PT desautoriza governo Dilma no caso do pré-sal

O PT desautorizou hoje o governo Dilma e mandou seus deputados votarem contra o projeto do senador José Serra, aprovado ontem a noite pelo Senado, cujo ponto central é o fim da exigência da participação da Petrobrás em qualquer novo campo de exploração do pré-sal.

O projeto foi votado com apoio do governo.

A posição do Partido saiu esta tarde.

A nota sobre o caso foi assinada pelo presidente do PT, Rui Falcão.

Senador do PT do Rio, Lindbergh Farias, diz que Dilma é traidora. PT irrita-se com Dilma por causa do pré-sal.

Em meio a uma saraiva de críticas de parlamentares governistas contra a aprovação do projeto do senador José Serra (PSDB), que abre o pré-sal para empresas estrangeiras, e o governo Dilma, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) saiu em defesa da presidente:

-  Não temos de criticar Dilma, apontar o dedo, chamá-la de traidora. Não, não é. É presidenta num contexto político duro, de disputa intensa, frágil politicamente, que governa com uma composição de forças políticas que tem grandes contradições entre si.

As informações são do site www.brasil247.com.br, de quem também é a montagem de fotos ao lado.

Nas redes sociais, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que Dilma traiu os senadores petistas com "a mudança de orientação do governo.

Um dia depois da prisão de João Santana, é desfechada operação contra a Gerdau ?

Saiba quem é o juiz federal que cuida da Operação Zelotes

Causou estranheza, novembro do ano passado, quando o juiz titular da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, pediu para retornar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) antes de vencido seu prazo ali para reassumir seu posto e dele afastar a juíza substituta que estava se conduzindo muito bem no apoio à Operação Zelotes da Polícia Federal e Ministério Público.

O juiz que autorizou as buscas e apreensões e mais os mandados de condução coercitiva é Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília. Ele agendou nesta quinta-feira o depoimento dos principais lobistas investigados na Operação Zelotes. Eles são acusados de organizar uma quadrilha que subornava agentes públicos no Executivo e no Legislativo para conceder incentivos fiscais a montadoras de automóveis, por meio de medidas provisórias, e beneficiar outras empresas com a redução de multas tributárias no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Uma delas, asiderúrgica Gerdau, foi alvo da sexta fase da Operação Zelotes, deflagrada nesta manhã.

Pelo menos 200 empresas são investigadas, entre elas as gaúchas RBS, Marcopolo e Mundial. 

 A Gerdau foi envolvida no esquema. Acusada de tentar sonegar 1,5 bilhão de reais, a companhia negou irregularidades.

No dia 9 de março, será a vez de Eduardo Gonçalves Valadão e Mauro Marcondes Machado, o ex-representante da indústria automobilística que dizia ter proximidade com o ex-presidente Lula e pagou 2,5 milhões de reais por contratos de consultoria com a empresa de marketing esportivo de um filho do petista, Luís Cláudio Lula da Silva. Até agora, apenas a mulher de Marcondes, Cristina Mautoni, havia prestado depoimento na ação penal. Ela confirmou os pagamentos a Luís Cláudio. O réu Halysson Carvalho Silva também depôs, mas o processo contra ele corre em separado.

Publicidade - Com este alto calor de Porto Alegre, decida-se esta noite pelo Bier Markt

Reserve confraternização de hoje e deste final de semana com seus amores, colegas, funcionários e amigos. Vá conhecer, hoje.  Primeiros lugares de Veja em várias edições, com melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Segurança completa, bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha. 

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

ADRs da Gerdau S/A já despencaram 4% em Nova Iorque. Notícias de Porto Alegre impactam mercados através do mundo.

Londres, via WhatsApp

Existe bastante receio aqui em Londres sobre o verdadeiro estado de saúde financeira do grupo Gerdau, cujos problemas aí no Brasil impactaram muito aqui.
Neste momento, as ADRs da Gerdau estão caindo 4% em Nova Iorque. Nos telões da Bolsa, as notícias sobre a nova fase da Operação Zelotes são frequentes.
Os papéis Gerdau S/A  ADR(American Depositary Receipt) registram queda de 7,27%.
A Agência Reuters, aqui no Reino Unido, já está entregando amplo relatório sobre a operação policial de hoje em cima da Gerdau, sob o título:
Police Raid Brazil Steelmaker Gerdau, issue CEO arrest warrant (Polícia invade siderúrgica brasileira com mandado de prisão para o CEO depor).

E se Tarso aceitar o convite e comparecer à reunião de Sartori no Piratini ?

