quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Opinião do editor - Trensurb caminha rápido para a privatização.

A Trensurb é uma organização com organograma inchado.

A Trensurb, antes dos petistas assumirem, tinha 47 setores e 52 cargos com função gratificada.
Após assumirem, os petistas transformaram a empresa na “Casa da Mãe Joana”: aumentaram os setores para 51 (reduzindo os setores na área fim e aumentando na área meio) e 131 cargos com função gratificada.

Não contentes com este acréscimo absurdo, eles aumentaram os valores das funções gratificadas em mais de 100%, que antes variavam de R$ 942, 00 a R$ 6.118,00 e hoje varia de R$ 5.834,47 a R$ 20.264,12, sem contar o salário do felizardo.
Além disso, a empresa autorizou, ilegalmente, a incorporação de funções gratificadas ao salário dos gestores que foram exonerados.

Em 2003, a folha anual de pagamento de pessoal era de R$ 28.739.655,71, sendo que  em 2015 a folha subiu para  R$ 84.365.366,52, sem contar os encargos sociais e ações trabalhistas.

O que é espantoso, nesta história de terror, é que a atual direção não demonstrou até agora nenhum interesse em alterar este status quo, até porque continua sem a nomeação de 4 dos 5 titulares. 
É importante ressaltar, que com a aprovação da PEC 55, e se nenhuma providência for tomada, a Trensurb caminhará inevitavelmente para a privatização. 

36 comentários:

Anônimo disse...

Se lavaram com o dinheiro público. Esses são aqueles que não queriam o controle do dinheiro publico. E o mais importante que era a qualidade do serviço público esqueceram de fazer.

Anônimo disse...

VERDADEIRA CASA DA MÃE JOANA COMEÇANDO PELA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS....

Anônimo disse...

Já deveria ser privatiza a horas, não tem como sustentar este elefante branco.

Anônimo disse...

Na realidade,conforme portal de transparência.gov.br, os gastos com pessoal, em 2015, foi de R$ 152.462.134,71.
Existe um erro na informação nesta matéria, mas de qualquer forma é evidente que esta empresa está falida, pois nem a receita de 2015, que foi de 105 milhões, consegue pagar as despesas com os empregados, que dirá gastos com a manutenção, operação, administração e qualquer investimento.

Anônimo disse...

Pelo descalabro dos números, a grande saída será a PRIVATIZACAO.!!!

samuel disse...

Privatização? NÃOOOOOO! A Transurb é nossa! Não vamos dar para os capitalistas ladrões.... PQP estou cansado dessa esquerda.... Dê-me um fuzil... Ser petista, ter sido petista, pensar em ser petista = definiu o caráter.

Anônimo disse...

Tomara que seja privatizada logo! Os incomPTentes vão perder a boquinha e os serviços vão melhorar.

Emmanuel Carlos disse...

Privatização? Quem é que vai querer essa porcaria desse jeito? Ahhh ... claro ... a Odebrech Trens Urbanos .... com certeza ....

Anônimo disse...

POR FAVOR PRIVATIZEM.
ALTAMIRO

Anônimo disse...

PASSOU DA HORA.O GOVERNADOR QUER EXTINGUIR NOVE FUNDAÇÕES,MAIS PRIVATIZAR CEEE,CRM,SULGÁS...ESTAS FUNDAÇÕES FAZEM GREVE?NÃO!!!!!NUNCA!!!E GANHAM SALÁRIOS RAZOÁVEIS...NA FDRH SÓ UMA GANHA UNS 15 MIL,O RESTO TUDO É INHACA...E O TRENSURB?EMPREGO FEDERAL.FAZEM GREVE? SIM.VOLTA E MEIA ESTÃO PARALISANDO.É OU NÃO É UMA INJUSTIÇA COM OS DEMAIS?ÉÉÉÉÉ´!!! EMPREGO FEDERAL E AINDA ESTÃO SEMPRE PARANDO SUAS ATIVIDADES.O QUE MAIS?A UNIÃO BANCA A PASSAGEM DO TREM.E MAIS AINDA:TRENS SEMPRE COM PROBLEMAS.TRENS NOVOS E TODOS ERRADOS.A COMPRA FOI FEITA POR QUEM? IMAGINA SÓ: PT!!! SEMPRE ELES.ROUBAM E AINDA SÃO INCOMPETENTES.SÃO LADRÕES,CORRUPTOS E AINDA NÃO SABEM ADMINISTRAR NADA.NADICA.ENTÃO,PRIVATIZA LOGO ESTA DROGA DE TRENSURB.

Anônimo disse...

Não estamos vivendo em recessão? Privatização já.

Anônimo disse...

Tudo deveria ser PRIVATIZADO
E para que servem os Tribunais de Contas ????????????????????????????
Palhaçada mesmo.

Anônimo disse...

A viação férrea foi privatizada ALL e ficou ótima ? Kkkkkkkk

Anônimo disse...

