Até Leonardo Boff reconhece que o PT roubou, mentiu, enganou e virou lixo histórico. Ainda assim, ele quer refundá-lo.

Neste artigo no qual propõe refundação do PT, logo depois de uma severa autocrítica, tese também defendida por Tarso Genro, o histórico petista Leonardo Boff reconhece explicitamente que dá para discutir o Mensalão, mas é impossível ignorar o Petrolão "pelos números altíssimos da corrupção, inegável, condenável e vergonhosa, que desmoralizou parte do PT e parte das lideranças, atingindo o coração do Partido".

É a primeira figura de envergadura política do PT que reconhece que o PT roubou, mentiu, enganou,virou lixo histórico e precisa acabar.

Leia:

Durante quatro a cinco décadas houve vigorosa movimentação das bases populares da sociedade discutindo que "Brasil queremos", diferente daquele que herdamos. Ele deveria nascer de baixo para cima e de dentro para fora, democrático, participativo e libertário. Mas consideremos um pouco os antecedentes histórico-sociais para entendermos por quê esse projeto não conseguiu prosperar.

(...) 

No entanto, pela primeira vez, uma coligação de forças progressistas e populares, hegemonizadas pelo PT, vindo de baixo, chegou ao poder central. Ninguém pode negar o fato de que se conseguiu a inclusão de milhões que sempre foram postos à margem. Far-se-iam em fim as reformas de base?

 (...)

O partido cometeu um equívoco fatal: aceitou, sem mais, a opção de Lula pelo problemático presidencialismo de coalizão. Deixou de se articular com as bases, de formar politicamente seus membros e de suscitar novas lideranças.

E aí veio a corrupção do "mensalão" sobre o qual se aplicou uma justiça duvidosa que a história um dia tirará ainda a limpo. O "petrolão" pelos números altíssimos da corrupção, inegável, condenável e vergonhosa, desmoralizou parte do PT e parte das lideranças, atingindo o coração do partido.

O PT deve ao povo brasileiro uma autocrítica nunca feita integralmente. Para se transformar numa fênix que ressurge das cinzas, deverá voltar às bases e junto com o povo reaprender a lição de uma nova democracia participativa, popular e justa que poderá resgatar a dívida histórica que os milhões de oprimidos ainda esperam desde a colônia e da escravidão.

Apesar de tudo, e quer queiramos ou não, o PT, como disse o ex-presidente uruguaio Mujica, quando esteve entre nós, representa a alma das grandes maiorias empobrecidas e marginalizadas do Brasil. Essa alma luta por sua libertação e o PT redimido continua sendo seu mais imediato instrumento.


Quem cai sempre pode se levantar. Quem erra sempre pode aprender dos erros. Caso queira permanecer e cumprir sua missão histórica, o PT faria bem em seguir este percurso redentor.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do documento.

Ciclista bate fotos com Dilma. Foi o segundo dia de pedaladas da presidente em Porto Alegre.

Animada com a ausência da Banda Loka Liberal, que desta vez não azucrinou seus ouvidos, a presidente pedalou novamente em Porto Alegre, desta vez  neste domingo de manhã, feriado de carnaval, em uma ciclovia à margem do Guaíba, acompanhada por dois seguranças.

Dilma encontrou um grupo de ciclistas e fez uma foto.

"Chegando lá, encontramos ela. Cumprimentamos e ela cumprimentou de volta. Daí pedimos se poderíamos falar com ela e tirar uma foto. Ela estava bem receptiva. Disse que ganhou qualidade de vida pedalando", contou o cicloativista Eduardo Macedo.

Foi o segundo dia de pedaladas de Dilma em Porto Alegre. 

Ela passa o carnaval com a filha e os netos. 

Carnavalescos repudiam a roubalheira, comemoram Lula presidiário e saúdam o Japonês da Federal

Neste artigo, Ricardo Boechat conta no seu blog de que modo o lulopetismo é tratado e escorraçado neste carnaval, desmoralizado e apresentado com todo o seu formato fantasioso, grotesco, mascarado, lúmpen e galhofo - criminoso. 

O título "E Lula, hein, foi parar no...."

Está difícil até para os que querem esquecer tudo, ainda que temporariamente. Os preços da cerveja e da cachaça, itens inflacionados e que ganharam novas alíquotas de impostos, não deixam. Até a água está cara, o confete e a serpentina viraram artigos de luxo.

Criativo, o folião remodela a fantasia, pica papel, substitui a arquibancada da avenida – neste ano está sobrando ingresso no Sambódromo do Rio – pelos blocos de rua. Tira o pixuleco do armário, grita “Lula na cadeia” e “fora Dilma”.

