95% dos que votaram no plebiscito querem independência do Sul

O plebiscito feito no PR, SC e RS no sábado, revelou que 95% dos eleitores que votaram cravaram no "sim" pela independência do Sul.

QGI contrata 1200 trabalhadores para plataformas P75 e P77

A QGI anunciou hoje que vai contratar 1.200 trabalhadores para produzir as plataformas oceânicas P75 e P77.

Sairá tudo no estaleiro da empresa em Rio Grande.

Crise política de Canoas agrava-se com queda da mulher do prefeito Jairo Jorge

A crise política oriunda da apreensão de dinheiro de origem ilícita (R$ 500 mil) e de propaganda ilegal no comitê central da campanha da vice-prefeita Beth Colombo, teve novo desdobramento nesta terça-feira, porque resultou na demissão da mulher do próprio prefeito Jairo Jorge. Thaís Pena era secretária de projetos Especiais. Ela alegou razões pessoais, mas o que se sabe é que Thaís está citada junto com o marido, o prefeito Jairo Jorge, no inquérito policial aberto pela Polícia Federal. Além dos dois, também o tesoureiro da campanha, Guilherme Ortiz, que já depôs, é investigado.

O prefeito Jairo Jorge, PT, é o coordenador da campanha de Beth Colombo

Thaís, como Jairo Jorge, é quadro importante do PT. Entre 2003 e 2004, ela comandouj o Departmento de Relações Públicas do Ministério da Educação, indicada por Zé Dirceu. Em 2009 mudou-se para Canoas..

Entrevista, Ênio Bacci - CPI do Badesul já tem 15 assinaturas

ENTREVISTA
Ênio Bacci, deputado estadual PDT do RS

Sai ou não sai a CPI do Badesul ?
Vai sair. O requerimento que vou protocolar já tem 15 assinaturas. Faltam apenas 4.

Quem não quer ?
Existem resistências, sobretudo no PMDB, porque o governo teme prejudicar a imagem e as operações do Badesul, mas argumentei que a Petrobrás foi submetida a investigações muito mais poderosas e não acabou, até pelo contrário. Eu acho que os companheiros deputados do PMDB, PP e PTB virá conosco. Este papel do Parlamento é bem diferente do papel que jogam TCU, MPE e PGE, porque nenhum deles oferece o caráter político que só nós podemos legalmente exercer.

A idéia é punir alguém ?
Responsablizar os culpados e enaltecer os bons profissionais do banco. O fato é que a ruinosa administração do governo anterior precisa ser investigada, doa a quem doer. Só assim poderemos realmente proteger e recuperar o banco, devolvendo-lhe a credibilidade perdida. Uma das empresaas beneficiadas pelo governo anterior, a Iesa, está envolvida até na Lava Jato. Não vamos investigar como é que ela pegou tanto dinheiro, ofereceu garantias podres e deu calote ?

Artigo, Marcelo Aiquel - O blá blá blá de Tarso Genro

O político Tarso Genro, que entre suas “grandes” contribuições para o país está à concessão de exílio para o terrorista e assassino italiano Cesare Battisti, depois de – literalmente – ter raspado os cofres do RS quando Governador, resolveu falar sobre o fragoroso fracasso eleitoral do PT nas eleições municipais recém-realizadas.
         
Ao contrário da falácia de REFUNDAR O PT (argumento de outra incisiva declaração sua, há tempos atrás), desta vez o “simpático” advogado falou da necessidade do partido que representa fazer uma sincera análise pública dos fatores que lhe levaram a esta perda de confiança de grande parte de seu eleitorado (sic) ao comentar para o jornal Zero Hora a derrota fulminante sofrida nas urnas.
        
Independentemente das justificativas oferecidas, a conclusão que se tira é a mesma.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Greve dos bancários vai continuar. Bradesco abre todas as portas.

As lideranças sindicais dos bancários decidiu hoje que a greve continuará em todo o País. Ela já dura 30 dias.

O Bradesco é o único banco cujas agências que estão com as portas abertas, protegido por liminar que o autorizou a funcionar e proibindo piquetes diante dele.

