Polícia Federal vasculha casas de Marco Maia, PT, Canoas, e também de Vital do Rego, ministro do TCU

Além da mansão do deputdo Marco Maia, PT, Canoas, RS, a Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta segunda-feira (5), com apoio da Procuradoria Geral da República (PGR), mandados de busca e apreensão na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Alé m de Maia, foi vasculhada a casa do seu operador, Luiz Gerber.

A PF também esteve nas empresas Light Engenharia, Fronteira, Construtora Planície, Construtora Realiza Ltda EPP, Nascer Comércio de Combustíveis Ltda e Posto Metropolitano.

Marco Maia e Vital são investigados desde maio pela Operação Lava Jato. Os dois são suspeitos de terem cobrado propinas de fornecedores da Petrobras para blindá-los e impedir suas convocações na CPI mista do Congresso Nacional que, em 2014, investigava as suspeitas de irregularidades na estatal do petróleo. À época, Vital ainda ocupava uma cadeira no Senado e presidia, simultaneamente, duas CPIs criadas no Legislativo para investigar as denúncias contra a Petrobras.Uma das comissões era formada exclusivamente por senadores e tinha como relator o ex-senador Gim Argello (PTB-DF), que foi condenado a 19 anos de prisão pela Lava Jato sob acusação de cobrar propina para barrar a convocação de empresários na CPI da Petrobras. A outra Comissão Parlamentar de Inquérito presidida por Vital do Rêgo era mista – composta por deputados e senadores – e tinha como relator o deputado Marco Maia. É justamente para esclarecer se os dirigentes dessa CPI também cobraram propina de empreiteiros que o STF autorizou os mandados de busca e apreensão cumpridos nesta segunda-feira.

Os mandados de busca e apreensão para coleta de provas foram autorizados pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF).

Vital do Rêgo abandonou a vida parlamentar e passou a ocupar uma cadeira no TCU no final de 2014, mesmo ano em que presidiu as duas CPIs, em uma cota reservada a indicações do Senado. Ele é ligado ao grupo político comandado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMBD-AL).

9 comentários:

Anônimo disse...



Partido ao qual pertence o ex-senador Vital do Rêgo é quase omitido, ou citado de maneira discreta, sem constar em destaque no título da matéria!

Anônimo disse...


Mas de que maneira a extinção da FEE torna o RS mais moderno?
Isso tem que ser explicado com mais detalhes...

Anônimo disse...

O REGO AGORA SERÁ VITAL PARA ELE SER ENQUADRADO!

Anônimo disse...

Se é do grupo do eminente senador renan Calheiros, deve ser tão ético e honesto como o próprio.

Anônimo disse...

Com a palavra, Olívio Dutra

JORGE LOEFFLER .'. disse...

És mesmo maldoso Polibio. No TCU há somente vestais já que ali por certo não ha petistas e assim são todos probos. Para com essas maldades ou não terás mais quem sustente teu blog.

Unknown disse...

Não é casa, editor, é mansão!!! Não desqualifica o Maia... pior coisa para um ladrão é roubar e não levar a fama!!!

Anônimo disse...

Interessante! Marco Maia não viu nenhuma irregularidade na CPMI da Petrobrás. Quanto levou?

Anônimo disse...

o maia vive onde um pobre nao passa nem perto, esse e' o ômi do povo, !!!! kkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/