Emílio Garófalo é encontrado morto em SP

O ex-diretor da área externa do Banco Central, Emílio Garófalo, foi encontrado morto, hoje, no seu apartamento do bairro Pinheiros, São Paulo. Ele morava sozinho. Os familiares acham que ele sofreu um ataque cardíaco.

Bolsa de SP já despencou 10% em agosto. Dólar fechou em R$ 3,4948 nesta sexta.

A Bolsa de SP caiu mais 1,99% no pregão de hoje, acumulando queda de 10% apenas este mês, tudo em função da desaceleração econômica chinesa e da crise brasileira.

O dólar subiu, mais 1.03%, e já vale R$ 3,4948.

Editor da revista Época dá conselho a Dilma "Erotize-se, minha cara !".

Neste artigo, "Dilma e Sexo", o jornalista João Luiz Vieira, editor da Época, atribui boa parte da crise política e econômica a um problema que atingiria Dilma Roussef, a falta de sexo. CLIQUE AQUI para ler a íntegra do texto. 

Protestos lulopetistas já começaram a povoar as redes sociais. 

A seguir, alguns trechos selecionados do artigo:

Não a conheço pessoalmente, nem sei de ninguém que a viu nua, mas é bem provável que sua sexualidade tenha sido subtraída há pelo menos uma década, como que provando exatamente o contrário: poder e sexo precisando se aniquilar.

Será que Dilma devaneia, sente falta de alguém para preencher a solidão que o poder provoca em noites insones? Será que ela não se ressente de um ser humano para declarar que quer mandar todo mundo para aquele lugar, afinal ela não tem como dizer isso para o neto, supostamente seu melhor amigo, que ainda nem sabe ler? Será que ela não sente falta de comer pipoca enquanto assiste suas séries de TV paga, que tanto ama e a faz relaxar das pressões inerentes ao cargo?

[…]

Dilma, não. Dilma é de uma geração de mulheres anti-Jane Fonda, que acreditam que a sexualidade termina antes mesmo dos 60 anos, depois de criados filhos e ter tido seus netos. A atriz norte-americana foi uma combatente política quando era antidemocrático falar mal dos Estados Unidos, nação que estava dizimando vietnamitas e ela, no auge da beleza e do erotismo explícito como a emblemática personagem Barbarella, posou numa trincheira.

Isso foi no fim dos anos 1960, quando Dilma começou a lutar por democracia nos nossos anos de ditadura (1964-1985). Jane hoje é uma contumaz usuária de testosterona para regular seus hormônios e manter sua sexualidade gritando aos 77 anos. A atriz, precursora da autoestima para uma geração de mulheres no mundo inteiro, chega ao terço final de sua via exalando erotismo.

[…]

Diz-se que as amazonas, filhas de Ares, deus da guerra, cortavam um dos seios para manusear o arco e flecha e lutar. Ou seja, o feminino guerreiro precisaria extirpar a própria feminilidade. Não deveria, mas muitas vezes a exclui, e exemplos temos aos montes. Fragilizar-se é compatível com o cargo que essas senhoras almejam? Talvez sim, talvez não.


Dilma, se fosse seu amigo lhe diria: erotize-se.

Manifestação de rua pedirá ao governo que restabeleça a ordem publica no RS

“Transporte seguro, comunidade segura”. Este é o lema de uma campanha que reúne os trabalhadores do sistema de transporte público de passageiros de Porto Alegre e população.-

Na próxima terça, dia 25, haverá uma manifestação pública no Largo Glênio Peres, Centro Histórico da capital e por volta das 10h todos sairão em caminhada até a sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, na avenida Borges de Medeiros, 1565.

O objetivo é entregar um documento ao presidente do TJ-RS, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, onde é solicitado que os poderes: executivo, legislativo e judiciário restabeleçam a ordem pública, mudando as leis, reforçando o policiamento, retirando os marginais das ruas e mantendo-os nas casas prisionais, onde devem ser ressocializados, antes de retornarem ao convívio de todos.

Motoristas e cobradores de ônibus, lotações e táxis, bem como usuários do sistema, são alvos constantes de roubos, furtos e assaltos à mão armada, muitas vezes com violência física ou perdas de vidas.

Os marginais são detidos pela Brigada Militar e, por truques jurídicos, ou lotação excessiva dos presídios, são soltos e retornam para as ruas, onde continuam atuando de forma criminosa contra os trabalhadores e população.

Menores de idade chegam a “debochar” das vítimas, dizendo que são imunes perante a lei e, mesmo que sejam apreendidos, no dia seguinte estam de volta para continuar roubando e até matando.

A imprensa tem registrado os crimes contra motoristas e cobradores de ônibus, lotações e táxis.

O Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi) é uma das entidades que participa da manifestação. A entidade representa os cerca de 10,6 mil taxistas licenciados pelo poder público municipal para o exercício da atividade na capital gaúcha.


Segundo o presidente, Luiz Nozari, a sociedade não aguenta mais a insegurança pública:

-  Somos presas fáceis de qualquer bandido, pois não temos segurança e não podemos portar armas para nos defendermos. Isto precisa ser mudado. O sistema de táxi de Porto Alegre registra cerca de cinco assaltos por dia, embora só chame a atenção das autoridades e opinião pública, os casos em que acontece algum tipo de violência física contra o profissional do volante.

Oposição já tem estratégia para preservar Cunha e obrigá-lo a tocar adiante processo de impeachment contra Dilma

Nesta ampla reportagem de Fernando Rodrigues, UOL, intitulada A oposição acerta com Cunha estratégia para impeachment de Dilma", o jornalista revela que a oposição já definiu qual a melhor estratégia para levar adiante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Ontem a noite, o editor publicou aqui um inesperado e contundente manifesto das oposições contra Dilma, primeiro sinal do que revela nesta reportagem Fernando Rodrigues.

Esta tarde, Eduardo Cunha encontrou-se em SP com Michel Temer, depois de ter sido recebido no Sindicato dos Metalúrgicos como novo "herói do povo brasileiro".

Leia: 

Tudo foi discutido de maneira intensa ontem (20.ago.2015), enquanto o Palácio do Planalto, ministros governistas e muitos petistas e simpatizantes comemoravam nas ruas a denúncia contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por causa da Lava Jato.

