Comandantes avisam: "Não mexam no sistema de seguridade dos militares"

No meio da semana passada, o editor ficou muito curioso com o artigo publicado no Estadão pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, no qual tratou com dureza invulgar os autores de demandas pela mudança do sistema de seguridade social dos militares, mas o espanto cresceu bastante depois de novos artigos, um do comandante da Marinha, almirante Leal Ferreira, e outro do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Rossato.

Militares da ativa, sobretudo comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, não costumam usar os jornais para mandar mensagens duríssimas aos políticos, incluído o próprio governo e os parlamentares, apelando diretamente para a compreensão da população esclarecida que lê jornais, portanto multiplicadora de opiniões.

Ainda não é uma crise político-militar.

Mas é preciso prestar atenção ao que acontece, para que o copo não transborde.

Tem pouca gente fazendo demagogia demais com questão complexa e grave.

Hoje, o site DefesaNet, que replica todos os artigos, publica artigo de idêntico teor, desta vez do general Antonio Mourão, militar que deixou saudades no RS e dentro da tropa.

15 comentários:

Anônimo disse...

Militares brasileiros mostraram sua verdadeira face. Amantes do dolce far niente das casernas, simples assim.

E tontos brasil afora solicitando intervencao militar.

Anônimo disse...

Os tempos são outros, policiais tem muito mais riscos que militares, se alguém merece privilégio são os policiais.

Anônimo disse...

Não sou militar. Teoricamente, deveria discordar de seus argumentos. Considerar mais uma tentativa de condicionar os políticos na votação do regime de previdência. No entanto, não concordo com esta proposta nem para civis, nem militares, nem servidores públicos ou funcionários privados.
Como está redigida esta Lei visa, apenas, pagar o menor tempo possível os proventos de aposentaria, visto que a grande faixa de pessoas, recebe pouco e falece antes dos 60 anos. Outra coisa é a não integralização do provento, estabelecendo idade para aposentadoria e respectivo tempo de contribuição. A formula 85-95 é mais justa. Sem contar o aumento de idade para as mulheres que tem dupla ou até tripla jornada.
Com a pressão dos militares, talvez, estas regras sejam abrandadas, visto que ficará complicado explicar porque grande parte vai para o sacrifício de trabalhar até 65 anos e os militares não.
No fim, este processo de pressão ajuda a rever os parâmetros nefastos desta reforma.
O imaginário brasileiro não trabalha bem com a possibilidade de um golpe militar. Os políticos que observem isto.

Anônimo disse...

Afinal quem é o Chefe das Forças Armadas? É o presidente da Republica Federativa do Brasil?
Estão os militares ameaçando a quem?

Anônimo disse...

A FUNÇÃO CONSTITUCIONAL DAS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL.

A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, NO SEU ARTIGO 142 DEFINE AS FUNÇÕES DAS FFAA:

Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

COMO PERCEBEMOS O LEGISLADOR ATRIBUIU ÀS FORÇAS ARMADAS FUNÇÃO DE ESTADO. TEM COMPETÊNCIA E ATUAÇÃO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL. É INSTITUIÇÃO PERMANENTE, NÃO ESTÁ SUJEITA À EXTINÇÃO E COMO TAL DEVE SER MANTIDA EM ALTO NÍVEL. SUA FUNÇÂO É DE ESTADO, É SUPRAPARTIDÁRIA, ESTÁ ACIMA DE INTERESSES DE PARTIDOS POLÍTICOS, ACIMA DE SER USADA COMO INSTRUMENTO DE GOVERNOS OU INTERESSES PESSOAIS. AS FFAA ESTÃO A SERVIÇO DA PÁTRIA, A SERVIÇO DE SEU POVO. AS FFAA REPRESENTAM A GARANTIA DA APLICAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO, DA LEI E NA MANUTENÇÃO DA ORDEM INTERNA. É A AVAL DA ORDEM INSTITUCIONAL. PARA ISSO DEVE SER UMA INSTITUIÇÃO DE VALORES PERMANENTES. A GUARDIÃ DOS VALORES DA NAÇÃO. NÃO ESTÁ SUJEITA A AÇÕES MIRABOLANTES DE GOVERNANTES OU OPORTUNISTAS QUE EVENTUALMENTE POSSAM ABALAR AS ESTRUTURAS DEMOCRÁTICAS. NEM SERVIR DE INSTRUMENTOS QUE VENHAM A ATENDER INTERESSES PESSOAIS. - AQUI SE APLICA A SEUS INTEGRANTES OU AOS QUE VENHAM A USAR A INSTITUIÇÃO A SEU SERVIÇO. A HISTÓRIA DA NAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ INTIMAMENTE LIGADA À ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES MILITARES.

Anônimo disse...



Os militares já foram achincalhados demais, está mais do que na hora de se manifestarem, se não o fizeram ainda por apelos da população o farão por imposição politica com a retirada dos seus direitos.

Anônimo disse...

Comentar com desconhecimento de causa é ignorância ou má fé. Os de má fé o meu repúdio, aos ignorantes do assunto sugiro a leitura no link que segue:
http://montedo.blogspot.com.br/2017/02/o-que-nacao-deseja-de-seus-cidadaos.html

Pedro Mass

Anônimo disse...

Acabar com o Brasil pode, mas não pode mexer com os "dereitos" de militares?

Anônimo disse...

Militares? FFAA? Quem são? Onde estão, enquanto o Brasil se destrói pela garras do petismo? Serão aqueles vestidos de verde, que desfilam em 7 de setembro e depois voltam para o Haiti ganhando em dólares?

Anônimo disse...

Todos iguais perante a lei. Não tem essa de risco de vida. Não gostou troca de profissão.

Anônimo disse...

Todos iguais perante a lei. Não tem essa de risco de vida. Não gostou troca de profissão.

Anônimo disse...

Ainda tem a sexta neta de general da guerra do Paraguai que recebe pensão por ser solteira, mas vive com homem e tem 4 filhos...Por aqui todos são especiais e só não é especial os cidadãos que pagam a conta...AVISA OS MILICOS QUE NINGUÉM É OBRIGADO A SER MILITAR.. É SÓ PEDIR O BONÉ E ABRIR UMA EMPRESA PARA SER PROPRIETÁRIO DE UMA E TRABALHAR COMO TODOS EMPRESÁRIOS FAZEM...Todos querem tetas eternas...não vai ter para todo mundo...Brasil o pais das tetas...quem não esta contente que se vá embora...a nação agradece...

sempre mais disse...

Claro que não pode acabar com os direitos do militares! Por que tenho que pagar bolsa ditadura pra esses malandros que colocaram o país nessa ditadura. Nunca pagaram para receber essa maldita bolsa. Os pobres é que pagam para esses animais tirarem onda. O povo é muito desinformado. A começar por lula e fhc, muitos comunistas recebem sem ter contribuído para isso. Dilma
Genoíno,Míriam Leitão , Ziraldo, Caetano....entre outros, vão trabalhar, deixem de sugar o povo! Nenhum deles é herói, muito pelo contrário! Acorda povo!

Anônimo disse...

Seria lindo de se ver, militares com mais de 60 anos comandando soldados de 19 anos.

Anônimo disse...

Têm toda a razão os militares . Quem não prestou serviço militar , tem dificuldades de entender a importância da difícil missão dos militares. !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/