Artigo, Antonio Prata, Folha - Num hospital público do Rio

O enfermeiro diz ao jornalista:" Falta tudo, tudo, tudo”. Em vez de travesseiros, fraldas. Sondas de urina são usadas no estômago".

Ao lado, detalhe da obra de Goya.

O CTI lembra uma dessas enfermarias provisórias, improvisadas em ginásios ou escolas após grandes tragédias. Nada ali, porém, é provisório, a tragédia é permanente. Os pacientes, parafraseando Caetano Veloso, são quase todos pretos. Ou quase pretos. Os médicos são quase todos brancos. Ou quase brancos.

Homens e mulheres dividem o mesmo espaço, velhas e velhos de bocas escancaradas parecem saídos de gravuras do Goya. Todos usam fralda. Os pés, descalços e imóveis, são carcomidos, calcanhares rachados, unhas cascudas: pés de chinelo. Os roupões entreabertos revelam aqui e ali os peitos murchos subindo e descendo com dificuldade.

Literalmente os últimos suspiros. Um ou outro leito tem ao lado uma parente, um cobertor trazido de casa, uma quentinha num Tupperware, uma garrafa PET com uma Fanta genérica, mas 90 por cento daquelas pessoas está só. Num dos leitos um corpo pequeno, embrulhado num lençol, espera para ser levado ao necrotério, feito uma múmia. “Na emergência, o paciente morre sozinho”, diz uma enfermeira.
Um funcionário explica que a maioria daquelas pessoas não deveria estar ali. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Unknown disse...

Este é o legado do populismo: Genocídio Branco(silencioso) nos hospitais e líderes comunistas bilionários!!!
Acorda Brasil!!!
Paredão para elles!!!

Ataque Aberto. disse...

Tudo isso eu vi aqui mesmo em Porto Alegre. Liquidei minha carreira e perdi empregos denunciando os marginais responsáveis por isso. ABSOLUTAMENTE NINGUÉM me ajudou. Fiquei sozinho - agora paguem o preço !

Milton Pires
Médico
Porto Alegre

Anônimo disse...

ESSE PRATA (SILBER) PARECE QUE É DA TURMA DO PT. AGORA, ELE DESCOBRIU QUE A PRATA ACABOU NO RJ! ANTES, NO TEMPO DO LULA, DA DILMA, DO AMIGO CABRAL DA DILMA E DO LULA, OS HOSPITAIS ESTAVAM OPERANDO COMO O EINSTEIN E O SÍRIO. PARECE QUE PARA NIVELAR TODOS POR BAIXO, COMO SABEM BEM FAZER OS COMUNOFASCISTAS PETISTAS. DIZEM ATÉ QUE LULA ERA GENIAL, QUE DILMA FOI UMA COITADINHA E QUE O FEROZ MALVADO GORPISTA É ESSE TAL DE TEMEROSO QUE SEMPRE FOI AMIGO MAS VIROU TRAIDOR DO FORO DE SÃO PAULO!

Unknown disse...

Se isto não for GENOCÍDIO, minha vó é bicicleta!!!

Anônimo disse...

Este é o Brasil de hoje, um campo se concentração um campo de extermínio sem comando, manipulado por uma Gestapo Tupiniquim .... A eles nada interessa a não ser manter seus privilégios e mordomias imorais...

Anônimo disse...

E o preco k pagamos depois de uma vida de trabalho ao pais...onde poucos ganham muito com suor do povo, mas so nos resta entregar nas maos de Deus.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/