American Airlines, de novo com problemas técnicos, cancela vôo de Porto Alegre para os EUA

Mais uma vez a American Airlines cancela vôos para os Estados Unidos, mas desta vez o problema foi com o voo 203, que sairia de Porto Alegre com destino ao Aeroporto Internacional de Miami. Dld foi cancelado na madrugada deste sábado. A empresa não deu detalhes aos passageiros sobre os motivos do cancelamento, apenas informou que a aeronave não teria saído de Curitiba, de onde vinha, em função de problemas técnicos.


Os 110 passageiros que aguardavam o embarque foram incialmente informados de que o voo, que decolaria às 23h26min, deixaria Porto Alegre somente às 2h20min. Pouco depois da 1h, no entanto, os clientes receberam a notícia do cancelamento.

Governador de Minas é outro petista que chora. Ele chamou coletiva para defender a nova mulher, investigada pela PF.

Surpreendido pela ação da Polícia Federal, o governador de Minas, Fernando Pimentel, é outro petista que chora nos últimos tempos, mas não confessa nada. 

Leia este material do Estadão desta noite:

Com os olhos marejados, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), disse há pouco, em coletiva de imprensa convocada de última hora, que o mandato de busca e apreensão cumprido ontem, no apartamento da sua esposa Carolina Pimentel, em Brasília (DF), foi expedido com base em uma alegação "absolutamente inverídica". "Carolina está sendo vítima de um erro, de um equívoco, que eu tenho certeza de que será corrigido", declarou.

A Operação Acrônimo, da Polícia Federal, investiga a suspeita de um esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. Ontem, na ação, foram presos, além do empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, colaborador de campanhas do PT, outras quatro pessoas. Agentes da PF também fizeram buscas num apartamento de Carolina, localizado na Asa Sul, em Brasília, com base em suspeita de que a empresa da primeira-dama do Estado de Minas Gerais, Oli Comunicação e Imagens, seja "fantasma". Outros alvos foram dois imóveis, em Belo Horizonte, do ex-deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), aliado de Pimentel.

O governador estava acompanhado na coletiva de hoje somente do advogado de Carolina, Pierpaolo Bottini. No início de seu pronunciamento, Pimentel disse que estava ali "não na qualidade de governador, mas como cidadão, pai e esposo". Justificou a ausência de Carolina no Palácio da Liberdade, uma das sedes do governo estadual, onde foi a coletiva, devido ao pedido médico para ficar de repouso, pois está grávida. "É meu dever prestar contas. Só não fizemos isso ontem porque queríamos ter acesso aos autos do inquérito. Carolina está abalada", informou o governador.

Pimentel ainda comentou que tanto ele quanto a primeira-dama não acham que houve má-fé ou atitude deliberada da PF na ação. "Respeitamos a operação e a investigação da PF e do Ministério Público. Mas reafirmo minha absoluta convicção na Justiça brasileira, nas instituições republicanas. Nós estamos sendo vítimas de um erro, e não perco minha fé na democracia e na liberdade de imprensa", falou. Segundo ele, na segunda-feira serão entregues documentos que servirão para excluí-la desse inquérito.

Momentos de tensão antecederam pouso de emergência da Azul na Base Aérea de Canoas

Os passageiros do voo 2916, da companhia Azul, viveram momentos de tensão na noite dessa sexta-feira antes do avião fazer um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas por volta das 23h30min, segudo contou o jornal Correio do Povo na reportagem a seguir. Em entrevista ao Correio do Povo, o consultor de sistemas Luciano Barros, 46 anos, relatou o período de angústia e medo pelo qual passou dentro da aeronave.

A foto ao lado é do próprio Luciano Barros. 

Leia tudo:

Barros informou que o avião partiu de Congonhas, pouco depois das 20h, lotado. Segundo ele, que viajava sozinho, o voo transcorreu normalmente até a chegada a Porto Alegre. Barros percebeu que a aeronave estava demorando para pousar e, em seguida, o piloto anunciou da cabine que havia um problema técnico, que "estavam tentando resolver", e que daria um retorno em 10 minutos.

O anúncio, às 21h50min, causou desconforto e apreensão entre os passageiros. "No começo, foi um silêncio total", contou Barros. A espera durou cerca de 40 minutos e "todo mundo começou a ficar inquieto", relatou o consultor. O piloto voltou a se manifestar, por volta das 22h30min, informando que "não haviam conseguido resolver o problema" e que estavam estudando possibilidade de pousar em Canoas.

Os passageiros imaginaram que o avião estava "dando voltas" para gastar combustível. "Bateu mais medo", confessou Barros. Mas cerca de 30 minutos depois, o piloto aterrissou em Canoas. Segundo o consultor, "um pouso perfeito". Os passageiros aplaudiram, gritaram e alguns tiveram crise de choro.

