Marchezan propõe, agora, fim dos cobradores de ônibus e da segunda passagem grátis

Se depender de Marchezan, ele está com os dias contados.

Mais duas novidades pretende implantar o prefeito de Porto Alegre. Agora ele intenciona acabar com o pagamento das passagens em dinheiro dos nos ônibus municipais, portanto o fim dos cobradores, mas também quer acabar com segunda passagem grátis. Sem prazo de execução, Nelson Marchezan Junior disse que as demissões geradas com a dispensa dos cobradores do ônibus, serão minimizadas com o uso deles em outras funções. Ideia já rechaçada pelo Sindicato dos Rodoviários da Capital.

O objetivo é reduzir os custos das empresas de ônibus, melhorando suas margens de lucros. Isto inclui a Carris, a maior de todas, que pertence ao governo municipal.

A futurologia não para aí. Ele pensa na compra de créditos nos coletivos e a identificação facial dos usuários. As grandes ideias foram apresentadas ontem num encontro com empresários.

43 comentários:

Unknown disse...

Atenção, vanguarda do atraso!!!
O futuro nos reserva táxis, ônibus e caminhões sem motoristas!!! E não é culpa nem do Temer, nem do Sartoti, nem do Marchezan...!!!
É hora de repensarem o peleguismo!!! Máquinas não tem sindicato!!!
Dá-lhe Marchezan!!!

Anônimo disse...

Quando vão exonerar os CCs esquerdopatas do PDT, PPS, REDE E PSB da EPTC ???

Anônimo disse...

Quando vão exonerar os CCs do PDT, PMDB, PPS E PSB do DEMHAB ?????

Anônimo disse...

Quando vão exonerar os CCs do PMDB e PDT da CARRIS ????

Anônimo disse...

Quando vão exonerar os CCs do PDT e PMDB da FASC ?????

Anônimo disse...

Quando vão exonerar os CCs do PMDB e PDT do DMLU, DMAE E DEP ?????

Anônimo disse...

Quando vão exonerar os CCs do Mauro Zacher do PDT da SMOV que ainda estão lá ?????

Anônimo disse...

Quando vão exonerar os CC´s esquerdopatas, e esquerdistas de PSB, PDT, REDE, PPS, PMDB, PR, PSD, PRB que ainda estão na SMOV, SMGAE, SMAM, FASC, DEMHAB, DEP, DMAE, CARRIS, EPTC E PROCEMPA ?

Lembrando...no segundo turno se uniram aos comunistas do PCDOB, Foro de São PAULO e Movimento Bolivariano !!

Estes que bateram e ofenderam o Prefeito Marchezan, o Vice-Prefeito Paim e o Secretario Kevin Krieger na campanha a prefeitura de Porto Alegre !?

E ofenderam o candidato e deputado Maurício Dziedrick no primeiro turno ?????

E que não fazem nada nestas secretarias e departamentos !!!!?????

Quando VÃO EXONERAR AS VIÚVAS DO FORTUNATI ???!!!!

Anônimo disse...

A CARRIS TEM QUE SER PRIVATIZADA !!!! Como a PROCEMPA E A EPTC !!!

Anônimo disse...

Tem que acabar com as milhares de isenções e cartões de gratuidade !

Anônimo disse...

A CARRIS tem que ser privatizada e aqueles CCs do Fortunati que ainda estão lá tem que ser demitidos !

Não fizeram NADA na empresa !

Anônimo disse...

E quem não mora na cidade e só está de passagem? Vai ter que fazer um cartão tri só pra usar os coletivos por um ou dois dias?

Anônimo disse...

EXCELENTE! ACABA COM ASSALTOS, ACABA COM DEPRESSÃO DE ASSALTOS DE COBRADORES (APOSENTADORIAS PRECOCES)E AINDA REDUZ PREÇO DAS PASSAGENS. COBRADOR E UM SUB EMPREGO SUJEITO A SER EXTINTO ASSIM COMO FRENTISTA E OUTROS.

Anônimo disse...



Vem aí a greve dos rodoviários, aguardem.

O motivo é um parcelamento promovido pelos patrões, e que agora fica agravado pelas declarações do prefeito gurizão, que vai se incomodar logo no inicio do ano letivo.

Anônimo disse...

Parabens Marchezan. Cobrador de onibus e frentista so mesmo no Brasil. Extingam-se essas excrescencias para aumentar a produtividade da economia.

