“Poderes do Estado começam a extrapolar seus limites e invadir a jurisdição do outro”, diz Lamachia

O editor procurou ontem o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, tudo com o objetivo de buscar sua opinião sobre a decisão do ministro Luiz Fux sobre a votação das "10 Medidas Anticorrupção". 

O presidente da OAB não quis fulanizar nada, mas disse o seguinte:

-  A crise institucional brasileira chegou a um estágio perigoso, em que os Poderes do Estado começam a extrapolar de seus limites e invadir a jurisdição do outro. Não são fatos isolados que levam a essa avaliação, mas atos recorrentes, que envolvem os três Poderes. A Constituição determina que sejam independentes e harmônicos, o que pressupõe que cada qual cumpra o papel que lhe está determinado e que cultivem amplo diálogo. Não está ocorrendo, e o ambiente de confronto fragiliza o Estado democrático de Direito.

Qual o conselho de Claudio Lamachia ?

- É hora de reconciliarem-se entre si – e com a sociedade, que tem dado mostras eloquentes de sua insatisfação. A conjunção de crise política e econômica agrava o quadro e pede providências imediatas por parte dos que têm o dever de manter a paz social. O Conselho Federal da OAB, no seu papel de porta-voz da sociedade civil, clama por bom senso e diálogo. Não é hora de medir forças, mas de somá-las em prol da restauração da credibilidade das instituições. Sem ela, a democracia não se sustenta e abre-se espaço para a ação nefasta dos agitadores e dos que investem no caos.

11 comentários:

Anônimo disse...

Foda-se, oabosta! Petralhas enrustidos!

sempre mais disse...

Tudo isso que está acontecendo no Brasil tem um nome com quatro letras, e um nome bem vulgar por sinal.Fora isso todos os políticos só pensam em dinheiro e poder. Na opinião deles as leis que se danem! Todos querem seu quinhão, o país e o povo que morram. Mas antes deixem o suor de seu trabalho no bolso deles!

Anônimo disse...


Quero saber:

- quem outorgou à OAB o papel de porta voz da sociedade civil???

Unknown disse...

E a OAB???
O que faz para haver mais justiça!!!
Como tolerar o domínio dos "menos iguais perante a lei" no Brasil???
E a falta moral dos "adevogados" seja privados(dos pixulecos) ou concursados(dos ganhos de polpudos indecentes)???
Acorda OAB... deixa a politicagem para a política!!!
Prefiro "pontos fora da curva" em decisões das instituições do que conchavos vergonhosos, mantidos em uma verdadeira Omertà, daqueles que são privilegiados formando as cortes de nobres dos poderes da nação que sempre "morrem abraçados"!!!
E o Brasil que se exploda!!!

Anônimo disse...

a PGR e o STF são o fulcro que contamina o sangue da nação...e não deixa a crise passar...para atacá-los cirurgicamente temos duas maneiras as FFAA pelas armas e o Senado pelas leis.. Se não enfrentarmos isto a nação vai entrar em septicemis e se desintegrar...

Anônimo disse...

Será que é por que eles nunca fizeram nada certo?
As 10 medidas é do povo ou para os políticos?

Anônimo disse...

agora ja era o stf se foi... o tal lewandowski rasgou a constituiçao estarrecendo o pais o mundo e o mundo juridico= a s portas foram escancaradas td se tornou possivel acabou a vergonha,ele agiu rasgando a constituiçao com apoio de renan canalheiros, rede, psol pt , pdt vermelhos assim como o senador cristovao buarque q apoiaram a baixaria, inclusive cristovao buarque foi citado na delaçao ... o ministro estes dias tambem agiu erroneamente no caso de renan canalheiros o tal de melo, agora de novo o fux tem toda razao no q fez ele está livrando nosso pais dos ladroes da camara que votaram leis sem nossa autorizaçao as 10 medidas q foram enviadas n tem nda a ver com o q eles inventaram, mesmo n estando agindo muito certo o fux tem apoio do povo e ponto, se lewandowski fez mt pior entao ele tambem pode e nós vamos tomar as ruas e correr com a camara e este stf bolivariano, querem sim calar justiça mudando lei bem agora no meio das investigaçoes por que n mudaram antes- nao somos trouxas nao e vamos as ruas - fora camara , fora stf, fora oab vermelha q tambem nao nos representa

Anônimo disse...

Políbio,

Sugiro a inclusão do estudo de FÍSICA nas faculdades de Direito.

O Sr. Lamachia deveria saber que é impossível que 2 corpos(ou Poderes) ocupem o mesmo lugar no espaço(ou atribuições) ao mesmo tempo.

Consequentemente, o Sr. Lamachia deveria saber que o espaço deixado por um corpo(Legislativo) será ocupado por outro corpo(Judiciário) para não criarmos um vácuo.

O Brasil já cansou desta posição "vaselina" de entendimento(conluio).

As melancias só ajeitam-se com os solavancos da estrada.

JulioK

Anônimo disse...

ESTRANHO QUANDO PETROLOWSKI RASGOU A CONSTITUIÇÃO A OAB NAO FEZ NADA AGORA QUE O MINSISTRO FUX ESTÁ NOS AJUDANDO USANDO A LEI Q DIZ Q O POVO É Q MANDA ISTO É= AS DEZ MEDIDAS NAO PODEM SER DESFIGURAADS ASSIM OS SAFADOS FIZERAM ATE AS 5 DA MANHA MUDARAM TUDO E ISTO QUE É CONTRA A LEI ELES MUDARAM TUDO NA CALADA DA NOITE SEM O POVO SABER ISTO É LEGISLAR EM CAUSA PROPRIA E É CRIME- QUEM TEM Q SER PUNIDOS SAO ESTES DEPUTADOS . MINISTRO FUX ESTÁ NOS LIVRANDO DOS POLITICOS LADROES A OAB PELEGONA DO PT VEM DAR PITACO- CAIA FORA OAB

Anônimo disse...

Não Senhor, Doutor. Quem extrapolou foi a Câmara quando transformou inteiramente um projeto de origem popular, quando não podia. Veja a lei. Estude e não diga besteira. Principalmente em nome dos advogados.

Anônimo disse...

Lamachia. Que decepção. Parecia que vinga renovação, mas está cada vwz mais claro. Tudo do mesmo. A Propósito, cadê o parecer sobre o fatiamento do impeachment?
E quando a iniciativa popular das dez medidas foram descaracterizadas e aviltadas, houve algum pronunciamento desta instituição?
Se calou no primeiro caso e tambem no segundo. Por quê nao te "calhas" agora? (Apenas para lembrar um dos ídolos do Cpnselho da OAB).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/