Só uma escola técnica estadual está entre as 100 melhores do Enem

Escolas técnicas, federais e colégios militares dominam a lista das 100 mais bem colocadas no ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. Só uma unidade é ligada à rede estadual. Os dados do Enem por escola foram divulgados oficialmente nesta terça-feira (4) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem. Para calcular a média geral das escolas, a reportagem considerou as notas das quatro provas objetivas do Enem: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Das 100 melhores unidades públicas na última edição do Enem, 91 atendem alunos de níveis socioeconômicos alto ou muito alto (os dois mais elevados índices do critério do Ministério da Educação).

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para ler reportagem original do UOL e consultar tabela das escolas.


PV decide apoiar Marchezan Júnior

O PV, Partido Verde, decidiu há pouco que vai apoiar a candidatura de Marchezan Júnior em Porto Alegre.

Artigo, Tito Guarnieri - A vítima

Deem um microfone a Lula e ele comandará o show, mestre do histrionismo, capaz de (se deixarem) encantar serpentes e levar ao delírio as plateias de sua grei, que mesmo um tanto aflitas com as perdas recentes, ainda têm amor para dar. Como disse uma vez a filósofa símbolo do PT, Marilena Chauí, “quando Lula fala o mundo se cala”.  Bem entendido, se cala somente no intervalo entre os aplausos, que Lula sabe puxar como ninguém.

Na véspera de ser declarado réu na Lava Jato, na Vara do juiz Sérgio Moro – tudo o que ele não queria – Lula falou para os seus no elogio que nunca cansa, da obra inexcedível dos governos do PT, ao mesmo tempo em que lançou desafios de reação e resistência, contra a perseguição de que é vítima.

Lula é bom no papel de vítima. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

TSE quer decidir casos de candidatos impugnados vencedores até 19 de dezembro

O TSE confirmou hoje que quer resolver até o dia 19 de novembro todos os casos de eleições com candidatos vencedores colocados sub judice.

Como é o caso de Gravataí, onde o ex-deputado Daniel Bordignon, PDT, impugnado pelo TRE, recorreu ao TSE.

Zero Hora quer saber o que há com o passado de Marchezan Júnior.

O vice-prefeito Sebastião Melo, candidato do PMDB a prefeito de Porto Alegre, negou para o jornalsita Carlos Rossling, Zero Hora de hoje, que "guarda uma revelação sobre o passado de Marchezan para usar em caso de emergência".

A boataria sobre a existência de dossiês sobre o tucano é recorrente desde o primeiro turno.

Eis de que modo o repórter levantou a questãO:

- Há comentários de que a sua campanha guarda uma revelação sobre o passado de Marchezan para usar em caso de emergência. De que se trata ?

Sebastião Melo pareceu surpreso com a pergunta, que não foi levantada por nenhum repórter durante toda a campanha. O que ele respondeu:

- De jeito nenhum. Para nós, não estiveram nem estarão na pauta questões pessoais. Não estou preocupado com a vida pessoal do Marchezan e não me cabe nenhum tipo de ilação. O que quero fazer é o debate da gestão pública.

Leia, aqui, a íntegra do relatório da PEC do Teto dos Gastos Públicos

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do relatório da PEC do Teto dos Gastos Públicos, lido há pouco pelo deputado Darcísio Perondi na Comissão Especial montada na Câmara.

O deputado, com quem o editor conversou esta manhã, garantiu que os gastos com educação ficaram fora do limite.

Dificilmente a votação acontecerá hoje.

A  oposição tenta obstruir tudo quanto pode.

Diego e Rosane duelam sobre a decrepitude do PT e de Olívio Dutra.

Ainda existem jornalistas que se dispõem ouvi-lo.

O ex-governador Olívio Dutra deitou falação sobre os erros do PT em entrevistas que concedeu hoje para as rádios Guaíba e Gaúcha. Em momento nenhum fez autocrítica ou assumiu mea culpa, o que revela que não aprendeu nada e nem esqueceu nada do que participou antes, durante e depois do Mensalão e da Lava Jato, porque permaneceu livre, leve e solto como um dos catões do PT.

Esta manhã, pelo Twitter, dois jornalistas locais trocaram farpas sobre a entrevista que Olívio concedeu para Rosane de Oliveira, editora de Política da RBS, geralmente alinhada com o PT.

Leia:

Diego Casagrande
Só petistas da mídia amestrada e chapa branca ainda são capazes de ouvir o que Olívio Dutra tem a dizer, repetindo chavões surrados e mentirosos. No RS isso ainda acontece. Vergonhoso...