Lula, que já perdera a santidade quando virou pixuleco nas manifestações pró-impeachment, volta à cena em diversas cidades, encarnado na fantasia de presidiário, como no desfile da Mocidade Unida da Glória, candidata ao bicampeonato do carnaval capixaba. A escola levantou a galera com críticas a políticos - "Será que a malandragem sumiu? Será que ela comanda o Brasil?" - e passistas mascarados de lulas e dilmas atrás das grades.

Herói do ano, o juiz Sérgio Moro, que comanda a Lava-Jato, não bateu o capa-preta dos mensaleiros, Joaquim Barbosa, cuja máscara fez sucesso em 2013. A figura mais popular é mesmo o agente Newton Ishii, chefe do Núcleo de Operações da Polícia Federal em Curitiba, “o japonês da Federal”, figura obrigatória na prisão de gente que já foi intocável.

O “Japonês da Federal” também virou marchinha - “Sou Trabalhador...Não sou lobista, senador ou deputado!”,  ao lado do “Bar do Cunha”, “Marcha do tríplex”, “Guarde bem sua cartinha”, “Ela petralha e eu coxinha” e outras tantas. Odes à ironia e ao bom-humor do brasileiro, que, vítima da agudez da crise, apela ao riso e à galhofa. Como sempre.

Por trás da gargalhada está o repúdio à roubalheira. E sem perdão: deputado, senador, lobista, Lula e o tríplex, que já foi e não era dele, que era de sua mulher Marisa Letícia e não é mais.


Nem precisa ir muito além para apontar o estrago para Lula e o PT de o imbróglio do tríplex cair no popular, amplificado por uma marcha redondinha, que não para de tocar, animando a folia de Olinda.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Afinal, beijar ou não no carnaval passa Zika, já que a Fiocruz encontrou o vírus na saliva ?

A nota a seguir está no Twitter do deputado Osmar Terra, ex-secretário gaúcho da Saúde por duas vezes, médico:

Nas vésperas do carnaval Fiocruz diz q pode ter vírus Zika na saliva. Mas não sabe se tem risco de contágio..
Uma Instituição como a Fiocruz tem obrigação pesquisar risco antes de vir a público causar pânico..Pode ou não pode beijar?! Ela não sabe..
Fiocruz recomenda não beijar quem está c Zika vírus.Mas como saber se leva 1 semana para resultado do exame e 80% dos casos não tem sintoma?

Lula esnobou o sítio de Atibaia: "Pô, isto aqui é um muquifo".

Depois dizer no Estadão que Lula está "puto da vida" com a insistência do noticiário em relação ao seu sítio, o prefeito petista de São Bernardo descreveu a reação do ex-presidente quando visitou a propriedade depois das reformas de R$ 700 mil bancadas pela Odebrecht e OAS:

- Pô, é um muquifo. Não é o que eu sonhava, agora estou numa dúvida cruel, não sei se fico ou não.

Luiz Marinho é o primeiro dirigente petista a admitir que "o sítio foi disponibilizado para Lula usar", uma espécie de eufemismo para dizer que o sítio é mesmo de Lula.

O PT está no governo, mas como não implantou a ditadura comunista, seus dignitários ainda não têm direito a uma dacha do tipo soviético, o que quer dizer que precisam  se explicar sobre a origem do bem e o modo como ele foi alcançado. 

A petezada e seus áulicos na mídia e fora dela, não discutem mais se o sítio é ou não de Lula e se a OAS e a Odebrecht pagaram a reforma (ainda não se sabe de onde saiu o dinheiro, R$ 1,5 milhão, pela compra da área), mas tratam de depreciar a propriedade, repetindo a fábula da raposa e das uvas.

É história quem não estudou latim e não aprendeu a lição.

As fotos que a Folha fez com o uso de helicóptero e drones, mostram que o mesmo mau gosto que resultou no plantio de um canteiro de flores no formato da estrela do PT, na granja do Torto, prevalece em atibaia. É que a idéia de comprar uma canoa de lata, dois pedalinhos imitando cisnes brancos e o mini-Cristo Redentor, só podia mesmo ter saído da cabeça kitsh de Marisa.

Resta saber o que tem dentro de uma das residências, a das quatro suítes erguidas com dinheiro farto das empreiteiras.

Praias gaúchas com temperatura amena da água, sol forte, despoluídas, aptas para atrair turistas catarinenses

Atlântida, via WhatsApp

Até este momento, 1'32h11min, água morna, tempo de sol forte e tgemperatura amena de 27 graus nas praias do Litoral Norte.

Repletas.