O que mais espantou no convite feito pelo governador José Ivo Sartori ao ex-governador Tarso Genro, não foi a decisão de vê-lo na reunião de amanha de manhã no Piratini, quando serão feitos esclarecimentos sobre o Mandado de Segurança do caso da dívida com a União (leia mais abaixo), mas é o fato de que o líder petista possa de fato comparecer ao Salão Negrinho do Pastoreio.

O petista ficaria quieto ou responderia tudo de pronto ?

É tudo muito estranho.

O governo Tarso Genro quebrou o Estado e se não tivesse feito isto de modo deliberado, metódico, implacável, os servidores não estariam recebendo seus salários com os atuais atrasos. 

E nem seria necessária a reunião de amanhã. 

No artigo a seguir, o economista Darcy F.C. dos Santos explica com números irrefutáveis o que foi a herança maldita que Tarso Genro deixou para Sartori.

Leia:

A margem para investimentos é o resultado da diferença entre a receita corrente líquida e as despesas totais, exceto os investimentos. É o que resta para investir depois de deduzidas todas as demais despesas, inclusive o serviço da dívida.

Em minha opinião, a margem para investimentos é o melhor dos indicadores, pela distorção que pode ocorrer nos outros. Por exemplo, o resultado orçamentário pode estar mascarado pelas operações de crédito, como ocorreu em 2014,  ou pelas receitas de alienação de bens e direitos, como ocorreu em 2007, como “IPO”  do Banrisul.

O resultado primário, além de não conter as operações da dívida, ele pode estar mascarado pelos investimentos, que é uma variável de ajuste dos governos.

Pela margem para investimentos,  constata-se que o Estado vinha se ajustando, ao ponto de em quatro anos ela ser positiva, embora o último o ano de 2011 ela fosse de apenas 1%. Em 2010 ela foi de 8,8%.

A partir de 2011 a margem para investimentos  apresentou sensível queda, atingindo -, 6,7 em 2014 e -13,1% em 2015. No ano de 2014 ela seria bem menor, caso não tivesse sido lançado no ativo financeiro, em vez de na despesa, R$ 1,3 bilhão, a maioria decorrente de decisões judiciais.

Em 2015, embora o governo atual tenha feito grande ajuste fiscal, não conseguiu evitar que a despesa com pessoal crescesse R$ 2,4 bilhões, quando a receita corrente cresceu nominalmente 4,2% ou decresceu 4,4% em termos reais. A receita total decresceu 0,4 nominalmente ou -,8,6 em termos reais. O crescimento da despesa com pessoal deve-se ao crescimento vegetativo da folha e, principalmente, aos reajustes concedidos no governo anterior que vão até 2018.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Justiça ordena bloqueio de valores para honrar 13o dos policiais do RS.

O Sinpol-RS, Sindicato da Polícia Civil, informou há pouco ao editor que diante do descumprimento por parte do Estado do RS da liminar deferida nos autos da ação coletiva para pagamento do 13º salário, foi procedido, nesta quarta-feira o bloqueio judicial dos valores relativos ao 13º salário do ano de 2015, tudo referente aos servidores/pensionistas que encaminharam ao sindicato a documentação solicitada.

A Juíza da 3ª Vara da Fazenda Pública, porém, postergou a liberação de tais valores para o momento posterior a apresentação de defesa escrita pelo Estado do Rio Grande do Sul, na ação coletiva, bem como ao julgamento do recurso que ainda se encontra pendente perante o Tribunal de Justiça do Estado. 

Lasier aprova na CCJ projeto que retira de Dilma o poder de nomear ministros do STF.

O governo Dilma cochilou e por isso foi aprovado agora pela manhã, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, e avança para deliberação inclusive do plenário, a proposta do senador Lasier Martins (PDT-RS), que altera a fórmula de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O projeto de Lasier Martins é considerado importante porque retira da Presidência da República a prerrogativa de indicar de maneira “absolutista” os ministros.

“A Presidência da República escolhe quem quer e quando quer. Às vezes, pesquisando quem tenha afinidade ideológica ou partidária, o que significa aparelhamento do STF", afirmou o senador gaúcho. 

O governo vacilou, ia propor audiências públicas, mas ninguém apareceu.

Um dos pontos fundamentais da proposta aprovada é que, entrado em vigor, ficará inviabilizado o "aparelhamento" da suprema corte por interesses políticos do governante. A PEC do senador estabelece a criação de um colegiado com sete integrantes, com membros dos órgãos superiores do Judiciário, além do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O projeto também propõe mandatos fixos, de 10 anos. Ao final dos mandatos, os ministros ficarão cinco anos inelegíveis, de acordo com a PEC. 

