Simone Leite assumirá Federasul nesta segunda à noite

Simone Leite assumirá nesta segunda, 19h, a presidência da Federasul. Será a primeira mulher a assumir o cargo.

PMDB topa manter aliança, mas quer PDT na vice de Feldmann.

O PMDB de Caxias do Sul só topará manter a coligação com o PDT, caso o PDT aceite indicar o vice da chapa liderada por Antonio Feldmann, atual vice-prefeito, ou Mauro Pereira, que corre por fora. Mauro é deputado Federal.

Troca de guarda no Banco Central com Ilan Goldfajn

Quem é e o que pensa Ilan Goldfajn, o mais cotado para assumir o posto de guardião do real

Esta reportagem de Flavia Galembeck, Istoé Dinheiro, mostra que o novo ministro da Fazenda Henrique Meirelles prometeu para esta segunda-feira 16 o anúncio do sucessor de Alexandre Tombini no Banco Central. Meirelles discutiu neste domingo o assunto, ao visitar Temer emSP. O nome mais provável para assumir o posto de guardião da moeda brasileira é o economista-chefe do Itaú Unibanco, Ilan Goldfajn, que concorria com Mário Mesquita ao posto. Se nomeado, Goldfajn deve reproduzir no BC a mesma estratégia que o tornou célebre entre seus pares no Itaú Unibanco. 

Leia tudo:

Ao ser encarregado, em 2010, no governo Lula da espinhosa tarefa de unificar as tesourarias de três bancos (Itaú, Unibanco e BBA), ele teve de transformar em um coro afinado os discursos, por vezes dissonantes, de 12 economistas que trabalhavam nas três casas, muitos deles com carreiras vistosas - e egos inflados.


Seu plano passou pela reprodução, em parte, de uma estrutura de pesquisa baseada em modelos matemáticos robustos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

PT de Canoas rifará Colombo e apoiará Nelsinho Metalúrgico

Caso o prefeito Jairo Jorge tenha mesmo que cumprir a decisão gaúcha do PT do RS, que não quer saber de aliança com Partidos "golpistas", entre eles o PRB, sua vice Beth Colombo não poderá contar com ele.

Neste caso, o PT irá de Nelsinho Metalúrgico.

A decisão do PT gaúcho beneficia a candidatura do deputado Luiz Carlos Busatto, PTB.

TV Brasil precisa ser varrida do mapa. Ela já custou R$ 6 bilhões aos cofres públicos

O governo Michel Temer já descobriu que a estatal federal TV Brasil, criada pelo PT, custa R$ 6 bilhões aos contribuintes desde que foi fundada no governo Lula em 2007.

E avisou que vai reformar.

Melhor seria varrer do mapa.

Entenda como Dilma usará dinheiro público para usar serviços, equipamentos e equipe para dar combate ao governo Temer

Esta bruxa aí ao lado, Sandra Brandão, operará o Google do Alvorada.


Nesta reportagem de Gustavo Uribe e Marina Dias, a Folha de S. Paulo apresenta em detalhes os serviços, os equipamentos e o pessoal que Dilma montou no Palácio Alvorada, tudo pago com dinheiro público, para dar combate ao governo Temer.

Com dados e informações armazenados em quase 14 anos de gestão petista, a presidente afastada Dilma Rousseff estruturou no Palácio do Alvorada uma espécie de “centro de inteligência” da estratégia dos partidos e movimentos de esquerda de contraofensiva à gestão interina de Michel Temer. O peemedebista assumiu o Planalto na quinta-feira (12), após a abertura do processo de impeachment contra a Dilma no Senado.

No chamado “bunker de resistência”, a presidente afastada montou um arquivo detalhado com números e estatísticas de iniciativas e programas das gestões petistas, concentrado na evolução ano a ano e no número de beneficiários das principais vitrines eleitorais da gestão da presidente, como os programas Minha Casa, Minha Vida, Pronatec e Bolsa Família.

A ideia é utilizá-lo na formulação de um discurso unificado para atacar o governo interino sobre eventuais retrocessos em relação às administrações de Dilma e Lula e para rebater eventuais críticas feitas pela gestão Temer em relação ao legado do PT no país.

