Sartori em entrevista a Veja: "Não se faz justiça social sem equilíbrio nas contas públicas"

A revista Época escolheu Sartori como seu personagem da semana. Da mesma forma que Veja, a revista também apoia o que faz o governo do RS.


O governador José Ivo Sartori ocupa páginas nobres das revistas Época e Veja deste final de semana para explicar as reformas que propôs à Assembléia para ajustar as contas públicas e tornar mais enxuta e eficaz a gestão do governo do RS. Em entrevista a Veja, o governador falou sobre as dificuldades enfrentadas para ajustar as finanças estaduais.

Leia tudo:

Por que foi necessário decretar estado de calamidade? 
Estamos fazendo ajustes desde o início do meu governo, em 2015. Cortamos cargos de confiança, viagens, consultorias. Mesmo com esses ajustes, temos um déficit estimado em 8,8 bilhões de reais até 2018. O decreto da calamidade financeira tem o intuito de fazer com que esse esforço seja compartilhado por todos, com uma nova regra de comportamento dos órgãos públicos e revisão de benefícios. Na questão dos pagamentos atrasados, por exemplo, queremos priorizar aqueles que recebem menos. Mas enfrentamos muitas decisões judicias que nos obrigam a pagar de maneira igual a todos os servidores.

Os cortes vão atingir as despesas na assistência social? 
Nos últimos 45 anos, em apenas sete o estado não registrou déficit orçamentário. Não se faz justiça social sem equilíbrio nas contas públicas. Entendemos que o governo deva se concentrar em saúde, educação, infraestrutura e segurança, além da assistência social. Não estamos olhando apenas para o momento, para o meu governo. É preciso pensar no futuro.

Por que privatizar as empresas estaduais? 
A questão é a seguinte: essas companhias ainda são necessárias? É dever do estado administrar uma gráfica? É papel do estado fazer mineração de carvão? Será uma caminhada dura, mas necessária. Não gostaria que meus sucessores passassem pelos constrangimentos que estamos passando.

11 comentários:

Anônimo disse...

PERGUNTA, POR QUE DEMOROU 2 ANOS, AGRAVANDO A SITUAÇÃO E AINDA POR CIMA UMA REFORMA TÍMIDA?

Fernando disse...

200 mil pessoas ocupando o entorno da assembléia no dia da votação do pacote,um caldeirão exigindo a aprovação de todas as medidas, em coro representando os 11 milhões de gauchos, pulando juntos para os deputados sentirem a terra tremer...se no futebol pode ser feito porque não neste momento para salvar a sociedade gaúcha.

Fernando

Anônimo disse...

Correto! A conta de inúmeros governos incompetentes, populistas e serviçais do corporativismo dos funcionários públicos CHEGOU! Agora é remédio amargo, decisões duras e rápidas, ou FECHA AS PORTAS!

Anônimo disse...

"- É dever do Estado administrar uma gráfica?"

É lógico que tem que privatizar, porque somente assim os políticos podem fazer licitações fraudulentas com gráficas laranjas.
E parte dos "santinhos" de campanha eleitoral ainda sai de graça para eles.

Como diz o ditado:

"Quem não te conhece que te compre"

Anônimo disse...

Incompetente.

Anônimo disse...

O PROBLEMA É BOTAR NA RUA MAIS DE 1000 SERVIDORES.SE VAI ABRIR CONCURSO DA SUSEP,IGP PORQUE MANDAR EMBORA OS SERVIDORES?MANDA OS APOSENTADOS E APROVEITA OS QUE ESTÃO NA ATIVA.GRINGO BURRO CRETINO.DESGRAÇADO

Anônimo disse...

Finalmente apareceu alguem que enxergou a real finalidade do estado....educacao, seguranca e saude....tudo que for fora disso nao e papel do estado e o leva a falencia.

Anônimo disse...

SARTORI RECEBEU O CARRO RS ROUBADO SEM MOTOR SEM RODAS

TARSO E SEUS COMPARSAS DEIXARAM O ESTADO DO RS COMO OS LADRÕES DEIXAM UM CARRO ROUBADO,SEM MOTOR E SEM RODAS.

SARTORI ESTÁ TENTANDO UM NOVO MOTOR E RODAS PARA BOTAR O CARRO ANDAR,VÃO TRENTAR DENEGRIR SUA IMAGEM

O PT ALÉM DE MANDAR A FORD E UM PARQUE INDUSTRIAL EMBORA DO RS(PERDENDO MILHÕES E MILHOES DE IMPOSTOS) DETONARAM AS INSTITUIÇÕES DO RS, E O CRIME CAMPEIA COMO NUNCA.

A ATRASO PETISTA NO RS DEVERA SER LEMBRADO POR TODO O SEMPRE PARA NÃO REPETIR O ERRO 3 VEZES.

QUEREMOS QUE OS RESPONSAVEIS SEJAM PUNIDOS E NÃO GOZANDO DE ALTOS SALARIOS NAS PRAIAS DO RJ

COMO É QUE PODE DETONAREM A VIDA DE MILHÕES E ESTAREM GOZANDO A VIDA COMO SE NADA TIVESSEM FEITO?

ALGUÉM PODERIA DAR UMA IDÉIA DE COMO FAZER PARA OS IRRESPONSÁVEIS RESPONSÁVEIS PELOS PREJUIZOS QUE NOS CAUSARAM PAGAREM A CONTA?

Anônimo disse...

O estado segundo o Sartori está falido . se você tem empresas que dão lucro e algumas prestam serviços essências a população. O problema do sartori é que ele é tecnicamente muito fraco e está cercado também de pessoas sem visão estratégica. Pergunto qual o projeto deste governo? Aumento de icms, extinção e privatização de empresas. Com todo respeito isto aí qualquer cidadão gaúcho faz. Sartori apresenta um projeto para o RS. Com todo respeito o sr e sua turma vão acabar amassando uva em Caxias.

Anônimo disse...

E onde vais arrumar 200 mil que se disponham a isso? Só se importar.

Anônimo disse...

Se a empresa dá lucro porque privatizar? O governo da França é acionista da Renault...
O custo elevado das contas do governo está no legislativo e no judiciário...e na má gestão...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/