Mulher de Fortunati insiste com criação de bancada na Assembléia do RS.

A deputada Regina Becker, mulher do prefeito José Fortunati, que saiu do PDT, pelo qual se elegeu, e foi para a Rede, recrudesceu na Assembléia e quer criar sua própria bancada, o que lhe garantiria mais CCs de livre nomeação.

Ao tentar obter a vantagem no ano passado, teve o passo trancado pelo deputado Edson Brum.

A atual presidente, Silvana Covatti, parece mais disposta a ceder.

A pretensão de Regina Becker esbarra em proibição do regimento interno, que só admite nova bancada quando o deputado é eleito por ela ou quando consegue formá-la com pelo menos mais dois deputados. Regina até tentou formar a troika, mas não conseguiu.

Vereador Mário Manfro, Rede, vai migrar para o PTB

O vereador de Porto Alegre, Mário Manfro, ex-PSDB, resolveu sair da Rede e ir para o PTB.

Custo da construção sobe em fevereiro.

O Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M) apresentou alta de 0,52% em fevereiro, variação superior à registrada em janeiro (0,32%). 

O avanço foi puxado principalmente pela mão de obra, que passou de 0,15% para 0,51%. O conjunto dos materiais, equipamentos e serviços teve elevação de 0,53% ante 0,52%.


O levantamento, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra que no primeiro bimestre deste ano o INCC-M acumula alta de 0,85% e nos últimos 12 meses, de 6,84%.

Bolsa recua com Vale, Gerdau, Ambev e Oi; dólar cai e juros sobem.

O Ibovespa opera volátil nesta quinta-feira: abriu em queda, passou a subir e voltou a recuar. As ações da Petrobras estavam em alta, apesar da queda das cotações do petróleo no mercado internacional. No entanto, o forte recuo das ações de Vale, Ambev, Gerdau e Oi puxavam o índice para baixo.

O dólar operava em queda, seguindo o movimento no exterior, enquanto os juros futuros subiam.

Há pouco, o principal índice da Bolsa paulista caía 0,64%, aos 41.814,28 pontos. As ações da Petrobras, que chegaram a subir mais de 3% pela manhã, ganhavam agora 1,43%, a R$ 4,94 (preferenciais) e 0,56%, a R$ 7,07 (ordinárias).

Presidente do PT do Rio antagoniza: "Não queremos Dilma na nossa festa"

O presidente do PT do Rio de Janeiro, Washington Quaquá, afirmou nesta quinta-feira que não faz questão da presença da presidente Dilma na festa de 36 anos do partido, que serão comemorados neste sábado, 27, com show do sambista Diogo Nogueira e da bateria da Portela, na zona portuária do Rio.

Mais cedo, rumores apontavam que Dilma queria cancelar sua participação na festa.

Ministros do PT, porém, ainda estariam tentando convencê-la a mudar de ideia. A decisão de Dilma teria ocorrido após ela ser informada de que a ofensiva do PT contra o ajuste fiscal será ampliada neste fim de semana.

A versão oficial é de que Dilma estará no Chile para um encontro com a presidente Michelle Bachelet e, com a agenda apertada.

Opinião do editor - Os shortinhos públicos.

Na volta às aulas, o jornal Zero Hora preparou um caderno especial online sobre os estudantes que começam novo ano letivo. A foto ao lado é de Felix Zucco. O que chamou a atenção do fotógrafo e do seu editor, foram os shortinhos cavados das meninas - e das suas mochilas.

Mais dos seus shortinhos cavados.

A fotografia do jornal apanhou todas as gurias pelas costas, que é a posição mais preferida dos guris, mas também é a que evita identificações e punições ao fotógrafo.

As meninas dos colégios públicos não enfrentam os mesmos problemas enfrentados pelas colegas do Colégio Anchieta, que do alto dos seus 12, 13, 14 ou 15 anos, acham que é mais importante batalhar por alguns centímetros a menos sob os glúteos do que pela melhoria da qualidade do ensino ou da solução para as crises política, moral e econômica do Brasil.

No livro Desvendando os Sinais da Linguagem Corporal, fica claro que entre os sinais de oferta sexual que as meninas passam para os meninos, está justamente a exposição das coxas e dos glúteos.