E sem poluição.

Preparadas para receber turistas de Santa Catarina.

FHC defende o imediato impeachment de Dilma Roussef

Em artigo que publica hoje em vários jornais brasileiros, o ex-presidente FHC diz que é urgente corrigir os desatinos fiscais do lulopetismo, desaparelhar o Estado, reconquistar a confiança da sociedade e retomar a agenda de reformas que o lulopetismo abandonou em favor de anabolizantes pró-crescimento que produziram medonhos efeitos colaterais para o país. Avisa ele que só assim será possível retomar a trajetória que corresponde às aspirações da Constituição de 1988, contra a qual o PT votou, por julgá-la conservadora: um Brasil democrático, não apenas mais desenvolvido, mas socialmente justo.

O ex-presidente defende o impeachment imediato de Dilma Roussef:

- Há forças capazes de corrigir os desatinos cometidos. Para isso, é preciso que lideranças não comprometidas com o lulopetismo, apoiadas pelos grupos sociais que nunca se deixaram ou não se deixam mais seduzir pelo seu falso encanto, assumam a sua responsabilidade histórica, dentro da Constituição, para fazer o certo em benefício do povo e do país.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Prefeito do PT avisa: "Lula está puto da vida, mas será candidato em 2018"

"Quem não fica puto da vida sendo xingado todo dia, injuriado, caluniado, difamado? Ele está puto da vida. Mas pode ficar sossegado que o Lula não vai dar um tiro no ouvido", afirmou neste domingo o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), um dos aliados mais próximos do ex-presidente Lula.

Ex-presidente da Cut, Marinho afirma que Lula é canditado em 2018 e diz que isso explica os ataques que vem sofrendo; sobre o sítio em Atibaia (SP). Ele conta que o proprietário do Local, Fernando Bittar, "disponibilizou" o local para uso do ex-presidente e de sua família.

Ele não conta com a possibilidade de Lula estar preso em 2018.

 Já sobre o apartamento no Guarujá, Marinho também reiterou que não há ilegalidade na operação; "O que ele comprou e declarou foi uma cota", afirma.

O líder petista não quis falar sobre as outras dezenas de acusações que pesam sobre o ex-presidente.

Gramado sem turistas é ainda mais bela, atraente e confortável

Ainda existem hortênsias floridas, mas a estação das flores está no fim.


Sem Natal Luz, convivendo com a recessão nacional e com calor de renguear cusco, a cidade serrana de Gramado está entregue às moscas neste carnaval.

O afluxo de turistas despencou para 20% do que costuma ser em períodos de vacas gordas.

E no entanto está cada vez mais atraente, moderna, amigável e confortável.

Mais do que isto: sempre em obras de melhoria do mobiliário urbano.

Ganham os moradores e os chamados temporários, aqueles que moram em outras cidades e possuem segunda residência na cidade.

Líder do Dem avisa: "Deixem o carnaval passar"

Aviso que faz o novo líder do DEM na Câmara dos Deputados:

- Deixem o carnaval passar.

Fortunati desembarca hoje de cruzeiro pelo Pacífico. Em seguida, fará city tour por Porto Alegre.

O prefeito José Fortunati esteve fora antes, durante e depois da furiosa tempestade de dez dias atrás. Ele pagará duro ônus político pela ausência. 

Depois de um prolongado e idílico cruzeiro pelo Oceano Pacífico, o prefeito José Fortunati finalmente desembarcará esta tarde em Porto Alegre.

Ele esteve fora durante uma das mais terríveis tempestades que se abateu sobre a cidade, causando devastações que a atual geração de porto-alegrenses nem em sonho imaginou ver.

O prefeito alegou que não poderia mandar seu transatlântico aportar.

Logo depois do desembarque de hoje, José Fortunati fará city tour com seu substituto, Sebastião Melo, e mais uma comitiva, em ônibus com ar condicionado da Carris.

Credit Suisse diz que economia brasileira caminha para a pior recessão da história

A economia brasileira caminha para mergulhar em um período de três anos consecutivos de recessão, fato inédito desde 1901, início da série histórica nacional. 

Isto é o que conta a Folha de S. Paulo de hoje.