Havia bombeiros e ambulâncias na pista, mas ninguém ficou ferido. Como a Base Aérea de Canoas não está equipada para receber aviões de grande porte, houve demora no desembarque, segundo Barros. A companhia providenciou transporte para todos.

Azul lamenta transtornos

De acordo com nota da Azul Linhas Aéreas Brasileiras divulgada neste sábado, uma falha técnica obrigou a tripulação do voo 2916 a mudar a rota. Segundo a empresa, o avião - com origem em Congonhas e destino Porto Alegre - registrou um problema de ordem técnica e precisou alternar a rota para o aeroporto da cidade de Canoas.


"A companhia está prestando toda assistência necessária a seus clientes de acordo com a resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações", finaliza a nota.

Turma do homem forte de Pimentel tinha até contrato com a lobista Erenice Guerra, ex-chefe da Casa Civil de Lula

A revista Época que já está circulando em todo o País, conta que a Polícia Federal descobriu um esquema milionário operado por amigo do governador de Minas Gerais. O Ministério Público acusa a mulher de Pimentel de conivência com os desvios.

Leia a reportagem de Felipe Coutinho:


Na manhã desta sexta-feira (29), quando subiram pelas escadas do Bloco B da 114 Sul em Brasília, rumo ao confortável apartamento no 4º andar, os agentes da Polícia Federal sabiam que adentrariam um endereço que guarda alguns dos maiores segredos da República. O apartamento é uma espécie de sede paralela do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do petista Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais. Está registrado em nome da mulher dele, a jornalista Carolina de Oliveira Pereira. Durante o primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, quando era o poderoso ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Pimentel e sua então namorada Carolina promoviam jantares discretos com políticos, empresários e lobistas, segundo fontes que participavam desses convescotes. A sala ampla acomodava bonitos quadros e uma mesa de jantar para oito pessoas. Uma empregada com uniforme servia sorrisos e boas bebidas. Falava-se muito de negócios, especialmente no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. Pimentel era presidente do Conselho de Administração do banco. Pimentel morava no apartamento. Guardava suas coisas lá. Agora, os agentes da PF recolheriam, com ordem judicial, o que houvesse no imóvel: dinheiro, computadores, pen drives, papéis.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Greve já atinge 48 das 63 universidades federais. Ufrgs também parou.

A greve de professores e funcionários técnico-administrativos já afeta 48 das 63 universidades federais do país. Eles protestam contra o corte orçamentário das instituições e pedem reajuste salarial de 27%. Na quinta-feira, a paralisação afetava 38 instituições.

Das  universidades afetadas, em 15 a greve é de professores e funcionários. Em três, apenas os docentes suspenderam as atividades. Nas outras 30 instituições a paralisação é apenas dos funcionários. A greve dos docentes foi aprovada em 18 universidades e a de funcionários, em 4.

Nesta sexta-feira, os sindicatos das instituições participaram dos protestos que ocorreram em todo o país contra o ajuste fiscal, que também levou a mudanças nos direitos trabalhistas. Outro foco de queixas é a nova lei que amplia a terceirização. As manifestações ocorreram de forma pacífica.

Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o restaurante universitário, que iria fornecer refeições apenas para alunos bolsistas, operou com as "catracas abertas" para todos durante o almoço desta sexta-feira. Alegando questões de segurança, a universidade fechou o restaurante durante a noite, para evitar que novamente fossem servidas refeições gratuitas.


Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a greve dos funcionários terá início na segunda-feira e deve afetar também os atendimentos no Hospital São Paulo. O sindicato disse que vai manter ao menos 30% do efetivo em atividade.

Polícia russa desce o sarrafo em manifestantes gays

O site deste sábado da revista Veja, de quem são o título e o texto a seguir, informa que a parada do orgulho LGBTTT (foto ao lado)  não havia recebido aval das autoridades pelo décimo ano seguido

A polícia russa prendeu 20 pessoas e dispersou violentamente uma parada gay em Moscou neste sábado. Os organizadores do evento haviam pedido permissão para a realização da marcha, mas (como já é de praxe há dez anos) as autoridades não a concederam. Os participantes da parada também foram agredidos por ativistas homofóbicos.


Os ataques a homossexuais são frequentes na Rússia do presidente Vladimir Putin. O governo aceita e reforça a discriminação. Uma lei de junho de 2013 proibiu a "propaganda gay" para menores de 18 anos. Putin é respaldado em sua postura de intolerância pela maioria da população e pela Igreja Ortodoxa.