Vão melhorar sim vide a viação férrea ALL que privatizada está moderna.kkkk

Anônimo disse...

Peguemos o EXEMPLO da ODEBRECHT que é uma empresa privada e não tem problema com corrupção. Kkkkkkkk

Anônimo disse...

Com certeza , vide a Odebrecht e a Zero Hora que são privadas e não tem problema de corrupção.Kkkkkk

Anônimo disse...

O metrô de Salvador ficou 12 anos nas mãos do Governo e as obras não andavam, só foi privatizar para a CCR, em um ano a Linha 1 foi inaugurada e em janeiro de 2017 a Linha 2 será inaugurada, a Linha 4 Amarela de São Paulo é concessionada à CCR e é a mais moderna, o Governador já está providenciando a o Edital de Concessão das Linhas 5 Lilás Metrô e 17 Ouro,Monotrilho.

Anônimo disse...

Tem que fazer uma limpa. Lembra da Viação férrea que tinha 50 funcionários por trem? Enquanto isso o sistema esta podre, mal conservado e corrompido pelos sindicatos calhordas. E a Metroplam? outro antro de ineficientes. O sistema de transporte da região metropolitana é uma merd@.
Joel

Anônimo disse...

Ao Anonimo das 17:15 hs: Se a Odebrecht e a Zero Hora tem problemas de corrupção então pode na empresa publica? Parece que é isto que voce esta dizendo. Se a RFFSA, não fosse privatizada, estariamos com um grupo empregados públicos mamando até hoje sem nada produzir, porque a privatização, no minimo provou que o fechamento dos ramais do Rio Grande do Sul eram deficitários, e seu fechamento não fez diferença alguma.

Anônimo disse...

Onde essa esquerda comunista mete a mão leva tudo à falência. O governo do tarso genro, entregou o governo do estado pior do que recebeu, não fez obras nenhuma, endividou o estado ainda mais.

- Pergunto....quem será o empresário maluco, que comprará esse elefante branco...???

Anônimo disse...

É de uma imensa imbecilidade pensar em privatizar esta estatal, pois os valores das passagens com certeza serão triplicados.

O trabalhador sairá lesado com este caminho promíscuo.

Que microempresa irá empregar tendo de pagar vale transporte a R$ 4,00?

Veja a VALE! Estão levando nossos minérios a preço de banana!

Veja o exemplo da ALL, opera mal e porcamente na região metropolitana.

AQUELES QUE DEFENDEM A PRIVATIZAÇÃO DEVEM SER OS MESMOS QUE ANDAM EM SUAS BELAS SUV'S PELAS ESTRADAS E RUAS DA REGIÃO METROPOLITANA... AQUELES QUE BATERAM PANELINHA NA AV. GOETHE... QUE ESTÃO COM VERGONHA DE SAIR PARA A TUA NOVAMENTE...

Anônimo disse...

Tá errada teoria do editor, não por causa do salário dos funcionários que o Trensurb vao mal das pernas é por causa da passagem que é subsidiada.

Bota o valor real da passagem não precisa nem privatrizar. O problema é ter pelo no peito para triplicar a passagem e explicar para os usuários que votaram maciçamente no PMDB, para o Estado e no PSDB, para governo Federal. Que fod. todos.

Anônimo disse...

DEMORO, TEM Q PRIVATIZAR E TERCEIRIZAR ASSIM É FEITO NO 1 MUNDO

Anônimo disse...

Aposto que todos os que falaram em privatizar não pegam o trem.... afinal, ter que arcar diariamente com R$ 8,20 de passagem, deve ser uma boa pra quem vive de salário mínimo... Aposto que esses que falaram que tem que privatizar são os que andam de carro o dia todo e não se importam com o valor que pagamos de tarifa. Pobres coitados desinformados. Deem uma olhada no metrô do Rio que é privatizado.... tenham um pouco de noção do que estão falando...

Anônimo disse...