Rosane de Oliveira 
Obrigada pela audiência, Diego. Ouvimos o Olívio porque não temos preconceito e porque ele vem, há muito tempo, criticando as práticas do PT. Se ser plural é ser amestrado, os dicionaristas terão de reescrever o nosso querido amansa-burro.

Produção industrial brasileira recuou 5,2% em agosto

CLIQUE AQUI para examinar análise 
dos economistas do Bradesco.

Agosto sobre julho: -3,8%
Agosto 2016 sobre agosto de 2015: -5,2%
Acumulado do ano: - 8,2%

Dos 24 setores da indústria acompanhados pelo IBGE, 21 registraram queda na produção em agosto em relação a julho. O principal destaque negativo foi o setor alimentício, que voltou a cair em agosto, após ter leve recuperação em julho. O segmento recuou 8%, de acordo com o IBGE. A maior alta do mês ficou com o ramo de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, que avançou 8,3%, eliminando a queda de 7,3% registrada em julho.

CLIQUE AQUI para examinar análise do próprio IBGE.

Yeda não depende apenas da eleição de Marchezan Júnior para assumir mandato na Câmara dos Deputados

É um erro supor que a ex-governadora Yeda Crusius depende exclusivamente da eleição de Marchezan Júnior para assumir seu mandato na Câmara dos Deputados.

Ela é primeira suplente da coligação que reúne PP (cinco deputados federais), PRB e PSDB (um deputado cada um).

Artigo, Claudia Costin, Follha - Por uma universidade relevante

Há poucos dias, a “Folha” divulgou seu ranking de universidades do país, o RUF, baseado em dados do Censo do Ensino Superior do Inep e de entrevistas com acadêmicos e empregadores. Usou cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização. Com base neles, assim como é feito por outras instituições no mundo, como o Times Higher Education ou o Shangai Jiao Tong University, a qualidade de cada universidade é comparada com as demais.

Ao ler o resultado, pareceu-me oportuno refletir sobre a contribuição da universidade para o desenvolvimento do Brasil. Afinal, para que um país cresça de forma integrada, a universidade surge como um caminho para formar cidadãos autônomos, tornar a nação mais independente no governo dos seus destinos, pronta para uma inserção competitiva no cenário internacional.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Relatório da PEC do Teto dos Gastos Públicos será lido as 11h

O deputado Darcísio Perondi disse há pouco ao editor que lerá as 11h o seu relatório sobre a PEC do Teto dos Gastos Públicos.

Ele avisou que a PEC será aprovada até o final do mês pelo Congresso.

Perondi disse que também a reforma da previdência está na pauta do governo para este ano e que não haverá vacilação.

Sartori pensa em PEC do Teto de Gastos

O governo gaúcho estuda o envio de PEC ao Legislativo para repetir a PEC do Teto de Gastos, já em exame no Congresso.

Dona da Claro, Net e Embratel confirma interesse na Oi

A América Movil, dona da Claro, Net e Embratel, confirmou hoje que tem interesse na Oi, mesmo que ela venha a ser fatiada.

Inflação do IPC de setembro caiu 0,14% em setembro

O IPC-Fipe registrou queda de 0,14% em setembro, após alta de 0,11% verificada em agosto conforme divulgado hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado, que ficou abaixo das expectativas do mercado, refletiu forte queda dos preços de alimentação, que recuaram 1,09% ante alta de 0,74% em agosto. No mesmo sentido, o grupo despesas pessoais registrou queda de 0,34%, após alta de 0,05% no mês anterior. O índice de Habitação, por outro lado, saiu da deflação, avançando 0,16% em setembro, reflexo do reajuste dos preços do gás e da dissipação da redução dos preços de energia elétrica. Com isso, o índice acumulou alta de 8,26% em doze meses. 

O resultado reforça a expectativa de elevação de 0,18% do IPCA de setembro, desacelerando em relação à alta observada no IPCA-15 (0,23%).

Artigo, Vinicius Torres Freire - Quanto ganha um servidor?

Os aposentados do Poder Judiciário federal recebem em média R$ 25.659 por mês. Quem recebe pensão desses funcionários leva R$ 23.077 por mês, em média.