Em salas adjacentes à presidência da Câmara, deputados de partidos oposicionistas decidiram ressuscitar uma estratégia pensada (e depois quase esquecida) há cerca de 2 meses. Diante da conjuntura atual, o ideal será voltar a recomendar a Eduardo Cunha que arquive os pedidos de impeachment que estão sob sua análise.

Pode parecer contraintuitivo que a oposição esteja sugerindo o arquivamento e ao mesmo tempo desejando o impeachment. Mas há uma lógica cristalina por trás dessa estratégia. Funciona assim:

1) o poder de Eduardo Cunha: o presidente da Câmara (qualquer um que ocupe o cargo) é quem recebe eventuais pedidos de impeachment contra o presidente da República. Tem poder absoluto sobre o processo enquanto tudo está em suas mãos. A decisão inicial é unipessoal.

Há 3 opções para o comandante da Câmara: a) “receber'' (na acepção jurídica do termo) e mandar o processo de impeachment andar; b) rejeitar o pedido e mandá-lo para o arquivo; c) não fazer nada, pois não existe prazo legal que o obrigue a tomar uma decisão dentro de algum prazo definido.

Hoje, se Eduardo Cunha aceitar algum pedido de impeachment contra Dilma poderia ser acusado (e vai ser) de estar retaliando contra o Palácio do Planalto, a quem acusa de estar por trás da acusação da Lava Jato.

Se não fizer nada, Cunha será então acusado de capitular ao poder do governo e de tentar fazer um acordão para se livrar da Lava Jato. Esse seria o melhor dos mundos para o Planalto, que ontem (20.ago.2015) vendeu a versão de uma iminente desidratação do peemedebista e consequente enfraquecimento da tese do impeachment . Os “spin doctors'' palacianos fizeram um eficaz trabalho de disseminação desse raciocínio para a mídia em geral (títulos de reportagens hoje em veículos impressos: “Impeachment perde força após a denúncia, avaliam ministros'', “Cunha tentará ‘incendiar’ a Câmara, mas perderá credibilidade para tal'' e “Planalto vê impeachment mais fraco após denúncia'').

Mas se optar pela terceira opção e arquivar os pedidos de impeachment, Cunha estará dando um “nó tático'', como se diz no futebol, em todos os que imaginaram saídas convencionais. Não poderá ser acusado de perseguir Dilma Rousseff (afinal, arquivou os pedidos).

2) a rejeição é o caminho mais rápido: no mesmo dia em que a rejeição de Cunha aos pedidos de impeachment se tornar pública (a oposição deseja que isso se dê já na semana que vem), algum deputado anti-Dilma apresentará um recurso contra o arquivamento. Esse recurso precisa ser apresentado ao plenário da Câmara. Basta maioria simples para obter vitória.

A maioria simples se dá quando metade dos 513 deputados já registraram presença. Ou seja, bastam 257 no plenário. Nessa hipótese, 129 votos já seriam suficientes para colocar o processo do pedido de impeachment em andamento.

O governo tem perdido quase todas as disputas na Câmara. Uma votação como essa é muito mais fácil para a oposição do que para o Planalto.

Nessa estratégia, Eduardo Cunha fica preservado num momento em que está se defendendo da denúncia de envolvimento na Lava Jato (eis a íntegra da acusação).

A única forma de Eduardo Cunha colaborar de maneira eficaz com o governo seria não fazendo nada. Teria de não se pronunciar a respeito dos pedidos de impeachment: não manda para a frente nem arquiva. Ele tem poder para agir assim. O Regimento Interno da Câmara não fixa prazo para que o presidente da Casa tome uma decisão quando recebe pedidos de impedimento contra o presidente da República.

Nos últimos anos, os pedidos que chegam são sempre ignorados por muito tempo. Depois, são arquivados –por serem ineptos e não terem fundamentos legais. Isso dificulta a vitória de algum recurso contrário ao arquivamento e apresentado ao plenário. Só que agora Cunha tomou uma providência: pediu que a assessoria da Câmara verificasse todos os problemas formais e perguntou aos autores se desejariam fazer alguma correção. Muitos fizeram isso.

Na avaliação dos técnicos da Câmara, 2 ou 3 pedidos de impeachment atendem a todos os requisitos técnicos.

Se Cunha concordar em rapidamente mandar arquivar todos os pedidos, a oposição escolherá um deles para ser debatido no plenário.

O QUE DIZ O REGIMENTO
O artigo 218 do Regimento Interno da Câmara tem 2 parágrafos mais relevantes para sustentar essa estratégia da oposição.

O parágrafo 3º diz que “do despacho do presidente que indeferir o recebimento da denúncia caberá recurso ao plenário”.

Ou seja, quando Cunha rejeitar os pedidos de impeachment e mandar arquivá-los, a oposição poderá recorrer ao conjunto total dos deputados da Casa.

Como o parágrafo 3º não especifica como será a votação (fala só em “recurso ao plenário''), a regra nesses casos é adotar a maioria simples –o caminho mais fácil para a oposição.

Depois da votação em plenário, se a maioria dos deputados reverter o arquivamento promovido por Cunha (cenário mais provável na conjuntura atual), o processo de impeachment começa a tramitar de maneira irreversível –e muito rápida.

É que o parágrafo 4º do artigo 218 do regimento dos deputados afirma que “do recebimento da denúncia será notificado o denunciado para manifestar-se, querendo, no prazo de dez sessões”.

Ou seja, uma vez o plenário –por maioria simples– dizendo que o pedido de impeachment contra Dilma deve ser analisado, nada mais poderá ser feito. A presidente teria de apresentar sua defesa a uma comissão especial, que daria seu parecer em até 5 sessões. É um processo sumário e muito rápido.

Depois que a comissão apresenta seu parecer, o assunto entra na “ordem do dia” da Câmara em 48 horas. Eis o artigo que trata de impeachment no Regimento Interno da Câmara (clique na imagem para ampliar):

RegimentoCamaraImpeachmentNo plenário, quando o impeachment vai de fato ser apreciado, o cenário é mais difícil para a oposição. São necessários 342 votos: dois terços dos votos dos 513 deputados para que a presidente da República seja impedida –afastada do cargo até que o Senado julgue o processo em definitivo.

