Comissão das "10 Medidas" voltará a se reunir amanhã à tarde

A Comissão Especial das "10 Medidas Anticorrupção" foi interrompida. Só voltará a discutir o relatório de Onyx Lorenzoni amanhã a tarde, 14h.

Pacote de Sartori foi protocolado esta tarde na Assembléia do RS

Foto de Karine Viana, Palácio Piratini.


O pacote de recuperação financeira do Estado anunciado na segunda-feira pelo governador José Ivo Sartori foi entregue nesta terça, por volta das 15h30min, à Assembleia Legislativa

São 40 medidas, que estão divididas em 16 projetos de lei e seis propostas de emenda à Constituição.

Entre outras medidas, o pacote prevê a extinção de nove fundações estaduais e o desligamento de funcionários celetistas destas entidades. Insatisfeitos com a proposta, servidores fazem uma mobilização em frente ao Piratini desde o início da tarde.

No Diário Oficial desta terça, foi publicado um decreto de calamidade financeira. A intenção, segundo Sartori, é sensibilizar a União. Com a calamidade, o Piratini pode abrir o caminho para receber um socorro da União, a exemplo do que ocorreu com o Rio de Janeiro, auxiliado em R$ 2,9 bilhões pelo governo Temer.

Estes são os candidatos mais prováveis ao governo do RS

O editor resolveu fazer uma série de consultas para montar uma lista dos possíveis candidatos ao governo gaúcho e armou esta grade inicial, mas ela contempla apenas nomes e siglas partidárias mais expressivas. As eleições ocorrerão no finald e 2018.

Examine a lista:

PSDB, Edurdo Leite
DEM, Onyx Lorenzoni
PMDB, Sartori ou Osmar Terra
PDT, Jairo Jorge
PT, Miguel Rosseto
PP, Ana Amélia ou João Augusto Nardes

Dentro de pouco menos de dois anos, também irão a disputa duas das três vagas de senadores, atualmente em mãos de Ana Amélia Lemos e Paulo Paim.

Ministro Geddel Vieira Lima chora e emociona base aliada de Temer

Em reunião com os líderes dos Partidos da base aliada, hoje, no Planalto, o ministro Geddel Vieira Lima chorou muito e comoveu os deputados que estiveram com ele.

O líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), afirmou que todos os líderes dos partidos da base de Michel Temer na Casa vão entregar nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, um manifesto de apoio ao ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.

Responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Legislativo, Geddel foi acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de tê-lo pressionado para liberar a obra de um edifício em Salvador que havia sido embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O titular da Secretaria de Governo diz que comprou um imóvel no empreendimento localizado em um bairro nobre da capital baiana.

A Comissão de Ética Pública da Presidência abriu investigações sobre o caso.


Pressão de corruptos e corruptores é enorme na Comissão das "10 Medidas Anticorrupção"

Brasília, via WhatsApp

O procurador Deltan Dallagnol, da Força Tarefa da Lava Jato, está no plenário. O presidente da OAB, Claudio Lamachia, está a caminho. Foto ao lado.

O deputado Onyx Lorenzoni começou a falar na Comissão Especial das "10 Medias Anticorrupção", 16h34min.

A sessão é tensa.

A votação propriamente dita deve ficar para amanhã.

Muitos requerimentos são apresentados para substituição de deputados, tudo com o objetivo de grantir a aprovação de "contrabandos" que favoreçam a anistia de corruptos e corruptores já condenados ou ainda processados e até sob investigação.

A perspectiva para que o relatório de Onyx seja aprovada sem mudanças é muito ruim, o que poderá levar o deputado até mesmo á renúncia da sua condição de relator.

Abaixo, clique para assistir a transmissão ao vivo.