É muito? Para começar, o salário médio de quem está na ativa do Judiciário, sem penduricalhos, é de R$ 17.629. Não faz sentido a aposentadoria valer 45% mais que o salário da ativa. Isso é sinal de grossas distorções no passado e de coisa pior.

Ainda assim, R$ 17 mil por mês é muito? No Executivo federal, a média é de R$ 9.800. O rendimento médio do trabalho ("salário") dos brasileiros anda pela casa de R$ 1.985.

A comparação imediata é indevida porque, por exemplo, a qualificação dos servidores do Executivo é maior. No Brasil, 13,5% dos ocupados tinham mais de 15 anos de estudo (curso superior) em 2014 (Pnad mais recente). Entre os servidores civis do Executivo, são 74,5%. Os com doutorado são 13,7% do total.


A discussão é, óbvio, imensa e complexa.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Balança comercial marcou superavit de R$ 3,8 bilhões em setembro

O superávit da balança comercial brasileira chegou a US$ 3,8 bilhões em setembro, sendo que, na semana compreendida entre os dias 26 e 30, o saldo positivo atingiu US$ 748 milhões, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Para tanto, no mês passado, as exportações somaram US$ 15,8 bilhões e as importações, US$ 12 bilhões. Na comparação com as médias diárias de setembro do ano passado, os embarques retraíram 2,2%, enquanto as compras externas registraram queda de 9,2%. 

Esse resultado é explicado pelo crescimento em valor das exportações de produtos semimanufaturados (19,8%), enquanto as vendas de básicos e manufaturados recuaram em 8,6% e 3,1%. 

O resultado das importações, por sua vez, foi decorrente da queda em valor das compras de bens de capital (-28,3%), combustíveis e lubrificantes (-23,7%) e bens de consumo (-10,1%). 

Considerando a variação entre agosto e setembro, com os ajustes sazonais, notamos crescimento das importações, de 2,7%, superior ao avanço de 1,4% das exportações – implicando um saldo de US$ 37 bilhões, levando em conta o resultado de setembro anualizado e dessazonalizado. 

Dessa forma, a balança comercial segue registrando resultados robustos, acumulando superávit de US$ 36,2 bilhões no ano. Entendemos que essa tendência deve ser mantida nos próximos meses, levando o saldo positivo encerrar positivo em US$ 47 bilhões em 2016.

Arrecadação do ICMS gaúcho foi um fiasco em agosto

Foi um fiasco a arrecadação gaúcha do ICMS do mês de agosto. Os dados foram levantados há pouco pelo editor.

A arrecadação foi nominalmente 4,7% maior que a do mês anterior, mas em relação ao mesmo mês do ano anterior foi altamente negativa. Deve ser descontado que o mês de setembro do ano passado foi um ponto fora da curva, porque foi o mês de maior arrecadação em 2015.   

O crescimento nominal acumulado do ano, no entanto, está em 11,7% e real de 2,2% pelo iPCA, que é o índice de inflação oficial do País.

Na crise das dimensões atuais no País,  haver crescimento real da arrecadação pode ser considerado um vitória, o que se deve em grande parte ao aumento da alíquota do ICMS no RS.

Polícia Federal desfecha operação sobre o PT da Bahia. Governador Rui Costa, PT, é um dos alvos.

A Polícia Federal entrou esta manhã na sede do PT da Bahia. A operação está atrás do ex-ministro Mário Negromonte, PP, cujo apartamento foi vasculhado há pouco, mas também mira o ex-ministro de Dilma, Jaques Wagner, identificado pela OAS como "Compositor'. Outro alvo já anunciado é o governador Rui Costa, PT, objeto de três delações obtidas na Operação Acrônimo, que pegou o governador petista de Minas, Fernando Pimentel.

A Operação Hidra de Lerna, que ocorre na Bahia, Rio e Distrito Federal, investiga o esquema da OAS com os petistas baianos. Leo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira, negociou com Jaques Wagner o financiamento da campanha de Nelson Pellegrino. Os 16 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, do STJ. A Operação Hidra de Lerna, que investiga um grupo criminoso responsável por suposto financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia. Os investigados também são acusados de envolvimento em fraude em licitações e contratos no Ministério das Cidades.

Costa é o segundo governador do PT a aparecer como alvo de uma das operações da Polícia Federal. O outro é o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel.