ATENÇÃO - É importante pensarmos com os nossos próprios neurônios. Não é razoável repetir chavões semelhantes a papagaios e ou agir de forma à maria vai com as outras. Estas ideias são plantadas por grupos quem tem objetivo bem definido qual seja se apossar do patrimônio público. Empresas públicas bem administradas podem ter desempenho tão bom quanto privada desde que o governo central não interfira na sua administração.
Em relação a TRENSURB vamos considerar alguns fatos. Ela transporta 200.000 usuários por dia com a tarifa de R$ 1,70, deveria coletar com R$ 340.000,00 por dia ou R$ 10.200,000,00 ao mês. Considerando que a tarifa internacional deste tipo de transporte é de U$ 1,50 ou R$ 4,80 ela deixa de faturar R$ 620.000,00 ao dia ou R$ 18.600.000,00 ao mês portanto a receita mensal da empresa deveria estar próxima de R$ 28.800.000,00 ao mês ou seja R$ 345.600.000,00 por ano o que pagaria as despesas da empresa e sobraria uma boa grana para lucro. Ocorre que a PETEZADA é "boa" administradora com dinheiro público e pouca importância dá para as consequências de seus atos o que realmente querem é se locupletar. Exemplo disto é que terceirizaram a receita da empresa que é administrada pela ATM, a Trensurb não sabe qual é verdadeira receita.
Há que considerar ainda algumas despesas de monta como a fatura de energia elétrica que oscila próximo a R$ 40.000.000,00 ano pois paga tarifa cheia, contrariamente o que ocorre com algumas siderúrgicas gaúchas privadas, que são agraciadas, subsidiadas com tarifa reduzida a 1/3 da trensurb. Bem conduzida esta conta pode ser reduzida a zero.
Eliminando os privilégios políticos da empresa como os famigerados CCs e outros corporativos como incorporação ilegal de funções gratificadas, incentivo à demissão voluntária, a folha de pagamento se reduz drasticamente, sobrará muito dinheiro para investimento revertido em favor ao usuário.

Concedam esta empresa a pessoas certas para administrar que acaba até com greves idiotas e sem motivo que ela costuma ter anualmente, sem privatizá-la. Em três anos ela será totalmente diferente.modernizada nos moldes de empresas internacionais dotada de "vending machines" em todas as estações sem filas para comprar bilhetes, até as escadas rolantes estarão em pleno funcionamento e etc,etc, etc.

Unknown disse...

Antro de vadios... empreguismo... ineficiência...

Unknown disse...

A teta tem que secar, fora mamadores vadios!!!

Unknown disse...

Isso é problema da empresa que comprou mortadela...não sai mais dinheiro da união...terneiro...ja aprendeu a pastar?

Anônimo disse...

Pior é que o antigo Diretor de Operações, Antonio Giovani Mattos (PT), exonerado a pouco mais de 15 dias, está prestes a ser nomeado com Cargo FG de RS 15.000,00. Pensávamos que o Presidente Francisco Horbe viria para moralizar a Empresa, mas não é o que está acontecendo, pena para os usuários.

Anônimo disse...

Continua tudo igual, depois da troca do Diretor de Operações, os mandachuvas da area Operacional continuam dando as cartas, ou seja, Carlos Belloli e Antonio Giovani Mattos.

Anônimo disse...

Continua tudo igual, depois da troca do Diretor de Operações, os mandachuvas da area Operacional continuam dando as cartas, ou seja, Carlos Belloli e Antonio Giovani Mattos.

Anônimo disse...

Cada dia mais e mais petistas se " encostam " no Presidente da Trensurb!!!!

Um ABSURDOOOOOOOOOOOOOOOOO...........

Polibio, verifica isso!!! tá DEMAIS ISSO!!!!

Ele vai nomear mais e mais Petistasssssss.......

Anônimo disse...

Estranho a PF até hoje não ter batido lá....

Anônimo disse...

Os Diretores exonerados Francisco Jorge Vicente e Antonio Giovani, continuam mandando na empresa, os diretores indicados interinamente é enganação. Giovani assessora o interino e Francisco Vicente assessora o Presidente atual Francisco Horbe, que é muito fraco e incompetente.
Quanto a empresa ser deficitária tem muito a ver com administração irresponsável tanto da Direção anterior quanto a atual.
Organograma inchado, que serviu para dar cargos aos petistas sindicalistas, FGs incorporados ilegalmente, que deveriam ser cancelados, enfim uma zona geral.
A área meio está inchada, a área fim faltando funcionários, os trens novos parados e muito mais anomalias que não tem espaço, aqui, para relatar.
O Governo federal não permite o aumento da passagem e conserva esse estado de coisas, mas não é só na Trensurb é em todas as estatais.
E que banca este bacanal, O POVO.

Anônimo disse...

Vamos analisar as finanças da Trensurb?

Em 2015 a despesa foi de 345 milhões e a receita foi de 109 milhões, portanto 70 % de subsídio.

A direção costuma desconsiderar, nas despesas, os investimentos, dizendo, então que o subsídio é apenas 50%, que é uma falácia.

Quais foram os investimentos mais relevantes, de um total de 80 milhões.
Pagamentos a Alstom , CAF, Obra de expansão até Novo Hamburgo e aquisição de software.

Pode ser considerado investimento, a compra desnecessária de 15 trens e a aquisição de softwares também desnecessária?? Claro que não.

A Trensurb costuma maquiar os indicadores financeiros e operacionais, para parecer que tudo está maravilhoso.

É bom ressaltar que está situação vem ocorrendo a mais de “treze” anos.

Os dados, acima, foram retirados do site Transparência Brasil.

Anônimo disse...

Beleza . . . . privatizar é fácil. Mais roubos e grana pro bolço de meia dúzia. Depois o povo que se rale como sempre. Precarização dos serviços, terceirização e muitos problemas que poderão levar até a acidentes graves como consequência.