A decisão no plenário da Câmara, segundo o regimento da Casa, é “por votação nominal, pelo processo de chamada de deputados”. Trata-se do sistema no qual o congressista é chamado pelo nome, caminha até o microfone, faz um minidiscurso e declina o seu voto. Tudo transmitido ao vivo pelas TVs. É o momento da glória para os políticos interessados em autopromoção, fazer populismo e pensar muito mais em si próprios do que no país.

O QUE PODE DAR ERRADO PARA A OPOSIÇÃO
Eduardo Cunha pode se recusar a entrar nessa estratégia. Ele tem sido ambíguo nas suas conversas com deputados de oposição. Tudo está nas mãos do presidente da Câmara.

COMO O GOVERNO PODE REAGIR
Se Cunha aceitar arquivar os pedidos, permitindo o questionamento em plenário, será necessária uma manobra muito grande para impedir a instalação da comissão especial que analisará o tema.

O governo hoje mal consegue indicar seus deputados para integrar o comando de CPIs relevantes como a do BNDES e dos fundos de pensão. Não há, no momento, energia no Planalto capaz de manobrar para impedir a instalação de uma comissão especial.

A esperança do governo é o Supremo Tribunal Federal. Haveria uma disposição do STF para barrar a progressão de um processo de impeachment, por considerar que não existe o fato concreto que configure o “crime de responsabilidade'' de Dilma Rousseff. Seria uma saída para o Planalto, mas com desgaste político gigantesco: 2 Poderes da República (Legislativo e Judiciário) teriam de duelar em público.

Tudo considerado, é claro que ainda continua intangível essa hipótese de prosperar um processo de impeachment. Só que continua a existir disposição entre os oposicionistas. A popularidade presidencial segue no chão. A recessão econômica entra na sua fase mais dramática neste 2º semestre de 2015. E Eduardo Cunha é dado a estratégias heterodoxas (pode aceitar a “bruxaria'' do arquivamento dos pedidos de impeachment).


Se o plano da oposição seguir em frente, mesmo que o impeachment não venha, haverá enorme desgaste do Planalto. A administração federal petista terá de suar até debelar por completo o problema. Gastará energia vital que poderia ser usada para tentar recuperar a economia, fazer o país andar e melhorar a conjuntura geral. Mas tudo isso teria de ser adiado porque a prioridade número 1 será salvar Dilma Rousseff e mantê-la na cadeira.

País fecha 157.905 vagas com carteira assinada;

 É o pior julho desde 1992.

Dilma, que já recebeu o seu, quer parcelar em duas vezes os 50% de adiantamento do 13o pra os aposentados

O Ministério da Fazenda deve propor o pagamento do adiantamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas em duas parcelas. Segundo fontes próximas ao assunto, a primeira delas seria na folha de setembro, e a segunda, em outubro.

A presidente Dilma Roussef e seus ministros já receberam a metade adiantada dos seus 13

Confaz aprovou proposta gaúcha de anistia fiscal

O governo gaúcho precisou autorização do Confaz para completar a proposta do Refaz, a anistia fiscal que acaba de propor aos deputados estaduais.

O caso em exame foi a oferta de parcelamentos de dívidas antigas em até 10 anos, porque a lei só autoriza 5 anos.

Entrevista, Vilson Noer - Aumento de imposto não combina com recessão e boa gestão

CLIQUE AQUI para ver e ouvir, também, reportagem da RBS TV, meio dia de hoje, com entrevista de Vilson Noer sobre o assunto. Vale a pena. 


ENTREVISTA
Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha do Varejo

O varejo gaúcho está contra a proposta de aumento do ICMS ?
De qualquer tipo de imposto, seja de que ente federado for.

Qual é a sua percepção sobre a votação na Assembléia ?
Queremos que os deputados compreendam que não é possível elevar a carga tributária atual que se abate sobre os brasileiros, já na casa dos 39%. O povo é quem paga isto. É engano achar que é o empresário. O empresário sofre junto e vê seu negócio emagrecer. Se ninguém se emocionar com isto, deve raciocinar em cima do cenásrio atual de grave recessão, época em que é preciso cobrar menos e não mais.

Mas o governador alega que não tem dinheiro.
Sabemos disto. Estivemos com ele. Acompanhamos os números. Mas é preciso cortar na carne, muito mais do que foi feito até agora. Dá para fazer caixa de imediato, visando cobrir pelo menos os valores de salários, mas soluções sustentadas só virão com cortes muito mais graves. Aumentar imposto é escamotear o verdadeiro problema das finanças públicas, que é má gestão e endividamento financeiro e previdenciário insuportável e crescente.

Julho tem 160 mil postos de trabalho fechados, o pior resultado desde 1992

Em julho, foram fechados 157.905 postos de trabalho com carteira assinada no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho. O número representa queda de 0,39% no total de trabalhadores formais em comparação ao mês anterior. O resultado de julho representa a menor geração de empregos para o mês desde 1992, quando iniciou a série histórica.

O número resulta da diferença entre admissões (1.397.393) e demissões de trabalhadores (1.555.298). Segundo o ministério, no acumulado do ano, houve perda de 494.386 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o recuo foi de 778.731 postos de trabalho, na série ajustada.

Farra das diárias do governo Dilma já torrou R$ 284 milhões

A crise econômica não tem atrapalhado a farra das diárias no governo Dilma, que consumiu mais de R$ 284 milhões só no primeiro semestre de 2015, sem sinais de diminuição. O Ministério da Saúde domina a lista com os quinze maiores ‘diaristas’, que já embolsaram, em média, R$ 63,5 mil cada. 

Segundo o jornalista Claudio Humberto, quase todos são funcionários da Anvisa envolvidos no Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde, realizado no exterior.

STF dá prazo de 15 dias para defesas de Cunha e Collor

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta sexta-feira a notificação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do senador Fernando Collor (PTB-AL) para apresentarem defesa em 15 dias. 

Os parlamentares foram denunciados nessa quinta pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Viabilidade do trecho Panorama-Chapecó-Rio Grande da Ferrovia Norte-Sul foi apresentada esta manhã em Porto Alegre

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, começou na manhã desta sexta-feira em Porto Alegre, a apresentação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Panorama(SP), Chapecó(SC) e Rio Grande(RS).

Ele falou diante de uma plateia de cerca de 100 pessoas, entre empresários, parlamentares e representantes de organizações públicas e privadas.

Ainda na tarde desta sexta-feira, o ministro apresentará também o EVTEA em Florianópolis e em Curitiba.