Do contrario, se falarem em preservar empregos, vamos trazer de volta o carro de boi e a maquina de escrever. Milhoes de novos empregos vao surgir, agradando aos esquerdistas doentios da banania.

Carlos Mota disse...

Perfeito.
Vai resultar num aumento menos das tarifas.
Centenas de cidades brasileiras já aboliram os cobradores, usando apenas cartões do tipo TRI.
É a evolução.
Lamentavelmente a profissão de cobrador vai acabar, assim como já acabaram muitas outras, em função do progresso..
Quem trabalha de cobrador terá de capacitar-se em alguma profissão, para continuar no mercado de trabalho.
Cobrador não é profissão; é bico.

Anônimo disse...

Em plena crise de empregos, a criatura ao invés de criar empregos, desativa. É a várzea. É, esta é a penalidade dos porto-alegrenses por terem partidos incapazes de oferecer candidatos capazes para disputarem cargos. Foque em criar empregos. É isto que a cidade precisa.

Anônimo disse...

Qual a novidade? Os cobradores estão para ser extintos desde que foi criada a bilhetagem eletrônica. Só não aconteceu porque ninguém teve coragem ou organização para tomar as devidas providencias. Quando foram colocados os leitores de cartões nos ônibus a roleta foi transferida para a frente do ônibus para que o motorista possa controlar a entrada de passageiros. Mas como estamos no Brasil, o processo ficou pela metade.

Anônimo disse...

Sensacional! Tomara que seja implementada. Na Europa, por exemplo, é o próprio motorista quem faz a cobrança. Aqui pode tranquilamente tornar tudo eletrônico. E pra quem não é da cidade, um cartão temporário emitido por máquinas. Nada diferente do que já é realidade no primeiro mundo.

Minhas desculpas, mas no mundo atual trabalhos como cobrador de ônibus e atendente de pesagem nos hortifruti dos supermercados perderam total sentido. Busquem novas ocupações.

Unknown disse...

E se o cobrador for "cumpanhêro", segue o exemplo do líder maior, corta um dedo e se aposenta, daí não precisa mais trabalhar... e se for bom de papo, entra para o sindicato e faz carreira política ou se transforma em pelego vitalício!!!

Anônimo disse...

Acho ótimo! Talvez isso ajude também na questão da segurança dos usuários de ônibus evitando assaltos. E realmente com essas implementações tecnológicas o trabalho do cobrador torna-se desnecessário. As pessoas devem ser aproveitadas em outras atividades.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk dizer que cobrador é SUB EMPREGO tão de sacanagem, no fim não é melhor que roubar ? sei lá, os caras vão ficar mais put##*** agora

Anônimo disse...

TEM QUE ACABAR COM O PASSE LIVREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.DIA DE PASSE LIVRE SÓ SAI MALOQUEIRO E DESORDEIRO PARA USAR OS VEÍCULOS,NO QUAL DANIFICAM,FAZEM PICHAÇÕES, E AS EMPRESAS TÊM MUITO GASTOS COM COMBUSTÍVEL....QUEM QUISER ANDAR DE ÔNIBUS,QUE PAGUE COMO TODO MUNDO.ESTE PREFEITO FAZ O QUE NÃO DEVE.UM BAITA IDIOTA.EU VOTEI NO MELO AS DUAS VEZES,E VOTARIA DE NOVO.VOTARAM NUM ALMOFADINHA.POVO BURRO.AGORA VÃO VER O QUE É BOM PRA TOSSE.

Unknown disse...

Há... em tempo... e não é culpa do Trump, também!!!

Anônimo disse...

Cobrador de Ônibus e Frentistas de Postos de Combustiveis, são profissões em extinções, quer os sindicatos queira ou não. Sindicatos apenas estão defendendo seus nichos de mercado, ou seja, ganha pão de sindicalistas.

Anônimo disse...

- PARECE QUE POA, FINALMENTE, VAI SE MODERNIZAR!!! SÓ NÃO SEI SE É POSSÍVEL ELIMINAR O COBRADOR SEM CORREDORES ESPECÍFICOS PARA ÔNIBUS, COM ESTAÇÕES AO ESTILO TUBO, COMO JÁ EXISTEM EM CURITIBA, HÁ MAIS DE 30 ANOS!!!!