Artigo, Tito Guarniere - O apego ao Estado

Francamente, não sei se há no mundo país em que tanta gente acredita no primado do Estado, que tudo media, provê e resolve. A superstição não é popular apenas entre os simplórios que engolem tudo, como os beneficiários do Bolsa Família. A ideia é dominante na academia, os docentes do nível superior de ensino, que têm urticária quando se fala de produtividade, mérito, eficiência, esses valores “da direita”. E mesmo no andar de cima, para usar a expressão de Elio Gaspari, há uma faixa do alto empresariado, adepta do capitalismo de fancaria, que não sobrevive senão no colo generoso do Estado, de onde emanam financiamentos a juros subsidiados, sobrefaturamentos, licitações viciadas, desonerações fiscais e favores de toda sorte e origem, no mais das vezes ilícitos.

As causas de um tal apego, pegajoso e incurável, não têm explicações finais, senão aquelas ligadas à nossa formação histórica.

Nos sistemas totalitários, como o fascismo, o nazismo e o socialismo real (comunismo), a opressão dos opositores - que logo se transformam em inimigos -, das etnias vítimas do ódio racial, dos grupos sociais incômodos, dos suspeitos de sempre, se fez invariavelmente através do Estado e em seu nome. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Artigo, Milton Pires - Os responsáveis pela destruição do Rio Grande do Sul

Já que, aparentemente, a "crise" do Rio Grande do Sul que levou Sartori a tomar as medidas adotadas ontem não tem causa, já que parece ser algo que simplesmente "aconteceu", eu que vi tudo isso surgir, que fui testemunha de tudo, aponto aqui os dois criminosos que nos levaram a esta situação:

- São os petistas Olívio Dutra e Tarso Genro ! 

"Ah, mas e os 8 anos de governos de Rigotto e Yeda entre 2003 e 2011??" Nesta época o trabalho sujo já havia sido feito: o governo do Brasil INTEIRO estava nas mãos do marginal Luís Inácio Lula da Silva. Rigotto e Yeda, sem NENHUMA intenção da minha parte em defendê-los, governaram um "País estranho" DENTRO de um Brasil que tinha dinheiro e não lhes repassava. Neste meio tempo, TODA corja de associações de funcionários públicos, sindicatos, ONGS, PINGS e PONGS, ciclovias, afrovias, veadovias, monumentos, museus e creches para "refugiados" do Rio Grande do Sul estavam controlados por vagabundos petistas mamando no dinheiro público dos hospitais, das escolas e dos presídios.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Entrevista, Luiz F.C. Barbosa - Brizola Neto foi ousado, saiu do PDT e se elgeu pelo PSOL

ENTREVISTA
Luiz F.C.Barbosa, Advogado

Em que pé ficou a briga dos Brizola com Carlos Lupi, o presidente do PDT ?
Só o Brizola Neto prossegue. Ele rompeu com Lupi, saiu do PDT e disputou nova vaga de vereador pelo Rio, mas pelo PSOL, para onde foi. Lupi luta na Justiça para retomar o mandato.

Com que chance ?
Zero. Neste final do mês, vamos ouvir o presidente nacional do PDT, que é também presidente municipal e estadual do Partido. Um imperador.

Brizola Neto deu uma guinada e tanto.
Ele foi ousado. Fiquei até espantado. Mas buscou a reeleição.

No Rio, o PSOL disputou o segundo turno com Marcelo Crivella.
E ajudou a eleger forte bancada. Seis vereadores foram eleitos, entre eles o Brizola Neto.


Entrevista, Vilson Noer, AGV - Black Friday é uma espécie de pré-Natal

ENTREVISTA
Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha do Varejo, AVG

Qual é a projeção para as vendas do varejo neste Natal ?
A projeção bem conservadora fala em crescimento que poderá variar entre 4% a 5%.

Nominal ou real ?
Nominal sobre 2015 .

Um mercado varejista lento 
E se agarrando no que tem.

O Black Friday ajudará ?
E muito. Esta promoção começa a ser uma grande data promocional para lojas físicas, o que tornará novembro uma espécie de pré-Natal.