Saiba quais os investimentos que mais renderam em maio

Entre parênteses, o acumulado do ano

Fundos cambiais, 5,8% (20%)
Ouro, 4,9% (19,5%)
Fundos de Renda Fixa, 1,12%) (4,8%)
Poupança, 0,6% (3,1%)
Bolsa, -6,2% (+5,5%)

Em Porto Alegre, o atual governador Fernando Pimentel roubou dinheiro e tentou matar o cônsul dos Estados Unidos

Da mesma forma que sua companheira de armas Dilma Roussef, Fernando Pimentel nunca fez autocrítica, renegando o comunismo, mas sempre gostou de dinheiro, mulheres bonitas, poder e histórias mal explicadas. Ao lado, quando foi preso em Porto Alegre, depois de roubar dinheiro de um carro forte e sequestrar o cônsul dos EUA, tudo em nome do comunismo. 



O atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, volta e meio envolvido em denúncias sobre escândalos de corrupção (leia notas a seguir) teve pelo menos uma passagem tumultuada por Porto Alegre.

Foi em 1970.

Em março e abril daquele ano, o governador mineiro, então com 18 anos, participou de duas ações armadas da VPR, grupo claramente comunista, ao qual também pertencia Dilma Roussef:

Canoas - Assaltou um carro-forte do Banco do Brasil e dele roubou R$ 89.500,00, que hoje corresponde a meio milhão de reais. Fernando Pimentel empunhava um 38.

Sequestro do Cônsul Curtis Cutter - Na ação, o governador empunhava uma 45, tentou matar o cônsul, atirou, mas o cônsul, um ex-mariner, conseguiu escapar e atropelou Pimentel.

Foi todo mundo preso.

CLIQUE AQUI para ler extensa reportagem da revista Época sobre a vida pessoal e política de Fernando Pimentel.

Mais tarde, Fernando Pimentel foi ministro de Dilma e é atualmente governador de Minas, envolvido nas investigações iniciadas ontem pela Polícia Federal.

Investigação sobre primeira-dama poderá chegar ao Palácio das Mangabeiras

Na sua coluna de hoje em www.veja.com.br, o jornalista Lauro Jardim diz que há um forte temor no PT de Minas Gerais que a busca e apreensão de documentos feita hoje pela PF no apartamento de Brasília da primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Pimentel , se estenda ao Palácio das Mangabeiras. 

O jornalista também informou que Carolina está grávida do primeiro filho do governador.

O governo do RS gasta mensalmente 13% a mais do que tem de dinheiro no bolso. Conheça os grandes números.

Para quem ainda não entendeu por que razão o governo gaúcho não conseguiu pagar a integralidade dos salários deste mês, vale a pena prestar atenção ao cenário atual das finanças públicas estaduais, em seus grandes grupos de números, tudo em relação à Receita Corrente Líquida, que é o dinheiro que efetivamente fica na posse do Tesouro para usar:

Folha, 74%
Serviço da dívida, inclusive com a União, 12%
Custeio da máquina pública, 25%
Investimentos, 2%

O resultado nem é questão de matemática, mas de aritmética. A soma vai a 113%. Como o bolo de onde tirar tudo é o mesmo, 100% da Receita Corrente Líquida, é fácil perceber que alguém vai ficar de fora, caracterizando o déficit mensal.

Ora, o déficit previsto para este ano pela secretaria da Fazenda é de R$ 5,4 bilhões. O economista Darcy F.C. dos Santos acha que o valor poderá chegar a R$ 6 bilhões.

O governo Ivo Sartori empurrou o déficit mensal com a barriga, como fez Tarso, até onde pode, lançando mão do que restou no caixa único e nos depósitos judiciais, mas sobretudo impondo-se pesadíssimo contingenciamento de despesas, mas até agora foi tudo insuficiente e apresentará resultados ainda piores, caso não recrudesça para valer e imponha profundas reformas no setor público estadual.

O governo Tarso Genro elevou formidavelmente as despesas, elevou raquíticamente a Rceita, mas botou a mão para valer em empréstimos, a ponto de deixar o novo governo sem margem para novas operações. Além disto, passou adiante contas de curtíssimo prazo que caloteou, esgualepando também o dinheiro que estava depositado nas contas dos depósitos judiciais e do caixa único.

O leitor precisa saber que empréstimos, depósitos judiciais e caixa único, são valores que precisam ser repostos e não somem como num passe de mágica, como pensa Tarso Genro e o PT.

- Os números acima podem ser encontrados no site da Agenda 2020 e no livro "O Rio Grande tem Saída", de Darcy F.C. dos Santos. Foram, no entanto, atualizados pelo editor.