O EVTEA foi elaborado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa estatal vinculada ao Ministério dos Transportes. O estudo indicou como referência a passagem da ferrovia por 82 municípios em quatro estados (oito em São Paulo; 31 no Paraná; 14 em Santa Catarina e 29 no Rio Grande do Sul). A extensão prevista é de 1.731 quilômetros.

Joaquim Barbosa falará quinta na Expoagas. Mendelszky será o entrevistador.

O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, falará na quinta-feira que vem na Expoagas, promoção da Agas no Centro de Eventos da Fiergs.

Será as 10h30min.

O mediador será o jornalista Rogério Mendelszky.

Joaquim Barbosa costuma cobrar R$ 130 mil por palestras, mais passagens aéreas e carro para ele e dois assessores. A Agas não informou ao editor o valor do cachê cobrado pelo ex-ministro.

Polícia Federal fecha o cerco ao deputado José Otávio Germano na Lava Jato

Relatório da Polícia Federal encaminhado ao Supremo Tribunal Federal afirma que José Otávio Germano (PP-RS) e Luiz Fernando Ramos Farias (PP-MG) pagaram R$ 200.000 como “agrado” numa embalagem de “garrafas de cachaça” para Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, favorecer a empresa Fidens Engenharia.

Isto tudo é o que conta o repórter Thiago Bronzatto, revista Época, no seu site desta sexta-feira. O título da reportagem é "PF fecha cerco a deputados do PP na Lava Jato em primeiro relatório enviado ao STF".

Leia tudo:

O primeiro relatório de conclusão da série de investigações de políticos envolvidos na Operação Lava Jato, conduzidas pela força-tarefa da Polícia Federal em Brasília, foi finalizado e protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta-feira. Trata-se de um relatório que compromete o Partido Progressista (PP). Segundo a PF, os deputados José Otávio Germano (PP-RS) e Luiz Fernando Ramos Farias (PP-MG) agiram em favor da contratação empresa Fidens Engenharia para atuar em obras do Comperj, no Rio de Janeiro, e da Refinaria Premium I, no Maranhão, da Petrobras. Para viabilizar a contratação da companhia pela estatal, os parlamentares deram um “agrado” de R$ 200.000 em espécie no hotel Fasano, no Rio de Janeiro, para Paulo Roberto Costa, então diretor de abastecimento da Petrobras e delator do escândalo do Petrolão.

De acordo com relatório da PF, Paulo Roberto Costa e Rodrigo Alvarenga Franco, presidente da Fidens Engenharia, tiveram reuniões nos dias 25 novembro e 9 de dezembro de 2008. Um dia após o último encontro entre os executivos, os deputados José Otávio Germano e Luiz Fernando Ramos Farias compareceram ao prédio da Petrobras para uma reunião na sala VIP por volta das 11h30, segundo registros internos da estatal. “Diferentemente das demais oportunidades em que estiveram juntos com Paulo Roberto Costa, ambos se apresentaram no interesse de uma empresa particular: a FIENS, levando a crer se tratar da FIDENS por duas razões. A um, pela semelhança na grafia; a dois, não existe empresa com nome FIENS”, diz a PF. Os parlamentares disseram que trataram de outro assunto com Paulo Roberto Costa. O ex-diretor de abastecimento da Petrobras afirmou que a reunião com os deputados do PP ocorreu apenas para tratar do ingresso da Fidens nas licitações da Petrobras, “não tendo com eles discutido outros assuntos”. Foram encontrados ainda outros registros de entradas dos suspeitos, que não constam no banco de dados da estatal, indicando “possível preocupação em omitir o encontro”, segundo informação policial. No dia 1 de setembro de 2010, por exemplo, José Otávio Germano (PP-RS) e Luiz Fernando Ramos Farias (PP-MG) ingressaram às 13h45 na garagem do prédio da Petrobras com um automóvel Vectra Preto e se reuniram com Paulo Roberto Costa na sala 6.

O lobby deu resultado. 

Após a data do primeiro encontro entre Paulo Roberto Costa e a Fidens, a companhia teve o seu certificado de validade para se candidatar às licitações da Petrobras renovado, mesmo antes do prazo de vencimento. De acordo com o laudo pericial de n. º 1.187/2015, “foi apenas por volta do final do ano de 2009 que a empresa FIDENS logrou êxito em participar de licitações de obras de grande porte junto à PETROBRÁS, o que não ocorria até então, tendo se sagrado vencedora em algumas delas”. A primeira grande obra que a pequena companhia conquistou foi a terraplanagem da Refinaria Premium I, em Bacabeira, no Maranhão, num consórcio formado junto com as empresas Galvão Engenharia e Serven-Civilsan, alvos da Lava Jato. A partir daí, a Fidens ganhou mais duas obras ainda em 2010 e outras duas em 2011, segundo o relatório da PF.

O pagamento do “agrado” de R$ 200.000 pela contratação da Fidens foi feito numa embalagem utilizada para acondicionar “garrafas de cachaça” num quarto do hotel Fasano, em Ipanema, no Rio de Janeiro, onde estavam hospedados os dois deputados do PP, segundo Paulo Roberto Costa. A Polícia Federal teve acesso a um registro de reserva realizado no dia 30 de agosto de 2010 em nome dos dois parlamentares  – e uma diária de um quarto duplo em nome de José Otávio Germano, entre o dia 1º e 2 de setembro de 2010. Essa estadia foi confirmada, inclusive, pelo próprio parlamentar, em seu depoimento. Diante da inexistência de vídeos da época da hospedagem dos deputados, a PF mapeou os extratos de chamadas telefônicas realizadas entre os dois parlamentares e o executivo Rodrigo Alvarenga Franco. Foram encontradas 27 ligações entre José Otávio Germano (PP-RS) e Luiz Fernando Ramos Farias (PP-MG), além de 44 contatos entre Luiz Fernando e Rodrigo Alvarenga. Foi constatada também a entrada de Luiz Fernando Ramos no escritório do doleiro Alberto Youssef, em São Paulo, no dia 20 de setembro de 2011. Segundo Youssef, em depoimento à PF, a Fidens foi contratada para a obra de terraplanagem da refinaria Premium I devido a “uma ingerência pessoal do Deputado Federal LUÍS FERNANDO do Partido Progressista junto a PAULO ROBERTO COSTA, sendo que a comissão seria paga diretamente ao mesmo pela FIDENS”.

