quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

José Roberto de Toledo, Estadão - Violência deixa o brasileiro cada dia mais conservador

Baseado em cinco perguntas feitas à população, o Índice de Conservadorismo criado pelo Ibope acompanha as opiniões dos brasileiros sobre temas polêmicos e que costumam separar liberais de conservadores: 1) legalização do aborto, 2) casamento entre pessoas do mesmo sexo, 3) pena de morte, 4) prisão perpétua, 5) redução da maioridade penal. O questionário foi aplicado pela primeira vez em 2010, e repetido agora.
        
O conservador dos conservadores respondeu ser contra os itens 1 e 2, e a favor dos demais – na escala do Ibope, ele marcará 1 de conservadorismo. Já o liberal dos liberais é a favor dos dois primeiros itens, e contra o resto: seu índice é zero. Entre um e outro, o Ibope dividiu os brasileiros em três faixas, conforme a quantidade de respostas conservadoras. A distribuição dos resultados ajuda a entender a projeção de um Bolsonaro. Nada menos do que 54% da população brasileira alcançou um índice igual ou superior a 0,7, que o Ibope definiu como alto grau de conservadorismo. Outros 41% – com índice entre 0,4 e 0,6 – estão na faixa do conservadorismo médio. Só 5% ficaram no baixo.
            
Na média, o brasileiro marcou 0,686 – bem mais para conservador do que para liberal. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

14 comentários:

Anônimo disse...

Estamos voltando a idade média às trevas de gente sem qquer cultura e de cérebros embotados

Mordaz disse...

O que fica claro é que o eleitor não tem conseguido eleger quem o represente. Quanto ao casamento estéril entre pessoas do mesmo sexo é o resultado da propaganda maciça na mídia e a punição de quem pensar de forma diversa. Já Hitler sabia que uma mentira repetida mil vezes passava a ser vista como verdade.

sempre mais disse...

Ninguém (que tenha tido uma boa educação em casa consegue engolir Soros e suas idéias de acabar conosco)aguenta mais!!!!!

Anônimo disse...

Políbio,

Sr(a). 11:40:

- Estamos SAINDO da Idade Média que a Esquerda criou, onde quem pensava diferente era jogado na fogueira.

A Ditadura das Minorias esta com seus dias contados no mundo civilizado. Permanecerá nos confins do Afeganistão, Coreia do Norte, .....

Os EUA e a Europa estão acordando do seus "sono de 20 anos".

JulioK


Anônimo disse...

É que o pós 84, Regime Militar, a esquerda obtusa e atrasada foi gradativamente destruindo os bons valores dos brasileiros e impondo goela abaixo aquilo que eles acreditam ser o melhor para o ser humano.O brasileiro não está se tornando conservador, o brasileiro apenas está querendo preservar os bons valores para uma boa convivência da sociedade, ou seja, respeito mútuo.Hoje há uma total inversão de valores, a minoria quer determinar os rumos que amaioria tem que tomar. Até os Crucifixos que estava século nas repartições públicas do RS, incomodou essa gente, porem o castigo veio a jato.Consultaram o povo sobre o Direito de possuir uma arma, respeitaram a vontade do povo?

Anônimo disse...

a ESQUERDA SEMPRE VAI PERDER COM SUAS POSIÇÕES IDIOTAS,NINGUÉM DO BEM QUER A ESCÓRIA AO SEU LADO.

Anônimo disse...

PRIMEIRO:LIBERAL NESTE CASO É A PALAVRA EMPREGADA NOS EUA OU SEJA "LIBERAL" QUE SIGNIFICA LÁ E AQUI COMUNISTA, ESQUERDISTA, PROGRESSISTA (PARA ENGANAR O POVAO PROGRESSISTA PARA OS COMUNISTAS SIGNIFICA PROGREDIR AO COMUNISMO.)
CONSERVADOR É AQUELE QUE QUER RESGATAR O PROGRESSO ECONOMICO E RESGATAR A PUNIÇÃO AOS CORRUPTOS, AOS COMUNISTAS E AOS BANDIDOS (TAMBEM INCLUINDO OS COMUNISTAS).
PORTANTO É ÓBVIO QUE O BRASILEIRO NÃO QUER COMUNISMO, ANARQUIA OU BANDITISMO.

Anônimo disse...

É isso aí! o cara é a entidade do mal.

Anônimo disse...

ESTAMOS FINALMENTE VOLTANDO AO NORMAL, DEPOIS DESSE MERGULHO COMUNISTA VAGABUNDO E NOJENTO QUE EMPORCALHOU O BRASIL, VIOLÊNCIA, FUNK, BOLSA VAGABUNDOS ETC... ESSA DEMOCRACIA PARA POBRE IGNORANTE VOTAR ESTA DESTRUINDO O BRASIL, ELEGERAM LULA O PORCO ANALFABETO COMUNISTA SUJO, SÓ POR JA NÃO DEVE MAIS VOTAR QUEM NÃO TIVER DIPLOMA DE FACULDADE.

Anônimo disse...

ESTAMOS VOLTANDO PARA RESGATAR OS VALORES E IDEAIS LEGÍTIMOS DA MODERNIDADE, DA DEMOCRACIA MODERNA E DO BEM. AOS COMUNISTAS ANARQUISTAS E BANDIDOS A CADEIA.

Adriano disse...

Eu sou conservador, é isso ou se imiscuir com bandidos...

Anônimo disse...

Sou essencialmente contra a esquerda e me declaro muito conservador. Mas o que é - para mim - ser conservador? Manter a opinião até às últimas consequências. Aceitar as mudanças, quando plenamente convencido. Então, nesta pesquisa, respondo assim: 1. SIM ao aborto. 2. SIM ao casamento gay. 3. SIM à pena de morte. 4. SIM à prisão perpétua. 5. SIM à redução da maioridade penal. PQ aceito estas mudanças? PQ me convenci que elas são benéficas para a sociedade.MAS vou VOTAR NO BOLSONARO. PQ? Porque sou contra o PT.

Anônimo disse...

Eu queria voltar à Reforma. A idade média foi extremamente prejudicial à humanidade.

Anônimo disse...

Um conservador mantém um universo de opiniões mutável e outro imutável. Vc não é conservador, apenas antipt. Conservadores são cristãos e pro família.