Baixo índice do IPCA-15 deve-se a deflação dos preços de alimentação

Governo Temer está domando a inflação.

O IPCA-15 registrou alta de 0,19% em dezembro, de acordo com os dados divulgados ontem pelo IBGE, acumulando elevação de 6,68% nos últimos doze meses.

A análise é dos economistas do Bradesco, comforme newsletter desta manhã.

O resultado foi inferior ao esperado pelo mercado (0,29%), diante da queda maior que a esperada dos preços de alimentação. A desaceleração em relação ao mês passado, quando o indicador tinha subido 0,26%, refletiu o comportamento dos preços de alimentação e bebidas, cuja deflação passou de 0,06% para 0,18% no período. Além disso, merece destaque o recuo de 0,28% dos preços de habitação, ante alta de 0,36% em novembro. Diante disso, espera-se que o índice cheio encerre o mês mostrando elevação de 0,30%, levando o IPCA a encerrar este ano com variação de 6,30%. Assim, a desaceleração da inflação, juntamente com a retomada mais lenta da atividade e com a ancoragem das expectativas, deverá levar o Banco Central a intensificar o corte da taxa de juros nas próximas reuniões. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Só um idiota para acreditar nessa notícia. Qualquer cidadão que compra nas ruas, ou seja, fora dos shopping centers, sabe que os preços estão caindo por que ninguém mais está (podendo) comprar nada. É a a lei do mercado atuando, apenas isto.

Anônimo disse...


Se puxaram no Photoshop do nanico, até um pescoço fizeram, o que não faz o dinheiro, muito provavelmente do povo.

Anônimo disse...



PARECE O CARTAZ DAQUELE FILME : O LADRÃO DE CASACA.

PESQUISE O LADRÃO DE CASACA.

É IGUAL

Anônimo disse...

não, políbio. a recessão é deflacionária. a alta nos supermercados reflete concentração das despesas na alimentação. uma saída à noite torna-se um churrasco em casa. Almoço em restaurante torna-se refeição em casa.

Anônimo disse...

Quando o editor se apaixona ele capricha mesmo nas fotos dos seus amores. Não bastasse seu "devaneio" platônico com a Yeda, agora temos a fase do Temer com Photoshop. Dá-lhe jornalismo "sério" e "imparcial" deste blog.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/