Pepe disse que Planalto nao vai intervir na eleição da câmara. Acredite se quiser!

Diante da perspectiva de um acirramento de disputa na base aliada com a eleição da Câmara e em um clima de pressão dos partidos por cargos de segundo escalão, a presidente Dilma Rousseff mandou dois recados por meio do ministro Relações Institucionais, o gaúcho Pepe Vargas. De acordo com o ministro, o Planalto não vai interferir na disputa.

. Além disso, de acordo com o ministro, três critérios vão reger a escolha para a direção das estatais, agências reguladoras e órgãos executivos ligados aos ministérios: competência na gestão, não envolvimento em denúncias de corrupção e equilíbrio entre os partidos que apoiaram a reeleição da presidente.

. “A eleição da Mesa Diretora é um assunto interno da Câmara dos Deputados no qual o governo não interfere por respeitar a independência dos poderes obviamente”, disse Pepe Vargas. “A eleição da Câmara é um assunto político dos partidos que compõe à Câmara e o governo não interfere neste assunto”, reforçou Pepe.

Artigo, Neca Setúbal - Pátria educadora? A conferir

Neste artigo escrioto originalmente para a Folha de S. Paulo, Maria Alice Setubal, a Neca Setúbal, que ajudou muito Marina Silva na campanha, analisa o lançamento daquilo que o governo Dilma passou a chamar de Pátria Educadora. Leia:

O avanço necessário para uma educação de qualidade exige mais do que retórica. Vamos acompanhar de perto o cumprimento das promessas
Em seu discurso de posse, a presidente Dilma Rousseff anunciou o novo lema de seu governo: "Brasil, pátria educadora". Destacou que a educação será a prioridade das prioridades e que buscará em todas as ações de governo "um sentido formador, uma prática cidadã, um compromisso de ética e um sentimento republicano".
O novo ministro da Educação, Cid Gomes, reiterou os compromissos anunciados pela presidente, destacando a reforma do ensino médio e o diálogo com os professores.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Aproveite o calor abafado e chuvoso de hoje
O melhor no gênero segundo Veja
Veja cartas de cervejas e chopes artesanais (100 rótulos de várias partes do globo), cardápio, serviços, endereços:
www.biermarkt.com.br



Brasil teve mais de 1,1 milhão de novos acessos móveis em novembro

O Brasil encerrou novembro com 280,43 milhões de linhas ativas na telefonia móvel, adição de 1,12 milhão na comparação com outubro, segundo dados divulgados pela Anatel.

. Desse total, os acessos pré-pagos totalizavam 213,52 milhões (76,13% do total) e os pós-pagos, 66,95 milhões (23,87%).

. A Vivo manteve a liderança do mercado em novembro, com 28,61%, enquanto TIM ficou em segundo, com 26,83% (26,91 por cento), a Claro em terceiro, com 25,14% e em quarto, a Oi, com 18,37%.

Aproveite o calor abafado e chuvoso de hoje
O melhor no gênero segundo Veja
Veja cartas de cervejas e chopes artesanais (100 rótulos de várias partes do globo), cardápio, serviços, endereços:
www.biermarkt.com.br

Dólar tem queda de 1,15% e fecha a R$ 2,672 na venda

O dólar comercial fechou em queda de 1,15% nesta quinta-feira, cotado a R$ 2,672 na venda. Na véspera, a moeda norte-americana havia fechado praticamente estável, com leve alta de 0,06%.

. Os investidores estavam otimistas com as informações da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) divulgada na véspera, após o fechamento do mercado brasileiro.

Aproveite o calor abafado e chuvoso de hoje
O melhor no gênero segundo Veja
Veja cartas de cervejas e chopes artesanais (100 rótulos de várias partes do globo), cardápio, serviços, endereços:
www.biermarkt.com.br

Marina Silva critica Dilma: “Novo governo é um grande equívoco”

Candidata derrotada à Presidência da República em 2014, a ex-ministra Marina Silva (PSB) interrompeu nesta quinta-feira, suas férias para divulgar um texto com críticas às primeiras medidas do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

. Marina disse: "Os indícios preocupantes que já anunciavam um segundo mandato da presidente Dilma ainda mais divorciado das necessidades reais do Brasil e do povo brasileiro, infelizmente, já estão se confirmando". "O discurso de posse, a escolha de alguns ministros, as primeiras medidas tomadas ou anunciadas, tudo transmite contradição, ausência de sentido e a noção de um grande equívoco", completou.