Investigados por corrupção, Lula e Mujica farão comício juntos em SP

O ex-presidente Lula, investigado por corrupção no Brasil, e o ex-presidente José Mujica, investigado por corrupção no Uruguai, estarão neste domingo na avenida Paulista, SP, prontos para participar do comício contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos.

O PT organiza o evento, que já conta com o apoio dos seus satélites PCdoB, UNE, MST, CUT e Ubes.

Todos defendem a desordem nas contas públicas.

Base aliada de Sartori está com ciúmes do PMDB

Os deputados da base aliada foram convidados, mas decidiram não ir ao anúncio do pacote de reforma do Estado do RS.

Só a bancada do PMDB foi ao Piratini.

PDT, PSB, PSDB e PP não gostaram de ficar sabendo das mudanças pelos jornais. 

A ciumeira com o PMDB não se deve apenas a isto, mas também ao fato de que só os secretários do PMDB costuraram e anunciaram as reformas. 

Chefe da Casa Civil de Sartori passou mal antes mesmo do anúncio do pacote de reformas do Estado

A ausência do chefe da Casa civil de Sartori ao anúncio do pacote de medidas de reforma do Estado não foi bem explicada na tarde de ontem, mas o fato é que o deputado Márcio Biolchi passou mal antes da cerimônia e foi parar no hospital.

O papel de Biolchi foi assumido pelo seu secretário adjunto, José Luiz Kliemann.

O chefe da Casa Civil acabou sendo obrigado a fazer uma endoscopia no Hospital Mãe de Deus.

Devido aos avanços na medicina, hoje em dia a endoscopia é um procedimento bem menos invasivo. Ela é realizada com a utilização de um aparelho chamado endoscópio e através de métodos diversos. Este endoscópio é um aparelho que possui algum tipo de fonte de luz somado a alguma forma de reprodução de imagem. Os endoscópios são introduzidos no corpo humano e reproduzem a imagem em uma tela. 


O endoscópio consegue aumentar o que é captado no interior do organismo até cerca de 100 vezes o tamanho normal. É, portanto, um exame eficiente e que permite a visualização em detalhes do interior do organismo. O procedimento é rápido e pode ser realizado até mesmo em ambulatório, dentro das condições necessárias. Devido à rapidez do procedimento costuma-se utilizar somente alguma forma de sedativo no paciente.

Estado de calamidade não tem efeito legal, mas demonstra gravidade da crise do Estado do RS

O estado de calamidade financeira declarado hoje pelo governador Ivo Sartori não está amparado em nenhuma lei.A iniciativa é apenas uma forma de o governo gaúcho comunicar a gravidade da crise do Estado.

Em nota que lanou esta manhã, a secretaria da Casa Civil do Rio Grande do Sul afirmou que o "decreto orientará na seleção de novas medidas necessárias" e "formaliza a situação de extrema gravidade da gestão pública e a prioridade para as mudanças". Ainda na nota, o secretário adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann, disse que "o decreto é mais um instrumento que engajará todas as áreas na busca de uma gestão mais eficiente, enxuta e buscando identificar medidas adicionais àquelas previstas nos decretos de contingenciamento que vêm sendo adotados desde janeiro de 2015".

Diz a nota:

- A Casa Civil solicitará às principais áreas do governo que busquem em suas estruturas alternativas de redução de despesas eletivas, que possam ser eliminadas sem prejuízo aos serviços essenciais. Na próxima semana serão realizadas reuniões com áreas específicas para elencar medidas de contenção.

Lojas abrirão até meia noite neste Black Friday

Para reforçar as oportunidades aos clientes, o comércio de rua e em shoppings de Porto Alegre pode abrir até a meia-noite na próxima sexta-feira. 


Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a estimativa é que as vendas na Black Friday aumentem 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2015, o ticket médio na Capital foi de R$ 570 impulsionado, principalmente, pela venda de artigos de telefonia

IBGE: Brasil tem 22 milhões de desempregados

O País tem hoje 22,9 milhões de pessoas desempregadas, subocupadas ou inativas, mas com potencial para trabalhar. O resultado significa que, no terceiro trimestre de 2016, estava faltando trabalho para todo esse contingente de brasileiros, segundo os dados da Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa composta da subutilização da força de trabalho - que contabiliza a taxa de desocupação, taxa de desocupação por insuficiência de horas trabalhadas e da força de trabalho potencial - ficou em 21,2% no terceiro trimestre. No segundo trimestre, o resultado foi de 20,9%, alcançando 22,7 milhões de pessoas. No terceiro trimestre de 2015, a taxa era consideravelmente mais baixa: 18,0%.

Sartori diz a outros governadores que é "tempo de sacrifícios"

Em reunião do Fórum de Governadores na manhã desta terça-feira, o governador José Ivo Sartori (PMDB) reforçou a necessidade do pacote de medidas de redução de gastos, anunciado na segunda-feira. O encontro aconteceu na residência oficial do governo do Distrito Federal, em Águas Claras. À tarde, eles se encontram com o presidente Michel Temer.

"São medidas amargas, mas que permitem garantir os aumentos concedidos aos servidores da Segurança Pública e viabilizam priorizarmos o pagamento de quem ganha menos", sustentou Sartori, que também pediu solidariedade para "o tempo de sacrifícios para todos".

Os gestores estaduais pleiteiam para a União uma linha de crédito para financiar perdas decorrentes da crise econômica, medida que pode viabilizar, entre outras demandas, o pagamento do 13º do funcionalismo público.

Dólar opera em alta, perto de R$ 3,36; Bolsa sobe mais de 2%

O dólar comercial passava a subir e a Bovespa operava em alta nesta terça-feira. Por volta das 12h, a moeda norte-americana se valorizava 0,2%, a R$ 3,359 na venda.

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, avançava 2,17%, a 62.394,49 pontos.

O Banco Central brasileiro realizou nesta sessão leilão para rolar os contratos de dólar que vencem em 1º de dezembro.

Oi lança promoção “Black November”

A Oi entrou na Black Friday e lançou a promoção “Black November”, oferecendo smartphones com descontos de até R$ 700,00. Os clientes podem adquirir os produtos com descontos nas lojas da Oi até 30 de novembro, enquanto durarem os estoques de aparelhos. Os clientes podem usar também o Troca Fácil, onde seu aparelho usado pode ser utilizado como descontos na compra de um novo smartphone.

Além disso, os clientes pós-pagos da Oi podem usar seus pontos do Oi Pontos, que no mês de Novembro valem 50% a mais do que os demais meses, e adquirir esses produtos com descontos ainda maiores, podendo até sair de graça.

Delcídio afirma que é ‘surreal’ Lula dizer que não sabia de corrupção

Nesta reportagem de Dimitrius Dantas, João Carlos Silva, Sérgio Roxo e Tiago Dantas , o jornal O Globo de hoje conta que o ex-senador Delcídio Amaral disse, em depoimento à Justiça Federal nesta segunda-feira, que acha “surreal” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que não sabia que havia um esquema de pagamento de propina montado nas diretorias da Petrobras para sustentar partidos políticos. Ex-líder do governo Dilma e agora delator da Lava-Jato, Delcídio foi ouvido como testemunha de acusação no processo em que Lula é acusado de receber um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, da construtora OAS. O ex-presidente alega que nunca teve a posse deste apartamento.

Leia a reportagem completa:

Outros três delatores da Lava-Jato prestaram depoimento nesta segunda-feira a pedido do Ministério Público Federal (MPF): o ex-executivo da Setal, Auguto Ribeiro de Mendonça Neto, e os ex-executivos da Camargo Corrêa, Dalton Avancini e Eduardo Leite. Os três relataram, em linhas gerais, como funcionava o esquema de corrupção da Petrobras, mas não envolveram o nome de Lula no escândalo. Nenhuma das quatro testemunhas ouvidas nesta quarta-feira tinha informações sobre o tríplex do Guarujá do ex-presidente.