NA OPOSIÇÃO
Segundo um aliado de Dilma, a intenção é que as informações abasteçam tanto dirigentes de partidos ou movimentos críticos ao impeachment como as bancadas oposicionistas a Temer no Congresso, como a do PT e a do PC do B.

O arquivo tem sido administrado pela assessora presidencial Sandra Brandão, que foi cedida para a presidente durante o período de afastamento temporário. Apelidada de “Google do Planalto”, ela era responsável por fornecer rapidamente dados governamentais para Dilma durante os debates televisivos na campanha de 2014.

Na estratégia de oposição ao governo interino, Dilma também montou uma equipe para cuidar do compartilhamento de conteúdo nas redes sociais e reforçará a divulgação do portal Informa Brasil. 
Criado no ano passado pelo governo federal, mas que até o momento não havia sido divulgado, o site reúne informações sobre as iniciativas da gestão petista na Presidência.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

PDT acha que perdeu Caxias, mas quer conservar a hegemonia em Porto Alegre

Com a desistência do prefeito Barbosa Velho em Caxias do Sul, o PDT do RS acha que só terá chances reais de conservar nas mãos uma prefeitura de peso no caso de Porto Alegre.

Neste caso, Vieira da Cunha seria o candidato ideal.

A opção por candidato próprio, seria uma inédita facada nas costas do vice de José Fortunati, Sebastião Melo, PDT.

O prefeito já avisou que apoiará todos os candidatos da base aliada.

Ana Amélia ou Simone Tebet ? Uma das duas será líder do governo no Senado.

A senadora Ana Amélia até poderá ser líder do governo no Senado, mas ela só aceitaria a missão em caso de pedido muito dramático feito pelo próprio Michel Temer, porque quer prosseguir nas posições que já mantém.

O mais provável é que a indicada seja a senadora Simone Tebet, filha do ex-senador Ramez Tebet, PMDB do Mato Grosso do Sul. Ela é advogada e professora de Direito Constitucional.

A escolha de uma mulher para a posição visa conter as queixas de que o novo governo deixou as mulheres de lado.

Vieira da Cunha não voltará mais ao governo Sartori

Quando voltar da Europa, para onde viajou com a mulher depois que entrou em férias na secretaria estadual da educação, o ex-deputado Vieira da Cunha confirmará sua saída do governo Sartori.

Ele já decidiu ser candidato a prefeito na sucessão de José Fortunati.

PDT pode arredondar processos de expulsão dos parlamentares que votaram pelo impeachment de Dilma Roussef

No dia 30, no Rio, o diretório nacional do PDT decidirá se expulsa ou não os seis deputados e os dois senadores que votaram pelo impeachment de Dilma Roussef.

No RS, estão em jogo o deputado Giovani Cherini e o senador Lasier Martins.

Ambos apresentaram consistentes defesas, todas elas baseadas no livre convencimento em questões de valor político do gênero, nas quais questões fechadas partidárias não são legalmente aceitas.

- Depois das decisões da Câmara e do Senado, o PDT amainou sua posição, o que não significa que o Partido buscará alinhamento com Temer, já que tem candidato de oposição a presidente, no caso o ex-governador Ciro Gomes. O compromisso maior dos deputados e senadores sub judice é com o candidato a presidente. 

Opinião do editor - O dia em que o governo Dilma e o PT perderam a batalha da judicialização no STF

