Nem Luiz Fernando Veríssimo assinou manifesto de apoio a Dilma

Clama aos céus a ausência das assinaturas de Luiz Fernando Veríssimo e Jorge Furtado no pé do manifesto de apoio a Dilma. O texto chapa branca é assinado por Chico Buarque, Emir Sader, Eric Nepomuceno, Frei Betto, Paulo Betti, Fernando Morais, Chico César e Jorge Mattoso.


Nem com sanduíche de mortadela a presidente Dilma e o PT conseguem atrair mais intelectuais para suas armadilhas. 

16 constrangidos governadores assinam carta de apoio a Dilma

A nova campanha da legalidade tenta repetir a história de Brizola no RS, mas só funciona, agora, como farsa.

O Palácio do Planalto informou há pouco ao editor que 16 governadores assinaram nesta terça (8) a "Carta pela Legalidade", contra o pedido de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, do PMDB, é o autor da carta, que é assinada por outros 15 gestores estaduais. A carta afirma:

- A história brasileira ressente-se das diversas rupturas autoritárias e golpes de estado que impediram a consolidação da nossa democracia de forma mais duradoura.

Assinam a carta Rodrigo Rollemberg (PSB/Distrito Federal), Tião Viana (PT/Acre), Renan Filho (PMDB/Alagoas), Waldez Goes (PDT/Amapá), Rui Costa (PT/Bahia), Camilo Santana (PT/Ceará), Flávio Dino (PCdoB/Maranhão), Fernando Pimentel (PT/MG), Ricardo Coutinho (PSB/Paraíba), Paulo Câmara (PSB/PE), Wellington Dias (PT/Piauí), Robinson Faria (PSD/RN), Fernando Pezão (PMDB/Rio), Suely Campos (PP/Roraima), Raimundo Colombo (PSD/Santa Catarina) e Jackson Barreto (PMDB/SE)

Ana Amélia ajuda produtores de maçã em encontro com Kátia Abreu

A senadora Ana Amélia Lemos, PP do RS, mandou avisar ao editor, nesta terça-feira, que as questões relacionadas à sanidade na produção de maçãs e subvenção do seguro agrícola foram temas tratados entre parlamentares gaúchos, catarinenses e paranaenses e lideranças dos produtores com a ministra Kátia Abreu.

O encontro ocorreu nesta terça-feira (8), com a presença da senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado

Oposição impõe derrota acachapante na eleição para a Comissão Especial do Impeachment. O destino de Dilma, Lula e o PT está selado.

Deputados da oposição exibiram o Pixuleco no plenário, comemorando a vitória sobre os governistas. 

A foto e o texto vieram de Brasília, via WhatsApp.

Venceu a chapa da oposição, chapa 2, com 272 votos que elegeram 39 deputados. Os governistas sofreram derrota acachapante, porque perderam com apenas 199 votos.

O destino de Dilma Roussef, de Lula e do PT está selado.

Amanhã sairá a disputa pelos 26 deputados que faltam para completar o quorum de 65 deputados.

As bancadas chapas brancas calaram-se depois da derrota, ao contrário da oposição, que comemorou efusivamente sua vitória.

Gritos de "Fora Dilma" e "O Japa tá chegando", ecoaram pelo plenário.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, artífice final da vitória de hoje das forças pró-impeachment, pareceu visivelmente satisfeito com o resultado, exibindo o tempo todo um contido sorriso de vingança.

Dilma treme no Planalto.

E prepara as malas de volta para casa.

Mesmo sem resultado, oposição já comemora vitória no plenário da Câmara.

A votação ainda não terminou na Câmara dos Deputados, mas os deputados da oposição já começaram a comemorar.

"Tá chegando a hora", gritam os oposicionistas.

A claque governista calou-se.

A votação está na reta final.

É a reta final para Dilma, Lula e o PT.

