Odebrecht e Braskem pagaram US$ 1 bi em propina em doze países

CLIQUE AQUI para ler, ouvir e ver imagens da reportagem mais completa que o editor examinou ontem a noite sobre o assunto. Ao lado, o mapa com a localização dos Países onde ocorreram as propinas.

A revelação foi feita pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que assinou hoje acordos de leniência com a Odebrecht e a Braskem

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou que a Odebrecht e a Braskem pagaram mais de 1 bilhão de dólares em propina em mais de 100 projetos conduzidos em doze países. 

Além do Brasil, a Odebrecht pagou vantagens ilícitas em empreendimentos de Angola, Argentina, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru e Venezuela (confira o gráfico abaixo). Os pagamentos teriam sido feitos entre 2001 e 2016. De acordo com o documento, a empreiteira desembolsou a título de propina 439 milhões de dólares no exterior e 349 milhões de dólares no Brasil. Como contrapartida, a companhia teria sido beneficiada com contratos de 3,3 bilhões de dólares como “resultado dos esquemas de corrupção”. A Braskem, que é controlada pela Odebrecht em parceria com a Petrobras, admitiu ter desembolsado sozinha cerca de 250 milhões de dólares em dinheiro sujo.

Os pagamentos usados para corromper autoridades brasileiras e estrangeiras eram feitos por meio do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht, setor que a Operação Lava  Jato concluiu ter sido criado para distribuir dinheiro sujo a mando das empresas que formam o conglomerado.

9 comentários:

sempre mais disse...

Os vagabundos lesa pátria: Lula, Dilma, Mantega e Palocci. Até agora só um na cadeia. Nesse caso acho que a Interpol pode entrar em cena, por isso Mantega teve aquela colher de chá. Moro já sabia. Lula já ameaçou: "quando voltar a ser presidente farei tudo de novo".

Anônimo disse...

NÃO É A BRASKEM A CABEÇA DA HIDRA! A CABEÇA DA HIDRA SE CHAMA LULA. ELE ESTIMULOU A CORRUPÇÃO, PARTICIPOU DA CORRUPÇÃO, GANHOU RIOS DE DINHEIRO COM A CORRUPÇÃO, ACOBERTOU A CORRUPÇÃO, CORROMPEU DIRETORES DA PETROBRAS, CORROMPEU MINISTROS NOMEADOS PARA O STF, CORROMPEU O CONGRESSO, CORROMPEU A MÍDIA, CORROMPEU AS INSTITUIÇÕES EM GERAL. ELE E NÃO AS EMPRESAS, COMO QUEREM SEMPRE ALEGAR OS PETISTAS ESPERTOS.

Anônimo disse...

países ou republiquetas?

sempre mais disse...

Nada de FBI, esses marginais vão exigir que sejam julgados pelo Tribunal de Maduro ou Raul Castro.

Anônimo disse...

EXCLUSIVO: BRASKEM PAGOU 50 MILHÕES DE REAIS EM PROPINAS PARA DILMA

Brasil 22.12.16 08:32- O Antagonista
A Braskem pagou 50 milhões de reais em propinas para a campanha de Dilma Rousseff, entre 2009 e 2010.

O episódio é relatado no acordo da Braskem com os procuradores dos Estados Unidos.

Brazilian Official 2 é ela mesma - Janete/Dilma.

Anônimo disse...

http://www.oantagonista.com/posts/exclusivo-o-brazilian-official-1-e-lula

sempre mais disse...

Globo News até agora nada! Devem estar tristes. Estou feliz!

Anônimo disse...

o paloffffi cabeça do 9 dedos em uma conta no exterior tem 1 bilhao, imagina o chefao

Anônimo disse...

a gobo news nao da um pio pois encobrem , nao mostram nem 10% da bandalheira do pt, asim como a globo...eu sabia q no fantastico nao iram entrevistar o ex aelador do TRIPLEX DE LULA sim o zelador chamou os advogados de lula de lixos assim como lula e familia..a globo fez um escarcel correu entrevistar o ministro da cultura de temer q saiu mas a fala bombastica do EX ZELADOR DO TRIPLEX DE LULA eles nao mostraram... o coitado do zelador foi pra rua porque falou a verdade sobre lula e sua mulher está passando necessidades com a familia- assim age o pt ferrrra os pobres de pobres só quer os votos, tambem persegue, aterroriza, ameaça.... - segundo ele nas visitas ao predio agiam como donos e todos lá sabiam q eles eram os donos, ninguém visitava este triplex pois era de lula, os compradores iam com corretores nos outros apartamentos mas neste nao, ele tb disse q o unico que foi colocado elevador interno foi este triplex...... olhem o video do EX ZELADOR DO PREDIO DO TRILPEX QUE CHAMA ADVOGADOS DE LULA DE LIXOS.... sim olhem pois a globo esconde... hahahhaha

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/