. Assim como o senador Aécio Neves, candidato derrotado do PSDB à Presidência, Marina tem usado as redes sociais como tribuna de oposição. A ex-ministra voltará à ativa no dia 15, quando participará de uma reunião de seu grupo político, a Rede de Sustentabilidade, em Brasília.

Eike sai de mais um negócio

O empresário Eike Batista, abriu mão de mais uma das empresas que criou. A IMX, holding de negócios nos setores de esportes e entretenimento, anunciou nesta quinta-feira que a Mubadala Development Company, empresa de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, adquiriu a participação que o Grupo EBX detinha na companhia e se tornou o novo acionista majoritário.

. O valor do negócio não foi revelado.

Oi lança aplicativo para ensino de 11 idiomas

A Oi acaba de lançar mais um serviço na área de educação móvel (mobile learning):o aplicativo Oi Idiomas by busuu, a parceria com o busuu, maior comunidade de ensino de línguas do planeta, e com a Bemobi, empresa brasileira líder na distribuição de aplicativos para smartphones para mercados emergentes e em serviços de valor agregado.

. Com a novidade, o cliente poderá aprender até 11 idiomas (10 estrangeiros mais o português) diferentes em um só aplicativo, com uma abordagem de ensino simples, e praticá-los conversando com usuários de toda a comunidade busuu no mundo – uma rede que tem cerca de 45 milhões de usuários e que vem crescendo na média de 50 mil novos usuários por dia.

Saiba mais em http://wap.oi.com.br/busuu

Comércio poderá abrir com empregados nos feriados em 2015

Lojistas que desejam abrir com empregados nos feriados de 2015 devem entregar a declaração de opção pelo trabalho em feriados até o dia 31 de março, na sede do Sindilojas Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1234- 22º andar, Centro Histórico).

. Conforme os termos firmados na Convenção Coletiva de Trabalho do setor, os lojistas somente poderão usufruir deste benefício mediante a assinatura da declaração e devem, também, possuir a certidão de regularidade sindical emitida pelo Sindilojas e Sindec.

PMDB ultrapassa PT e deve ser a maior bancada na Câmara

A bancada do PT na Câmara dos Deputados começará o ano legislativo em 1º de fevereiro menor do que saiu das urnas. Seis parlamentares eleitos assumiram cargos nos governos estaduais e federal e seus suplentes são de outras siglas, reduzindo a bancada de 69 para 63 deputados.

. Segundo o site Diário do Poder, o PT deixará de ter o maior número de deputados e será ultrapassado pelo PMDB, que não perdeu nenhuma das 66 vagas até agora.

Governo gaúcho emite nota lamentando o atentando em Paris

Em uma nota oficial divulgada nesta quinta-feira, o governo do Rio Grande do Sul lamentou o ataque terrorista ocorrido na quarta-feira a sede da revista Charlie Hebdo, em Paris. O documento chamou o ato de atentado "contra a humanidade".

Confira o texto na íntegra:

O lamentável ataque terrorista ocorrido ontem, contra a sede da revista Charlie Hebdo, em Paris, atenta contra toda a humanidade.
Os valores da convivência entre os diferentes e da liberdade de expressão são pressupostos da democracia e da paz.
Em contato com o Consulado e a Embaixada da França, em nome das gaúchas e dos gaúchos, manifestamos nossa solidariedade ao povo francês.

José Ivo Sartori
Governador do Estado

Queda de 7,1% nas vendas de veículos em 2014 foi a maior em 12 anos

As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caíram 7,1% em 2014 ante 2013, ao somarem 3.498.012 unidades, de acordo com balanço divulgado há pouco pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Apenas em dezembro do ano passado, os licenciamentos atingiram 370.028 unidades, altas de 25,6% em relação a novembro e de 4,6% na comparação com o mesmo mês de 2013. Em porcentual, foi a maior queda anual registrada pela indústria automobilística em 12 anos.

