Fraude na Ufrgs pagou até reforma de apartamento e viagem de férias para a Europa

Divulgação da PF.

O esquema de corrupção envolvendo bolsas de estudo na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ufrgs, pagou até a reforma do apartamento de um professor e pagou a viagem de férias da mãe de outro docente na Europa. 

São apenas alguns exemplos que a PF divulgou, tudo relativo ao destino dado ao dinheiro público que deveria estar empregado na produção de conhecimento em fraude descoberta na Ufrgs e Unisinos. Nesta sexta-feira, seis pessoas foram presas.

A PF descobriu que um dos professores detidos remodelou a residência onde mora, e, ao invés de pagar o escritório responsável pela prestação do serviço, inscreveu um arquiteto no programa de pós-graduação como bolsista. Assim, a remuneração se deu por meio de valores destinados ao financiamento na área da educação.

Dinheiro da mesma origem também financiaria a viagem de uma servidora da UFRGS para os Estados Unidos. Na casa dela, em Canoas, agentes encontraram cálculos em um quadro branco com a previsão de receitas para bancar as férias — R$ 6 mil seriam pagos com o valor repassado pelas "bolsas".

Segundo a PF, o esquema consistia no desvio de recursos de bolsas de estudos e programas de ensino na área da saúde pública vinculados à Escola de Enfermagem da UFRGS a partir de um convênio com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).

24 comentários:

Anônimo disse...


Seria interessante divulgar a que partidos estes pilantras estão filiados.
Esta é apenas a ponta do "iceberg" de desvios, corrupção e patifaria que em todas as universidades federais aconteceu na era petista no comando federal.
É por isto que estes pulhas estão tão desesperados com a saída da esquerdalha do poder. É incalculável o valor roubado neste país como as tragédias decorrentes deste saque ao erário.

Anônimo disse...

todos iam trabalhar co o adesivo da Dilma em 2014

Carlos Mota disse...

Apenas uma pergunte:
- Alguém será punido??

Anônimo disse...

São todos integrante do PT, inclusive o cabeça deles o Médico Heider era do alto escalão do governo Dilma.

Os demais são ou melhor eram ou melhor são do PT com relação e uma grande parceria (???) junto ao Grupo Hospitalar Conceição (usando cargos diretivos)

Todos defensores do "SUS"..... SUStento através de vantagens

Anônimo disse...

Cada os estudantes para protestarem agora?

Anônimo disse...

Isto foi apenas na Escola de Enfermagem. Imaginem no restante da UFRGS. Deve ter muito "docente" preocupado. A Associação dos indecentes não irá se pronunciar? Se investigassem a UFRGS a valer verificariam o desperdicio ou roubo de valores (cursos, diarias, passagens). Por este motivo são contra a PEC 55.

Anônimo disse...

POLIBIO VAI FUNDO QUE TEM MAIS.....FALCATRUAS...PTRALHAS....

Anônimo disse...

É só a ponta do iceberg !!! Se os simples mortais, isto é, os pagadores de impostos/não servidores públicos, soubessem o que fazem com o "seu" $$$$ dentro das Instituições Federais de Ensino Superior - IFES , ficariam estarrecidos !!!

Anônimo disse...

Espero que todos os nomes dos criminosos sejam publicados e que sejam processados , de acordo com a Lei.!!!

Anônimo disse...

Alguém poderia esperar algo de diferente de uma Universidade quase totalmente esquerdopatizada? Os frutos nunca caem longe da árvore. Reforma moral e educacional em todas universidades públicas já!

Anônimo disse...

Se investigarem a fundo universidades e suas mantenedoras teremos muitas surpresas.

Anônimo disse...

E quando chegarão na REITORIA? Este cara que está lá é petista roxo, logo tem maracutaia por perto, né mesmo?

Anônimo disse...

Foco comovido de como os petralhas são organizados no roubo de dinheiro publico...Muitos repassam a nota fiscal das propinas, de milhões...outros anotam tudinho num quadro da parede....rsrsrsrsrsr...

Anônimo disse...

Investigacao séria nas Universidades Federais já! Polícia Federal, por favor!

Anônimo disse...

Realmente tudo está perdido neste país... Cadeia é pouco para esta gente Quero ver se o Conselho terá coragem de "cassar" o registro deste pessoal.

elias disse...

Pois é .
A reforma do apartamento do professor esse está mal contada.
Geralmente os professores universitários bananeiros usam camisa do che, não dão aula nunca, e moram com a ma~e, mesmo tendo mais de 45 anos.

Anônimo disse...

Cadê a CPI da UNE?

Anônimo disse...

So nao mencionaram ainda que esses sao os mentores e coordenadores do mais medicos... para bolivar!

Anônimo disse...

Anônimo das 15:17, por acaso esse Hêider citado é Hêider Aurélio Pinto que foi Diretor da Atenção Básica no Ministério da Saúde?

Anônimo disse...

Se investigarem as DE's com atividade particular então....

Unknown disse...

E os caras discutindo e impondo cotas e questões de gênero!!!
A educação que se exploda!!!
Idiotizar e roubar, eis a questão dos educadores populistas!!!

Anônimo disse...

Nicolayevski envolvido e preso? Quem diria...
É... O que tem de malandro quietinho, posando de santo e metendo a mão por ai não é brincadeira...

Anônimo disse...

Tenho um caso semelhante: Uma conhecida minha (hoje médica) ganhou um prêmio em dinheiro por um estudo feito na UFRGS, quando estudante de medicina. O valor seria para bancar despesas para dar continuidade em seus estudos. Empolgada, ela optou por utilizar o dinheiro para auxiliar em uma viagem para SP a fim de se aprimorar. Pois não é que o 'coordenador' da UFRGS, ao invés de repassar o valor, a alojou em um apartamento minúsculo em SP junto com outros estudantes e NUNCA LHE REPASSOU O PRÊMIO? NUNCA LHE ENTREGOU O DINHEIRO!!!!Na época, a coitada, inocente, viu o tempo passar e não desconfiou de nada. E isso foi na década de 90. Imagina o que esses canalhas já não embolsaram???? E agora estoura mais esse escândalo. Ah, claro, o tal coordenador era PETISTA de carteirinha... Meu Deus... Desgraçados... Que raça dos infernos...

Anônimo disse...

O querido professor, de tanto cuidar de porcos, virou um deles!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/