Sartori cata dinheiro da saúde, transporte escolar e segurança para pagar a Folha

Ao decidir cumprir as ordens judiciais de pagamento integral dos salários dos servidores estaduais, o governador Ivo Sartori optou por cortar pagamentos de fornecedores e transferências para as áreas da saúde, educação e segurança pública, usando este dinheiro para cobrir a Folha.

Também foram sacados recursos dos depósitos judiciais e o caixa único foi de novo esgualepado. Dele foram sacados recursos pertencentes à CEEE e Corsan.

A decisão foi de arranjar R$ 70 milhões em algum lugar.

Até sexta-feira, os pagamentos foram até o limite de R$ 5,1 mil para cada um dos 328 mil servidores estaduais da ativa e inativos, exceção dos auditores fiscais, cuja média salarial é de R$ 25 mil e receberam a integralidade dos salários por decisão judicial própria.

O governo cortou dinheiro até do transporte escolar, retendo R$ 10 milhões que iriam para as prefeituras. A Fundação de Cardiologia perdeu R$ 8 milhões, a Emater perdeu R$ 10,5 milhões e os hopsitais deixaram de receber R$ 13 milhões. Até mesmo fornecedores em saúde deixarão de receber em dia algo como R$ 5 milhões.

O governo catou até R$ 550 mil que deveria pagar de prêmios para a Nota Fiscal Gaúcha.

Em lista de 33 Países, o Brasil é o 31o pior em desempenho da economia

O Jornal Nacional, conforme anotou na mesma hora o editor, mostrou ontem a noite o gráfico ao lado, para mostrar que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano, de 1,6% em relação a igual período de 2014, colocou o Brasil próximo da posição de lanterninha entre as principais economias mundiais.

Numa lista que analisa o desempenho de 33 países, compilada pela Austing Rating, o Brasil aparece na 31ª posição, à frente apenas da Rússia, que é alvo de pesados embargos impostos pelas economias ocidentais, e da Ucrânia, também em grandes dificuldades. 

Entre janeiro e março, a economia russa retraiu-se 1,9%, enquanto a ucraniana desabou 17,6%.
  

O Brasil aparece atrás até mesmo da economia da Grécia, que apesar da crise fiscal e de viver na eminência de uma insolvência, cresceu 0,1% no primeiro trimestr

Documentos sugerem que operador montou caixa paralelo para petista mineiro Pimentel

Empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, foi preso pela PF. Ele é investigado por abastecer campanhas do PT com dinheiro de origem nebulosa.

Os repórteres de Veja, Hugo Marques e Rodrigo Rangel, de Brasília, postaram ontem a noite esta reportagem no site da revista:

Documentos constantes do inquérito da Operação Acrônimo mostram que vai muito além da amizade a relação do empresário Benedito Oliveira Neto, operador do PT preso nesta sexta-feira, com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Obtidos com exclusividade por VEJA, os documentos levantam a suspeita de que Bené operava uma espécie de caixa paralelo na campanha de Pimentel ao governo. Além disso, indicam que a mulher de Pimentel, Caroline Oliveira, seria dona de uma empresa fantasma utilizada pela organização criminosa.

A PRIMEIRA-DAMA: Ministério Público Federal levanta a suspeita de que a mulher de Pimentel, Caroline Oliveira, seria dona de uma empresa fantasma ligada à organização criminosa comandada por Bené:

A PF investiga se dinheiro proveniente de contratos públicos foi desviado, como no escândalo do petrolão, para campanhas políticas. Há a suspeita de que as empresas de Bené, que receberam cerca de meio bilhão de reais do governo federal desde 2005, tenham bancado gastos de campanhas eleitorais petistas. O termo de busca e apreensão da PF lista documentos que ligam Bené a um suposto esquema de caixa dois na campanha do petista ao governo de Minas.

“CAMPANHA PIMENTEL”: o termo de busca e apreensão da PF lista documentos que ligam Bené a um possível caixa paralelo na campanha de Fernando Pimentel ao governo de Minas Geris.

Bené, como se sabe, é um generoso pagador de contas do PT. Em 2010, bancou as despesas de uma casa que era usada como comitê de campanha da candidata Dilma Rousseff. Também financiou o grupo de arapongas arregimentado para produzir dossiês contra os adversários políticos dos petistas. Naquela ocasião, o empresário lidava diretamente com Pimentel, que era um dos coordenadores da campanha de Dilma.

Quem abriu as portas do PT para o empresário foi o ex-deputado federal Virgílio Guimarães, o mesmo que apresentou Marcos Valério, o notório operador do mensalão, ao partido. Segundo os investigadores, Virgílio mantém uma "sociedade dissimulada" com Bené e recebeu pelo menos 750 000 reais do parceiro.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/