. Também foi o segundo ano consecutivo de recuo das vendas. Em 2013, os emplacamentos de veículos já haviam caído 0,9% em relação ao ano anterior, após consecutivas altas desde 2004. O resultado das vendas já tinha sido divulgado nessa terça-feira pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), com base no número de veículos emplacados.

Vendas a prazo encerram 2014 com retração de 0,3%

As consultas para vendas a prazo, que apontam o ritmo de atividade no comércio, caíram 0,3% em 2014 na comparação com 2013, de acordo com o indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

. A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, explica que a menor expansão da renda real do brasileiro e a baixa geração de novos postos de trabalho refletiram no desempenho do varejo no ano passado. "Os consumidores têm se deparado com índices de inflação muito próximos do teto da meta ao longo dos últimos cinco anos, o que gera recorrentes e elevadas perdas para o seu poder de compra. Além disso, com os juros em patamares elevados e com a retomada do seu ciclo de alta em novembro, aumentou o custo do parcelamento para o consumidor", afirmou a economista, em nota.

. A expectativa dos economistas do SPC Brasil é que o ano comece com a atividade do comércio mais lenta, mas que haja uma recuperação nas vendas no segundo semestre. A entidade estima que o setor feche 2015 com uma alta em torno de 0,5%.

Igor Morais é o novo presidente da Fundação de Economia e Estatística

O governo confirmou hoje o nome do economista Igor Morais para a presidência da Fundação de Economia e Estatística. Ele é doutor pela Ufrgs e economista-chefe da Vokin Investrimentos.Durante 1’2 anos comandou a área de estudos econômicos da Fiergs. 

Dilma não demite Graça Foster porque as duas são cúmplices

O jornalista Ricardo Noblat escreve no seu blog que um dia ainda será desvendado o mistério da ligação para a vida ou para a morte entre a presidente Dilma Rousseff e a presidente da Petrobras, Graça Foster – a Graciosa. Por enquanto, ele desenvolve sua própria teoria para explicar o casamento. Leia:

Conhecedor das entranhas do que já foi apurado até agora sobre a roubalheira na Petrobras, o Procurador Geral da República recomendou a demissão de Graça e dos demais diretores da empresa.
Elegante e diplomático como sempre, o vice-presidente Michel Temer procedeu da mesma forma. Por sinal, não há um só político com juízo que pense diferente disso. E, no entanto... Sobrou para Moreira Franco, ministro da Secretaria de Aviação Civil, que havia sido escalado por Dilma para permanecer no cargo durante seu segundo governo. Moreira teve um bom desempenho na Secretaria.
Repórteres de O Globo, Simone Iglesias e Geralda Doca apuraram que Dilma resolveu mandar Moreira embora por que ele, em uma reunião do PMDB, defendeu a demissão de Graça. Amizade apenas não justifica o empenho desmedido de Dilma em manter Graça na presidência da Petrobras. Graça está bichada. Na melhor das hipóteses, foi incompetente por desconhecer o que se passava ao seu redor. O comportamento de Dilma alimenta a suspeita de que ela e Graça agiram juntas para acobertar o esquema de corrupção da Petrobras montado ainda no governo Lula. Nesse caso, como ela poderia largar Graça de mão?


. Dilma não é Lula. Que largou de mão José Dirceu para que uma cabeça rolasse em pagamento pelo escândalo do mensalão.

Análise - 73% dos servidores gaúchos, 122 mil, aposentam-se antecipadamente, 49,41% deles sem respeitar idade mínima.

O editor referiu-se na edição de ontem ao enorme volume de aposentadorias precoces existentes no serviço público estadual do RS. O caso é muito mais grave do que se imagina. Acontece que durante décadas de corporativismo exacerbado, algumas categorias de servidores estaduais resultaram contemplados com privilégios inacreditáveis e que acabaram pressionando de forma selvagem os cofres do Tesouro do Estado.

