Artigo, Helena Celestino, Valor - Onde estão os intelectuais de esquerda?

Algumas imagens são ícones da cultura francesa. Entram nessa categoria a foto do filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980) à frente de uma delegação de intelectuais no Palácio do Eliseu pedindo ao presidente da França ajuda para vietnamitas em fuga da guerra no fim dos anos 70. Ou a passeata de quatro milhões de franceses nas ruas depois do massacre na redação do "Charlie Hebdo", em janeiro. A essa galeria de grandes momentos acaba de ser incorporado o minuto de silêncio com que Paris homenageou os mortos da geração Bataclan, a maior vítima dos brutais atentados de sexta-feira. Uns e outros reforçam a imagem da França solidária e orgulhosa de seus valores republicanos, na qual o intelectual engajado no estilo Sartre é uma especialidade tão francesa quanto os queijos e vinhos.

Só que um tabu foi quebrado entre o atentado de janeiro e o da semana passada. A voz de Marine Le Pen, presidente da Frente Nacional, foi ignorada no início do ano ao pedir o fechamento das fronteiras aos imigrantes como resposta ao terrorismo.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Não vão encontrar nenhum. Intelectual de esquerda "non ekxiste".

Anônimo disse...

Esquerdalhas nao lêem ,só lêem a cartilha vermelha marxista

Anônimo disse...

Quem quer manter dormindo em sua casa assassinos em potencial que podem vir na calada da noite degolá-lo? As esquerdas querem impor isto para todos os outros que não sejam das esquerdas, o que é o povo em geral!

Anônimo disse...

Intelectual de esquerda é aquele cara que nunca conseguiu ler nem entender o que Marx escreveu, mas porque alguém disse que é legal então virou marxista!

Anônimo disse...

Minuto de silencio em Paris então para a Palestina temos de calar o mundo para a eternidade.

Anônimo disse...

Tão tudo se cagando de medo, muitos já voltaram de Paris, vieram se acoitar no Brasil e deitar falas. Sei de alguns que venderam os aps.
Alias filósofos franceses e coco de cachorro só muda o cheiro.
Joel

Anônimo disse...

Encontraram resistência à política de destruição continua de tudo e de todos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/