Truculência de deputados do PT e do PCdoB poderá custar-lhes os mandatos

A desesperada truculência de deputados do PT e do PCdoB poderá custar-lhes os mandatos, caso sejam levados à Comissão de Ética.

Convencidos de que perderão a votação para a composição da Comissão Especial do Impeachment, eles quebraram urnas, danificaram cabinas de votação, impediram a passagem de colegas deputados e acabaram sendo contidos pela Polícia Legislativa.

É o começo do fim da era comunista.

Assembléia gaúcha acaba com pensão para ex-governadores

A Assembléia do RS acabou com as pensões que o governo gaúcho paga aos seus ex-governadores, mas a medida só valerá a partir do substituto de José Ivo Sartori.

Os ex-governadores ou suas viúvas continuarão recebendo R$ 30 mil por mês.

O projeto da deputada Any Ortiz, PPS, garante pagamento por quatro anos para todos os futuros governadores, mas depois deste prazo, o benefício cessará, ao contrário do que acontece hoje.

O governo gasta R$ 4 milhões por ano para pagar seus ex-governadores e suas viúvas.

Saiba como o plenário votará a decisão da Comissão Especial de Impeachment

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do pedido de impeachment, sobretudo sua fundamentação jurídica.

Ao final dos seus trabalhos, qualquer que seja a decisão de acolher ou não o pedido de impeachment e com isto autorizar o Senado a iniciar o julgamento político de Dilma, o caso terá que contar com aprovação do plenário da Câmara.

Se for admitido o pedido de impeachment
O plenário terá que confirmar com 2/3 dos votos.

Se não for admitido
O plenário terá que confirmar com maioria simples

CLIQUE AQUI para saber como serão todos os passos até a cassação de Dilma.

Governistas protestam, quebram computadores, tumultuam, mas Cunha inicia votação secreta para escolher a Comissão Especial do Impeachment.

Brasília, via WhatsApp. Foto deste momento, 16h40min.


No Facebook do editor, imagens da confusão. Os canais 165 e 40, Sky e Oi TV, apresentam tudo ao vivo. Neste momento, 17h40min, os governistas promovem grande tumulto, inclusive quebrando computadores de votação da cabine número 12. Os governistas também demoram propositadamente para votar. O comportamento dos deputados do governo é de total desespero. O presidente da Câmara cortou os microfones e até o áudio da TV Câmara. 

Apesar dos protestos dos governistas, que exigiam votação aberta, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, garantiu votação secreta para a escolha dos membros da Comissão Especial do Impeachment.

A votação começou.

A votação aberta permitiria o voto de cabresto, portanto de eleitores (deputados) que teriam receio de votar contra o governo e perder parentes, amigos e correligionários nomeados, além de liberações de verbas e franco acesso aos ministérios.

Com voto fechado, poderão trair livremente o governo, que é o que mais quer fazer a maioria.

RBS continua a demitir funcionários e coloca centenas em férias

A ação de demitir funcionários com frequência, ora em quantidades maiores ora em pequeno número, continua no Grupo RBS nos dois Estados do Sul. Há um mês foi praticamente extinto o Call Center que funcionava na Rua da Praia, em Porto Alegre, com a saída de 240 colaboradores.

Com frequência semanal saem funcionários de todas as áreas. Nesta segunda-feira, a RBS TV Santa Catarina dispensou a editora e apresentadora do tempo, Janine Sommariva, com mais de 20 anos de casa.

Outra ação para diminuir custos, provavelmente para alocar o maior número de despesas no orçamento deste ano, tentando melhorar o próximo, entrarão em férias coletivas no dia 21 de dezembro o maior número de funcionários possível, de áreas não envolvidas diretamente com produto (comercial, opec, administrativo, executivos etc).

• As informações acima são do Portal Making Of (SC).

Chapa branca tem 49 nomes. RS só entrou com dois governistas: Afonso Mota e Henrique Fontana.