A mídia e os políticos - a própria opinião pública - parecem não ter se dado conta do fato de que o irriquieto ex-ministro José Eduardo Cardozo e seus sequazes da organização criminosa lulopetista, não cumpriram a promessa de "lutar até o fim" na judicialização do processo de impeachment, sobretudo junto ao STF. Nem mesmo o resultado da votação do plenário do Senado foi questionada. Em Porto Alegre, Dilma Roussef curte as chuvas desta manhã de domingo, sem a perspectiva de apelar sequer à Corte Interamericana de Direitos Humanos, cuja sede fica na Costa Rica. Esta foi uma ameaça recorrente dos governos do PT, de Dilma e de Cardozo.
Nada feito.
O que aconteceu ?
O que ocorreu foi um monumental chega-pra-lá do STF, dia 11 de maio, o dia da votação do impeachment.
O primeiro "basta !", foi a declaração do ministro Gilmar Mendes, que mandou o ministro JEC "reclamar para quem quiser, para o Papa e até para o diabo".
Mais tarde, mais impertigado do que Mendes, o ministro Teori Zavascki falou do seguinte modo ao negar liminar ao mandado de segurança impetrado por JEC, que tentava melar a votação do Senado:
- Na visão do STF, o juiz constitucional desse processo é o Senado. Admitir-se a possibilidade de controle judicial do mérito da deliberação do Legislativo pelo Poder Judiciário significaria transformar em letra morta o art. 86 da Constituição Federal, que atribui, não ao Supremo, mas ao Senado Federal, autorizado pela Câmara dos Deputados, a competência para julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
Foi o fim da linha da judicialização recorrente, histérica, procrastrinatória - mas politicamente útil à narrativa petista do golpe. 

Século XXI, o século do Judiciário

Eis o que diz o presidente do STF, Ricardo Lewandowsky, que presidirá o julgamento de Dilma Roussef no Senado:

- O século 19 foi do legislativo, o século 20 do Executivo e o 21 do Judiciário.

E ?

Conheça as principais promessas de Michel Temer

Esta é a base parlamentar de Temer no Congresso: PMDB, 67 deputados e 19 senadores; PP, 47 deputados e seis senadores;PSDB, 51 deputados e 11 senadores; PSD, 34 deputados e quatro senadores: PR, 40 deputados e quatro senadores; DEM, 29 deputdos e quatro senadores;PPS, 9 deputados  e ums enador; PRB, 22 deputados e ums enador: SD, 14 deputados; PV, 7 deputados e um senador: PTB, 31 deputados e sete senadores.
Total - 369 deputados e 61 senadores.
A Oposição do PT, PCdoB e PSOL tem 45 deputados e 11 senadores.
REDE e PDT, divididos, mas linhas auxiliares do PT, como PCdoB e PSOL, possuem 24 deputados e quatro senadores.

Anote para cobrar estas promessas de Michel Temer

Economia - Privatizações, câmbio mais flexível, Camex turbinada para alavancar comércio exterior e  Apex no Itamaraty (condução de Serra), acordos comerciais Norte-Sul, fim das vinculações orçamentárias, mecanismo para conter gastos superiores às receitas, idade mínima revisada para aposentadoria, reajuste menor para aposentados, reforma trabalhista.

Administração pública - Transparência e combate à corrupção, redução do número de ministérios, mudança do pacto federativo, criação de comitê para medir a eficiência.

Políticas sociais - Combate à pobreza (Bolsa Família mantida), relançamento de programa de susídios para habitação popular, avaliação dos resultados do Pronatec, ampliação dos recursos para a saúde e medição de resultados, universalização do Programa Saúde da Família, nova política de remuneração para serviços do SUS, cartão de saúde com histórico.

Educação - Meritocracia para ganhar mais e prioridade para a qualidade do ensino.

Eis as novas provas que poderão mandar Lula para a cadeia

A revista Veja que já circula neste final de semana, teve acesso a documentos que embasam uma denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente. 

São mensagens eletrônicas, extratos bancários e telefônicos que mostram, segundo os investigadores, a participação de Lula numa ousada trama para subornar uma testemunha e, com isso, tentar impedir o depoimento dela, que iria envolver a ele, a presidente Dilma e outros petistas no escândalo de corrupção na Petrobras. 

Se comprovada a acusação, o ex-presidente terá cometido crime de obstrução da Justiça, que prevê uma pena de até oito anos de prisão. 

Além disso, Lula é acusado de integrar uma organização criminosa. 

Há dois meses, para proteger o ex-presidente de um pedido de prisão que estava nas mãos do juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato, a presidente Dilma nomeou Lula ministro de Estado, o que lhe garantiu foro privilegiado. Na semana passada, exonerado do governo, a proteção acabou.