— Queria só registrar. Ele vai dizer assim: “Eu não sei”. A classe política e a torcida do Flamengo inteira sabiam disso aí (corrupção na Petrobras). Toda a classe política sabia. É uma coisa até surreal esse tipo de afirmação.

Apesar disso, Delcídio disse que nunca conversou diretamente com Lula sobre o esquema de pagamento de propinas na estatal e que não teria como apresentar provas de suas afirmações. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

RS tem terceira menor taxa de desemprego do país no 3º trimestre, diz IBGE

Mesmo com a elevação do desemprego para 11,8% no Brasil durante o terceiro trimestre de 2016, a taxa registrada no Rio Grande do Sul é a terceira menor do país, onde a desocupação chegou a 8,2% no período. Apenas Santa Catarina (6,4%) e Mato Grosso do Sul (7,7%) têm dados mais positivos entre os Estados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com os números divulgados, nesta terça-feira, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Em relação ao terceiro trimestre de 2015, o desemprego teve aumento de 1,4% e atinge, atualmente, 500 mil gaúchos. 

A taxa de desemprego sofreu aumento em todas as regiões no trimestre encerrado em setembro na comparação com o mesmo período de 2015. De acordo com o IBGE, o Nordeste tem o maior nível de desocupação, com 14,1% (entre julho e setembro do ano passado, a taxa era de 10,8%). A região é seguida pela Sudeste (de 9% para 12,3%), Norte (de 8,8% para 11,4%), Centro-Oeste (de 7,5% para 10%) e Sul (de 6% para 7,9%).

O país tem, atualmente, 22,9 milhões de pessoas desempregadas, subocupadas ou inativas, mas com potencial para trabalhar. 

Professores da Ufsm apoiam desordem nas contas públicas e entram em greve em Santa Maria

No rastro dos seus colegas da Ufrgs, também os professores da Universidade Federal de Santa Maria, RS, decidiram entrar em greve.

É uma greve corporativista.

Os professores protestam contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos.

Eles não querem desordem nas contas públicas.

Onyx diz no Roda Viva que "Renan está por trás das pressões sobre a Lava Jato"

Relator do pacote das 10 medidas anticorrupção, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) considera que as tentativas de cercear o trabalho dos investigadores da Lava Jato tiveram origem no Senado Federal.

Em entrevista ao programa Roda Viva nesta segunda,  Onyx afirmou que há um grupo no Congresso que deseja que tudo "fique como está". Ele avisou:

- O Renan (Calheiros, presidente do Senado), a biografia dele explica ele. Quem tem um grau de comprometimento fica pensando 24 horas por dia como ele, ataca quem hoje está tentando passar o Brasil a limpo.

Onyx Lorenzoni confessou que sofre pressões de quase todos os Partidos para flexibilizar seu relatório, coisa que não fará.

O relatório do deputado será votado esta tarde na Comissão Especial da Câmara.

Marchezan Júnior tenta dividir Partidos da Oposição

O novo prefeito de Porto Alegre, Marchezan Júnior, tenta construir maioria na Câmara de Vereadores através da divisão dos Partidos que lhe farão oposição, com ênfase no PMDB e PDT.

No PDT, as conversas ocorrem com João Bosco Vaz, enquanto queno PMDB as investidas são feitas em cima de Valter Natelstein e Pablo Mendes Ribeiro.

Marchezan Júnior elegeu uma bancada minoritária.

Deputados do PMDB, PT, PP e PSDB manobram para anistiar caixa 2

Tentando não atrair muita atenção, um grupo de deputados se articula para aprovar uma ampla e explícita anistia para os alvos da Lava Jato dentro do pacote de medidas anticorrupção, que deve ser votado nesta terça (leia a seguir).

A manobra, levada para frente por integrantes de praticamente todas as legendas, é tratar de aprovar o pacote no plenário —passo seguinte após a análise na comissão especial—de forma "simbólica", ou seja, sem votação nominal, o que não permitirá saber como cada deputado vota.

