Marchezan Júnior estatiza a gestão da bilhetagem eletrônica do transporte público

O prefeito Marchezan Júnior decidiu estatizar a gestão da bilhetagem eletrônica do transporte público de Porto Alegre, que sai das mãos da ATP e  passa a ser gerida pela prefeitura até o fim desta semana. Atualmente a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), que representa as empresas de ônibus, tinha exclusividade sobre a operação do sistema.


A idéia do prefeito é permitir que a administração municipal passe a ter o controle online de todas as informações sobre o número de usuários de cada linha, quantos cada veículo transportou, quanto foi pago em dinheiro e quanto no cartão TRI, e nesse caso, quantos utilizaram vale-transporte, passe antecipado, vale estudante ou ainda possuem algum tipo de isenção – e qual. Marchezan Júnior espera que a medida garanta redução dos custos e, consequentemente, “tarifa do transporte coletivo mais barata para o usuário".

A ATP protestou e vai recorrer.

18 comentários:

Unknown disse...

Como o transporte público é uma concessão, estas informações estariam à disposição do prefeito.
A menos que ele não confie na ATP...

Anônimo disse...

Medida excelente, tira os cofres das maos das raposas.

Anônimo disse...

Está certo, quanto menos empresários envolvidos, menos roubo e sacanagem.

Nelson disse...

E tem gente que tem coragem de dizer que o PSDB é direita, por favor... O Brasil não tem partidos de direita, são todos socialistas/comunistas que querem que tudo seja (mal) gerido pelo Estado.

Anônimo disse...

o que será que ta achando disso o vereador e agora secretário ppista que ganhou a eleição usando o guarda chuva do marcel van hateem, tal secretário homem forte de marchezan que diz pregar MENOS ESTADO MAIS LIBERDADE, o que será que uma figura como essa preparará seu discurso alinhado com as atitudes de quem apoia e faz parte do poder.

Anônimo disse...

AÍ NINGUÉM ENTENDE MAIS NADA!

O M. Júnior foi eleito para diminuir o tamanho da "máquina", enxugar, tornar tudo mais eficiente e deixar tudo nas mãos na iniciativa privada, pois ela tem maior eficiência, produtividade, etc, etc etc...

Agora ele estatiza uma empresa privada????

Confusão na área!!!!

Anônimo disse...

Tais informações devem ser transparentes e disponíveis em tempo ao Contratante, o Município.

Anônimo disse...

ESTA FAZENDO O QUE DISSE NA CAMPANHA QUE FARIA, SOMENTE ISSO. E É BOM.

Anônimo disse...

ASSIM VAI SENDO AS MEDIDAS DOS PREFEITOS,GOVERNADORES,PRESIDENTES...ELES FAZEM QUE ESTÃO ADMINISTRANDO CORRETAMENTE,TUDO AS CLARAS,MAS POR OUTRO LADO VÃO INCHANDO A MÁQUINA PÚBLICA COM CCs E APADRINHADOS.FICA TUDO NA MESMA.QUANDO VÃO PARA AS ELEIÇÕES,JUNTO VÃO UMA TROPA DE PARTIDOS ALIADOS.DEPOIS DE VENCER,TODOS QUEREM SUA BOQUINHA.AÍ AQUELA PROMESSA DE CORTES DE GASTOS COM CCs E DEMAIS,VAI TUDO POR ÁGUA ABAIXO.NO ESTADO O SARTORI FECHOU FUNDAÇÕES,E MAIS DE MIL SERÃO DEMITIDOS,PORQUE QUASE TODAS AS FUNDAÇÕES TAMBÉM TÊM SEUS TERCEIRIZADOS,COMO LIMPEZA,PORTARIA,ALÉM DAQUELAS EMPRESAS QUE FORNECEM VALE ALIMENTAÇÃO,E COM ISSO OS FUNCIONÁRIOS TAMBÉM SERÃO DEMITIDOS,PORQUE NÃO TEM MAIS CONTRATOS COM O GOVERNO,É UM EFEITO CASCATA,GERANDO MILHARES DE PESSOAS SEM EMPREGO.MAS PERGUNTA SE OS CCs FORAM DEMITIDOS?NÃO.ESTÃO TODOS LÁ.DOIS PESOS DUAS MEDIDAS.O POLÍTICO BRASILEIRO É O MAIS PODRE E MAIS SUJO DO PLANETA.UNS MAIS,OUTROS MENOS.CLARO QUE OS MAIS É A TURMA DO PT,QUE ROUBARAM BILHÕES E BILHÕES.

Anônimo disse...

Qualquer empresa de auditoria faz melhor e mais barato.... Mais um aprendiz na prefeitura. sorte que não é apedeuta como o sapo e o Sarrafo da calça na canela.

Anônimo disse...

O primeiro rumo à privatização.

Esse é o meu prefeito!

Anônimo disse...

Vai ter umas 7 ou 8 diretorias, para acomodar 7 ou 8 partidos da base

Anônimo disse...

acho q com o tempo o marquezino vai sair desse partido fascista e ingressar em algum de centro esquerda, suas boas ideias estão mais para partidos generosos e humanitários e não coxinhas

Anônimo disse...

futuro governador do estado. nova geração. tem meu voto

Anônimo disse...

POLIBIO, o que é isso,entendi que quer fazer uma MONITORAÇÃO ON LINE por um tempo,até fim de semana , e dai a dizer que vai estatizar? é uma noticia PETRALHA do editor, me desculpe mas mal informar não soma.

Anônimo disse...


Ainda bem que tem data para entregar, se não iria cair do comando da cidade.

Anônimo disse...



Aproveita e verifica porque os créditos que ficam retidos do servidor não cai em uma conta da prefeitura quando o valor não é utilizado.

Anônimo disse...

Para quem conhece pelo menos um pouco sobre o transporte público de Porto Alegre, ou que já tenha tido um pouco de interesse no assunto, como este blogueiro autor da matéria, sabe que existe um documento DA PREFEITURA chamado BAD (Boletim de Acompanhamento Diário), aquelas "folhinhas azuis" que os cobradores ficam preenchendo. Neste documento consta a quantidade de passageiros e o tipo de passageiro transportado, por horário e por ônibus. Estes dados são facilmente confrontados com o número da roleta (que contém lacre) e com os dados da bilhetagem gerados via relatório diariamente (independente de onde estão armazenados estes dados, seja na Prefeitura, na ATP ou em um servidor em São Paulo.
Ora é simples... nada mudou, os passageiros transportados já são de conhecimento da Prefeitura faz muito tempo, não há aqui medida nenhuma que venha a trazer ganho para a população, apenas mais alguns servidores públicos que serão necessários para ficar gerando os relatórios que antes eram entregues prontos e que sempre foram confrontados com os BADs e que em caso de necessidade poderiam ser verificados com os números das roletas. Por sinal, os BADs, esse sim, um documento oficial de controle de passageiros, que inclusive contém o timbre da Prefeitura.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/