Há várias investigações sobre o ex-­presidente. De tráfico de influência a lavagem de dinheiro. Em todas elas, apesar das sólidas evidências, os investigadores ainda estão em busca de provas. 

Como Al Capone, o mafioso que sucumbiu à Justiça por um deslize no imposto de renda, Lula pode ser apanhado por um crime menor. Após analisar quebras de sigilo bancário e telefônico e cruzar essas informações com dados de companhias aéreas, além de depoimentos de delatores da Lava-Jato, o procurador-geral Rodrigo Janot concluiu que Lula exerceu papel de mando numa quadrilha cujo objetivo principal era minar o avanço das investigações do petrolão. Diz o procurador-geral: "Ocupando papel central, determinando e dirigindo a atividade criminosa praticada por Delcídio do Amaral, André Santos Esteves, Edson de Siqueira Ribeiro, Diogo Ferreira Rodrigues, José Carlos Costa Marques Bumlai e Maurício de Barros Bumlai (...), Luiz Inácio Lula da Silva impediu e/ou embaraçou a investigação criminal que envolve organização criminosa".

Artigo, Cristian Klein, Valor - O olhar de Lula e o ministério Temer

Ao lado, imagens de Lula em ruínas no bota-fora de Dilma. 

Muitos Lulas foram apresentados aos brasileiros ao longo de quase quatro décadas: o sindicalista raivoso e de barba desgrenhada, o candidato "paz e amor" com sorriso de publicidade, mas nenhum como aquele que surgiu ontem. Dilma falava em resistência, mas era o olhar de Lula, atrás da presidente recém-apeada do poder, que chamava atenção no comício para militantes do PT, à frente do Planalto. Abatido, Lula afiava os fios do bigode, com os olhos quase sem brilho. Parecia não acreditar na cena, buscando, com pensamento distante, explicações ou saídas.

O tom de Dilma não foi de despedida, mas será difícil escapar depois de uma votação que, para admitir o processo de impeachment no Senado, terminou com o placar de 55 a 22. Precisa que no julgamento final o número contrário seja inferior a 54. Não é impossível.


O sucesso de Michel Temer dependerá da relação com o Congresso e, principalmente, o cuidado em atender ao Senado. No ministério, que ainda montava às pressas no fim da tarde - quando fez um pronunciamento quase sem a presença de mulheres, em contraste com a cerimônia de Dilma pela manhã - o presidente interino mostrou que conseguiu equilibrar bem as forças que articulou intensamente para ocupar a Presidência.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Henrique Meireles - A hora da verdade

- Esta é a última coluna do novo ministro da Fazenda.

Na primeira coluna que publiquei aqui, em 9 de setembro de 2012, defendi que o debate sobre a economia deveria ultrapassar os muros do governo e dos círculos especializados, uma vez que as decisões econômicas impactam direta e intensamente a vida de todos. Nada mais natural e necessário, portanto, que todos entendam as medidas que são tomadas, seus custos, seus benefícios e suas consequências.

Naquela época, já era possível vislumbrar sinais da crise que vivemos hoje. Mas, apesar de alguns esforços, o debate econômico seguiu em boa parte intramuros, o que certamente contribuiu para a evolução negativa da situação.

Se o debate fosse mais abrangente e eficiente, talvez a população pudesse ter sido mais incisiva na defesa do equilíbrio fiscal e da inflação controlada, fundamentos que os brasileiros aprenderam a valorizar, mas não conseguiram defender, interditados, entre outras coisas, pelo debate hermético ou diversionista.

Por mais presente que seja o passado, mais importante é falar do futuro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Venezuela recua nas críticas ao novo governo do Brasil

A chancelaria venezuelana avisou ontem ao embaixador brasileiro em Caracas, que o embaixador chamado para consultas por Maduro voltará a Brasília.

Houve recuo do governo bolivariano, que deixou claro que a viagem do seu embaixador já estava programada e não significou ato de hostilidade.