O relatório da PF entregue ao STF conclui que “o nexo causal restou claro entre a conduta de ajuste/patrocínio de interesses particulares e o favorecimento indevido da empresa Fidens junto à Petrobras”. 

A força-tarefa da PF em Brasília também afirma que Paulo Roberto Costa atuou em favor da companhia em obras do Comperj e da Refinaria Premium I, “tendo recebido, em razão de suas funções, vantagem financeira indevida (art. 317 do CPB), paga por RODRIGO ALVARENGA FRANCO, presidente da FIDENS (art. 317 c/c art. 30, ambos do CPB), por intermédio de JOSÉ OTÁVIO GERMANO e LUIZ FERNANDO RAMOS FARIAS (art. 317 c/c art. 29, ambos do CPB)”.

Esse é o primeiro relatório da leva de inquéritos tocados pela PF em Brasília. Nas próximas semanas, outras investigações, que estão avançadas, deverão ser concluídas – e encaminhadas ao STF.


Bovespa chega a cair mais de 1%; dólar é vendido a R$ 3,49

O dólar comercial operava em alta e a Bovespa chegava a cair mais de 1% nesta sexta-feira, após queda de mais de 4% da Bolsa da China. No cenário interno, investidores estão atentos à possibilidade de o PMDB romper laços com o governo. 

O mercado também analisava a prévia da inflação, que atingiu onivel mais alto para o mês de agosto desde 2004. Por volta das 12h15, o dólar subia 1,01%, a R$ 3,494 na venda e o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, recuava 1,8%, a 45.810,9 pontos. 

Gás de cozinha vai aumentar em até 10%

Vai ficar mais caro para quem comprar gás de uso residencial em setembro. As distribuidoras de gás de cozinha em botijões anunciaram reajuste de até 10% nas tabelas, a partir do final de agosto. Os aumentos dos preços ocorrem em função de aumentos de custos, como os reajustes nos salários dos empregados, cuja data base é 1º de setembro.

No Rio Grande do Sul, o preço do botijão de 13 kg foi vendido em julho, em média, por R$ 44,94, segundo levantamento mensal da ANP. O valor é 5,81% maior do que em igual mês de 2014. A inflação nos 12 últimos meses atingiu 9,55%, segundo o INPC/IBGE. O valor médio do botijão em nível nacional foi de R$ 45,96, em julho.

PF apura elo de Dirceu com auxílio funerário do Bolsa-Família


A Polícia Federal quer saber qual a relação dos negócios de consultoria do ex-ministro José Dirceu - preso desde o dia 3, alvo da fase 17 da Operação Lava-Jato - com a tentativa de fechar contrato de auxílio funerário dos inscritos no Programa Bolsa-Família, principal vitrine social dos governos do PT.

Nas buscas que realizou no dia 3, durante a Operação Pixuleco, em endereços do alvo Luiz Eduardo Oliveira e Silva - irmão e sócio do ex-ministro na JD Assessoria e Consultoria -, a PF encontrou contratos relacionados a suposto convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com a Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT - criada em 2007. O negócio envolveria ainda a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi).

A empresa de seguros e o MDS informaram que o convênio para fornecer e administrar o benefício de Assistência Funeral para todos os inscritos no programa Bolsa-Família não chegou a ser fechado.

Comissão do Congresso pede análise do TCU sobre decretos de Dilma em 2014

A Comissão Mista do Orçamento (CMO) do Congresso aprovou nessa quinta-feira, 20, um pedido de análise do Tribunal de Contas da União (TCU) de decretos assinados pela presidente Dilma Rousseff sobre abertura de créditos suplementares em 2014. O requerimento pede a inclusão do resultado da análise no parecer que trata das contas do governo no ano passado, alvo de investigação sobre as chamadas "pedaladas fiscais".

Segundo argumenta o pedido, a presidente teria ferido a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) ao editar decretos, em novembro e dezembro de 2014, que autorizavam o aumento de despesas, sendo incompatível com o cumprimento da meta de superávit primário. Os decretos usavam fontes de financiamento como o superávit financeiro apurado no ano anterior e emissão de títulos públicos.

O texto argumenta que a Lei Orçamentária de 2014 permite a abertura de créditos suplementares desde que sejam compatíveis com a obtenção da meta de resultado primário, regra que teria sido ferida.

Porto Alegre, Goiânia e Curitiba têm inflação acima de 10% em 12 meses até agosto

A inflação acumulada em 12 meses até agosto já ultrapassa os 10% em três regiões investigadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba e a cidade de Goiânia exibem índices de dois dígitos.

O resultado mais elevado é percebido em Curitiba, onde a inflação acumulada em 12 meses já chega a 10,88%, segundo o órgão. Em seguida vêm Porto Alegre (10,54%) e Goiânia (10,38%).

Outras cinco regiões exibem aumentos acima de 9%: Rio de Janeiro (9,92%), São Paulo (9,73%), Salvador (9,09%), Recife (9,07%) e Fortaleza (9,07%).

Abaixo disso estão Belém (8,76%), Belo Horizonte (8,25%) e Brasília (8,04%). Na média nacional, o IPCA-15 em 12 meses até agosto acumula alta de 9,57%, o maior resultado neste confronto desde dezembro de 2003.

Oi investe R$ 260 milhões na Região Sul

A Oi investiu cerca de R$ 260 milhões na Região Sul do Brasil, no primeiro semestre de 2015. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões.


Entre janeiro e junho de 2015, a companhia instalou mais de 40 mil portas de acesso à internet banda larga na região. Neste período, também foram implantados 50 novos sites de telefonia móvel 2G, 3G e 4G. Os sites são os locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do telefone celular.


No segundo trimestre, do total de investimento realizado no país pela Oi, 88% foram destinados à expansão da rede”, informa o diretor de RI da Oi na Região Sul, Gabriel Campos (foto). Entre os projetos em curso, Gabriel destaca a construção de uma nova malha de transmissão que interliga atualmente 12 capitais do nordeste ao sul do Brasil, com mais de 30 mil quilômetros de fibras óticas, que assegura a capacidade de transporte para todo o trafego de dados.

Polícia Federal do RS conclui inquérito do Pronaf. Vereador do PT e mais 13 são indiciados.