Sobre o ex-ministro de Dilma, Jaques Wagner, a PF pegou este grampo, entre outros:

"Léo Pinheiro: O Compositor (Jaques Wagner) me ligou ontem, disse-­lhe que estava fora e que MR iria procurá-lo x MK (Mário Kertész, candidato do PMDB à prefeitura de Salvador em 2012) (saldo). Se resolveríamos parte como nosso apoio ao Andarilho (Nelson Pellegrino, candidato petista à prefeitura de Salvador em 2012) ou qual seria a solução?

Léo Pinheiro: O valor é muito alto. 3.600 Street Brown.

CLIQUE AQUI para ler mais notícias no site do jornal A Tarde, Salvador.


Rolim e mais seis resolvem sair da Rede

Ao lado, Marcos Rolim.

CLIQUE AQUI para ler, também, "Perdemos todos, vamos renovar", artigo de Tarso Genro no site Sul21 de hoje.

O ex-deputado gaúcho Marcos Rolim e mais seis lideranças que foram fundadoras da Rede, o Partido de Marina Silva, decidiram pedir desligamento.

O anúncio está em longa carta que o grupo publicou hoje.

No fecho do documento, dizem os inconformados ex-seguidores de Marina Silva:

Acreditamos que a tarefa, hoje, dos que percebem a necessidade de resistir à tsunami ultra-conservadora e à temporada caça-direitos é contribuir para a articulação, na sociedade, de uma ampla frente democrática e progressista, da qual, tragicamente, a REDE está se auto excluindo.
Por conta dessa avaliação, consideramos que nossa presença na REDE não faz mais sentido. Permanecer, especialmente em um quadro onde o debate interno substantivo é uma ficção, seria apenas legitimar um processo que, rapidamente, repete a doença senil dos partidos.

Assinam a carta:  Luiz Eduardo Soares, Miriam Krenzinger, Marcos Rolim, Liszt Vieira, Tite Borges
Carla Rodrigues Duarte e Sonia Bernardes.

Quase todos tinham saído do PT por razões parecidas. 

Aécio Neves quer prévia dentro do PSDB

O senador Aécio Neves quer que o PSDB faça prévias para decidir quem será o candidato do Partido em 2018.

Aécio chegou a ser o candidato natural novamente, mas o crescimento de Alckmin depois da eleição de João Dória em São Paulo, mas a melhora da musculatura política de José Serra ao ir para o ministério das Relações Exteriores, levou o tucano a buscar uma solução que não divida o PSDB.

Governo Sartori vai insistir na cobrança de ICMS sobre softwares

O governo estadual gaúcho vai recorrer da decisão da juíza Maria Elisa Schilling Cunha, 6a. vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, que decidiu impedir a cobrança de ICMS sobre a produção e venda de softwares, jogos eletrônicos, aplicativos, arquivos eletrônicos e congêneres.

A cobrança começaria ontem em todo o RS.

A decisão da juíza foi liminar, atendendo ação interposta pelo Sindicato das Empresas de Informática, que contratou os advogados Claudio Lamachia, Leonardo Lamachia e Rodrigo Dorneles.

Porto Alegre é a quarta capital com melhor nível de bem-estar social

Parcão num domingo à tarde, Porto Alegre.


Apesar do tom crítico com o qual os próprios gaúchos tratam sua capital, o fato é que Porto Alegre continua situada no quarto lugar entre as 27 capitais que disputam a primeira posição no ranking do bem-estar urbano do Brasil.

A nota da capital gaúcha é 0,849.

Quanto mais próximo de 1,0, melhor.

A avaliação é do Observatório das Metrópoles.

A nota de Porto Alegre é muito próxima das campeãs: Vitória (0,8742), Curitiba (0,8740) e Belo Horizonte (0,819).

Cidades do interior conseguem pontuação melhor. As cinco do topo da lista ficam em São Paulo. Buritizal, a primeira, tem nota 0,951.

Editorial, Estadão - A decadência que Dilma legou

CLIQUE AQUI para ler, também, "Cinco razões para darmos adeus a Dilma", Bolívar Lamounier.