Leia a reportagem:

A última vez que o PIB, medida da produção e da renda, recuou por dois anos seguidos foi no biênio 1930-31, após a grande crise de 1929. As projeções de analistas para o desempenho da economia têm piorado por causa dos dados negativos da economia referentes ao fim de 2015 e o início deste ano. O banco Credit Suisse esperava queda de 3,5% do PIB em 2016, mas trabalha com número mais próximo de 4%, mesma estimativa para 2015. E, para 2017, projeta contração entre 0,5% e 1%. O Itaú Unibanco também elevou a previsão de queda neste ano, de 2,8% para 4%. Mas projeta uma recuperação da economia em 2017, com alta modesta de 0,3%. Para analistas, esse contexto de poucos precedentes dificulta projeções sociais econômicas brasileiras. Recessões são períodos marcados por demissões, vendas e investimentos em queda e pessimismo entre consumidores e empresários. O ciclo recessivo longo mergulha o país num cenário de incerteza, acentuado pela crise política e pela situação externa desfavorável, com risco de desaceleração chinesa ainda maior.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Economia brasileira nunca registrou três anos seguidos de recessão

Nunca, antes, na história deste País, a economia registrou três anos seguidos de recessão, como acontece agora no governo do PT.

Bumlai ataca Lula e o PT: "Não ganhei nada com a contratação fraudulenta do navio-sonda pela Petrobrás"

O advogado de José Carlos Bumlai, o amigo de Lula, pediu a Sérgio Moro que reveja o bloqueio de R$ 56,6 milhões do pecuarista preso pela Lava Jato. 

É o que parece das atitudes que seu advogado tem tomado no Lava Jato.

O problema é que Bumlai está cada vez mais envolvido nas estrepolias de Lula.

A Folha de São Paulo, ontem,  publicou trecho do pedido de liberação do bloqueio de dinheiro do amigo número 1 do ex-presidente, que já não parece mais amigo dele:

- Seria mais coerente impor a constrição aos corréus, os afagados e protegidos donos do Banco Schahin, aos caciques do PT ou ainda aos que compunham a Diretoria Internacional da Petrobras pois, se existe alguém que teve ganho patrimonial com a pouca-vergonha da contratação fraudulenta do tal navio-sonda, certamente não foi o peticionário (Bumlai).

A petição é assinada pelos criminalistas Arnaldo Malheiros Filho, Daniella Meggiolaro, Conrado de Almeida Prado e Lyzie de Souza Andrade Perfi, defensores do amigo de Lula.

Bumlai diz que tomou o empréstimo
mas que não sabia da trampa seguinte

O ataque de Bumlai escancara o rompimento com o partido que seu amigo fundou no início dos anos 1980. Admirador de Lula, a quem conheceu em 2002, o pecuarista se prestou a fazer o empréstimo que o levou à prisão no dia 24 de novembro de 2015, sob acusação formal de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. Isolado, na iminência de uma pesada condenação que o juiz da Lava Jato poderá lhe infligir, Bumlai foi para cima do PT.

A origem da acusação ao pecuarista é exatamente o empréstimo de R$ 12,17 milhões no Schahin, dinheiro que, segundo Bumlai, foi integralmente destinado ao PT. Na ocasião, afirmou, o partido de Lula atravessava dificuldades de caixa e necessitava de reforço para saldar dívidas de campanha.

Em troca do "socorro" financeiro ao PT, o Grupo Schahin foi contratado pela Petrobras, em 2009, ao preço de US$ 1,6 bilhão, sem licitação, para operar o navio-sonda, conforme as investigações.

"Conquanto tenha admitido sua participação na tomada do empréstimo junto ao Banco Schahin, não restam dúvidas de que o montante de R$ 12.176.850,80 (doze milhões, cento e setenta e seis mil, oitocentos e cinquenta reais e oitenta centavos) foi repassado integralmente pela instituição financeira ao Partido dos Trabalhadores e utilizado posteriormente como moeda de troca para realização de negócio espúrio, uma bandalheira entre o Grupo Schahin e então dirigentes da Petrobras, ao qual o peticionário é totalmente alheio, não tendo disposto de nenhum centavo desse dinheiro nem tampouco usufruído dos proveitos obtidos com a contratação da operação da sonda Vitória 10.000", dizem Malheiros Filho e sua equipe.

Carnaval não evita protestos contra Lula em Atlântida e contra Dilma no Rio

Ao lado, imagem do Pixuleco no centrinho da praia de Atlântida, RS, ontem a tarde. A foto foi tomada pelo iPhone do editor, mas o carro estava em movimento e a resolução não é boa.

Era tarde de carnaval.

Não houve incidentes em Atlântida.

Em São Paulo, a máscara que faz mais sucesso entre os foliões é a do Japa da Federal.

