Artigo, Merval Pereira, O Globo - Mundo paralelo ilegal

É impressionante tomar conhecimento das negociações por baixo dos panos entre parlamentares os mais diversos, dos vários partidos, e diretores da empreiteira Odebrecht, uma empresa que se organizou na clandestinidade para tratar de maneira profissional as demandas dos políticos, que por sua vez organizaram suas carreiras com base no financiamento ilegal de campanhas eleitorais, muitos sabendo que na maior parte tratava-se pura e simplesmente de propina.

Criaram um mundo paralelo ilegal que todos compartilhavam, uma dark web política, que em vez de vender drogas e armas vendia prestígio e corrupção.

As duas corporações, empreiteiras e políticos, desmontaram ao longo dos anos o sentido de seus papéis sociais para transformarem-se em braços de uma mesma estrutura corrompida, que baseava no toma-lá-dá-cá a razão de existir, sem que tivessem a menor importância os partidos que representavam, os programas que apoiavam, as obras que idealizavam ou construíam.

Obras inúteis como refinarias em locais inapropriados eram apenas pretextos para drenar dinheiro do contribuinte para bolsos próprios ou, na menos ruim das hipóteses, campanhas eleitorais que prolongariam o círculo vicioso.


No primeiro relato vazado de um dos 77 delatores da Odebrecht, está lá uma verdade crua: interessava à empreiteira o prosseguimento da carreira deste ou daquele parlamentar, independente do partido a que pertencessem, pois eram colaboradores fiéis que a qualquer momento poderiam ajudar a empreiteira a conseguir obras.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Realista disse...

Corrupção é um tema já tratado na Bíblia.
É um tema sempre atual que não é tratado como deveria pelas pessoas interessadas, que são os pagadores de impostos, os eleitos pelos pagadores de impostos, e os não eleitos também, as instituições civis e a imprensa.
A partir de 40 (quarenta) anos atrás uma nova modalidade de corrupção se iniciou e prosperou até os dias atuais, em uma modalidade orquestrada visando:
- Iludir as pessoas ignorantes e fomentar a sua ignorância,
- Prejudicar as pessoas financeira, espiritual e moralmente,
- Distribuir abundantes valores financeiros a todos os políticos e dirigentes escolhidos, cooptando-os, comprometendo-os e os deixando com o "rabo preso" - marionetes, conforme as proposições de Gramsci e dos outros formadores de ideologias.
CABE UMA PERGUNTA: Quem é (ou são) o(s) manda chuva(s) que mandou pagar tamanha montanha de dinheiro para comprar todo mundo?

Anônimo disse...

Por quê será que além do INSS até os Fundos de Pensão estão quebrados?Perguntar não ofende:Os politicos também estão quebrados? Brasil, País de Tolos.

Mordaz disse...

O secretário da Previdência, Marcelo Caetano, se encontrou para tratar da reforma com representantes da iniciativa privada,com representantes do Bradesco, Santander, JP Morgan, BrasilPrev, Fitch Ratings, PIMCO, XP Investimentos, Fiesp, BBM e outros. Devia estar em tratativas para deixar o filé da previdência "inviável" para os grandes banqueiros. Como fazem com as obras e as empreiteiras.

Façanha, o advogado do povo disse...

EIS O CAPITALISMO LIVRE MERCADO. Querem o que, seus palhaços? O regime ULTRA NACIONALISTA do Mussolini, do Getúlio, da década de 1930? Então lutem por ele agora, aqui no Brasil, porque os militares não vão mais se meter. Estudem a obra de Plínio Salgado, criador do INTEGRALISMO. Vão à luta, meninos. A PÁTRIA ACIMA DE TUDO. Nessa vidinha nada vai mudar, afinal ninguém emagrece comendo toicinho. Sem uma REVOLUÇÃO IDEOLÓGICA, NADA VAI MUDAR. Nem com MIL LAVAJATOS.

Anônimo disse...

LEMBRANDO QUE O QUERIDO FALECIDO EDUARDO CAMPOS FOI CITADO NA EPOCA MAS COMO FALECEU NAO VAI SER APURADO A MARINA ANDAVA COM ELE E ESCAPOU D SER INVESTIGADA MAS É UMA CINICA ,E SOBRE O NEGOCIO DO JATINHO Q CAIU COMO FICOU ALIAS MUITOS DESCONFIAM Q ELE FOI ASSASSINADO POIS SABIA MUITA COISA DA REFINARIA LA D PERNAMBUCO E OUTRAS FALCATRUAS MUITOS DESCONFIAM QUE O AVIAO FOI É ABATIDO DEPOIS O DONO FOI ASSASSINADO ,COMO ANDA TUDO ISTO...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/