Brasília, via WhatsApp

Neste momento, 17h13min, é anunciada a ordem do dia na Câmara. A sessão, que já dura três horas, foi interrompida. O ponto central da ordem do dia é a eleição da Comissão Especial do Impeachment. 

A chapa branca, ou seja, a chapa governista que disputará o comando da Comissão Especial do Impeachment, tem 49 nomes.

Alguns deles também estão na chapa da oposição, como são os casos dos dois representantes do PSC.

Do RS, na chapa oficial estão apenas Henrique Fontana, PT, e Afonso Mota, PDT..

CLIQUE AQUI para conhecer todos os nomes.

Indecisão atrasa votação da composição da Comissão Especial do Impeachment

Embora tenha iniciado a sessão plenária da Câmara dos Deputados, até o momento não foram apresentadas as duas chapas que disputarão o comando da Comissão do Impeachment.

Negociações febris alarmam os líderes das chapas do governo e da oposição.

O que está em jogo é a maioria na Comissão, o que determinará de antemão o resultado dos trabalhos, ou seja, pela aceitação ou rejeição do pedido de impeachment.

Há um equilíbrio formidável de forças dos dois lados, mas alguns deputados ainda permanecem indecisos no caso da votação do plenário.

54% dos leitores acham que a palavra do ano no Brasil é "corrupção"

A melhor palavra que representa o ano que está chegando ao fim, 2015, é "corrupção", segundo avaliação dos leitores desta página.

É a resposta principal da enquete disponibilizada aí ao lado, com 54% de apontamentos.

As outras palavras de maiores escolhas:
Impunidade, 26%; crise, 11%; escândalo, 7%.

Outra enquete já está disponível. Ela quer saber se os leitores consideram que a Câmara autorizará ou não o início do julgamento de Dilma por parte do Senado.

Vá ali e vote. Aí ao lado, à direita.

Saiba quem integra a chapa de oposição na disputa pelo comando da Comissão Especial do Impeachment

Brasília, via WhatsApp, agora, urgente.

Integram a chapa os gaúchos Osmar Terra (PMDB), Sérgio Morais (PTB), Jerônimo Gorgen e Luiz Carlos Heinze (PP)

Eis os 39 nomes da chapa da oposição que disputará a composição da Comissão Especial do Impeachment:

PMDB - Carlos Martins, Flaviano Melo, Lelo Coimbra, Lucio Vieira Lima, Manoel Júnior, Mauro Mariani, Osmar Terra e Osmar Serraglio.
PSDB - Bruno Covas, Carlos Sampaio, Rosson, Shéridan, Nilson Leitão e Paulo Abi-Ackel
PP - Jair Bolsonaro, Jerônimo Goergen, Luiz Carlos Heinze e Odelmo Leão
PSD - Sóstenes Cavalcante, Evandro Roman, João Rodrigues e Delegado Éder Mauro.
PSB - Fernando Bezerra Filho, Bebeto, Danilo Forte e Tadeu Alencar.
PTB - Benito Gama,Sérgio Moraes e Ronaldo Nogueira
Solidariedade - Paulinho e Fernando Francischini
DEM - Mendonça Filho e Rodrigo Maia
PSC -Eduardo Bolsonaro e Marco Feliciano
PMB - Major Olímpio
PHS - Alex Manente
PEN - André Fufuca

Delcídio Amaral negocia delação premiada e alarma Dilma

Antonio Figueiredo Bastos, advogado de Youssef, já teria sido contratado por Delcídio. A notícia da delação apavora o governo Dilma, que teme contaminação na Comissão Especial do Impeachment. 

A jornalista Vera Magalhães, coluna Radar do site de Veja, informou há pouco que o senador Delcídio Amaral, que está preso há 13 dias, começou a negociar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Delcídio foi denunciado, hoje, ao STF, por trabalhar na obstrução da justiça.

