Artigo, Folha de S.Paulo: ‘Desafios à Democracia’, por Claudio Lamachia

Os rumos e os valores da democracia no Brasil foram debatidos e questionados em 2016 de um modo como não acontecia desde a década de 1980. Naquela época, o motivo era a retomada democrática.

Agora, o desafio é o da continuidade das instituições, das garantias e dos direitos individuais obtidos após o fim da ditadura militar e consolidados na Constituição de 1988.

Desde as manifestações de 2013, ficou evidente que a sociedade brasileira exige readequação na forma como a classe política interpreta a democracia e conduz a máquina pública. Apesar disso, as autoridades da República e os dirigentes partidários agiram, por meses, como se a insatisfação social estivesse novamente reprimida.

Ou seja: não souberam lidar com uma panela de pressão que explodiu em 2016, quando novos protestos tomaram conta das ruas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


2 comentários:

Anônimo disse...

Os advogados tem excesso de prerrogativas e praticam crimes usando suas prerrogativas...A mulher de Sergio Cabral lavou algumas dezenas ou centenas de milhões de reais em seu escritorio de advocacia...dinheiro comprovadamente de propinas...e o que fez a OAB ??? aplicou uma suspensão de 90 dias...pena minima e muito suave para a proporção do crime...A nossa constituição é a dos advogados e feita por eles......devemos a fazer outra em participem todos os cidadãos de todas as profissões...Os advogados não nos representam.. assimm como a OAB não representa a nação senão os proprios advogados.. por isso tome lugar senhor Lamachia.. a sociedade não confia nos advogados....

Anônimo disse...

Faça da sua profissão também uma entidade legítima a propor essa nova Constituição que tanto almejas e convoque a cidadania, também a exemplo do que a OAB já faz e não fique perdendo tempo criticando quem realmente faz acontecer !
Sorte no seu desiderato !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/