Pedro Almeida disse...

Na Europa não existem cobradores de ônibus e funciona direitinho. Quase todas as pessoas têm o passe.

Anônimo disse...

Parabéns Marchezan, esse é o futuro

Anônimo disse...

Júnior, Júnior. Juízo!

Anônimo disse...

Da-lhe Marchezan!!! Cidades de primeiro mundo ja usam este sistema, Turim eh um exemplo, temos que olhar pra cima!!! Nao existe nada de graca, as 2@s passagens sao pagas diluidas no total de passageiros. Nao ha almoco de graca!!!

Anônimo disse...

Perfeito, assim como na Europa e EUA vc pode ter seu cartão e recarrega lo, se mora na cidade e usa com assiduidade, ou compra tickets avulsos para o dia ou trajeto.
Chega de atraso, os tempos são outros.

Anônimo disse...

Tickets avulsos, para trajeto ou dias. É assim nos EUA e na Europa a muivo tempo.

Anônimo disse...

Justamente, acaba com os subempregos e impulsiona o cidadão a querer mais da vida, estudar quando na escola, pq hoje em dia tá difícil.
Chega de coitadismo. Oportunidade há para todos.

Anônimo disse...

Tá certo o prefeito.

Anônimo disse...

Continua só falando, cadê os pardais inteligentes?

Anônimo disse...

Baita jogada da 4ALL em colocar como diretor tecnico da Procempa uma pessoa de sua gaveta (contrato de gaveta).

Vamos ver

Anônimo disse...

O cara pega dois ônibus porque não tem ônibus que atravesse a cidade, como existe em Curitiba. Lá os ônibus vão de norte a sul, leste a oeste e tem os internautas ligando todas as regiões. Portanto, o usuário utiliza dois ônibus por necessidade, não pra passeio.

Anônimo disse...



Gosto de ver as pessoas usarem como referência a Europa.

Vocês não devem morar em Porto Alegre, a prefeitura não faz o básico de suas responsabilidades nos serviços e querem falar em primeiro mundo.

Anônimo disse...

Acabou o paternalismo.
Quer emprego? Se profissionalize, sub emprego está com os dias contados, basta ver nos países desenvolvidos onde frentistas e cobradores não existem mais.

Anônimo disse...

Tem de colocar reconhecimento facial no sistema de bilhetagem.
Vejo muita gente que usa indevidamente os cartões.
Outro dia estava em um ônibus e entrou um rapaz e tentou passar com cartão escolar e a máquina não aceitou. Acho que era cancelado. Tranqüilamente puxou da carteira um tri de idoso e passou. No máximo tinha 30 anos.
Outra vez uma muito moça bem vestida tentou passar justo com um cobrador da Carris que "incomodava" cada usuário exigindo que mostrassem a foto do tri. Isso fez ela guardar o cartão e pagar com dinheiro. Reconhecimento facial JÁ !!

Anônimo disse...

Mas que campanha de ódio hein editor...

André disse...

Muito bom ver, a consideração que a população tem pelos cobradores chamando de sub emprego ou mesmo de bico, trabalhadores que saem todos os idas pela manha para TRABALHAREM e sustentarem suas famílias,mas isso é porto alegre só pensam em si mesmos obvio que um dia cobradores vão acabar mas humilhar uma classe de pessoas que trabalha é cumulo mas isto é porto alegre onde só pensam em si espero que gaúchos
tenha a educação dos europeus ao usar ônibus sem cobrador

jordano zf disse...

Acredito que antes da extinção dos cobradores de ônibus, deva ser feito um teste com esse novo sistema proposto para ver se é viável, pois, existem várias situações em que o cobrador é muito importante por exemplo auxiliar cadeirantes a embarcarem e prenderem o cinto, caso contrario o motorista teria que descer e abandonar o volante correndo o risco de um bêbado, doente mental, ou até mesmo uma criança pegar o volante e acelera o veiculo, caso que já aconteceu em Poa, o cobrador também auxilia a resolver conflitos com passageiros, imagina o motorista dirigindo e discutindo com algum passageiro alterado, um risco iminente de acidente. Sem falar das informações prestadas aos passageiros,isso deve ser estudado e colocado em teste porque nem tudo que funciona em países de primeiro mundo quer dizer que vá funcionar aqui onde a realidade é outra.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/