Nelson Jobim já está com Michel Temer

O ex-ministro Nelson Jobim já está com o vice Michel Temer. Ele detesta Dilma Roussef.

Artigo, José Ivo Sartori, Zero Hora - A lei que muda o futuro,

A Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual (LRFE) não deixará a sociedade refém do descontrole dos gastos públicos. É simples: para criar ou aumentar despesas, será preciso comprovar a existência de dinheiro, isto é, será proibido gastar mais do que se arrecada — dar o passo maior do que a perna. A legislação permitirá reajustes salariais somente se houver aumento da receita. Aqui se faz, aqui se paga; e, não, aqui se faz para os outros pagarem.

A medida é uma das soluções para a insolvência do Estado. De tudo que o Rio Grande do Sul recebe, 75% vai para folha de pagamento e 13% para dívida com a União. É quase 90% do que entra em caixa. A governança é engessada e, assim, não avança no que precisa: saúde, segurança e educação.

A lei proposta ao parlamento significa um amanhã diferente.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Secretário da Fazenda do Rio avisa que governo Dilma pode quebrar e levar junto os governos dos Estados, repetindo Fernando de la Rua.

Para ele, sem enfrentar o problema em aliança com os governadores, o governo Dilma corre o risco de repetir o de Fernando de la Rúa (foto ao lado) na Argentina, em 2001, que “se liquefez pelas províncias e foi à debacle”.

O secretário da Fazenda do Rio, Júlio Bueno, avisou hoje que se o governo federal e os governadores não adotarem medidas drásticas, como uma reforma previdenciária que adie tempo de aposentadoria, a quebra da estabilidade do servidor público e uma moratória negociada de três anos nos juros das dívidas dos estados com a União, não haverá alternativa para estados como o Rio e RS, a não ser o calote. 

Ele fez declarações duríssimas para o jornal O Dia:

- A previdência é dramática.E absurdamente central fazer isso, e vai quebrar todo mundo se não for feito”. 

Julio Bueno levará amanhã ao Palácio Guanabara a sugestão de criar uma lei de responsabilidade fiscal estadual, algo que o RS tenta emplacar desde o governo Yeda, mas que agora poderá ser aprovada pela Assembléia do RS.

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista. 

Consumidores acham que neste ano a CEEE piorou muito.

Os recentes números apurados pela Aneel (Índice Aneel de Satisfação do Cliente - IASC/Aneel 2015) apresentados no gráfico, mostram que a atual gestão de Paulo de Tarso, obteve a pior avaliação pelos consumidores da CEEE-D desde o ano 2000. 

A CEEE sempre esteve acima dos 60 pontos, exceto em 2015, quando houve o ‘choque de gestão e’ resultado insatisfatório.

Bradesco prevê recessão de 3,6% para este ano e de 2,8% para 2016

A análise a seguir é da equipe de economistas do Bradesco, conforme newsletter que o editor recebe diariamente.

Leia tudo:

OIBGE divulgou há alguns dias o resultado do PIB do terceiro trimestre de 2015, que registrou queda de 1,7% na margem e de 4,5% na comparação interanual. O resultado ficou dentro das expectativas de mercado, que apontavam queda na margem de 0,9% a 2,0%, segundo coleta da Agência Estado, e razoavelmente em linha com nossa estimativa, de retração de 1,6%. Apesar do resultado em linha, houve revisão do nível do PIB do primeiro semestre do ano, o que levará a uma queda mais intensa do PIB em 2015. Por conta disso, atualizamos nossa projeção para uma retração de 3,6%.

Com a incorporação dos resultados e com os dados disponíveis até hoje, o PIB do último trimestre deve continuar mostrando retração – esperamos algo próximo a 1%. Nosso cenário prevê, inclusive, recuos consecutivos do PIB na margem até meados de 2016, momento em que entendemos que a recuperação da atividade começará a ganhar corpo.