O livro informa que a ciência já provou que as mulheres têm dez mil receptores de sensações espalhados pelo corpo. Os homens possuem apenas cerca de três mil receptores. Isto explica por que elas adoram ser tocadas e é o motivo para que a proximidade física seja tão importante para as mulheres.

Nem sempre a necessidade de proximidade física da mulher significa que ela quer fazer sexo, mas quase sempre é isto que acontece.

Abrir os radares em meninas de 12, 13, 14 ou 15 anos, é expor as filhas e alunas ao mesmo mundo do qual mulheres mais maduras fazem isto para ganhar dinheiro.

CLIQUE AQUI para saber como comprar o livro Desvendando os sinais da linguagem corporal.

Senado tira exclusividade da Petrobrás no pré-sal

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que acaba com a participação obrigatória da Petrobras na exploração dos campos do pré-sal. O texto, que agora será votado na Câmara, estabelece que a estatal terá a prerrogativa de escolher se quer ser operadora do campo ou se prefere se abster da exploração mínima de 30% a que a lei a obriga atualmente.

“Hoje, a lei obriga a Petrobras a participar de algo que ela não quer e isso puxa o processo para baixo”, explicou o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que foi escolhido relator ad hoc (substituto) do projeto porque o relator titular, senador Ricardo Ferraço (Sem Partido – ES), está em viagem oficial.

O parecer aprovado é um substitutivo ao projeto original do senador José Serra (PSDB-SP) que propunha o fim da participação obrigatória da Petrobras na exploração do pré-sal, mas não dava a ela a prioridade sobre os campos. Pelo substitutivo, caberá ao Conselho Nacional de Política Energética oferecer à Petrobras a exploração mínima de 30% em cada campo e a empresa se manifestará se 
aceita ou não a responsabilidade.

O texto provocou longo debate, que se iniciou na sessão de terça e foi retomado nesta quarta no início da tarde.

CLIQUE AQUI para entender mais. 

Artigo, Joice Hasselmann - Entenda como muda a revista Veja depois da degola de Eurípides Alcântara

Pessoal, eu avisei! A @VEJA não é mais a mesma há muito tempo e jamais será. Meu pescoço foi só o começo. André Petry, que assume o comando, é gentil, de sorriso fácil, querido, que leva marmita para o trabalho, que cantarolava comigo algumas vezes, um grande homem, se desconsiderarmos a influência política vermelha. Quantas vezes Petry brincou comigo dizendo que não gravaria um programa porque pensava muito diferente de mim. Brincávamos com isso, mas ele sempre pensou diferente. É um homem genial, texto ótimo, mas com convicções políticas que hoje são um desserviço ao país. 

Muda algo? Agora não mais. Os planos já estão feitos. Vão disfarçar. Fazer programas babacas, capas agressivas, mas serão exceções. 

A linha mais doce ao governo será maioria. Tudo embaixo do pano. 

Alguns colunistas continuarão tendo espaço para "equilibrar" o jogo e não acabar com os anunciantes. 

Eurípedes Alcântara foi degolado aos poucos. Perdeu força de mando. Eu vi isso. Ele me disse algumas vezes: "sou um sobrevivente", mas não foi o suficiente. Eurípedes manteve o legado do Guzzo que fez a VEJA o que ela foi e já não é mais há algum tempo.

Quando armaram o golpe contra mim, ele disse que sequer foi comunicado. Liguei. Ao telefone ficou chocado. Disse que "foi uma armação orquestrada pela turma do mal da VEJA que nunca aceitou o sucesso do projeto" que criei. Bem, foi ele quem me contratou. Ainda contarei todos os detalhes num livro que será de arrepiar, acreditem! Contarei inclusive detalhes do jantar com a cúpula de VEJA pós rompimento do meu contrato que aconteceu no restaurante mais sofisticado de São Paulo...e vejam só, cheguei bem na hora do brinde!


Eu saí numa semana, logo depois veio a JBS na publicidade e uma penca de estatais. Coincidência? Triste. Mas matemático, cartesiano. 

Pois bem, eu continuarei aqui, fazendo jornalismo independente. Minha audiência me acompanha. Mas, talvez a da VEJA despenque, como despencaram as assinaturas e como dispararam os cancelamentos só momentaneamente. Depois pode aumentar. Agora o público do Brasil 247, do Instituto Lula e de pelegos pagos para falar bem da corja petista irão acompanhar de perto as publicações. Lamento muito. Eu ainda estou aqui, olhando tudo com atenção, e permanecerei! Espinha ereta não tem preço, tem apenas VALOR!!!!

