Análise, embaixador Rubens Barbosa - Governo e PT atacam o Brasil no exterior

A radicalização da política interna, agravada com o pedido de impeachment da presidente da República, adquire contornos dramáticos com a decisão do PT de mobilizar forças internas e externas para denunciar um pretenso golpe contra a democracia no Brasil. Ministros do Supremo Tribunal Federal explicam que na discussão e votação do impeachment o devido processo legal vem sendo rigorosamente seguido e que é um grave equivoco insistir na tese do golpe e do retrocesso. Além da incitação interna - "não passarão", "vamos à luta" - dos movimentos sociais (CUT, MST, UNE e outros), o Palácio do Planalto estimula ações que vão além das nossas fronteiras.

O governo e o PT não hesitam em fazer uso da máquina pública para tentar desinformar governos estrangeiros, organizações internacionais e a mídia sobre o que está acontecendo no Brasil com o objetivo de deslegitimar o futuro governo e atingir a imagem presidencial. 

(...)

A campanha no exterior adquiriu contornos de realismo mágico quando, depois de mencionar a grave situação e, contraditoriamente, afirmar ser o País uma democracia vigorosa, em evento da ONU sobre clima, a presidente da República pediu a aplicação da cláusula democrática pelo Mercosul e pela Unasul contra o Brasil, se for afastada. Sábado passado, o ministro de Relações Exteriores e o assessor internacional da Presidência visitaram o secretário-geral da Unasul e, em grave atentado contra a soberania do País, formalizaram pedido nesse sentido, em carta assinada por Marco Aurélio Garcia.

Essas demandas inusitadas - não me lembro de nenhum exemplo de chefe de Estado e de governo pedindo graves sanções contra seu próprio país - não levarão a nada, nem interna nem externamente. Com a possível exceção dos países bolivarianos (Venezuela, Equador e Bolívia), nenhum outro aceitará sequer examinar a aplicação da cláusula democrática contra o Brasil.


O que choca é a narrativa de golpe ser usada no exterior pelo governo e pelo PT contra o próprio país e suas instituições. O resultado é um desserviço ao Brasil, pois vai contra o interesse nacional e a imagem do País no exterior.

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo do embaixador Rubens Barbosa, conforme publicação no blog Defesanet.

10 comentários:

Anônimo disse...

1-MAU CARATISMO LEVADO AO EXTREMO
-------------
2-ELEMENTOS DESTA ESTIRPE NÃO PERCEBEM,POIS CARECEM DE BOA EDUCAÇÃO
----------------
3-É COMO ASSOAR O NARIZ SEM LENÇO E AFASTAR O CORPO PARA O LADO...
--------------
PARA ELES NADA HOUVE,COISA NORNAL ,ASSIM APRENDERAM EM CASA.

4-SÃO ENERGÚMENOS,ENERGÚMMENOS , E DOENTES MENTAIS.

PEDIR PUNIÇÃO PARA O PROPRIO PAÍS É COISA DE LOUCO , DOIDO VARRIDO.

QUE UM CONSELHO PSIQUIATRICO EXAMINE A GOVERNANTA URGENTE!



Anônimo disse...

RENAN e LULA, OS VERDADEIROS GOLPISTAS!

Unknown disse...

Dilma deveria ser presa também por crime de lesa pátria.

Anônimo disse...

chora caquético ... a estória do golpe ja colou soh resta fazer bua bua bua

Unknown disse...

O pt é inimigo do Brasil porque é comunista internacionalista. Está preocupado apenas em fortalecer o comunismo internacional.

fred oliveira disse...

E a destrocada Venezuela tinha mais e' que cuidar de seu estado de miseria desencadeado pelo socialismo bolivariano, isso sim. Nao vai dar em nada, PT. Ninguem acredita nessa historia de golpe. Nem mesmo a UNasul, de tao ridicula que e'.

Anônimo disse...

Comunista não tem pátria, né??

Anônimo disse...

Aliás, a saída (ou o fim) do mercosul seria uma bênção para o Brasil, que recuperaria sua soberania econômica e poderia firmar acordos de livre comércio bem mais vantajosos com outros países ou blocos econômicos. Nosso destino não estaria mais amarrado ao dos vizinhos e sujeito aos caprichos deles

Anônimo disse...

O Governo, o PT e partidos aliados do PT estão incitando o Golpe , no pós-impeachment . As ameaças que tenho ouvido partem do MST , da CUT,do MTST, do Instituto Lula e de líderes do próprio PT . Até hoje não ouvi nenhuma ameaça de partido de Oposição ao Governo !!!

Anônimo disse...

O Embaixador Rubens Barbosa , um dos craques da nossa diplomacia , sabe o que fala. O pior, Embaixador Rubens Barbosa , é que levaremos algumas décadas para a recuperação de nosso antigo prestígio no cenário internacional. A Diplomacia
não é trabalho para amadores !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/