O resultado do quarto trimestre, se concretizado, deve gerar um carregamento estatístico negativo de cerca de 2%, o que nos parece o teto de resultado  para 2016. De fato, atualizamos nossa projeção para o ano de 2016 para uma nova contração de 2,8%, compatível com a trajetória acima descrita.

Voltando aos dados do PIB do terceiro trimestre, praticamente todas as aberturas apresentaram quedas na margem: consumo (-1,5%), investimentos (-4,0%), exportações (-1,8%), importações (-6,9%), agropecuária (-2,4%), indústria (-1,3%), serviços (-1,0%). A exceção foi o consumo do governo, que na margem ficou praticamente estável (+0,3%).

CLIQUE AQUI para ler tudo. O link é do editor.

Devolução de imóveis já está em 30%

Aumentou em 30% o número de imóveis devolvidos em 2015, segundo a Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação

Assembléia gaúcha votará esta tarde o fim das pensões para ex-governadores do Estado

Os deputados estaduais gaúchos poderão votar 11 matérias na sessão desta tarde da Assembléia do RS.

Um dos deputados aptos a votar é Mário Jardel, PSD, que está com seu mandato para ser cassado a qualquer momento.

O editor destaca entre todos os seguintes três projetos:
  • PL 22/2015, de Any Ortiz (PPS), limitando a concessão de subsídios a ex-governadores. Pela proposta, os ex-governadores que tiverem exercido o cargo em caráter permanente terão direito a um subsídio mensal, a título de representação e igual ao vencimento de Desembargador do Tribunal de Justiça, pelo período de quatro anos após o término de seu mandato.
  • PR 28 2015 Projeto de Resolução da Mesa Diretora, especificando as situações em que os afastamentos do deputado implicam em exoneração ou dispensa de servidores.
  • PR 30 2015, da Mesa, adequando e redistribuindo algumas atribuições de setores da Assembleia, com o objetivo de dinamizar e aprimorar os serviços administrativos.

O País vai sair ganhando quando Marcela substituir Dilma no Palácio do Alvorada

Os jornaistas que cobrem a atividade políica em Brasília demonstram ansiedade diante da iminente cassação do mandato da presidente Dilma Roussef.

Uma das razões é a substituiçao da mau humorada e mentirosa presidente, porque ela sairá do Palácio Alvorada para dar lugar a uma mulher de verdade, a esposa do vice-presidente Michel Temer.

Marcela Temer, esposa do vice-presidente Michel Temer, virou "assunto nacional" desde a primeira cerimônia de posse de Dilma Rousseff, em janeiro de 2011. A beleza e juventude da ex-miss chamou atenção de todos durante o evento. Antes de se casar, Marcela era modelo. Em 2002, ela participou do concurso Miss Paulínia, no interior de São Paulo, e ficou em 2º lugar. Em seguida foi eleita Miss Campinas e foi vice no Miss São Paulo. A ex-modelo se casou com Michel Temer em 2003 e abandonou a carreira. A vice-primeira-dama tem 31 anos e o marido, Michel Temer, 74 anos

Leia mais em: http://zip.net/bkqx33

Lei dos Desmanches entra em vigor. Crimes relacionados com roubo e furto de carros poderão diminuir no RS.

A lei dos deSmanches promulgadas pelo governador Ivo Sartori contribuirá para reduzir o volume enorme de roubos de carros e latrocínios ligados a este tipo de crime no RS, que atingiram este ano níveis estratosféricos. Até setembro, foram roubados e furtados 28,4 mil carros. O crescimento destes tipos de crimes foi de 30,4% no período.

Apenas 208 dos 1700 desmanches de carros do Estado são registrados.

É neles e em lojas de peças usadas que se concentra boa parte dos carros roubados e furtados, que são esquartejados por desmanches que fazem o que bem entendem.

Isto vai acabar, porque desmanches e lojas serão monitorados e todas as peças terão que contar com identificação clara de origem.

Ainda falta um banco de dados federal que permita o controle interestadual.