A reação de Maduro ocorreu depois que conheceu a dura nota de repúdio emitida pelo chanceler José Serra.

Eduardo Cunha diz, hoje, na Folha: "Dilma ofereceu-me ajuda. Disse que tinha 5 ministros do STF na mão"

Na primeira entrevista que concedeu desde que saiu da presidência da Câmara, o deputado Eduardo Cunha disse neste domingo que Dilma Roussef chamou-o no Palácio do Planalto em setembro de 2015 para dizer-lhe que poderia ajudá-lo a se livrar da Justiça.

"Ela me disse que tinha cinco ministros do STF nas mãos", disse Cunha aos repórteres Natuza Nery e Paulo Gama, da Folha.

Eduardo Cunha, que já estava rompido com o governo, foi confrontado com este pedido de contrapartida: "Apóie o governo"..

Ele achou que foi tudo bravata.

O ex-ministro José Eduardo Cardozo disse que as declarações do deputado são mentirosas.

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem completa da Folha.

Governo Temer vai manter cubanos no Mais Médicos. Programa só mudará no ano que vem.

A participação de estrangeiros no Mais Médicos será reduzida depois das eleições municipais, segundo informou o novo ministro da Saúde, Ricardo Barros. A ideia do Ministério da Saúde é renegociar o contrato feito com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para o recrutamento dos profissionais. Hoje, 73% dos que atuam são estrangeiros. A maioria é de cubanos.

A mudança não será de uma só vez. 

A ideia de anular o contrato, recentemente prorrogado pela presidente afastada, Dilma Rousseff, foi descartada. O ministro preferiu adotar uma regra de transição. Com isso, agrada ao mesmo tempo associações médicas, críticas do projeto, e prefeitos --favoráveis.

A lei que criou o Mais Médicos previu um prazo de três anos para que estrangeiros trabalhassem no programa sem validação do diploma. Há duas semanas, no último ato da presidente Dilma Rousseff na área de saúde, o prazo foi prorrogado. Com isso, 7 mil profissionais, que teriam de voltar agora para seus países de origem, podem permanecer no Brasil.

MST concentra manifestantes em São Gabriel para invadir terras no RS

O MST resolveu recrudescer e anunciou que reiniciará a invasão de terras no RS. O anúncio saiu neste sábado, quando sem-terras ocuparam uma ára localizada na Comunidade Batoví – a pouco mais de um quilômetro da ERS 630, São Gabriel, com autorização do proprietário.

Outras famílias devem chegar ao local até o final deste domingo. De acordo com o dirigente estadual do MST, Jair Amaral, o acampamento será permanente e ajudará a preparar os grupos para futuras lutas pela terra no Rio Grande do Sul. Atualmente, há cerca de 2,5 mil famílias acampadas no estado, num total de 11 acampamentos.

Três manifestantes promoveram ato de apoio a Dilma em Porto Alegre

A charge ao lado replica foto histórica de Jânio Quadros, na qual o presidente demonstrou que não sabia para onde ir.


A Frente Brasil Popular, organização que reúne boa parte da esquerda lulopetista de Porto Alegre, quer sair às ruas para apoiar Dilma Roussef, que está na cidade.

Não há local e hora agendados.

Ontem, a manifestação ocorreu diante da casa de Dilma Roussef no bairro Tristeza. O jornal Correio do Povo de domingo abriu 1/4 de página para informar que três pessoas foram arrebanhadas para o ato de apoio.

Os manifestantes lulopetistas não conseguem mobilizar a população.

Domingo será de temperatura baixa, sol e chuva em Porto Alegre

A manhã deste domingo abriu nublada, temperatura de 16 graus e até chuva em Porto Alegre, cenário parecido com aquele que marca o RS. Em Porto Alegre, o domingo com sol e chuva terá marcas entre 13°C e 19°C.

No decorrer do dia, a chuva avança pelo Estado e atingirá todas as regiões, com possibilidade de trovoadas em algumas. Há o risco de chuva localmente forte.

Com o predomínio da nebulosidade e a chegada da chuva, a temperatura irá variar pouco ao longo do domingo e se manterá. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/