Goldsztein vence ação no STJ e inicia remoções de casas na rua Luciana de Abreu, Porto Alegre

As casas até tinham valor estimativo para os moradores do bairro, mas não tinham valor histórico, portanto não contavam com amparo legal para conservação.

Após 14 anos e ampla discussão técnica, o Superior Tribunal de Justiça manteve a decisão doTribunal de Justiça RS, que declarou a inexistência de valor histórico-arquitetônico das casas da Rua Luciana de Abreu, no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A decisão concluiu que as construções não foram projetadas por Theo Wiederspan, principal argumento da ação, bem como que o abaixo assinado não tinha por objeto as casas, mas o bairro como um todo. Desse modo, a Goldsztein foi autorizada a remover as casas de nº 242, 250, 258, 262, 266 e 272.

A remoção começou imediatamente, esta tarde. No local será erguido um edifício de luxo de 16 andares. 

Todas as decisões de mérito proferidas na Ação Civil Pública, com base técnica, apontaram que as casas não possuem valor histórico-arquitetônico que impeçam a sua remoção.

O advogado Milton Terra Machado foi quem conduziu a ação vitoriosa.

30 comentários:

Anônimo disse...

Tem que fazer a inauguração dos "brocos" com hino Rio-Grandense, show do Luan Santana e com o Pedro Ernesto de mestre de cerimônias.

Como Porto Alegre é jeca.

Anônimo disse...

Para os ativistas de esquerda que travam o progresso em Poa, vai ai um definição de socialista:

Socialista é um ser que esta cheio de idéias de usar o dinheiro dos outros; Mas no dinheiro deles, ninguem toca.

Anônimo disse...

Políbio,

Achei que este assunto nem existia mais. Quatorze longos anos?? Que loucura.

Parabéns a Goldsztein por levar o caso adiante e vencer os "museólogos porto-alegrenses".

A saída do PT dos Governos Federal, Estaduais e Municipais esta destravando o país.

JulioK

Anônimo disse...

Só quero saber qual o critério do tal de "valor histórico".Pena.

Anônimo disse...

Muito bom.

Anônimo disse...

Nosso atraso são padres,milicos,juízes,e politicos.

Anônimo disse...

Fico extremamente satisfeito com a vitória da Goldzstein. A paranóia dos ativistas necessitava de um basta. Querem ter patrimônio histórico, muito bem, consultem os contribuintes de PAlegre, decretem o tombamento e paguem o preço, mas não tentem fazê-lo com o patrimônio alheio. No entanto lembrem-se, irá exigir conservação, e acima de tudo, uma estrutura que o perpetue através dos tempos. O que temos hoje, é patrimônio histórico as custas do patrimônio alheio, bem ao molde dos esquerdeopatas de plantão.

Anônimo disse...

A empresa de picaretas conhecidos....

Anônimo disse...

é, coxinha de orelha de burro, gosta é de xópis center, passam longe de livros esses corninhos da direita tosca

Anônimo disse...

Esses indivíduos são os tranca ruas. São o símbolo do atraso. Com eles nada acontece, pois não enxergam um palmo à frente do seu nariz. E ainda o povo elege essa gente que só contribui para atrasar ainda mais POA e o RS como um todo.

Anônimo disse...

Parabéns a Justiça Gaúcha... Só demorou 14 anos para descobrir que aquele lixo não tinha valor histórico. Isto diz muito da regressão da "civilização" gaúcha.

Anônimo disse...

Cadê turma do “Gasolina sem Imposto”? Com Temer pode aumentar à vontade?

23/12/2016 - FERNANDO BRITO - O Tijolaço

Lembra daquela turma que fazia escarcéu quando o preço da gasolina custava menos – em real e em dólar – do que custa hoje, embora o petróleo estivesse custando o dobro de seu valor atual?

Lembra que o Instituto Millenium financiava “dias sem impostos” para mostrar que o Governo estava explorando o povo no preço dos combustíveis?

Lembra que chegaram a fazer um adesivo obsceno e calhorda da Presidenta Dilma para ser colado na lataria do carrão, junto ao bocal do tanque de gasolina?

Passou, né?

Agora pode tudo, mesmo com o barril aí pelos 53/54 dólares contra os 110 dólares de antes.

Está lá em cima o gráfico de hoje do G1, mostrando que quando a Petrobras anuncia baixa, não baixa, mas quando sobe, sobe com vontade.