Márcio Ramos é o novo CEO das Ferramentas Gerais

O novo CEO das Ferramentas Gerais, grupo Schneider Loggeman, é Márcio Ramos. Jorge Loggeman, o atual CEO, irá para a presidência do Conselho de Administração.

Deputados do PMDB tentarão derrubar o líder Picciani a quaquer momento

Perondi ajuda articulação dentro do PMDB.

Os deputados que divergem do governo, tentarão derrubar o líder do PMDB, Leonardo Picciani, antes das 14h, horário já previamente agendado para que o plenário da Câmara eleja a Comissão Especial do Impeachment. Picciani indicou oito deputados governistas para a Comissão.

A bancada tem 64 deputados.

Com a assinatura de 33 deputados, o líder Picciani poderá ser substituído e com isto a oposição desautorizará a chapa governista, mudando os oito deputados indicados pela bancada federal.

O editor falou há pouco com o deputado Darcisio Perondi, que com seus colegas gaúchos Alceu Moreira, Mauro Pereira e Osmar Terra integram o grupo de oito deputados do PMDB da chapa de oposição. Perondi está neste momento no Palácio do Jaburu, reunido com parlamentares, dirigentes partidários e o próprio Temer.

Embora Temer e Cunha não digam nada, o fato é que ambos apóiam a decisão de substituir Picciani antes do início da sessão desta tarde.

Leia a íntegra da carta que Temer enviou e que Dilma violou

Nas redes sociais, o caso foi sintetizado de modo bem humorado - mas correto. 


Esta é a carta que o vice-presidente Michel Temer enviou para a presidente Dilma Roussef e que sua entourage vazou para jornalistas ontem a noite.

O link a seguir é do editor.

O vice considerou o gesto "inadmissível".

E é.

Uma grosseria e um crime previsto em lei.

O governo vaza informações de que Dilma considerou ridícula a carta do vice.

Não é o que ele pensa. 

CLIQUE AQUI para ler a carta.

Câmara confirmou para as 14h a reunião do plenário que escolherá a Comissão Especial do Impeachment

A sessão do plenário da Câmara dos Deputados que elegerá os membros da Comissão Especial do Impeachment foi confirmada para as 14h.

Pelo menos duas chapas vão disputar:

- A governista, 65 membros.
- A da oposião, com pelo menos 39 membros

Hoje devem sair pelo menos 33 nomes, metade mais um do necessário para que as reuniões comecem.

Ainda há pouco, a oposição ganhou mais uma adesão, no caso a do ex-governador Amin, PP, que se propôs a defender as posições do grupo da tribuna da Câmara.

Jerônimo Goergen e Heinze integram a lista de quatro nomes do PP para a chapa de oposição a Dilma

Ao lado, Jerônimo Goergen.


O PP do RS deu dois dos quatro deputados federais indicados para a chapa de oposição à lista governista.

São os deputados Jerônimo Goergen e Luiz Carlos Heinze.

A informação foi passada ao editor por Goergen.

Jair Bolsonaro e Odelmo Leão completam os quatro nomes.

Líder do PMDB insiste com lista apenas de alinhados com Dilma

Como se sabe, pelo menos duas chapas disputarão as 65 vagas da Comissão Especial que decidirá sobre a admissibilidade do pedido de impeachment contra Dilma.

Ontem, quando sobretudo PMDB e PP insistiram em indicar só deputados alinhados com o governo, aconteceu reação e isto propiciou o aparecimento de uma chapa de oposição.

Apesar disto, o líder do PMDB na Câmara dos deputados, Leonardo Picciani (RJ), resolveu, esta manhã, indicar apenas parlamentares alinhados com Dilma:

Celso Maldaner (SC)
Daniel Vilela (GO)
Hildo Rocha (MA)
João Arruda (PR)
José Priante (PA)
Leonardo Picciani (RJ)
Rodrigo Pacheco (MG)
Washington Reis (RJ);

Como suplentes para a comissão, indicou os deputados Alberto filho (MA), Edio Lopes (RR), Elcione Barbalho (PA), João Marcelo Souza (MA), Marx Beltrão (AL), Newton Cardoso JR (MG), Sergio Souza (PR) e Vitor Valim (CE).

