PT usou R$ 5,3 milhões da propina para financiar campanha em El Salvador, diz Odebrecht

O PT roubou tanto dinheiro público e recebeu tanta propina das empreiteiras, que conseguiu dinheiro até para financiar a campanha presidencial de El Salvador. Ao lado, capa da Folha, Brasil.

Ex-primeira dama de El Salvador e militante do PT desde os anos 80, Vanda Pignato intermediou, segundo a Odebrecht, o pagamento de R$ 5,3 milhões de caixa dois feito pela empreiteira à campanha de Mauricio Funes, na época seu marido e candidato à Presidência da República do país centro-americano.

O relato faz parte do acordo de delação premiada de executivos da empresa assinado nesta semana por 77 executivos do grupo empresarial baiano. O dinheiro, segundo delatores, foi pago em 2008 pela Odebrecht ao marqueteiro João Santana, que comandou a comunicação da campanha que elegeu Funes em março do ano seguinte.

O montante foi descontado do caixa do PT junto à empreiteira no qual eram feitos pagamentos de valores ilícitos, segundo disseram os delatores às autoridades. De acordo com eles, o abatimento teve a autorização do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ligado a Funes e Vanda Pignato. Um ex-sócio do marqueteiro afirmou à Folha de S. Paulo que Santana confidenciou que fez o trabalho a pedido do PT.

12 comentários:

Anônimo disse...

Roubaram NOSSO dinheiro, cobrem cada centavo e cadeia a todos os LADRÕES bolivarianos.

Anônimo disse...

Esse foi o GOVERNO MAIS CORRUPTO EM TODO O MUNDO. NUNCA EM TODA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE, UM GOVERNO ROUBOU TANTO DE UM PAÍS.

- E pelo visto, toda a roubalheira vai ficar por isso mesmo.

- Este Brasil é um paizeco, né renan...???

- Para entender o Brasil de hoje, econômica e politicamente, recomendo a leitura dos três livros de Laurentino Gomes - 1808, 1822 e 1889. Depois da leitura desses livros, está explicado pq vivemos uma situação dessas em pleno séc-XXI.

Alberto disse...

E o Barba segue solto discursando e provocando: até quando?

Anônimo disse...

E os políticos da tua laia quanto roubaram dos cofres públicos nas últimas décadas? Para você essa análise não interessa, ou vai me dizer que no PMDB, PSDB, DEMO e PP, entre outros, são um bando de santos. Pára com essa cachaça ou procura com urgência um psiquiatra!!!

Anônimo disse...

O PT, diga-se Lula devem mais esta quantia ao Brasil. Cobrem com juros, correção monetária, multas e prisão dos envolvidos. Quantos procedimentos médicos poderiam ter sido feitos com este dinheiro que Lula "graciosamente" deu a esta candidata bolivariana? Esta é somente a ponta do iceberg

sempre mais disse...

Lesa-Pátria maldito!!!!! Por isso o país afundou. Mas o lesa-pátria disse que se for eleito conserta o Brasil no dia seguinte. Ser asqueroso!

Anônimo disse...

Acho que até agora só mostraram a ponta do iceberg.Deus seja louvado e tenha Misericórdia do povo brasileiro. Cada enxadada,uma minhoca.

Anônimo disse...

Esse ladrao alem de ser preso deve indenizar a nacao inclusive a refinaria k os kokaleiros tomaram

Anônimo disse...

PODEM FICAR TRANQUILO QUE O STF VAI PASSAR A MÃO POR CIMA.
O CRIME ORGANIZADO TOMOU CONTA DOS TRÊS PODERES.
O PSDB TAMBÉM VAI DEFENDER O PT.
BANDIDOS, CORRUPTOS, CRIMINOSOS, LADRÕES, POLÍTICOS PODEM FICAR TRANQUILOS VOCÊS ESTÃO PROTEGIDOS POR QUE DEVERIA PRENDE-LOS.
ESTAMOS NUMA SOCIEDADE INVERTIDA AONDE QUEM MANDA É BANDIDO E O JUDICIÁRIO OS PROTEGE CONTRA AS PESSOAS DO BEM.

Anônimo disse...

Mas o dinheiro era para isso mesmo, não foi porque sobrou, era parte do plano desde sempre.
Ah, vai dizer que não sabes nada do Foro de São Paulo?

Anônimo disse...

e vc continua apoiando o pdt do prefeito fracassado fortunati comuna aliado do pt

Anônimo disse...

nossa grana foi enviada a rodo p varios paises inclusive paises ditadores ,e sem autorizaçao do congresso e em segredo -pt partido das trevas

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/