A bomba-relógio da superlotação dos presídios no Brasil

A edição em português do jornal espanhol El País fez esta investigação e publicou a reportagem a seguir. O mapa ao lado mostra a situação de cada Estado (use o link para focar cada unidade da Federação).

Leia tudo:

O sistema prisional brasileiro, criticado em relatórios da Organização das Nações Unidas e até mesmo pelo Papa Francisco nesta semana, apresenta altos índices de superlotação. As 622.202 pessoas presas no país se veem obrigadas a conviver em penitenciárias sem estrutura e dominadas por facções criminosas de Norte a Sul. Em um cenário como esse, onde a presença do Estado perde terreno atrás das grades para grupos como Comando Vermelho, Primeiro Comando da Capital e Família do Norte, rebeliões são frequentes, sofrimento e barbárie imperam. O que aconteceu no primeiro dia do ano no Complexo Penitenciária Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, é apenas mais um capítulo da história de uma bomba-relógio que o Brasil teima em não desarmar.

Todas as unidades da Federação tem mais detentos do que o previsto na capacidade de seus presídios. Os Estados com maior carência de vagas são Rondônia, Amazonas e Tocantins. Maranhão, Rio Grande do Sul e Mato Grosso são os menos superlotados.

CLIQUE AQUI para ler tudo.




18 comentários:

Magno disse...

E o sistema de saúde pública, como está?

Mordaz disse...

Ora, o Brasil é o quinto país mas populoso do mundo. É normal que tenha a quarta população carcerária. E considerando a taxa de homicídios (21) com EUA (4,2), China (3,2) e Rússia (10,2), é uma carnificina com os cidadãos.

Mordaz disse...

A Índia, que estaria na frente em população tem uma taxa de homicídios de 3,4 apenas contra as 21 do Brasil.

Anônimo disse...

temos que fazer o seguinte:
1-não colocar na cadeia quem não paga pensão p/ filho ou ex-mulher ( nunca vai pagar enquanto não puder trabalhar)
2-crime de falsidade ideológica não deve ser punido com cadeia
3-liberar o máximo numero de presos´por delitos mais leves
4-exigir mais trabalho e com maior eficiência destes juízes de execuções penais
5-criar um grupo de trabalho , sem deputados e senadores, para reavaliar as penalidades atuais e enxugar os presidios.

Anônimo disse...

Acabei de ler em o Antagonista nota da Umanizzare para justificar porque recebe do governo do Amazonas quase seis mil reais mensais por preso, a certa altura ela cita que um detento em presidio federal custa 15 mil reais mensais, esta ai á bomba relógio, alguém esta ganhando muito dinheiro publico em cima disso, para eles é um ótimo negócio, ou não? http://www.oantagonista.com/posts/a-umanizzare-e-inigualavel

Anônimo disse...

A própria OAB de há muito faz esse alerta sobre a calamidade do presídio Central em Porto Alegre.

Basta ver o Google.

Ninguém do governo fez nada.
Agora chega a conta !

Alberto disse...

Lula/Dilma/PT, entre outros, roubaram tanto que o país ficou assim.

Anônimo disse...

As única instituições que mantém o Brasil em pé é a BRIGADA MILITAR; POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA FEDERAL
Os que destroem a sociedade brasileira são: JUDICIÁRIO; POLÍTICOS E RELIGIÕES, porque só exploram o povo trabalhador.

O Partido Progressista está montando uma QUADRILHA DE CANDIDATOS A DEPUTADOS ESTADUAIS NO RS. JOVENS POLÍTICOS, DE PRIMEIRO MANDATO, JÁ SÃO QUADRILHEIROS.
É A MAIS PURA VERDADE.

Anônimo disse...

NÃO DÁ NADA!
OS POLÍTICOS E O JUDICIÁRIO SÃO OS RESPONSÁVEIS POR TUDO ISSO!
NÃO DÁ NADA!
NÃO ACREDITO MAIS NO BRASIL!
NÃO DÁ NADA.

Anônimo disse...