No Rio, tentativas de protesto contra Dilma saíram caro para pelo menos uma carnavalesca, a modelo Ju Isen, integrante da escola de samba Unidos do Peruche, que abriu os desfiles do grupo especial de São Paulo neste sábado. É que ela  foi retirada da avenida porque tentou fazer um protesto contra a presidente Dilma Rousseff. Revoltada por não poder usar um tapa-sexo contra Dilma, ela foi flagrada por fotógrafos e cinegrafistas rasgando sua fantasia.
O regulamento da Liga das Escolas de Samba de São Paulo proíbe qualquer tipo de manifestação política nos desfiles das agremiações, o que fez com a que a escola a retirasse à força da avenida.

Em entrevista ao site EGO, antes do desfile, Ju Isen disse que iria usar o tapa-sexo com a imagem da presidente Dilma em sinal de protesto. "Vou mandar meu recado", afirmou.

Depoimentos ligam José Carlos Bumlai a sítio frequentado por Lula

O Jornal Nacional de ontem a noite informou que teve acesso aos depoimentos ao Ministério Público paulista de um empresário e de um arquiteto que trabalharam na reforma do sítio em Atibaia frequentado pelo ex-presidente Lula. Os depoimentos ligam o sítio ao pecuarista José Carlos Bumlai, que foi preso na Operação Lava Jato.

Leia a reportagem do JN:

Um sítio do tamanho de 24 campos de futebol, com piscina e lago, cercado pela natureza.

Procuradores e promotores investigam se duas construtoras e um pecuarista, todos envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobras, pagaram a reforma e móveis do sítio.

O pecuarista é José Carlos Bumlai, réu no processo da Lava. Ele está preso no Complexo Médico-Penal do Paraná.

Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, é o dono da Usina São Fernando, que teria bancado parte da reforma no sítio.

É o que indicam dois depoimentos de profissionais contratados para fazer a obra.

Um deles é Adriano Fernandes dos Anjos, ex-dono da Fernandes dos Anjos & Porto Montagem de Estruturas Metálicas Ltda.

Ele contou aos promotores que prestava serviços para a Usina São Fernando e que ela o contratou para fazer uma estrutura metálica na casa do sítio em Atibaia.

Adriano contou que ficou na cidade de 30 a 40 dias e que "recebeu pelo serviço cerca de R$ 40 mil de mão de obra mediante depósito bancário feito pela usina".

O sogro de Adriano confirmou para a equipe da RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, que ele trabalhou na obra.

Sogro: Servicinho lá. Intermédio do pessoal lá da usina, né?
Jornal Nacional: Do Bumlai?
Sogro: Do Bumlai.

Adriano disse que "se reportava ao engenheiro Rômulo Dinalli, que seria encarregado da usina para o serviço no sítio. O Jornal Nacional entrou em contato o engenheiro.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Outro motorista bêbado, em fuga, morre ao ser atingido por guarnição da Brigada

Uma guarnição da Brigada Militar atirou conta um carro em fuga, resultando na morte de Lucas Raffainer Cousandier, 19 anos, na madrugada de quinta-feira em Caxias do Sul. Ele foi sepultado neste sábado, em Bento.

Este é o segundo caso de motoristas atingidos por tiros de brigadiano quando fugiam.

A ordem da Brigada é só atirar para se defender.

O caso anterior aconteceu no dia 14 de janeiro, o motorista de um Honda Civic foi morto ao não parar em uma abordagem policial na zona Sul de Porto Alegre. O homem de 58 anos foi atingido por um disparo e colidiu o carro contra um poste após perseguição policial.

O delegado Rodrigo Duarte, que apura o caso, investiga duas versões:

A BM diz que três ocupantes do Ka atiraram contra a viatura durante perseguição. Ao reagir, os policiais dispararam contra o veículo e o jovem, que estava no banco do carona, foi atingido na cabeça. Os disparos ocorreram por volta das 3h30min, na Perimetral Sul, no bairro Kayser. Ainda segundo a Brigada Militar, dois revólveres foram apreendidos com os jovens 

A versão dos jovens é diferente, porque eles alegam que fugiram porque estavam embriagados, quando foram atingidos. Eles negaram reação e a posse de armas. 

Domingo será de sol e calor, inclusive praias do RS

Porto Alegre, 9h19min, 21 graus

Este início da manhã é de temperatura amena, mas com o sol e o ar quente a temperatura sobuirá rapidamente e teremos tarde de calor no Estado.

Nas praias, o dia também será de sol

O sol predominará neste domingo no Rio Grande do Sul neste domingo, mas nuvens esparsas ocorrerão praticamente em todas as regiões, o que favorecerá a eclosão de chuvas em áreas pontuais  da Fronteira Oeste e do Norte do Estado entre a tarde e a noite.

A Met Sul calcula que em setores bem isolados, a chuva pode ser até forte com altos volumes em curto período. 



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/