O objetivo é evitar desgaste de ter o nome associado à anistia de uma operação popular entre os brasileiros.

Para não perder a oportunidade, deputados querem aproveitar para também garantir uma anistia também para o caixa dois eleitoral.


Onyx avisa que votará hoje o relatório das "10 Medidas Anticorrupção"

O deputado Onix Lorenzoni informou há pouco, que lerá hoje o seu relatório sobre "As 10 Medidas Anticorrupção".

"Vamos pro voto", avisou o deputado do DEM do RS.

Onyx Lorenzoni já avisou que não admitirá contrabando algum no relatório, sobretudo a proposta que anistia o caixa 2.

Sartori foi a Brasília no mesmo voo de Tarso Genro

No voo desta manhã para Brasília, o governador Ivo Sartori sentou a poucas poltronas do ex-governador Tarso Genro.

Mal se falaram.

Tarso Genro e seu desastroso governo foi o sujeito oculto de toda a herança maldita  citada ontem pelo governador Sartori.

Prévia da sondagem industrial da CNI mostrou contração ainda maior em outubro

Os indicadores da Sondagem Industrial apontam para contração da atividade do setor em outubro, conforme divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador de produção atingiu 45,8 pontos no período, mantendo-se abaixo do nível neutro de 50,0 pontos. Além disso, descontada a sazonalidade, houve queda desse indicador de 2,8 pontos em relação a setembro. A produção mais baixa contribuiu, em alguma medida, para a redução dos estoques no período, cujo índice apresentou ligeiro recuo de 0,3 pontos na margem, também excetuados os efeitos sazonais. 

No mesmo sentido, o índice de emprego apresentou queda de 1,1 ponto ante o mês anterior, ao passo que a utilização da capacidade instalada caiu de 64,6% para 63,0% entre setembro e outubro, considerando a série livre de influências sazonais. 

Os dados, juntamente com os indicadores coincidentes já conhecidos, sugerem queda da produção industrial em outubro, informação a ser conhecida no início do próximo mês.

Governo diz que recessão deste ano será ainda pior do que se esperava

O ministério da Fazenda anunciou ontem revisão nas suas projeções para o ano que vem, reduzindo o crescimento do PIB de 1,6% para 1,0%. As projeções para esse ano também recuaram, de -3,0% para -3,5%. Segundo o secretário de Política Econômica, Fabio Kanczuk, essa revisão baixista se deve a uma percepção mais clara de endividamento das empresas e também à eleição de Donald Trump como presidente dos EUA, que poderia gerar depreciação da moeda brasileira frente ao dólar

A recuperação da atividade, em ritmo mais lento do que o inicialmente previsto, deve levar também a menos inflação. Assim, o governo revisou sua projeção de inflação de 2017 de 4,8% para 4,7%. 

Mais dois gaúchos são abatidos a tiros, desta vez em Viamão e Alvorada

Os deputados do PMDB e do PT boicotam claramente o pedido de CPI da Segurança pedido pela OAB do RS.

Mais dois cidadãos gaúchos foram abatidos a tiros, desta vez na madrugada desta terça-feira em Alvorada e Viamão, na região Metropolitana. O caso mais recente ocorreu em Viamão. À 1h40min, um homem foi encontrado morto na rua Bonanza, no bairro Santa Cecília. A vítima, ainda não identificada, foi baleada diversas vezes, segundo a Brigada Militar. 


Mais cedo, um assassinato foi registrado na rua A, no bairro Nova Esperança, em Alvorada. Criminosos entraram em uma residência e mataram um homem de 37 anos.

Tarifas da CEEE caem 16% a partir de hoje

As tarifas da CEEE terão redução média de 16% a partir de hoje.

Sartori decreta estado de calamidade financeira no RS

O governador José Ivo Sartori decretou "estado de calamidade financeira" no Rio Grande do Sul. O decreto, publicado nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado, autoriza medidas excepcionais, sem dizer quais seriam elas.