E vai piorar nesta semana em que a turma viaja, porque o consumo aumenta e as opções de abastecimento, no litoral e no interior, diminuem e o preço é mais salgado pelo frete.

E não adiante ser “flex”, o etanol, como sempre acontece quando a gasolina sobe, subiu também.

Anônimo disse...


Viva o progresso. Mais empregos e impostos serão gerados.

Era apenas um grupinho de privilegiados que queriam manter o bairro só para eles.

Anônimo disse...

A BURROCRACIA COMUNOFASCISTA DA STALINGRADO BRASILEIRA É REALMENTE FASCINANTE! PARA A INAUGURAÇÃO TEREMOS PRESENTE TARSO E LUCIANO GENRO, MANU E ROSÁRIO, MACHONA E ROSO; INFORTUNATTI E SUA REDE, FORD COM BIGODE E SUA MATRONA, CACHORRÃO, ETCATERVA!

Anônimo disse...

Mas Petista adora uma construtora !
Como foi acontecer isso ?

Anônimo disse...

mas desde quando construir um predio é "progresso"?

Anônimo disse...

Impossivel um lugar progredir com uns poucos k atravancam o progresso, o melhoramento do cais ate hoje nao saiu....ex. pais desenvolvido, eua pegou todos os indios reuniu numa reserva e o progresso continuo.

Anônimo disse...

Direito à propriedade foi restabelecido com a decisão final do STJ. Tem que ser assim. Imagina o prejuízo de adquirir um terreno e não poder usufrui-lo.

Anônimo disse...

Simples: boicota as vendas ...

Anônimo disse...

Mais empregos, mais moradias e mais impostos, ISS, INSS e depois IPTU, para beneficiarem os mais humildes moradores de Porto Alegre, aliás nada disdo interessa a esquerda escarlate bolivariana.

Anônimo disse...

NO BAIRRO PETRÓPOLIS, PERTO DE TI POLÍBIO E DO LVF TEM UMA CARRADA DE CASAS QUE OS TARADOS DO FORTUNATTI E DO TEU AMIGO VICE-PREFEITO DE GOIÁS QUISERAM TOMBAR IMPEDINDO A LIBERDADE DAS FAMÍLIAS DE VENDEREM. SÃO RELÍQUAS DA STALINGRADO ANTIGA QUE OS COMUNISTAS QUERIAM MANTER SÓ DE BIRRA, PARA MOSTRAR QUE O ESTADO CONTROLA O PROGRESSO, OS CIDADÃOS E DEVE SER RESPEITADO POR SUA AUTORIDADE SUPREMA.

Anônimo disse...

É tranco sem fim da elovução.

Anônimo disse...

matéria paga por esses picaretas ?, editor? esses q fazem casa de papelão e dão caixa 2 pro marquesan?

Anônimo disse...

Ferro na boneca! É isso aí, fora jecaiada. O progresso está chegando.

Anônimo disse...

Histórico é a babaquice da esquerda.

Capitão Tormenta disse...

Morei 40 anos no bairro M.Vento, não deu para aguentar mais, modificaram o plano diretor várias vezes, ficou um mix de residencial/comércio/serviços/salas, um inferno, mais bares e outros negócios muito barulhentos e a falta de estacionamentos, e os bundas-moles moradores podem morar em edifícios, mas quem tem casas e querem vender não pode, só os antigos moradores que venderam suas casas podia, é uma incoerência total dos moradores do bairro.

Anônimo disse...

Estes esquerdistas devem preservar o rua Voluntario da Pátria e rua da República uma verdadeira espelunca que só enfeia Porto Alegre. Esquerdista não gosta de renovação, pelo motivo que é chamada Vanguarda do Atraso.

Anônimo disse...

Anonimo das 22:01. Deixa de ser imbecil. Aquelas casas eram guarida para flanelinhas e drogaditos. Eu moro perto e sei do que falo.

Anônimo disse...

MANDEM PRA VENEZUELA ESTA MEIA DUZIA AFINAL AMAM O DITADOR ASSASSINO= BANDO DE JURASSICOS

Anônimo disse...

OS VERMELHOS PSOL RETROGRADOS SEGUIDORES DA CARTILHA DA ANTIGA UNIAO SOVIETICA, PARTIDECO MALDITO ASSIM COMO PDT E REDE

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/