Zé Dirceu, PT, praticou 129 atos de corrupção ativa, 31 atos de corrupção passiva e 684 atos de lavagem de dinheiro

A repórter Laryssa Borges, na VEJA.com de hoje, conta que o Ministério Público Federal defendeu nesta sexta-feira que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, denunciado por corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro, seja condenado a mais de 30 anos de prisão por ter montado um esquema de arrecadação de propina junto a empreiteiras a partir de contratos simulados de consultoria. A Polícia Federal não descarta que ex-ministro possa estar envolvido em outros crimes e possa, no futuro, ser novamente denunciado. As suspeitas são que Dirceu recebeu 11,8 milhões de reais em propina.

Na foto ao lado, Zé Dirceu e a filha que foi denunciada com ele ontem a tarde em Curitiba.

Se não entregar Lula, Dilma e o resto do PT, pai e filha poderão dividir celas na prisão. 

Leia a reportagem:

“Nossa expectativa é que uma pessoa que tenha praticado crimes tão graves tenha, sim, uma pena superior a 30 anos. Temos uma pessoa que foi a número dois do país envolvida no esquema de corrupção. Foi um capitalismo de compadrio”, afirmou o coordenador da força-tarefa do Ministério Público Deltan Dallagnol. De acordo com as investigações, o esquema de José Dirceu na Lava Jato movimentou cerca de 60 milhões de reais em corrupção e 64 milhões de reais em lavagem de dinheiro. Ao todo, o MP calcula que houve 129 atos de corrupção ativa e 31 atos de corrupção passiva entre 2004 e 2011, além de 684 atos de lavagem de dinheiro entre 2005 e 2014.

“A investigação é sempre baseada em fatos. Nada impede novas denúncias sobre a atuação dele em várias outras áreas de atuação. Essa é uma parte importante da investigação, mas temos que considerar que a cada dia estamos avançando por áreas diferentes de contratação de serviços públicos e se trata do ex-ministro da Casa Civil”, explicou o delegado Igor Romário de Paula.

Os investigadores que atuam na Operação Lava Jato consideram que Dirceu é um criminoso reincidente, porque praticou crimes depois de o processo do mensalão já ter sido concluído. É possível que a Justiça imponha ao petista também o agravante de maus antecedentes, já que, segundo o procurador da República Roberson Pozzobon, ele praticou crimes de corrupção e lavagem de dinheiro pelo menos desde 2006, quando passou a receber dinheiro sujo de empreiteiras. A reincidência e os maus antecedentes são fatores considerados pela Justiça para aumentar a pena do suspeito em caso de condenação. Além da penalização pelos crimes, os procuradores pedem o ressarcimento de 60 milhões de reais.


Segundo Dallagnol, as evidências apontam ter havido um “capitalismo de compadrio” envolvendo a Petrobras para benefício de empresas e enriquecimento de pessoas. “Houve o exercício do poder para fins particulares. José Dirceu representou por muitos tempos os ideais de muitos. Não julgamos as pessoas por vidas, mas por fatos e atos concretos. Não está em questão o que José Dirceu fez pela consolidação da democracia, e sim se ele praticou crimes em contextos determinados”, disse. “A corrupção sistêmica existe no nosso país. A cura para esse problema que sangra a democracia é mais democracia. Somos explorados pela corrupção”, concluiu.

12 comentários:

Anônimo disse...

Bem feito, não fugiu para Cuba enquanto teve a oportunidade, acredito que sair do país seria a maior barbada para um ex-agente dos Castros!!

Anônimo disse...

Por isso tudo é que ele é o "guerreiro do povo brasileiro", herói dos petralhas. Um cara com toda esta capacidade de cometer ilícitos tem mesmo de ser admirado.

Anônimo disse...

Uma mentira repetida mil vezes, transforma-se em verdade. Essa MENTIRA de que a dillma carabina e toda essa quadrilha de esquerda, lutavam por democracia é outra mentira deslavada. NO PRÓPRIO MANUAL DA GUERRILHA ESTÁ ESPECIFICADO QUE COM A DERRUBADA DA DITADURA MILITAR, O OUTRO OBJETIVO DELES ERA A INSTALAÇÃO DA DITADURA DO PROLETARIADO = comunismo.

- Tem que apodrecer na cadeia...verme comunista...!

Anônimo disse...

Segundo as esquerdas, é um santo, guerreiro, leal, batalhador e defensor dos pobres, de Cuba e da Venezuela. Perante uma justiça democraticamente constituída é um canalha, ladrão, mentiroso e cínico. Quem tem razão, as esquerdas que destroem qualquer tentativa de progresso e democracia, ou um sistema democrático com atribuições distribuídas, autônomas e baseadas em leis e não tuteladas pelos poderosos?

Albert disse...

Todos estes FDP, quando foram trocados, por inocentes, após seus comparsas sequestrarem aviões no Brasil, e foram mandados para Cuba, eles deveriam ser abatidos por atiradores de elite naquela foto histórica antes do embarque para Cuba, como os heróis da Revolução Socialista da ANTA, e outros que estão vivos até hoje e incomodando. Democracia também se faz com morte, de bandidos e inocentes.

Anônimo disse...

Não esqueçamos que o Guerreiro (?) tem ou vai completar 70 aninhos e aí a pena no caso de condenação cai pela metade. Também a prescrição corre mais rápido para o guerreiro(+).

Anônimo disse...

Se o cumpañero Zé é o nº 02 desta ladroeira, quem será o number one? Que vocês acham do Brahma? A água já tá batendo no pescoço; daqui a pouco chega à boca e aí a morte é certa. Água, suba de uma vez, o Brasil não pode mais esperar!

Anônimo disse...

Com esta "fichinha", ou melhor, com este "cartão de apresentação", José Dirceu pode perfeitamente reivindicar lugar no guiness book como
o maior ladrão da história do Brasil (ao lado do chefe ou um pouco abaixo), para gáudio dos petralhas que aqui vomitam e que sonham um
dia chegar a ser um ladrão como ele, a maioria deles também golpistas e larápios manjados por seus vizinhos e cujos nomes ainda terão destaque nas páginas policiais.

Anônimo disse...

REALMENTE. Pode estar sendo flagrado aí, o Cabeça Pensante e Idealizador deste Grande Projeto de Poder criado pelo Foro de São Paulo. O HOMEM QUE DAVA AS COORDENADAS... Mas ainda acho que, acima dele está o Politburo Chines do PCC...

Anônimo disse...

UM GRANDE PROJETO DE PODER E DE SABOTAGEM DO PROGRESSO BRASILEIRO. Para alicerçar a Soberania Chinesa no Continente Americano, subsidiado pelo apoio maciço da Economia e do Mercado Brasileiro para a importação e consumo de produtos chineses em troca da exportação a preços miseráveis de todas as comodities brasileiras, principalmente da soja, carne e produtos agricolas e materias primas como couro, madeira, pedras preciosas, minérios (terras raras), aliado a grandes remessas de Dólares que ajudavam a financiar o grande avanço chines na áfrica e no resto do mundo...

Anônimo disse...

Legítimo representante da "nomeklatura petista"! Estão todos ricos e os "cumpanhero" na m****!

Unknown disse...

Que beleza, se fosse no Japão e Coréia do Sul tava lascado. Mas como estão no Brasil...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/