Editorial, Zero Hora - O ônus da insegurança

O Índice de Desenvolvimento Estadual — Rio Grande do Sul (iRS), divulgado ontem, evidencia de forma coletiva um fato que os gaúchos constatam diariamente de maneira individual: o quanto a violência afeta suas vidas. Não pode haver dúvida de que a falta de segurança entrava o desenvolvimento do Estado, pois a criminalidade atinge diretamente a tudo e a todos, dificultando ou mesmo inviabilizando negócios, provocando a fuga de investidores e desviando para a segurança recursos que poderiam ser aplicados em educação, saúde e qualidade de vida. Num Estado que, mesmo assim, se mantém numa posição privilegiada sob o ponto de vista de indicadores socioeconômicos, a remoção desse entrave reafirma-se como prioridade.

Um dos méritos do iRS, apurado há três anos por Zero Hora e Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS, com o mesmo referencial teórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é justamente o de chamar a atenção para questões emergenciais. O aumento da violência não é um fenômeno exclusivo do Estado. Ainda assim, o avanço do número de homicídios, superior ao registrado no país, não pode ser subestimado. O efeito mais visível é o impacto no quesito longevidade e segurança, que reflete o grau de exposição à violência.

Felizmente, outros Estados vêm demonstrando ser possível enfrentar essa ameaça que, como indicam os dados de 2014, afeta o cotidiano da população e contribui para travar o desenvolvimento de maneira geral. Os ganhos no padrão de vida dos gaúchos não podem ser postos em risco pela insegurança nem pela dificuldade de avanços na educação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais um motivo para o povo de Porto Alegre não reeleger o grupo Politico, liderado pelo PMDB, PDT, PP, PSDB, PSB, PSD, PR, PRB, etc. (são 15 partidos) no Paço Municipal.

Fazendo isso, por tabela, está mandando um recado ao tiririca da serra, do PMDB, eleito pela mesma aliança politica que comanda a Prefeitura ser defenestrado do governo do Estado PARA TODO O SEMPRE. Afinal, Segurança Pública é responsabilidade do Estado, e o Comandante chefe da Policia e da Brigada é o Governador do Estado que não está nem aí com a Segurança Pública e ainda paga a policia e brigada parcelado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/