Artigo, Fernando Schuller, Época - Buenas e me espalho.

Para combater o corporativismo gaúcho, o governador José Ivo Sartori terá de ser combativo como o Capitão Rodrigo de Erico Verissimo

Nas últimas duas décadas, o governo gaúcho só operou no azul durante o governo Yeda Crusius, entre 2007 e 2010. Durante anos, os políticos gaúchos se habituaram a aprovar orçamentos sem base fiscal na Assembleia Legislativa. Na prática, autorizavam o Executivo a gastar dinheiro que não existia. Se fosse um país, era fácil resolver. Bastava emitir moeda e passar a conta para todo mundo. Mas não dá. O Rio Grande perdeu a guerra em 1845. É apenas um estado. E quebrou.

É evidente que existem fatores “estruturais” na crise gaúcha. O estado tem o funcionalismo com idade média mais alta da Federação. Tem o maior déficit previdenciário, em torno de 25% da receita líquida, e gasta 55% da folha de salários com inativos. Houve uma estiagem forte, também, em 2005, e nos anos 1990 circulava uma vaga ideia, nas noites frias de Porto Alegre, de que o estado seria o centro do Mercosul. Nada disso aconteceu. É da vida. As pessoas envelhecem, o clima às vezes não coopera. É para isso que serve a liderança política. Para antecipar, olhar para o futuro com realismo, ajustar as instituições.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Isso é o que saiu na imprensa não comunista :

Os responsáveis pela destruição do Rio Grande do Sul
Posted: 24 Nov 2016 01:35 AM PST

Olívio Dutra e Tarso Genro

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Milton Pires

Já que, aparentemente, a "crise" do Rio Grande do Sul que levou Sartori a tomar as medidas adotadas ontem não tem causa, já que parece ser algo que simplesmente "aconteceu", eu que vi tudo isso surgir, que fui testemunha de tudo, aponto aqui os dois criminosos que nos levaram a esta situação. São eles os petistas Olívio Dutra e Tarso Genro !

"Ah, mas e os 8 anos de governos de Rigotto e Yeda entre 2003 e 2011??" Nesta época o trabalho sujo já havia sido feito: o Governo do Brasil INTEIRO estava nas mãos do marginal Luís Inácio Lula da Silva. Rigotto e Yeda, sem NENHUMA intenção da minha parte em defendê-los, governaram um "país estranho" DENTRO de um Brasil que tinha dinheiro e não lhes repassava. Neste meio tempo, TODA corja de associações de funcionários públicos, sindicatos, ONGS, PINGS e PONGS, ciclovias, afrovias, veadovias, monumentos, museus e creches para "refugiados" do Rio Grande do Sul estavam controlados por vagabundos petistas mamando no dinheiro público dos hospitais, das escolas e dos presídios !!!

Quando o estelionatário Tarso Genro assumiu em 2011, já depois de 8 anos de Regime Petista no país, ele terminou o projeto local de destruição começado em 99 pelo bandido Olívio Dutra e simplesmente "adiado" pelos governos tampões de um partido socialista fabiano, como o PSDB (de Yeda), e de uma "coisa" que sequer pode ser considerada partido, chamada PMDB (de Rigotto).

Não me interessa se o Rigotto veio antes da Yeda. Estes dois não fizeram (e nem poderiam fazer) coisa alguma pelo RS além de "atrapalhar" (por motivos políticos e não por altruísmo) a destruição planejada pela Organização Criminosa Petista que começou com Olívio e terminou com Tarso !

O que Olívio e Tarso fizeram? Basicamente gastaram TUDO que o Estado tinha e também o que "não tinha", acabaram com o investimento na produção, SUFOCARAM, ASFIXIARAM os empresários e aparelharam a máquina estatal gaúcha da mesma maneira que fizeram com a PETROBRAS depois, ou melhor, ao mesmo tempo, no Brasil!

Criaram "direitos", criaram "grupos de trabalhos", "núcleos", subsecretarias, coordenadorias, assessorias de planejamentos, divisões, gestões e repartições, distribuíram garantias, burocratizaram, agigantaram, "stalinizaram" a máquina de um Estado que é praticamente "metade fazenda de criação de gado" e "metade repartição pública" com um só porto de mar "lá embaixo" (e que mesmo assim sequer parece uma cidade gaúcha)

Depois disso, nenhuma grande empresa, em juízo perfeito, pensou em investir aqui! Foi isso que aconteceu e é isso que deve ficar registrado.

É isso que não é dito por esta imprensa controlada por vagabundos petistas da Zero Hora e do Correio do Povo de Porto Alegre, mas é isso que ficará para História !

Anônimo disse...

Alguma surpresa na visão do opinante? O cara depende do dinheiro privado faz tempo.

Anônimo disse...



Menos, Políbio, menos. ✋ ✋

Não dá pra imaginar o sartori montado num cavalo, sem achar hilârio. 😂😂😂😂 kkkk!