Os relatórios dos últimos cinco anos sobre a competitividade global preparados pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) mostram de maneira evidente a rápida decadência do Brasil no cenário internacional. São, por isso, um retrato em números da desgraça que, de maneira sistemática e eficaz, a gestão Dilma Rousseff impôs à economia brasileira com suas irresponsáveis políticas fiscais e supostamente desenvolvimentistas. Embora tradicionalmente pouco competitivo em razão de problemas estruturais há muito conhecidos, o Brasil vinha recuperando posições na classificação mundial até o primeiro ano do governo Dilma. Desde então, porém, vem despencando. Perdeu 33 posições entre 2012 e 2016, ano em que ficou em 81.º lugar entre 138 países. É o pior desempenho do País desde 2007, quando a pesquisa foi iniciada.

Ao desastre que a gestão dilmista foi para a economia brasileira e para as finanças públicas somou-se, nos últimos anos, a revelação do imenso esquema de pilhagem de recursos que o governo do PT instalou na Petrobrás e em outras empresas controladas pelo Estado, para financiar o projeto do partido de manter-se indefinidamente no poder. O bilionário desvio de dinheiro beneficiou o principal partido do governo e seus aliados, além de dirigentes partidários, funcionários públicos e empresas que prestaram serviços ao governo federal.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Maurício Dziedricki, PTB, decidirá esta semana com quem ficará em Porto Alegre

O deputado Maurício Dziedricki, que fez 13,68% dos votos, mais do que Luciana Genro e em virtual empate técnico com Raul Pont, PT, decidirá nesta sexta-feira quem irá apoiar no segundo turno das eleições de Porto Alegre.

A coligação de Dziedricki é formada pelo PTB,seu Partido, mais PR, SD, PSC e PRP. Os Partidos conversarão com os dois candidatos nestas quarta e quinta-feiras.

A tendência do bloco é ficar com Sebastião Melo, PTB.

Petrobrás inicia venda de do controle da BR Distribuidora

A Petrobras informou ontem a noite ao editor que deu início formal do processo de venda da participação na empresa BR Distribuidora. Em nota enviada a esta página, a companhia detalhou o processo. A venda de ativos da Petrobras visa a fortalecer o caixa da empresa, que sofreu prejuízo de R$ 34,8 bilhões em 2015, principalmente com a queda do petróleo no mercado internacional. Mas também por problemas envolvendo corrupção interna e má administração.

A estatal explicou que a decisão faz parte da estratégia definida pelo Conselho de Administração em julho deste ano de compartilhamento de controle, em uma estrutura societária que visa assegurar a maioria do capital total da BR, mantendo 49% do capital votante. 

Greve dos bancários completa 30 dias nesta terça-feira

A greve dos bancários ingressa hoje no seu 30o dia.

Novo dia de sol, céu azul e temperatura amena no RS

 Porto Alegre, 7h, 16 graus

O tempo em Porto Alegre apresenta-se parecido com o de ontem em Porto Alegre: sol, poucas nuvens e temperatura amena. No RS, o cenário é o mesmo. 


A temperatura segue amena e agradável em todo o Estado. A terça começou com tempo firme, entretanto, um centro de baixa pressão traz chuva para maioria das cidades gaúchas. Em Porto Alegre, não há risco de chuva. As marcas na capital ficam entre 14°C e 23°C.

Prefeito Jairo Jorge, PT, é investigado pela PF no caso de dinheiro ilícito para campanha de Beth Colombo

Numa campanha na qual o prefeito Jairo Jorge supunha que sua candidata venceria com folga no primeiro turno, os escândalos de última hora produziram outro resultado. Beth Colombo e Luiz Carlos Busato disputarão o segundo turno.

A Polícia Federal que investiga o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), pelo envolvimento no uso de caixa 2 na campanha de sua vice, Beth Colombo (PRB), que ele e seu Partido apoiam.

O petista é suspeito de envolvimento em um esquema de arrebanhamento de recursos ilícitos de empresários.

Na última semana do primeiro turno, a Polícia Federal acatou ordens da Justiça Eleitoral e desfechou duas operações seguidas na campanha de Beth Colombo, uma para buscar dinheiro sujo e outra para apreender propaganda irregular contra o adversário. Os agentes federais fizeram buscas e apreensões no comitê central de campanha e na casa do tesoureiro da campanha, Guilherme Ortiz, que foi conduzido coercitivamente para depor. Foram apreendidos celulares, computadores e R$ 500 mil. O tesoureiro e a candidata não souberam explicar a origem do dinheiro. Beth Colombo prometeu fazer isto e não conseguiu. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/