. Os governos perceberam o brete em que se meteram, mas preferiram culpar a dívida com a União, os fornecedores, o inchaço de CCs e até aumentos salariais exagerados para categorias do topo da pirâmide.

. Nem sequer a implantação de um sistema de previdência estatal estadual foi adiante, embora desde o governo Britto isto venha sendo aventado, até iniciado, mas nunca conduzido para os finalmente, o que mantém até hoje a inviável prática de pagar aposentados e pensionistas com o dinheiro que entra da receita tributária de cada mês.

. Ninguém atreve-se a botar o guizo no pescoço do gato.

. As aposentadorias precoce são parte do problema.

. Elas crescem como bola de neve.

. Os dois casos mais graves são os dos professores e dos policiais. Eles somam 122.114 servidores ativos, portanto 73,22% do total de 166.767 funcionários estaduais. 50,59% são professores.

. Os privilégios

Professores – As professoras aposentam-se com dez anos a menos que um servidor do sexo masculino, o que é intolerável para qualquer sistema previdenciário que não queira quebrar mesmo antes de começar a existir.

Policiais e brigadianos – Nesta área, que corresponde a metade dios 73,22% dos servidores com aposentadorias especiais, o policial é aposentado com 30 anos de serviço e a mulher com 25, sem considerar idade mínima alguma.

. No seu livro “O RS tem saída ?”, o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos conta que 71% dos servidores que ingressaram na Brigada nos últimos dois anos, foram destinados a repor aposentadorias. Isto significa que apenas 29% das novas admissões resultaram em pessoal ativo novo para a área de segurança.

. As distorções são de tal natureza graves que na Brigada Militar existem 455 coronéis aposentados para 25 na ativa. Ou seja, 95% dos coronéis da Brigada estão aposentados.

. Em relação aos privilégios das mulheres – professoras, policiais e brigadianas – a aposentadoria aos 25 anos não se justificam, até porque as mulheres vivem mais do que os homens. As mulheres com mais de 50 anos representam 52,7% da população. Sua expectativa de vida na década de 30 era de 81 anos, contra 76 dos homens. 

39% acharam boa e 31% acharam regular a primeira semana do governo Sartori.

39% dos leitores consideraram boa a primeira semana de governo de José Sartori, enquanto 31
% acham que ela foi razoável e 39% classificaram-na de ruim.

. Nova enquete já está disponível aí ao lado, à direita. A pergunta é:

Fortunati fez bem em vetar o projeto que cria feriado para o dia da consciência negra ?

. Vá lá e vote.

Café colonial Bela Vista acerta novo empreendimento no shopping TOTAL, Porto Alegre

Ao lado, uma mesa do café colonial de Gramado.

Abrirá em maio o mega-café colonial Bela Vista em Porto Alegre. Ele está sendo instalado no shopping TOTAL, no prédio 2, exatamente onde funcionava o coração das antigas cervejarias Continental e Brahma, com entrada pela avenida Cristóvão Colombo. 

. Em Gramado, sede da empresa, o café colonial possui 300 lugares e é o de maior frequência e sucesso, apresentando 80 especialidades diferentes uma da outra. 

. Ano passado, os empreendedores do Bela Vista colocaram em funcionamento o complexo Snowland, o único do gênero coberto que permite esquiar e se divertir com neve e gelo durante o ano todo. 

Fortunati veta feriado do Dia da Consciência Negra

O prefeito José Fortunati (PDT) vetou o projeto de lei que torna o dia 20 de novembro feriado do Dia da Consciência Negra, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, aprovado por unanimidade pelos vereadores da Capital Gaúcha.


. Agora, o veto será enviado ao Legislativo municipal, que pode derrubá-lo ou acatá-lo.

Suspeitos de ataque são franceses de origem argelina e residentes de Paris

A polícia da França está procurando por dois irmãos suspeitos de realizar o ataque contra a revista satírica francesa Charlie Hebdo, no qual 12 pessoas foram mortas.

. Os dois, Said e Cherif Kouachi (foto), são franceses de origem argelina e residentes de Paris. A polícia os considera "armados e perigosos", segundo um boletim divulgado.