O decreto elenca quatro considerandos para finalmente anunciar o início de estado de calamidade financeira na administração pública estadual, o que inclui todos os Poderes. 

O chefe da Casa Civil foi autorizado a coordenar as "medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos", sem dizer quais serão elas.

Sartori alega no decreto que a recessão econômica brasileira atinge duramente o setor público, comprimindo a receita, que é incapaz de suportar o avanço das despesas. 

O estado de calamidade pública, segundo o Piratini, garantirá um mínimo de continuidade na prestação de serviços essenciais, como segurança,educação e saúde. 

Jornais abrem editoriais para apoiar reformas de Sartori

A mídia tradicional está com Sartori.

Os três principais jornais diários de Porto Alegre fecharam 100% com o pacote de reformas anunciado ontem pelo governo Sartori.

Em editorial, o Correio do Povo avisou que as medidas são duras e necessárias.

O jornal Zero Hora ocupa 2/3 da capa para anunciar "o maior dos pacotes" e também apoia as propostas em editorial.

A posição do Jornal do Comércio é igual. Sua manchete de capa é "Sartori quer privatizar a CEEE, Sulgás e CRM".

PDT e PSB serão os maiores problemas da base aliada de Sartori

O governador José Ivo Sartori enfrentará problemas com a base aliada para aprovar o pacote de reformas que protocolará hoje na Assembléia.

As resistências mais importantes estão localizadas nas bancadas do PDT e PSB, que são nitidamente de esquerda - moderada, mas de esquerda.

Pacote para reformar o Estado será protocolado hoje na Assembléia do RS

Sartori estará hoje com o presidente Michel Temer e com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Os outros governadores também comparecerão. A pauta principal é a ajuda federal para o pagamento do 13o.

O duríssimo e corajoso pacote de 37 medidas que o governo Sartori anunciou ontem para enxugar, modernizar e promover ajuste fiscal, será protocolado ainda hoje na Assembléia do RS. O governo avisou que outras medidas virão.

O governo estima de ganho de R$ 2,6 bilhões por ano no fluxo financeiro, mas o valor poderá ser muito maior, já que inúmeras medidas não tiveram estimativa de impacto financeiro, como são os casos, por exemplo, das privatizações da CEEE, CRM, Sulgás e Cesa, e também as vendas de outros ativos, como imóveis. O valor equivale ao que a proposta orçamentária do ano que vem previa como déficit esperado para 2017.

O governador fez um discurso que o conduz para teses francamente liberais, como a do Estado Mínimo:

- Defendo que o novo Estado se volte gradativamente para a educação, saúde, segurança, infraestrutura e áreas sociais. Nós escolhemos o futuro.

As propostas terão que ser examinadas em 30 dias, já que será pedido regime de urgência para quase tudo.

CLIQUE AQUI para conhecer todos os detalhes do pacote.

Justiça manda MST desalojar Horto Florestal da CEEE em Charqueadas

A Justiça do município de Charqueadas, RS, mandou desalojar os 250 manifestantes que invadiram e ocuparam o Horto Florestal Carola, pertencente à CEEE. Ali estão manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A decisão obriga a desocupação voluntária em 10 dias, a partir da intimação dos cerca de 250 manifestantes.


A decisão de conceder dez dias de prazo decorreu da consideração de que há famílias e crianças no local.

Quem não sair voluntariamente, terá que sair à força.

Terça-feira será dia de sol, céu azul e temperatura amena no RS

Porto Alegre,8h30min, 16 graus

Esta será uma terça-feira de tempo ensolarado no Rio Grande do Sul, inclusive com períodos de céu claro em algumas regiões. Com ingresso de um clima frio na noite desta segunda-feira, o amanhecer registrou temperatura mais baixa no começo do dia.

Com o predomínio do sol e ar seco, a temperatura subirá rapidamente e na parte da tarde as marcas serão agradáveis.

 Em Porto Alegre, a previsão de temperatura mínima será de 14°C e a máxima alcançará 26°C.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/