Artigo, Macelo Aiquel - O "tal" do clima de perseguição

Eu nunca vi, nestes mais de 60 anos de vida, alguém que tenha “culpa no cartório” não se julgar perseguido ao ser denunciado.
      
Até o reles ladrão de galinhas reclama do Delegado que o prendeu: “Dr.,por que somente eu vou preso? E os outros?” diz o meliante ao ser capturado.
      
Este lamento significa que – antes de demonstrar uma confissão explícita de culpa – o delinquente sempre se acha injustiçado.
      
Pergunte para qualquer policial que você conheça se isto não é verdade.
      
Daí que, saltando de patamar, trocamos a figura do “ladrão de galinhas”, aquele que pratica o crime de bagatela–também considerado pela doutrina e jurisprudência atual como “delito insignificante” – pelo assaltante de fortunas – comumente como adjetivamos os meliantes de colarinho branco, especialmente os envolvidosnos recentes escândalos de corrupção.
      
O que diferencia os dois tipos?

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Artigo, Carla Rojas Braga - O shortinho da vez.

Como ex -Anchietana posso dizer:

Os alunos precisam aprender a cumprir regras.
Precisam receber limites.

Jovens sem limites na escola e em casa tendem a não ter limites nas suas relações pessoais, a terem comportamentos psicopáticos e ao abuso de álcool e drogas.

O Brasil está do jeito que está pela falta de limites em todos os segmentos da política e da sociedade e pela falta de importância da autoridade.

O país está do jeito que está porque foi disseminado que quem cumpre regras é trouxa.

Que quem é bom é trouxa.

Que o mocinho é palha e o bandido é herói.

Nos países que são grandes potências mundiais, como nos Estados Unidos, Alemanha e Japão, as crianças são ensinadas a cumprir as regras desde pequenininhas. E tudo funciona.

As crianças brasileiras são ensinadas desde pequenininhas a não cumprirem regras. A serem
" malandrinhas".

Muitos pais apoiam filhos que cometem pequenas contravenções. E aplaudem.

No Brasil, bacana é quem consegue burlar o sistema de normas.

Não é à toa que Porto Alegre é a capital com maior consumo de álcool entre jovens. E maior incidência de contaminação por HIV.

Espero sinceramente, para o bem do Colégio Anchieta e para o bem das jovens, que a direção não mude de ideia, caso a regra de vestimenta valha para meninas e meninos da mesma forma. Machismo é uma coisa, regras de colégio são outras.

Quem ama, dá limites.

CLIQUE AQUI para entender o problema criado no Colégio Anchieta, Porto Alegre, conforme reportagem de hoje do jornal Zero Hora. Na foto, meninas de 12, 13  e 15 anos, exigem uniformes com shortinhos cavados. 

Ações da Gerdau despencam 13,18% e 5,8% na Bolsa de SP

As ações das duas principais empresas do grupo Gerrdau despencaram, esta manhã, na Bolsa de SP. As 10h50min, os papéis da Gerdau Metalúrgica já tinham perdido 13,18% do valor, cotadas a R$ 1,12. No caso da Gerdau PN, a queda foi de 5,89%, com cotações indo para R$ 3,59.

Polícia Federal e MPF só foram para cima da Gerdau porque ela recrudesceu no caso do Carf

A nova operação da Zelotes, desta vez totalmente focada no grupo Gerdau, somente saiu depois que a Polícia Federal e o MPF constataram que as ações dos advogados e consultorias prosseguiram, mesmo depois do início das investigações.

O presidente do grupo, André Gerdau, não foi localizado na sua residência em Porto Alegre. Ele estava em SP e lá acabou encaminhado até a Polícia Federal para depor.

Renegociação de dívida do Estado pode envolver federalização da Sulgás e do Banrisul

O governo federal confirmou que tem interesse em receber ativos (empresa estatais, sobretudo) para reduzir as prestações mensais das dívidas dos Estados.

O aviso foi feito pelo secretário do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira.

Os valores seriam usados para reduzir as prestações mensais ao longo de 5 anos.

No governo FHC, ocorreram operações semelhantes.

Otávio Ladeira disse que o governo federal tem interesse em empresas distribuidoras de gás e bancos. No RS, Sulgás e Banrisul estão na lista das federalizações.

Desde o governo Dilma, o BB tem interesse no Banrisul.

XP Corretora poderá comprar operação de varejo do Citibank

A XP Corretora, que nasceu em Porto Alegre, RS, poderá comprar as operações de varejo do Citibank no Brasil.

No País, o Citi tem 71 agências e 5 mil empregados.