. Nesta quarta-feira, os dois irmãos teriam assaltado um posto de gasolina no norte da França, segundo órgãos de imprensa locais. Eles teriam roubado comida e gasolina do estabelecimento, que fica perto de Villers-Cotterets, na região de Aisne. A segurança em Paris foi reforçada para tentar impedir eventuais novos ataques.

Companhias aéreas brasileiras estão na disputa pela TAP

Com o processo de privatização da companhia aérea portuguesa TAP em curso, e que deverá se concretizar até o segundo semestre deste ano, fontes do setor que acompanham de perto as informações sobre o assunto no Brasil e em Portugal, afirmam que é do interesse do governo português, principal acionista da empresa, que uma companhia brasileira assuma o comando da estatal.

. Segundo informações de quem acompanha a movimentação, Azul, Gol e Avianca estão no páreo, mas não estão sozinhas. A Air Europa também está na disputa.

. As empresas brasileiras não confirmaram se fizeram a retirada dos documentos com os dados financeiros e detalhes da privatização. A Gol informou que está sempre aberta a avaliar novas oportunidades. (As informações acima são do jornal Brasil Econômico).

Gol encosta em Palio, mas perde a liderança em vendas pela primeira vez em três décadas

Foram décadas de liderança, mas o reinado acabou. O carro mais vendido em 2014 foi o Fiat Palio, dando fim a uma hegemonia do Volkswagen Gol que durava 27 anos. Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a diferença entre o hatch da Fiat e o da Volkswagen foi de apenas 385 unidades. Enquanto a montadora italiana vendeu 183.741 unidades, a alemã ficou com 183.356.

. A pequena margem entre os dois primeiros colocados traduz o que foi a disputa pela liderança. O carro da Fiat só assumiu a primeira colocação em novembro, e ainda viu a diferença estreitar na primeira quinzena de dezembro, quando o Gol vendeu mais que todos e encostou. No acumulado, porém, o Palio conseguiu resistir e garantir o importante título.

Produção industrial cai 0,7% em novembro

A produção industrial caiu 0,7% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, na Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF).

. Em relação a novembro de 2013, a produção caiu 5,8%. No ano, a produção da indústria acumula queda de 3,2%, a maior baixa desde 2010, quando ficou em -4,8% Em 12 meses, a produção também caiu 3,2%. O índice de Média Móvel Trimestral da indústria ficou em -0,3% em novembro. Em outubro, a média móvel tinha sido de 0,1%.

Candiota Filho diz que só amadorismo impede a salvação do aeroporto Salgado Filho

Neste artigo intitulado "Salvem o Salgado Filho", publicado hoje no jornal Zero Hora, o advogado e presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo, Claudio Candiota, lembra artigo recentemente publicado, sob o título “Ampliação da pista não decola”, para destacar o tempo consumido na modernização do aeroporto Salgado Filho. Há mais de 18 anos, espera-se a extensão de 920 metros de pista e ainda assim há quem fale em novo aeroporto internacional na região.

Leia tudo:

A capacidade do brasileiro de criar obstáculos é impressionante. Há 10 anos, participei de audiência pública na qual foi dito que o Salgado Filho, com pista mais longa, estaria operando em 2016. Todos sabem o que (não) aconteceu. O que mais se “construiu” nesse período foram obstáculos ao prolongamento da pista.
O consumidor segue pagando a tarifa de embarque mais cara do mundo para não ter pista. Estamos longe das aeronaves de grande porte. Não pousam no Salgado Filho. Têm novas tecnologias. Custam milhões. Precisam rentabilizar. Para isso, devem decolar lotadas de passageiros e, principalmente, de carga.