ARTIGO ALTAMENTE FACCIOSO, COMUNISTA! O BRASIL É O TRIGÉSIMO PAÍS DO MUNDO NA LISTA POR 100 MIL HABITANTES.
PRIMEIRO: SE PRENDEU E SE PRENDE POUCO; HÁ UM MÉDIA NO MUNDO UM DELINQUENTE A CADA 200 PESSOAS O QUE DARIA 1 MILHÃO DE PESOS NO BRASIL.
SEGUNDO: SE GASTA DEMAIS PRENDENDO E SOLTANDO O MESMO BANDIDO CICO, DEZ OU VINTE VEZES;
TERCEIRO: SÓ DE FAZER VALER PENAS INTEGRAIS DE 20, 30 ANOS OU MESMO PERPÉTUA, O CRIME REDUZIRIA ASSIM COMO COM O AUMENTO DAS MULTAS REDUZIU AS INFRAÇÕES E MORTES POR TRANSITO; O CRIME NÃO MAIS COMPENSARIA!
SIMPLES ASSIM! É SÓ COPIAR DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS!

Anônimo disse...

QUADRILHA É SINÔNIMO DE PT, ORCRIM E FORO DE SÃO PAULO.

Anônimo disse...

DÁ JAULA PARA O GANGSTER CHEFE DA ORCRIM E MAIOR COMUNOFASCISTA PSICOPATA BILIONARIO DO BRASIL.

Anônimo disse...

Que babaquice sem tamanho.

PENA DE MORTE JÁ RESOLVE.

E SE FALTAR CADEIA, FAZ COM ARAME FARPADO CAMPOS DE TRABALHOS FORÇADOS E PRONTO.

FAMÍLIA DAS VÍTIMAS DE BANDIDOS NÃO TEM VEZ....

Emmanuel disse...

Tem é que cobrar pensão desses vagabundos que além de praticarem delitos, dão-se ao luxo de pagar auxílio para a parentada .... É a coisa mais louca do mundo: um estímulo à bandidagem.
Esse país se tornou uma pocilga gigantesca e o povo está nadando do chorume que os políticos juntam ...
Está na hora de acabar com esse regime escravocrata! Fim ! Bandido? Cadeia! Político ? Se corrupto - será que existe diferente isso? -: cadeia !!!
E depois, eles que se matem lá dentro ...

Anônimo disse...

Eu não acredito nesses números, e só fazer uma pesquisa nos presidios ameticanos.

Anônimo disse...

Os políticos e o governo não se importaram em dar educação para o povo e os presídios lotaram. Teria saído mais barato e mais inteligente se tivessem construído escolas.

Anônimo disse...

Os Presídios no Brasil há mais de duas décadas são superlotados e violentos. Durante os governos do PT poucas unidades carcerárias foram inauguradas, pois as verbas destinadas à construção de novos presídios foram castradas. O que chama a atenção é que essas explosões de violência em Presídios brasileiros estejam ocorrendo AGORA , no governo de Temer, no início de 2017. Durante os QUASE 14 anos dos governos do PT essas manifestações violentas não aconteceram. Será que somente agora as facções viraram ARQUIINIMIGAS e decidiram partir para o confronto ou é uma AÇÃO CONCERTADA E POLITICA para DESGASTAR o governo, no início do ano ??? Fica a pergunta.!!!

Anônimo disse...

Os Presídios no Brasil há mais de duas décadas são superlotados e violentos. Durante os governos do PT poucas unidades carcerárias foram inauguradas, pois as verbas destinadas à construção de novos presídios foram castradas. O que chama a atenção é que essas explosões de violência em Presídios brasileiros estejam ocorrendo AGORA , no governo de Temer, no início de 2017. Durante os QUASE 14 anos dos governos do PT essas manifestações violentas não aconteceram. Será que somente agora as facções viraram ARQUIINIMIGAS e decidiram partir para o confronto ou é uma AÇÃO CONCERTADA E POLITICA para DESGASTAR o governo, no início do ano ??? Essa pergunta é pertinente , pois os vínculos entre o PCC , em São Paulo, e o PT são bastante conhecidos.!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/