Artigo, José Nêumane Pinto, Estadão - O talento número 1 de João Patinhas

Na semana passada, a literatura universal perdeu um dos mais eruditos entre seus exegetas e também um dos mais bem-sucedidos de seus criadores com a morte de Umberto Eco. Este, contudo, não levou para o túmulo um célebre axioma universal do romance policial, seja o mais popular, seja o mais sofisticado: o criminoso sempre volta ao local do crime.  O grande mestre, porém, desapareceu sem ter tido a oportunidade de conhecer uma contribuição, dada pelo grupo de criminosos que promoveu no Brasil o maior assalto ao patrimônio público de todos os tempos e que, de certa forma, parodia esse truísmo: o novo tesoureiro sempre volta a cometer o crime do antigo.

Foi assim que o ex-tesoureiro do partido que manda na República há 13 anos (por coincidência, o número com que está inscrito na Justiça Eleitoral) Delúbio Soares, condenado na Ação Penal (AP) n.º 470, vulgo mensalão, por corrupção, entre outros delitos, foi imitado por seu sucessor. Como é notório, João Vaccari Neto já foi condenado por similar sequência de crimes após investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, e com penas impostas pelo juiz da chamada e muito aclamada Operação Lava Jato, Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná.

Com sua habitual dose de ironia, a deusa grega Clio, que rege a História, acaba de nos conceder exemplo da mesma natureza, que parece ter sido feito para confirmar a máxima anterior e exatamente na atividade em que o citado professor Eco foi pontífice máximo desde os anos 60: a comunicação de massas. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

RBS abre espaço modesto para noticiar operações da PF no grupo Gerdau. (Atualização das 15:30)

Os dois principais sites dos jornais, rádios e TVs da RBS, zerohora.com e clicrbs, tratam com extraordinária parcimônia as investigações desfechadas esta manhã pela Polícia Federal contra o grupo Gerdau.

Há apenas uma nota nos dois sites, mas em posições invulgarmente desproporcionais ao tamanho do evento.

A RBS não parece considerar relevantíssima a devassa na papelada da Gerdau em Porto Alegre e Sapucaia, como também desconsidera como notícia de primeiro plano a condução coercitiva do presidente do grupo, André Gerdau. O principal controlador, Jorge Gerdau, pai de André, só não foi atingido ainda porque deixou o cargo de presidente executivo e passou para o cargo de presidente do Conselho de Administração.

O cuidado editorial da RBS pode ter relação com o fato de que ela mesma é investigada por malfeitos ocorridos no Carf, quando tentou livrar-se de pesadas multas fiscais. Segundo PF e MPF, a RBS teria usado propinas para anular suas multas.

Veja cópia da capa inicial do site na imagem acima. A notícia sobre briga da cantora Cláudia Leite com seguidora do twitter mereceu destaque.

Atualização das 15:30: Não há mais nenhuma chamada na capa do site. Sumiu o pouco que havia sendo noticiado.

Sartori reúne políticos, trabalhadores e empresários, para reforçar sua posição no caso da dívida com a União

O Piratini confirmou hoje que está confirmado o encontro que terá amanhã de manhã o governador Ivo Sartori e as bancadas gaúchas na Câmara e no Senado.

O governador quer ampliar a base de apoio político à decisão de ajuizar ação para reduzir o serviço da sua dívida com a União, conforme Mandato de Segurança ajuizado no TRF1 (Tribunal Regional Federal) de Brasília.

O governo pediu liminar.

Se conseguir êxito, o valor mensal pago atualmente, R$ 280 milhões, cairá para R$ 200 milhões.

A reunião também terá a presença de sindicalistas que representam trabalhadores e empresários.

CLIQUE AQUI para ler toda a consistente ação movida pelo governo gaúcho.

Advogado estranha que depoimento de Mônica Moura não tenha sido gravado. Ela envolveu Odebrecht em pagamentos no exterior.

O criminalista Fábio Tofic, advogado de João Santana e sua mulher, Mônica, disse ontem  a noite que ficou surpreso ao saber que o depoimento de Mônica Moura à Policia Federal em Curitiba, nesta quarta-feira, não foi gravado.

Mulher do marqueteiro João Santana, ela confessou conta não declarada da Shellbill Finance no exterior, mas afirmou que os 'recursos são lícitos e não envolvem dinheiro de campanha brasileira'.

Mônica confirmou que US$ 3,5 milhões foram pagos pela Odebrecht, mas para campanhas em El Salvador, Panamá e Venezuela. 

