ETC.
ESTES CARAS VÃO DEMOLIR COM O ESTADO E COM A UNIÃO.
QUALQUER CONCURSINHO DE MERDA GERA UMA GARANTIA DE EMPREGO VITALÍCIA.
UM SERVIDOR PÚBLICO SÓ SAI DO EMPREGO SE QUISER, SE ROUBAR POUCO ACABA SENTO APOSENTADO COM PROVENTOS INTEGRAIS E , SE ROUBAR MUITO, VIRA MINISTRO.

Anônimo disse...

O que nos levou a esta situação,foi a atividade eleitoreira e demagógica dos políticos.
Não são eles quem paga essa gente;somos nós.

Anônimo disse...

Florianópolis com 29%???

A fama não é à toa, cidade sustentada por turistas e empresários de outros estados, que aos poucos começa a quebrar!

Anônimo disse...

Sou proprietário de um bistrô no centro dá capital. Não fosse os servidores públicos, já teria quebrado há anos, ou teria de voltar a vender sanduíche de mortadela. Quem pode gastar 90 reais num almoço do dia a dia? Salve os servidores!

Anônimo disse...

Essa conta que ninguém faz no Brasil, por quê determinadas cidades trabalham, com um número de servidor e outra cidade com as mesmas caracteristicas, população etc... com um número muito maior?O Brasil deve trabalhar com parametros e cobrar uma média nacional, o mesmo acontece com Salários de Prefeitos, Governadores e funcionários públicos.O Brasil é o país mais de advogados que lutam por direitos e menos de Administradores que lutam pela Gestão equilibrada, de Direitoa e Deveres.

Anônimo disse...

Sou proprietário de um bistrô no centro dá capital. Não fosse os servidores públicos, já teria quebrado há anos, ou teria de voltar a vender sanduíche de mortadela. Quem pode gastar 90 reais num almoço do dia a dia? Salve os servidores!

Anônimo disse...

Isso explica porque o RS tem queda pela esquerda corporativista que pensam só em seus próprios umbigos e só depois repartem as migalhas para a população. Seria "Farinha pouca, meu pirão primeiro".

José Luiz Rizzotto disse...

Da para entender porque o porto-alegrense
é ferrenho adversário do governo Sartori, não larga da "tetinha" do Estado e do Município, pelegada de funcionários públicos!

Anônimo disse...

Joel, cite um exemplo no qual a iniciativa privada é melhor em utilização dá informática. A receita federal é vanguarda em tecnologia e sabemos tudo sobre vocês.

Anônimo disse...

A Administração Pública tem que usar menos o Word e mais o Excel, enquanto isso não acontecer nada muda.

Anônimo disse...

Ecxiste...

Anônimo disse...

Tai uma, uma, das razões da nossa miséria!

Anônimo disse...

E o que tem de comissionados na cidade??? Sartori, Temer e Marchezan tem muitas bocas pra alimentar.

Anônimo disse...

Como existe gente recalcada. Estou começando a suspeitar que o Governo paga o salário-recalque secreto pra essa gente.

Anônimo disse...

EFEITO da Constituição de 1988!

Esta constituição está quebrando o Brasil.

Anônimo disse...

Por favor não seja ignorante meu senhor, se o porto-alegrense fosse tão esquerdista assim como dizes então não teriam eleito o tucano Marchezan ainda mais tendo Raul Pont e Luciana Genro como alternativa.
Veja bem, pensar já é difícil, raciocinar é ainda mais principalmente para o senhor!

Anônimo disse...

Caro editor, não sei qual sua fonte, mas SC é um estado que tem o menor numero de servidores por habitante, está na faixa de 45.

Anônimo disse...

250 mil FP? Não acredito nesses números. Porto Alegre não tem 20 mil servidores municipais. Não há como Estado e União terem 230 mil servidores só em POA.

Anônimo disse...

É muito recalque de quem não teve competência para passar em algum concurso público. E não venha me dizer que nunca tentaram.

Anônimo disse...

Senhor das 14:07, esses dias divulgaram um ranking dos estados que mais gastam com funcionários públicos e SC aparecia entre os cinco mais. Fora que Florianópolis tem a terceira camara de vereadores mais cara do Brasil, como vemos aos poucos os podres de vocês aparecem.

Anônimo disse...

Explicação para a esquerda ganhar sempre as eleições em Porto , quer dizer vai ter ranço esquerdista para sempre.

Anônimo disse...

Eu já desconfiava, mas não tinha certeza, agora tenho: já vivemos num regime socialista, centralizador e burocrático.

BIG KARL disse...

Se desenhar, será que elle entende ?

BIG KARL disse...

Também. Oferece uma boquinha pra elles, pra ver se não calam... Pegam na hora e o recalque desaparece.

BIG KARL disse...

Também estou achando...

BIG KARL disse...

Se aposentar gente que nunca contriruiu, desviar dinheiro da contribuição do trabalhador, ou o patronato não depositar a sua parte, quebra mesmo. Sem contar a roubalheira.

BIG KARL disse...

Sim. Passíveis de tratamento. Esquecem, quem vendeu a estabilidade por um FGTS, foram elles mesmos.

Anônimo disse...


25% estudou, fazer o que? Na verdade este pessoal concursado quem derrubou a esquerda que se mantinha 16 anos no poder. Antigamente este número era bem maior, eram CC's por todos os lados. A sociedade gosta muito de opinar sem profundidade sobre os temas, eis a explicação de muitos recalcados se manifestarem. A grande maioria já tentaram um cargo público, mas não estudaram o suficiente. Chorem, que o choro é livre. A PTzada detesta servidor de carreira porque quer uma boca de CC.

BIG KARL disse...

Exatamente. Esse pessoal concursado, como dizes, é o fiscal do cidadão dentro dos órgãos públicos. Esse pessoal concursado é quem denuncia as maracutaias desses governos mandrakes , e de gestores de fantoche e inescrupulosos. Tudo pela boa aplicação dos recursos públicos. Agora, se querem continuar na escuridão... Não é sem motivo, que o que mais avança no RS é o atraso.

BIG KARL disse...

Quanto às opiniões, é horrível saber que a ignorância está impregnada na cabeça de alguns. Situação difícil. Um tema desta magnitude, quem tem visão de cavalo, deve calar. Repito, não é sem motivo que o que mais avança no RS, é o atraso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/