O presidente da Câmara de Infraestrutura da Agenda 2020, Paulo Menzel, no mesmo artigo, declarou que “não dá para discutir a construção de um novo terminal sem falar em melhorias para o Salgado Filho”. Aleluia! Eis alguém que pensa com realismo.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Agora que o PT foi expurgado do governo do RS, saiba como os prefeitos do Partido tentaram destruir, vulgarizar e apequenar Porto Alegre ao longo de 16 anos.
Ampla reportagem investigativa.
Poucos exemplares de edições anteriores. R$ 50,00. Entrega grátis. 
...
Também disponíveis poucos exemplares de "Cabo de Guerra", a história de Yeda contra o Eixo do Mal (R$ 75,00) e "Casa Civil", sobre o desastroso governo Collars (R$ 50,00).
....
Pedidos para polibio.braga@uol.com.br

TSE começará a liberar urnas eletrônicas para auditoria do PSDB

Sampaio, ao lado.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acertou com o partido essa semana os detalhes para a liberação dos dados das urnas da última disputa presidencial, conforme solicitado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), coordenador jurídico do partido, em outubro, logo após a vitória da presidente Dilma.

. O PSDB não desistiu de auditar as urnas eletrônicas e o sistema eletrônico usados nas ultimas eleições. 

. O Partido já montou equipe de trabalho e a auditoria da votação eletrônica deve começar na próxima semana.

Artigo, Igor Morais - Não tem almoço grátis

Em meio aos anúncios de diversas ações em várias áreas da economia, o Governo tenta passar a mensagem de que estaria comprometido com políticas de ajuste tanto no campo fiscal, que é considerado o mais delicado, quanto no campo monetário. Além disso, também apontou para ações corretivas de cunho microeconômico como, por exemplo, nas concessões de subsídios fiscais ao setor produtivo e de benefícios sociais. 

. Três questões surgem a partir desses anúncios: 1) seriam eles suficientes para resgatar a credibilidade do Governo e também da economia?; 2) quanto tempo durarão esses ajustes?; 3) qual será o preço que a sociedade terá que pagar pelos erros do passado? Talvez o primeiro aprendizado desse cenário seja entender, de uma vez por todas, que em economia não há almoço grátis.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Detran gaúcha paralisa até emissão de CNHs à espera da nomeação do seu diretor Geral

A demora do governo na nomeação do novo  diretor-Geral e demais membros da diretoria paralisou o Detran/RS.

. Ninguém quer assinar mais nada.

. O Detran não está emitindo qualquer notificação que contenha a assinatura de diretor.

. Da mesma forma, nenhuma CNH foi impressa desde o início do ano. 

. Processos de Suspensão e Cassação do Direito de Dirigir também não têm sido julgados.

- Após uma semana de emissão de Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) e documentos suspensas devido à indefinição do novo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), o diretor-técnico da autarquia será nomeado chefe do órgão interinamente. Ildo Mário Szinvelski assumirá o cargo até que o governador José Ivo Sartori (PMDB) nomeie o novo titular.

Magadan e Daniel Andrade criam em Porto Alegre a Brain Energy.

Já começou a operar em Porto Alegre a Brain Energy, cujo foco de trabalho são energias renováveis, com ênfase em energia eólica, energia solar e smart grid. A nova empresa é resultado da associação que acaba de ser firmada entre os gaúchos Telmo Magadan e Daniel Andrade. Ambos foram secretários estaduais, mas passaram a dedicar-se exclusivamente aos negócios na iniciativa privada. Magadan projetou, implantou e dirigiu a usina eólica Ventos Sul, a primeira da área no RS, até hoje benchmark no setor, enquanto Andrade foi até recentemente secretário de Minas e Energia do RS.

. A inclusão de smart grid como um dos braços de atuação da Brain Energy deve-se ao fato de que se dissemina pelo mundo todo a iniciativa de buscar gestão inteligente na distribuição e uso da energia.

. Saiba mais sobre a empresa e seus sócios no site www.brainenergy.com.br

Poupança é um mau negócio

Os aplicadores fogem da caderneta de poupança como o diabo foge da cruz. É que o aplicador só tem perdido dinheiro ao manter ali o seu dinheiro.

Análise - Entenda o estilo e o timing do governador Sartori

O jornal Zero Hora desta quinta-feira publica levantamento que fez, no qual fica demonstrado que o atual governo só escolheu seis das 41 fundações, autarquias e empresas de economia mista.