‘Foi um depoimento rico em detalhes, nos prometeram que era um depoimento que estava sendo gravado, o que nos encheu de conforto. Ao final, essa notícia não foi confirmada, o que nos encheu de surpresa”, disse Tofic, em entrevista ao ‘Estado de S. Paulo’.

Ela e o marido foram presos pela Operação Acarajé – 23.ª fase da Lava Jato. Os dois são suspeitos pelo recebimento de pelo menos US$ 7,5 milhões, entre 2012 e 2014, do esquema de corrupção na Petrobras.

Desgraça do grupo Gerdau, de Jorge e de André Gerdau, já repercute em Londres. Ações do grupo sofrerão na Bolsa.

Os problemas dele começaram com sua aliança com o lulopetismo. Dr. Jorge foi membro do Conselho de Administração da Petrobrás, ao tempo da aprovação da compra da Refinaria Pasadena, e mais recentemente despachava dentro do Palácio do Planalto. 

Londres, via WhatsApp

Break para café aqui na City of London, já repercutem os efeitos da nova fase da Operação Zelotes, com ênfase para a condução coercitiva do presidente da Gerdau, André Gerdau, filho do patriarca, Jorge Gerdau.

Cai por terra mais um ícone da economia brasileira. Jorge Gerdau também foi posto de joelhos.

Em Londres, estima-se que o caso do grupo siderúrgico é de R$ 5 bilhões. O que se espera de pior é o apodrecimento de todos os papéis do grupo, tanto no Brasil quanto no exterior.

Polícia Federal conduz filho de Jorge Gerdau, André, coercitivamente, para a delegacia de Porto Alegre

Além de busca e apreensão que é realizado neste momento pela Polícia Federal na sede da Gerdau, avenida Farrapos, Porto Alegre, os policiais cumprem mandado de condução coercitiva em relação ao filho de Jorge Gerdau, André Gerdau Johannpeter (foto), que é o CEO do grupo.

André sucedeu o pai, que atualmente é presidente do Conselho de Administração e até agora foi poupado.

A Operação Zelotes investiga possível sonegação de impostos federais do grupo gaúcho, calculado em R$ 1,5 bilhão, mas acima disto investiga propinas que teriam sido pagos no âmbito do Carf.

A PF não informou até o momento se também agirá em relação a outros grupos gaúchos envolvidos na Operação Zelotas, como RBS, Marcopolo e Mundial.

A RBS, objeto das investigações sobre propinas pagas no âmbito do Carf, passa desde o início da manhã todas as informações sobre esta nova fase da Zelotes, mas não fala nos eu próprio envolvimento no caso.

No RS, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão (Porto Alegre e Sapucaia) além de quatro de condução coercitiva (Porto Alegre e Novo Hamburgo). 

Redes sociais incentivam novo panelaço para esta noite. O alvo é o programa do PMDB, que ataca o governo Dilma.

Nas redes sociais já há forte campanha para que panelaço nacional acompanhe esta noite o programa de TV do PMDB, que já parece ter se prevenido, uma vez que seus apresentadores atacam a má gestão de Dilma e fala do 'Plano Temer'. Programa do partido será exibido nesta quinta-feira. 

Ao lado, montagem que mostra o jogo duplo do PMDB, ao revelar sua verdadeira face atual. 

Na semana em que a Operação Lava Jato colocou na cadeia o marqueteiro da presidente Dilma Rousseff, o PMDB leva ao ar um programa partidário em que se apresenta como opção para "tomar a dianteira" do Brasil. Durante dez minutos, dirigentes da sigla fazem duros ataques à má gestão que provocou a atual crise econômica brasileira - em clara referência a Dilma. O programa será exibido esta noite em rede nacional de rádio e televisão. Prestes a promover uma convenção nacional em março, quando pode debater o desembarque do governo Dilma Rousseff, o partido apresenta no comercial uma nova versão do Plano Temer, lançado no ano passado sob o título "Uma ponte para o futuro", e sinaliza uma candidatura própria à Presidência em 2018.

O Plano Temer 2 a ser lançado pela Fundação Ulysses Guimarães vai apresentar propostas "para manter e ampliar os ganhos sociais". A ideia é mostrar que o PMDB não se manteve inerte.

