Lula é réu a partir de hoje na Lava Jato. Ele é acusado de obstrução á Justiça no caso Cerveró.

Nas redes sociais o ex-presidente já está na cadeia - e visitado por Dilma.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da decisão do juiz.

CLIQUE AQUI para ler, também, reportagem da Globonews, que conta detalhes do depoimento de Otávio Marques ao juiz Sérgio Moro, detalhando pagamentos de propinas para a campanha de Dilma e para o PT.

O juiz Ricardo Augusuto Soares Leite, Justiça Federal no Distrito Federal, recebeu denúncia e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais cinco pessoas por tentativa de obstrução da Lava Jato.Lula, o pecuarista e Maurício Bumlai são acusados de embaraço à investigação (pena de 3 a 8 anos). Delcídio, Diogo e Edson são acusados além de obstrução e por exploração de prestigio (pena de 1 a 5 anos) e patrocínio infiel (6 meses a 3 anos). Esteves foi acusado de embaraço e exploração de prestígio.  O caso veio à tona no final de 2015 quando Delcídio, então líder do governo Dilma no Senado, acabou preso após ser gravado em uma conversa na qual ofereceu auxílio financeiro para evitar a colaboração premiada de Cerveró. A ideia seria evitar que fossem delatados pelo ex-diretor. Segundo a Procuradoria, eles teriam atuado para comprar por R$ 250 mil o silêncio de Cerveró.

A denúncia tramitava inicialmente no STF (Supremo Tribunal Federal) porque Delcídio tinha foro privilegiado. Mas ele acabou cassado pelo Senado após se tornar delator da Lava Jato e o inquérito foi enviado pela Justiça Federal no DF.
  
Eles são acusados de participar de uma trama para comprar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Essa é a primeira denúncia recebida pela Justiça contra o ex-presidente Lula, que também é alvo de investigações do juiz Sérgio Moro, do Paraná.

O juiz tambném recebeu a acusação contra o pecuarista José Carlos Bumlai, seu filho, Maurício Bumlai, o banqueiro André Santos Esteves, Diogo Ferreira Rodriguez, ex-assessor de Delcídio, Edson Siqueira Ribeiro Filho, que atuou na defesa de Cerveró.

4 comentários:

Anônimo disse...

Conversa Afiada - Resposta à ONU: Lula vira réu

Juízes precisam ser mais rápidos que a ONU

29/07/2016

No G1:
O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai. Eles são acusados de tentar obstruir a Justiça tentando comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

(...) A denúncia acusa os sete de três crimes: embaraço à investigação de organização criminosa que prevê pena de três a oito anos; patrocínio infiel (quando advogado não defende corretamente interesses do cliente – os outros foram considerados coautores), que prevê pena de seis meses a três anos; e exploração de prestígio, que prevê pena de um a cinco anos.

COMO A JUSTIÇA É RÁPIDA.......contra lula e o PT

Anônimo disse...

Bem, agora que um juiz de Brasília e não o Sérgio Moro, o declarou réu, resta-lhe tão somente recorrer ao papa, já que o cartucho com a ONU já foi queimado. lulladrão está fo..dido!

Anônimo disse...

Só isso?

Anônimo disse...

Sartori, como é que deixas o PETRALHA 22:14 em cargo de confiança?
Pau nele, Sartori!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/