. O governador José Sartori tem um estilo, inclusive timing, que surpreende e irrita quem não está acostumado com ele, porque procura tomar pé de cada case, a partir de uma lista de prioridades que constrói, e a partir daí tenta encaixar a melhor opção que consegue, o que demanda mais tempo do que o comum e nunca foi regra em governos anteriores, que já vinham com tudo encaixado. Isto é muito comum na iniciativa privada, onde as melhores empresas fazem exatamente isto. No caso do governo, existem condicionantes que fogem ao controle completo do mandatário, porque dependem de acordos e composições políticas e sociais que numa empresa não precisam ser observados, mas cuja ignorância pode ser fatal pra ele. O governador até conseguiu arrancar um arremedo de diagnóstico da sua equipe de transição para ajudá-lo nas decisões, mas ele foi obtido a partir de informações truncadas, incompletas, mentirosas, fornecidas pelo governo Tarso, o que prejudicou algumas das conclusões mais importantes.

. O governo do RS é como uma grande e paquidérmica holding, integrada por estruturas e organizações via de regras  envelhecidas, enrijecidas, endividadas, desmotivadas, inchadas, desorganizadas e sem foco, que jamais passaram por um único planejamento estratégico, sequer as empresas estatais, porque se tivessem feito isto, metade do que aí está já teria voado para o espaço e a população estaria melhor servida.

. Há voluntarismo demais e planejamento de menos.

. Dezenas de anos de corporativismo extremado, por exemplo, produziram distorções que só poderão ser corrigidas por cirurgias não eletivas. É o caso do inexistente sistema previdenciário estatal estadual. Já existem mais servidores aposentados e recebendo pensões, e em muito maior valor, do que pessoal na ativa, sem que exista um sistema que garanta tudo isto, o que esgualepa os cofres públicos todos os meses. É da mão para a boca.

. Há casos ainda piores. Um deles é a dívida impagável com a União, cujos termos contratuais, desatualizados, cruéis, nãos e conformam sequer com as regras do mercado.

. Em qualquer organização razoavelmente inteligente, estatais como a Cesa já teriam sido liquidadas, casos como a da EGR nunca teriam sido criados,  e estatais como a CEEE já teriam sido privatizadas.

Biolchi sai por uma semana. Janir Branco assume a Casa Civil.

Márcio Biolchi, chefe da Casa Civil do governo estadual, sairá amanhã do governo para viajar aos Estados Unidos com a família. Ele reassumirá na Assembléia. Biolchi já tinha acertado isto com Sartori quando assumiu. Durante sua ausência, responderá pela Casa Civil o subchefe Janir Branco, ex-prefeito de Rio Grande, que como adiantou ontem o editor, prepara-se para voltar para casa e assumir a Superintendência do Porto de Rio Grande.

Banrisul também terá escolha técnica. Sartori quer um homem de mercado. Escolha na CEEE seguiu este caminho.

A escolha dos presidentes da CEEE e da Corsan não mostram apenas o estilo de Sartori, mas revelam que tipo de escolha ele fará para as demais joias da coroa, como Banrisul, Badesul, Procergs, CRM e Sulgás, por exemplo.

. No caso do Banrisul, o critério da escolha será também técnico, de alguém do mercado, que desembarque ali sem contestação.

PPS está amuado e recusa presidência do IPE

Amuado com a escolha de Flávio Presser para a presidência da Corsan sem consulta ao Partido, como também sem emplacar Sérgio Camps, sua indicação, para a CEEE, o PPS rejeitou a oferta de Sartori para que o deputado Paulo Oddone assuma a presidência do IPE.

. O PPS acha que o PSDB emplacou o presidente da CEEE, mas Paulo de Tarso Pinheiro Machado não é do Partido, os tucanos não o conhecem. Ele foi escolha direta do governador, com a concordância do secretário Lucas Redecker, este, sim, do PSDB.

Mendes Filho recupera-se e sai da UTI em Porto Alegre

O ex-deputado Mendes Filho saiu da UTI do Hospital São Francisco e agora está no quarto. A recuperação tem impressionado os médicos que o atendem.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/