A Polícia Federal indiciou 14 pessoas no inquérito criminal que investiga fraudes em financiamentos do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no RS. Um dos indiciados é Wilson Rabuske, dirigente da Aspac e vereador do PT em Santa Cruz do Sul. O deputado petista Elvino Bohn Gass chegou a ser investigado, mas o STF mandou parar tudo sob a alegação de que ele possui foro privilegiado. 

Os desvios de dinheiro estão centrados em Santa Cruz do Sul e Sinimbu, no Vale do Rio Pardo. 

O repórter do jornal Zero Hora, Humberto Trezzi, revela hoje, em primeira mão, os resultados das investigações da Polícia Federal.

Leia o material:

As investigações, que levaram três anos, concluem que recursos desses empréstimos eram desviados por lideranças de uma associação de produtores rurais e teriam inclusive abastecido campanhas eleitorais.
A investigação, que começou em 2012 e levou o nome de operação colono, aponta como envolvidos no golpe dirigentes da Associação Santa-cruzense de Pequenos Agricultores Camponeses (Aspac) e também funcionários graduados das agências do Banco do Brasil (BB) na região. Dos indiciados, seis são dirigentes da Aspac (de Santa Cruz do Sul e Sinimbu) e oito são bancários — que estão afastados de suas antigas funções —, também das duas cidades.
O inquérito é conduzido pelo delegado Luciano Flores de Lima, que deve concluir o trabalho e encaminhar à Justiça Federal na próxima semana. Ao longo da investigação foram periciadas movimentações de mais de R$ 79 milhões, envolvendo cerca de 6,3 mil agricultores. Nos últimos cinco anos, a Aspac recebeu créditos de 6,3 mil produtores e efetuou débitos de 5,9 mil — o que, para a PF, significa ao menos 376 pessoas não chegaram a receber o dinheiro dos empréstimos.
A investigação se iniciou quando um pequeno plantador de fumo procurou a PF em Santa Cruz do Sul para denunciar que havia sido vítima de fraude. Ele relatou que a Aspac intermediava a concessão de financiamentos do Pronaf para agricultores da região, mediante autorização do colono para que o dinheiro, quando liberado, fosse transferido a uma conta bancária da associação.
O agricultor-denunciante e outros disseram à PF que a Aspac cobrava uma taxa para intermediar o financiamento e, pior: em alguns casos, informava ao agricultor que os recursos não haviam sido liberados. O tomador do empréstimo ficava sem dinheiro e a Aspac girava com o financiamento, devolvendo parte do empréstimo meses depois — muitas vezes, em quantias menores que as financiadas.
Os seis dirigentes da Aspac serão indiciados por obtenção de financiamento mediante fraude e aplicação de financiamento em atividade diversa da prevista em lei. Eles responderão também por formação de quadrilha. Os policiais vão mencionar no inquérito que algumas pessoas, desesperadas, teriam cometido suicídio quando descobriram débitos que juravam não ter contraído.
Mais de 20 bancários são investigados em escândalo do Pronaf
Dos oito funcionários do Banco do Brasil, quatro — que tinham cargo de gerente — serão responsabilizados por gestão fraudulenta de instituição financeira. Os outros quatro, servidores, por fraude na obtenção de empréstimos e formação de quadrilha.

Contaminada pela corrupoção, as esquerdas perderam o comando das ruas

O fracasso de ontem dos protestos chapa-brancas, demonstrou que as esquerdas perderam o comando das ruas para a oposição.

Artigo, Nathália Vernet Carvalho - Saiba como reduzir legalmente o valor da conta de luz da sua empresa

* Diretora Jurídica de Carvalho Vernet Advogados.
Porto Alegre
E-mail: comercial@niltoncarvalho.adv.com.br

Como se não bastassem os sucessivos aumentos na conta de luz que vêm ocorrendo atualmente, o Estado do Rio Grande do Sul está cobrando do consumidor de energia elétrica um valor de ICMS a maior do que o legalmente previsto, em razão da inclusão da taxa de uso do sistema de transmissão de energia elétrica (TUST) e taxa de uso do sistema de distribuição de energia elétrica (TUSD) na base de cálculo do imposto.
Desde 2011, o Superior Tribunal de Justiça julgou pacífica a matéria de a que a TUST e a TUSD não podem constar na base de cálculo do ICMS cobrado na conta de Energia Elétrica dos consumidores que contratam tal serviço.
Isso porque, conforme a legislação tributária, o fato gerador da cobrança do ICMS, quanto à matéria, é o consumo final da energia elétrica, e não os custos com a sua transmissão e distribuição.
Ou seja, nas palavras da ministra Eliana Calmon:
- Fato gerador do imposto é a saída da mercadoria, na espécie, quando a energia elétrica é efetivamente consumida pelo contribuinte, circunstância que se consolida na fase de geração de energia e não na distribuição e transmissão.
Conforme
AgRg no REsp 1075223/MG, Rel. Ministra Eliana Calmon, segunda turma, julgado em 04/06/2013, DJe 11/06/2013.
No entanto, isso não vêm sendo respeitado no Estado do Rio Grande do Sul, que, indiscriminadamente, inclui na base de cálculo do ICMS sobre a energia, pago pelo consumidor e repassado pela concessionária ao Estado, toda a operação que envolve o fornecimento de energia elétrica, considerando os encargos referentes à distribuição e transmissão da energia.
Por tratar-se de entendimento pacificado do STJ, havendo, inclusive, Súmula a respeito, cabe ao contribuinte recorrer ao Judiciário para que ele se abstenha imediatamente de cobrar imediatamente tais taxas do consumidor, bem como reaver, com correção monetária, os valores indevidamente repassados ao Fisco Estadual nos últimos 5 anos.
A economia nas contas de luz futuras varia de 5% a 10%, o que será também considerado para fins de ressarcimento dos valores já cobrados indevidamente nos últimos 5 anos. 
Para o ajuizamento da ação, os documentos necessários são apenas as cópias das contas de energia elétrica e a comprovação de que estas foram pagas.
A possibilidade de concessão de liminar para que a concessionária, imediatamente, se abstenha de incluir nas faturas seguintes tais tarifas indevidas é alta, bem como o sucesso da ação na instância superior.  