Na foto, Tarcísio Meira - o "capitão Rodrigo" - é um homem alto, com pernas longas, e fica bem na foto montado num cavalo.

Quanto ao sartori, só consigo imaginá-lo montado num burrico gordo e arriado. E com aquele bigode brega fica igual ao "jeca--tatu" personagem do comediante Oscarito nos filmes antigos. 😂😂😂😂

Sartori não deve ser combativo!

Simplesmente porque não deveria estar combatendo ninguém, e sim cumprindo suas tarefas pagas pelo povo gaúcho, trabalhando com competência pro povo do RS, incluindo os funcionários públicos, policiais e brigadianos, que são os únicos que trabalham, batem pontos biométricos, não sonegam impostos, não dividem com empresários impostos anistiados a dedo, e não estão na planilha da Odebrecht, como a camarilha do PMDB e da base aliada do Sartori!!

Sartori é laranja (do PT) PODRE!

SARTORI É SÁDICO, RECALCADO E DESRESPEITOSO!

EM ESSÊNCIA É UM INFELIZ.

Também, casado com aquele TRIBUFÚ!



Anônimo disse...

Este Fernando Schuller está com as roscas enferrujadas e os parafusos frouxos!!!! Exigir atitudes de um capitão Rodrigo Cambará pelo gringo que nunca boleou a perna no lombo de um pingo já é demais! E falar em "buenas e me espalho, nos magros dou de prancha e nos gordos dou de talho", PIOR AINDA!!!!
Primeiro o gringo tem que ser treinado exaustivamente a ouvir falar as palavras TARSO GENRO sem passar mal, sem amarelar. Se for aprovado neste
primeiro teste aí ele poderá dar outros passos.
O Fernando Schuler se não leu, leia ANTÔNIO CHIMANGO, de Ramiro Barcelos,
cognominado AMARO JUVENAL, onde em rimas é contada a vida de Antônio Augusto Borges de Medeiros. Ali Schuller verá a contribuição que Ramiro Barcelos,
procurou dar ao Rio Grande, mexendo com os brios do Borges através de caracterizações as mais variadas e depreciativas, tudo em rimas gaudérias!
Este livro já foi reeditado horrores de vezes, deveria ser leitura obrigatória nas escolas e por todos, principalmente quando nos encontramos
com um governo cujo único mérito é aumentar impostos sem saber o que fazer com o dinheiro arrecadado. Sob este aspecto, Borges de Medeiros foi incisivo: "Não fiz nada e não gastei nada". Poderia ser uma baita idéia para
o criativo Sartori.

Anônimo disse...


Querer comparar o capitão Rodrigo com esse traste falso é o fim.

A que ponto chegamos, o "herói" de hoje é realmente um farrapo humano moralmente.

Anônimo disse...

Logo o CC profissional que passou do PT ao PSDb ganhando dinheiro público falando de gasto público kkkkkk...a Internet aceita td mesmo.....

Anônimo disse...

O autor é curador do ciclo de debates Fronteiras do Pensamento...
Creio que fronteira do pensamento borderline.

Hoje todo mundo quer aprecer, vivemos na sociedade do espetáculo, nem que para isso tenha que dizer asneiras.

Anônimo disse...

ASSINO , E TAMBEM

ATENÇAO OS POLITICOS IMUNDOS ESTAO ATACANDO A JUSTIÇA COM PAPINHO DE CRIME D RESPONSABILIDADE A PROCURADORES, JUIZES.... TUDO CONVERSINHA FIADA O QUE ELES QUEREM MESMO É ENQUADRAR A JUSTIÇA E ACABAR COM A LAVA JATO QUEREM SIM BARRAR AS INVESTIGAÇOES QUEREM SIM APROVEITAREM- SE DA SITUAÇAO AS 10 MEDIDAS Q VIERAM DO MPF COM MAIS DE 2. MILHOES E 500 M ASSINATURAS SIM QUEREM ENFIAR JUNTO ESTA TAL LEI LOGO AGORA NO MEIO DA LAVA JATO MENTEM ATACAM A JUSTIÇA DIZENDO Q A JUSTIÇA N TÁ ACIMA DA LEI ORA ORA QUE CINISMO A JUSTIÇAjá TEM LEI QA PUNE E MESMO ASSIm ESTEs POLITICOS N TEM MORAL P MUDAR A LEI MUIto MENOS LEI SOBRE A JUSTIÇA , ENVIEM MENSAGENS, TELEFONEMAS PRO RODRIGO MAIA do de , RENAN CALHEIROS, PRO SEM VERGONHA CINICo WEVERTON rocha DO PDT , JOVAIR ARANTES DO PTB , ONIX LORENZONI DO DEM, PARA OS PETISTAS, PARA O CARLOS MARUM DO PMDB E DEMAIS DEPUTADOS FEDERAIS OLHEM NO SITE DA CAMARA E MANDEM MENSAGENS, TELEFONEMAS POIS ELES QUEREM DAR O BOTE NA TERÇA FEIRA E PUNIREM A JUSTIÇA E ASSIM BARRAREM A LAVA JATO DEIXANDO A JUSTIÇA NAS GARRAS DELES

Anônimo disse...