Planalto acha que Temer força rompimento com Dilma

O Palácio do Planalto está convencido de que o vice-presidente Michel Temer força um rompimento público com Dilma.

Temer acusa Dilma pelo crime de violaçao de correspondência

Dilma nunca leu o Manual de Etiqueta e Boas Maneiras da jornalista gaúcha Célia Ribeiro. 

Depois de ser acusada em rede nacional pelo deputado Eduardo Cunha, que a apanhou mentindo sobre barganhas do seu governo, a presidente Dilma Roussef foi de novo para o canto do ringue, desta vez por nova acusação.

É que seu vice-presidente, Michel Temer, acusa membros do seu governo pelo crime de violação de correspondência.

A nota a seguir, explica tudo.

O problema não é apenas legal, mas é sobretudo de boas maneiras.

Dilma viola carta privada e Temer reage: "Isto é gravíssimo". Ferve crise entre vice e presidente nesta terça.

A crise entre o governo do PT  e o vice-presidente Michel Temer, que é também presidente nacional do PMDB, subiu de tom dramaticamente nesta terça-feira, porque ele denunciou o Planalto por ter vazado uma carta pessoal que mandou para Dilma.

O site Congresso em Foco disse que Temer considerou gravíssimo o ato do Planalto. 

A relação entre o vice-presidente Michel Temer e a presidente Dilma Rousseff azedou de vez. Após a divulgação do teor de sua “carta confidencial” a Dilma, em que afirma se sentir um “vice decorativo” e menosprezado por ela, o peemedebista acusou o Palácio do Planalto de ter vazado o conteúdo para a imprensa. Para ele, o fato é “gravíssimo”. E mais: o vice-presidente disse que, ao contrário do que disseram dois ministros, ele vê, sim, embasamento jurídico para a tramitação de um processo de impeachment contra a presidente.

Lei mais. A matéria é do Congresso em Foco.

“O acolhimento tem, sim, lastro jurídico”, afirmou em relação à decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de dar andamento ao processo contra a petista. As declarações foram dadas pelo vice-presidente ao blog do jornalista Jorge Bastos Moreno, de O Globo. Temer contestou explicitamente, os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicação Social da Presidência) que, segundo ele, o deixaram “mal jurídica e politicamente” ao informarem à imprensa que ele havia contestado a decisão de Cunha e prometera assessoria jurídica a Dilma.
 
O vice Michel Temer tem longa trajetória de democrata e constitucionalista.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, Perival Puggina - Já foi longe demais.

A festa da base governista pelo enorme déficit aprovado pelo Congresso foi assustadora.

Uma das fotos estampadas em ZH, na última quinta-feira, mostrava numeroso grupo de parlamentares da base do governo irradiando indizível felicidade. Melhoraram os números da economia? O PIB cresceu? O desemprego diminuiu? Nada disso. Festejava-se a elevação do déficit fiscal para R$ 120 bilhões. Sirvam-se os drinques! O barco afunda, mas o poder é uma festa. Afinal, ele é tudo que importa. Minutos depois, a notícia da abertura do processo de impeachment caía como uma pedra no enorme aparelho digestivo do governo. Não havia sal de fruta suficiente para tamanho mal estar.

A mentira é o primeiro degrau da corrupção. O sofisma é o segundo. Ambos corrompem a verdade e o resto vem com o tempo e com as ocasiões. Diferentemente do que o governo passou a dizer, a relação de Cunha com o impeachment é funcional e a divergência entre ele e o governo é coisa de família, desentendimento na firma. Não há princípios, nem valores, nem qualquer verdade em jogo. Seus negócios foram descobertos pela mesma Lava Jato que o PT dizia ser golpista.