Janot pede 184 anos de prisão para Cunha, mas continua sem pressa para os casos de Lula e Dilma

Rodrigo Janot faz que não vê o que o povo vê. - 


Para chegar ao cálculo, procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cita casos de corrupção supostamente praticados pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em ao menos dois episódios e mais de 60 manobras diferentes de lavagem de dinheiro. Levando em conta a soma mínima de cada um dos crimes, a conta chegaria a 184 anos. No entanto, na prática, ele ficaria 30 anos em regime fechado, o máximo permitido pela legislação.

Rodrigo Janot pede ainda 'restituição do produto e proveito dos crimes no valor de US$ 40 milhões e a reparação dos danos causados à Petrobras e à Administração Pública também no valor de US$ 40 milhões'

Além de ter escolhido Eduardo Cunha a dedo, beneficiando com isto o Planalto, Rodrigo Janot continua demonstra pouca pressa em relação  aos verdadeiros responsáveis pelos escândalos de corrupção do Petrolão, no caso Lula e a presidente Dilma Roussef. 

Prévia da inflação de agosto registra alta de 0,59%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, subiu 0,43% em agosto, sobre alta de 0,59% no mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Examine, aqui, cada um dos projetos do novo pacote de ajustes fiscais do RS

Se o leitor quiser examinar em detalhes cada um dos projetos enviados ontem para a Assembléia pelo governador Ivo Sartori, bastará que use o link a seguir:

CLIQUE AQUI para examinar.

A lista inclui todos os projetos que tramitam em regime de urgência, mas também os do pacote de ontem:

Aumento de 25% para 30% na alíquota do ICMS de luz, gasolina, telecomunicações
Aumento da alíquota básica de 17% para 18%
Aumento de 2% sobre as atuais alíquotas de TV por assinatura, fumo, bebidas alcoólicas, cosméticos e refrigerantes
Redução do prazo de recolhimento do IPVA
Criação do Refaz, visando quitação de dívidas de pessoas jurídicas e físicas, com redução de 40% dos juros e 50% das multas

Com todo o pacote, o governo quer adicionar R$ 2,1 bilhão anual a mais na arrecadação.

Blolsonaro participa do Mortadelaço promovido em Porto Alegre pela Banda Loka Liberal

Foi ontem a noite, Porto Alegre, Praça Júlio de Castilhos, o Mortadelaço promovido em Porto Alegre  pela "La Banda Loka Liberal", que reuniu 100 pessoas e ocorreu no mesmo dia do protesto a favor que fizeram PT e CUT no centro da cidade.

A foto ao lado foi obtida pelo editor com seu iPhone de última geração da Claro.

A surpresa ficou por conta da participação do deputado carioca Jair Bolsonaro, que estava em Porto Alegre para uma entrevista na Radio Pampa, quando foi convidado para o evento.

CLIQUE AQUI para examinar o video, no qual aparece o deputado. 

Camargo Correia devolve R$ 700 milhões que roubou da Petrobrás, Eletrobrás e Eletronuclear, com a conivência dos governos Lula e Dilmas

Se alguém ainda tinha dúvidas do tamanho do envolvimento dos governos Lula e Dilma, PT, com a grossa corrupção que vai sendo desvendada no Lava Jato, basta prestar atenção ao maior acordo de confissão do crime, tudo no âmbito do maior acordo de leniência já assinado na história do país. Por ele, a Camargo Corrêa vai devolver R$ 700 milhões para três empresas públicas que foram vítimas dos crimes de cartel e corrupção por parte de ações da empreiteira, segundo a Folha apurou com profissionais que atuaram nas negociações. O montante será usado para ressarcir a Petrobras, a Eletronuclear e a Eletrobras.

Só por esta confissão gigantesca, não se compreende por que razão os presidentes Lula e Dilma, sob cujos governos e sob cujas proteções tudo aconteceu, ainda não estão na cadeia ou fora do Planalto. 

E sequer fora das investigações. 

A reportagem é da Folha de S. Paulo de hoje. Leia tudo:

Três ex-executivos da empreiteira que fizeram acordo de delação confessaram que houve pagamento de suborno e atuação do cartel em obras como a refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, na usina nuclear Angra 3 e na hidrelétrica de Belo Monte.
Só no caso da Petrobras, a propina paga pela Camargo chegou a R$ 110 milhões, segundo o ex-presidente da empresa Dalton Avancini, que se tornou delator.
Em Belo Monte, o suborno pago chegou a R$ 20 milhões. Com a obra de Angra 3, houve atuação do cartel e promessa de pagamento de propina, mas o valor não chegou a ser repassado pela Camargo, ainda de acordo com Avancini.
O acordo de leniência, uma espécie de delação premiada para empresas, foi assinado com os procuradores que atuam na força-tarefa da Operação Lava Jato. O procurador Carlos Fernando de Lima e o advogado da Camargo Corrêa, Celso Vilardi, conduziram as negociações.
Três executivos da Camargo já foram condenados pelo juiz Sergio Moro. No entanto, dois deles (Dalton Avancini e Eduardo Leite) fizeram acordo de delação, confessaram crimes e vão cumprir prisão domiciliar. João Auler, ex-presidente do conselho de administração da empresa, que não fez acordo, foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão.
IMUNIDADE
O pagamento dos R$ 700 milhões garantirá imunidade a outros executivos da Camargo que poderiam ser acusados, no futuro, da prática de cartel, corrupção e improbidade administrativa, entre outros crimes.
Há dois exemplos de imunidade. Eduardo Leite citou em seu acordo de delação que um ex-diretor de óleo e gás da Camargo Corrêa chamado Leonel Queiroz Vianna Neto foi o responsável pelo pagamento de suborno entre 2006 e 2009.
Leite relatou também que Antonio Carlos Marques, ex-presidente da empreiteira, conhecia e concordava com o esquema de pagamento de propina. Com o acordo, ambos ficam livres de processos se contarem tudo o que sabem.
Nesta quarta (19), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) anunciou que a Camargo fechara um acordo com o órgão sobre a Petrobras, pelo qual a empreiteira pagará uma multa de R$ 104 milhões. Mas, como a Camargo foi a segunda empresa a firmar um acordo com o Cade (a primeira foi a Toyo), ela teve uma redução da multa, mas não obteve a imunidade para seus executivos. O acordo costurado em Curitiba garantirá a imunidade.
Uma das cláusulas do acordo prevê que a Camargo Corrêa implantará um sistema exemplar de "compliance", um tipo de controle interno da empresa que evitaria, em tese, o pagamento de suborno e outros desvios.
Os procuradores vão monitorar a implantação do sistema na empreiteira.
É a segunda vez na história recente da Camargo Corrêa que a empresa diz que vai virar a página da corrupção entre suas práticas. Logo após a Operação Castelo de Areia, que apontou em 2009 uma série de casos de suborno e acabou anulada por erros processuais, a empreiteira afirmou que mudaria.

