Temer anuncia reforma no Ensino médio

O Ensino médio no Brasil vai passar por uma reforma: medida provisória assinada nesta quinta-feira pelo presidente Michel Temer altera tanto o conteúdo quanto o formato. E vai até mesmo refletir na elaboração dos vestibulares.

A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

O objetivo do governo federal é incentivar que as redes de ensino ofereçam ao aluno a chance de dar ênfase em alguma das cinco áreas. Já entre os conteúdos que deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e sociologia.

O segundo ponto importante na mudança será o aumento da carga horária. Ela deve ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800. Com a medida, a intenção do Ministério da Educação (MEC) é incentivar o ensino em tempo integral, e para isso prevê programa específico de incentivo às escolas em tempo integral.

O Ministério da Educação condicionou algumas das mudanças à conclusão do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, a BNCC já está em sua segunda versão após ter passado por discussão em todos os estados do Brasil. A conclusão do documento final inicialmente terminaria em junho, mas foi adiada para novembro.

Por ser uma medida provisória, a proposta passa a entrar em vigor imediatamente após a sua edição pelo Executivo. Para virar lei em definitivo, precisa ser analisada em uma comissão especial do Congresso e depois aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias para não perder a validade.

14 comentários:

Anônimo disse...

Excelente iniciativa, há que se concentrar em linguagem e matemática e Ciências, e ensinar a trabalhar, nada de perder tempo com filosofias malucas. Basta ver para que os comunistas não venham a boicotar o sistema educacional, já precário.
Que bom que poderemos ter alunos que saibam, ao menos escrever e fazer contas, já é alguma coisa.

Anônimo disse...

filosofia e sociologia deveriam ser cursos extintos...

só servem para robotizar a juventude implementando uma visao esquerdista da vida...

nao ensinam nada, só doutrinam...

Anônimo disse...

Isso!
Vamos tirar filosofia e sociologia para gerarmos uma massa de pessoas que não pensam criticamente. É mais fácil de manipular.
Ao invés disso, teria-se é que melhorar a forma como essas disciplinas são apresentadas aos alunos, para realmente formarmos seres pensantes.

Anônimo disse...

Pois é, o Temer em vez de implantar o turno integral e incentivar os políticos a pagarem o piso nacional do magistério vai acabar eliminando as aulas da área de humanas e de educação física. Ele e seu grupo querer fazer os brasileiros fiquem mais alienados e sem raciocínio para continuarem recebendo votos a cada eleição. É Brasil perdendo o rumo de vez mesmo.

Anônimo disse...

Do que adiantaram anos dessas disciplinas e temos este bando de analfabetos ou rebeldes sem causa. Massa crítica qyue cria com pessoas que sabem ler e entender o que leem. Temos uma geração perdida.

Anônimo disse...

Escola é para ensinar a pessoa a sobreviver bem neste mundo globalizado, já se quiserem ideologias, que entrem em partidos político financiados com o dinheiro do próprio bolso e não daquele tirado da saúde, educação e da segurança pública!

Anônimo disse...

Realmente, deturparam tanto a filosofia e a sociologia no Brasil que viraram meras matérias doutrinadoras. Tempos atrás li um livro da tal Marilena Chauí e pude ver bem o esterco que tem povoado a mente dos alunos do ensino médio!

Anônimo disse...

Estava demorando para aparecerem os defensores das áreas "humanas"... Como se o ensino de filosofia e sociologia não deixassem as pessoas mais alienadas ainda... Vão tirar toco na grama... O país precisa de médicos, engenheiros, arquitetos, cientistas e não um bando de "pensadores" iluminados que só sabem falar obviedades...

Anônimo disse...

Alguma coisa precisa ser feita urgente no ensino brasileiro, que virou uma merda depois de todos estes anos em que a esquerdalha esteve no poder, incluindo o PSDB com o FHC!

Anônimo disse...

otima noticia, agora sim o brasil fica mais proximo dos paises desenvolvidos, parabens, rumo a melhora na educaçao

Anônimo disse...

tem q tirar filosofia e sociologia sempre vivemos muito bem sem isto, o pt implantou e desvirtuou a filosofia levando p o lado esquerdalha apenas, xo malditos

Anônimo disse...

Vai ter espaço nas escolas para turno integral de 7 horas? Ou vão estudar noite a dentro?
O Color teve que construir várias escolas para turno integral (todas em lugares bem visíveis) e não deu certo.

Gilmar disse...

Vai aumentar o preço da abóbora porque os faladores de abobrinhas perderão a boquinha fácil do xaropês comunista e terão que reciclar o cérebro calcinado de tanta utopia ranhenta.

Anônimo disse...

AS MEDIDAS VAO SENDO IMPLANTADAS AOS POUCOS ATE TODAS ESCOLAS PODEREM TER TURNO INTEGRAL, PARABENS

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/