Cunha é muito menos dono do impeachment do que eu. Jamais disse palavra a favor. Contra minha vontade (ede dezenas de milhões de brasileiros), sentou-se ele, por meses, sobre trinta e tantos requerimentos. Ou não? Também nisto obsequiou ao PT tanto quanto o serviu, durante anos, na base do governo. Sua prolongada indecisão arrefeceu as mobilizações de rua. Bem como o governo queria. É totalmente fraudulenta, portanto,a tentativa de colocá-lo no papel de dono do impeachment, como se fosse coisa dele e de gente como ele.

Insustentável, também, o xingatório que qualifica como coxinhas, lacerdistas, golpistas e gente da pior espécie os que querem ver o governo pelas costas. Se assim fosse, a Constituição seria “golpista”,pois prescreve esse tipo de processo. E mais, Dilma Rousseff, com menos de 10% de apoio um ano após fazer 52% dos votos válidos, teria sido eleita por “gente da pior espécie”. Nem o xingamento fica em pé.

O governo já foi longe demais, em tudo. Levou a inépcia aos requintes. Forneceu provas abundantes de que o STF errou ao desconhecer, na ação penal do mensalão, o crime de formação de quadrilha. À vista de seu governo, a gestão do companheiro Collor foi exemplo de austeridade. E de nada vale a presidente dizer que não roubou e não escondeu dinheiro no Exterior porque não é disso que a acusam. Seus crimes foram de responsabilidade fiscal.Ponto e basta. Voltemos às ruas, nós, os donos do impeachment!

Sartori não ouve ninguém e asssina lei que cria o Dia do Orgulho Louco no RS

O governador José Ivo Sartori poderia ter vetado, mas resolveu sancionar a lei aprovada pela Assembleia e incluiu  a Parada Gaúcha do Orgulho Louco no calendário oficial de eventos do Estado. 

De autoria da deputada Stela Farias (PT), a lei foi aprovada pela Assembleia em novembro e sancionada por Sartori em 4 de dezembro, que fez publicar seu aval nesta segunda-feira no Diário Oficial.

Este tipo de evento é um achincalhe contra os doentes, suas famílias e amigos, segundo protesto público feito pelas entidades médicas do RS.

Denúncias do Ministério Público Estadual contra Jardel são indefensáveis

O editor disponibilizará esta tarde o conteúdo completo das 112 páginas preparadas pelo Ministério Público Estadual para pedir o afastamento do deputado Mário Jardel.

O material é consistente, devastador e irrespondível.

A Assembleia, que começou a ouvir ontem o deputado, vê-se obrigada a agir com velocidade em relação ao caso.

Moradores da Vila Cruzeiro tentam meter fogo em ônibus da zona Sul de Porto Alegre

A EPTC foi obrigada a alterar o itinerário de três linhaas de ônibus da zona Sul de Porto Alegre na manhã de hoje, tudo em função de tentativas de ataques e incêndios aos veículos, com ênfase para a linha T3. Um ônibus desta linha foi atacado nas imediações do BarraShopping Sul.

Na semana passada, 5 ônibus e uma van foram incendiados por bandidos.

A Brigada informou que  duas mortes teriam provocado uma revolta de moradores da Cruzeiro. Foram presas  duas pessoas após a tentativa de incêndio ao ônibus. Eles chegaram a jogar álcool no veículo, mas não houve queima. Até atiraram pedras contra os policiais militares.

CEEE Distribuidora assina novo contrato de concessão com a Aneel

Será hoje, em Brasília, a assinatura da extensão da concessão da CEEE Distribuidora. A Aneel listou uma série de ajustes que a empresa terá que fazer daqui para a frente.

Os funcionários do grupo estatal gaúcho de energia temem demissões em massa.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/