O partido usou o programa para exibir parlamentares que não haviam aparecido no último programa na TV, além de pré-candidatos do partido a prefeitos de capitais, como Pedro Paulo, no Rio, e Marta Suplicy, em São Paulo. A ideia, segundo o marqueteiro do partido, Elsinho Mouco, é mostrar busca da unidade e "não esconder ninguém, nem os que não vivem o melhor momento político". Ele explica que o programa não é de governo nem oposição, mas tem objetivo de atacar as causas da crise, "sem maquiar que o Brasil vem sofrendo com gestões equivocadas, com sucessivos desvios de conduta e tanta gente fazendo tanta coisa errada". Mouco destaca que o PMDB deseja "criar pontes e não muros" e por isso não usa do "argumento cansado do nós contra eles" - repetido na TV na noite desta terça na boca do ex-presidente Lula.

6a. fase da Operação Zelotes envolve o grupo Gerdau, suspeito de sonegar R$ 1,5 bi. E a RBS?

A 6ª fase da operação Zelotes, deflagrada na manhã desta quinta-feira, investiga o grupo empresarial gaúcho Gerdau, suspeito de sonegar até R$ 1,5 bilhão. A Polícia Federal (PF) designou agentes para cumprir 18 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de condução coercitiva no Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Esta etapa da Zelotes apura a manipulação quanto ao andamento, distribuição e decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) em relação à siderúrgica gaúcha. De acordo com informações da PF, evidências apontam a continuidade da prática dos crimes investigados mesmo após a deflagração da operação em março de 2015.

CLIQUE AQUI para saber o que é a Operação Zelotes.

Liminar anula aumento do preço da passagem de ônibus em Porto Alegre

Por decisão judicial, o preço da passagem de ônibus em Porto Alegre voltou hoje a patamar de R$ 3,25.

O juiz do caso concedeu liminar, que não se sustentará.

Preço do petróleo caiu 1,4% ontem e hoje deve despencar de novo

Londres, via WhatsApp

O preço do barril de petróleo tipo Brent, fecjou ontem com queda de 1,4%, valendo R$ 33,02. O mercado futuro do petróleo do Mar do Norte mostra nova tendência de queda para hoje, de pelo menos 2%.

O viés é de piora para quem produz e vende petróleo, mas de boa notícia para quem consome seus derivados.

Bolsas da China despencaram forte na jornada de hoje

Londres, via WhatsApp

Londres encontra-se entre sol e nuvens neste momento, 11h30min, quando já se sabe que as Bolsas da China fecharam em fortes quedas:
Xangai, 6,41%
Hong Kong, 1,58%

Na Ásia, Tóquio fechou em pequena alta de 1,41%.

Aqui em Londres, por ora dá para registrar altas nas principais Bolsas da Europa:
Londres, 1,83%
Frankfurt, 1%
Paris,1,41%

Gerdau é alvo principal das operações de hoje. PF já faz buscas e apreensões em Porto Alegre.

Desde o início da manhã a Polícia Federal desenvolve a nova fase da Operação Zelotes em SP, Pernambuco, Distrito Federal e RS.

No RS, o alvo principal é o grupo Gerdau.

No Estado, a PF e o MPF também investigam os grupos RBS, Marcopolo e Mundial.

São cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, além de 20 mandados de condução coercitiva.

A Operação Zelotes investiga propinas pagas no âmbito do Carf para eliminar multas federais a grupos empresariais.

Operação Zelotes recrudesce e envolve forte a Gerdau. Já saíram 18 mandados de busca e apreensão.

As informações desta primeira hora da manhã são de que as investigações da Operação Zelotes recrudesceram e poderão resultar ainda hoje em sérias consequências para os dirigentes dos grupos Gerdau, RBS, Marcopolo e Mundial, todos do RS, mais a "clientela" que já frequenta a lista da PF e do MPF desde o ano passado.

Foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão, além de 20 mandados de condução coercitiva.

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, dono do grupo Gerdau, é alvo das operações de hoje. Além disto, ele pode receber a maior punição na Operação Zelotes, que apura esquemas de sonegação fiscal e fraudes no Carf, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Nada menos que R$ 5 bilhões.

Quem informa é o colunista Jorge Bastos Moreno, na nota abaixo:

Bilhões

Investigadores da Operação Zelotes já estão fazendo as contas para calcular quanto cada uma das empresas suspeitas de fraude no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) terá que devolver aos cofres públicos.

Só empresas do Grupo Gerdau terão que desembolsar R$ 5 bilhões, segundo os cálculos do procurador Frederico Paiva.

– Equivale a uma Lava-Jato – diz o procurador.

Além de fundador do Movimento Brasil Competitivo, Gerdau é um dos principais patrocinadores do Instituto Millenium, que combate governos de esquerda e dissemina ideias ultraliberais na imprensa brasileira.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/