ACABO DE LER NO DIARIO DO PODER: PLANALTO QUE DEFINIA PROPINA NO GOVERNO LULA DISSE O DOLEIRO YOUSSEF EM SEU DEPOIMENTO SEXTA FEIRA- A MASCARA DE LULADRAO MAIS UMA VEZ CAIU , POIS É, PROPINA ERA DEFINIDA NO PLANALTO-

CADEIA JA NO MOLUSCO

MAIS UMA CONFIRMAÇAO DO QUE DISSE DELCIDIO AMARAL DO PT QUE LULA ERA O CHEFAO E QUE ELE E DILMA SIM SEMPRE SOUBERAM DE TUDO

Anônimo disse...

Excelente artigo. Captou muito bem a mente atrasada dos gaúchos. Infelizmente somos assim, ainda presos aos heróis farroupilha, ao Brizola, a um orgulho idiota. Nossas crenças não nos levarão para o futuro.

Anônimo disse...

É para isso que serve a liderança política. Para antecipar, olhar para o futuro com realismo, ajustar as instituições. - Mas vejam o caso da ex-governadora Yeda: ajustou as contas públicas e fez o déficit zero. De que forma o povo gaúcho agradeceu a ela/ Lhe tirando um segundo mandato para continuar suas realizações.

Na maioria das vezes, os votos nas eleições são feitos em bases puramente emocionais, sem utilização da lógica e do raciocínio.

Anônimo disse...

A Yeda Crusius, a melhor gestora que o RGS teve, foi corrida da Governança Estadual pelo PT. Mais uma prova que este maldito partido só serve para destruir. Citem alguma coisa que o PT criou de bom. Não tem nada. Só roubalheira para se manter no poder, para roubar mais e se manter no poder, para ainda mais roubar. É um lixo.

Anônimo disse...

SAI DAI PELEGO AI DE CIMA LAVE sua boca p falar da ex governadora yeda crucyus ela foi PERSEGUIDA PELO PT TODO TEMPO, E ela nao é socialiTra é social, psdb é partido SOCIAL da democracia brasileira é diferenre de socialista, se for assim entao o bolsonaro é socialista pois ele é do psc- partido social cristao, estude pois social nao é socialista quem destruiu o estado foi olivio dutra petralha que foi corrido ha anos e o tarso genro do pt corrido agora na eleiçao quando perdeu queria ser reeleito governador pelo pt e foi corrido- chore

Anônimo disse...

sartoti é do pmdb e fica até 2018 depois tchau querido e a situaçao em q o estado está foi por causa do pt q em 4 anos nao fez o que deveria, afundou a educaçao, saude ,segurança, nao feZ as obras q prometeu, nao apgou enm o piso de poico amis de 1 mil reais q prometeiu aos professores nao deixou 1 real em caixa e nem mesmo margem p emprestimos, ainda bem que o petralha tarso genro nao foi reeleito foi varrido e sem andou pro rio de janeiro gozar o calor das praias =gaucho caviar, hahhhhhhhahha adora luxo este comunista sem vergonha

Anônimo disse...

A ex governadora competente yeda crucyus do psdb que governou 4 anos o estado há anos e anos atrás quando saiu deixou margem p emprestimo DIFERENTE DO TARSO GENRO DO PT QUE NEM ISTO DEIXOU ELE LIQUIDOU ACABOU COM O ESTADO DEIXOU ESTA BOMBA PRO SARTORI . YEGA foi atacAda 4 anos pelo pt assim como a senadora ana amelia lemos é atacada peloS vermelhos INVEJOSOS E INCOMPETENTES Q NAO RESPEITAM A DEMOCARCIA, CLARO SAO DITADORES, LULADRAO FOI CONTRA A CONSTIUTIÇAO NAO ACEITAM PERDER

Anônimo disse...

Os deputados vão aprovar as medidas propostas pelo governo do estado, porque são responsáveis e o futuro depende dessa postura, chega de hipocrisia, estamos cheio de politicagem! Basta!

Anônimo disse...

Avante, Sartori!
Não se intimide. Faça o que tem que ser feito "duela a quien doler, hombre"!
Cortando esse mosaico de pequenas despesas geradas por fundações, tv, sindicalistas, zoológico, gráfica,... se chega a um montante respeitável.
Quanto ao funcionalismo, essa categoria já passou da hora de entender que são pagos pelo contribuinte para prestarem BONS SERVIÇOS ao Estado. Não são pagos para acomodarem-se e apresentarem-se mal-humorados e com cara de quem está fazendo um favor para a população.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/