Diferentemente da promessa anterior, agora os envolvidos em corrupção foram demitidos e a empresa contratou dois executivos da Embraer (Artur Coutinho e Flavio Rimoli) para ocuparem a presidência e a diretoria encarregada de evitar desvios. 

Ninguém pediu reforço de delegados na Lava Jato, mas isto será feito por ordem de Brasília

Jabuti não sobe em árvore, portanto alguém colocou-o ali. -


O editor acha que somente o juiz Sérgio Moro poderá garantir que as investigações feitas pela Polícia Federal do Paraná continuem do jeito que vêm sendo feitas:

1) O delegado Eduardo Mauat, cérebro das operações da PF no caso, está voltando a Curitiba, mas por ordem superior terá que passar 10 dias por mês na delegacia onde está lotada, no RS, o que reduz sua capacidade de trabalho.
2) 20 novos delegados reforçarão as equipes do pessoal do Paraná, somando-se aos 30 atuais,tudo por ordem superior e sem que ninguém tenha pedido isto em Curitiba. 

Brasília está mais ativa do que nunca no tapetão, como se viu durante toda a semana passada nas ações realizadas junto ao TSE, TCU e Senado, sem contar a jogada de ontem de Rodrigo Janot contra o presidente da Câmara. 

Moro não diz, mas os intocáveis Lula, Dilma, Gabrielli e Foster continuam soltos

O juiz Sérgio Moro pareceu muito nervoso na fala que fez ontem em São Paulo, quando replicou este mantra que acompanha todos os seus discursos:

- No meio da corrupção, você tem dois culpados: quem paga e quem recebe.

O editor ficou perturbado diante do incontrolável piscar de olhos do juiz, da expressão assustada e da voz fina e claudicante do juiz.

No discurso que fez, Sérgio Moro esqueceu de listar um terceiro culpado:

- Aquele que paga e recebe.

É certo que o juiz sabe que entre estes estão Lula, Dilma, Sérgio Gabrielli e Graça Foster, pelo menos, mas nenhum deles foi incomodado até agora.

E é simplesmente impossível que um caso como o do Petrolão tenha acontecido sem que operasse sob o guarda-chuvas desses quatro personagens.

Até se tolera que PT, seus aliados e seus aparelhos, ignorem que o Lava Jato já repatriou US$ 1 bilhão de dinheiro sujo depositado no exterior e tenha produzido R$ 1 bilhão em acordos de leniência com OAS e Camargo Correia, tudo por conta de roubalheira grossa nos governos Lula e Dilma, apenas na Petrobrás, mas não é lícito tolerar que Lula, Dilma  Gabrielli e Foster nunca tenham ouvido falar no que acontecia sob sua cadeia de comando.

São os intocáveis.

Opinião do editor - Sartori sabe o que faz, tem sangue frio e vontade política indomável

A linha de corte dos salários do funcionalismo do Executivo do RS será este mês de R$ 1 mil. O governador Sartori poderia resolver isto, encaminhando imediatamente proposta para elevar de 85% para 95% o saque sobre os depósitos judiciais, amealhando dinheiro para suportar a diferença que falta para cobrir mensalmente a Folha, o recurso cobriria um trimestre, portanto pagamentos de setembro, outubro e novembro, bem próximo do início da cobrança do novo ICMS.

É bode na sala.

Dentro do governo, existe quem defenda novamente o uso do dinheiro destinado ao pagamento mensal da dívida com a União (R$ 280 milhões) para pagar o funcionalismo, enfrentando novo bloqueio de Dilma, o que lhe renderia mais apoio político e social, desgastando mais uma vez o governo Dilma. 

O governo não quer fazer isto porque reduziria as pressões políticas e sociais que favorecem a aprovação das propostas der ajuste fiscal, agora na sua quarta fase, inclusive os proejetos de eliminação das aposentadorias precoces, a criação da previdência complementar e sobretudo o aumento do ICMS, este sim, capaz de tornar sustentável o ajuste e garantir aumento permanente da receita estadual. 

Engana-se quem acha que o governo é lento e não sabe o que faz, porque todas as propostas anteriores, presentes e futuras (as conhecidas) possuem forte lógica interna.

O condutor sabe o que faz, tem sangue frio e vontade política indomável. 

Dia da Mortadela também teve apoio de Maduro e Kirchner

Ontem foi o dia da mortadela. -Na foto, o trio que se merece. - 

Os presidentes da Venezuela e da Argentina, Nicolás Maduro e Christina Kirchner, usaram, ontem, Twitter e TV, para fazer protestos de apoio ao governo Dilma Roussef.

E aproveitaram para defender Lula.

As falas foram orquestradas para sair no mesmo dia dos protestos a favor promovidos pelo PT, CUT, UNE e MST.

Os dois presidentes não quiseram falar sobre as investigações, denúncias, condenações e prisões de líderes petistas e da base aliada envolvidos em grossos casos de corrupção.

Governo Dilma saca tudo e desbloqueia contas do governo gaúcho

Depois que botou as mão nos R$ 280 milhões da prestação mensal que lhe devia o governo estadual, o governo federal desbloqueou as contas bancárias do governo gaúcho.

Dia será de céu azul e sol claro em todo o RS

A manhã desta sexta-feira (7h35min) apresenta-se com poucas nuvens, céu azul e sol claríssimo em Porto Alegre, cenário parecido com aquele que existe em todo o Estado. O Climatempo diz que chuvas serão casos isolados. 

A manhã será bastante fria,  mas registrará marcas mais altas devido à maior cobertura de nuvens. Já na tarde desta sexta-feira, o ambiente será agradável e com marcas mais altas, prevendo-se máximas acima de 20ºC na maioria dos municípios. 

As mínimas irão dos 7°C em São José dos Ausentes até os 8°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem atingir 25°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 14°C e 23°C.

O aquecimento gradual persistirá até o fim de sábado, apesar de ocorrências de instabilidades localizadas. No domingo, contudo, a chuva voltará com queda das temperaturas.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/