Polícia gaúcha avisa que ninguém fará nada na segunda-feira. RS será entregue à sanha dos bandidos. Só flagrantes serão atendidos. População é aconselhada a ficar em casa. Sinpol pede a prisão do governador Sartori.

Da mesma forma que fizeram os brigadianos de nível médio, conforme nota abaixo, publicada ontem neste espaço, também os policiais civis gaúchos reunidos no Sinpol tiraram nota indicativa sobre greve geral na segunda-feira.

A polícia avisou que entre 8h e 18h ninguém será preso no RS, nem mesmo em flagrante.

É o caos.

Tal como fizeram os brigadianos de nível médio, a advertência dos policiais é para que a população não saia às ruas, porque o território gaúcho virará terra de ninguém, portanto será terra dos bandidos. 
Só casos excepcionais de flagrantes serão atendidos. 

O Sinpol também pediu a prisão do governador Sartori, seu impeachment e intervenção federal no RS. 

Os policiais civis do Rio Grande do Sul, devido à desconsideração do Governo Sartori com as suas necessidades mais básicas, efetivando o parcelamento dos subsídios, vão parar. Toda a prestação de serviço exige, como preceito fundamental, a sua devida contraprestação. Defender o contrário é pregar o trabalho escravo. Sem a retribuição pelo serviço prestado não há como se exigir a realização do trabalho.
Diante da efetivação do parcelamento dos subsídios e considerando a existência de decisão de mérito, proferida no Mandado de Segurança nº 70022901797, ratificado pelo STJ no Recurso Especial 1.146.945-RS, impondo ao Governo do Estado o pagamento dos salários dos servidores da Polícia Civil integralmente até o último dia útil do mês, o SINPOL-RS, em conjunto com sua Banca Jurídica, informa que está tomando as seguintes medidas:
- Petição no Mandado de Segurança nº 70022901797 dando ciência do descumprimento da ordem judicial concedida, e requerendo:
1º- Sequestro dos valores relativos à complementação de TODOS os servidores da Polícia Civil (referente à 11.132 matrículas – ativos/inativos);
2º- Fixação de multa por descumprimento, inclusive para eventuais meses subsequentes;
3º- Enquadramento da conduta em crime de desobediência (art. 330 do CPB).
- Encaminhamento junto à Assembleia Legislativa do Estado de “Notícia-Crime” por crime de responsabilidade do Governador e de seus secretários, nos termos da Lei 1.079/50;
- Proposição de Ação Coletiva por dano moral, extensiva a todos os servidores da Polícia Civil;
- Por fim, o SINPOL-RS ainda recomenda o ingresso, e deixa sua banca jurídica à disposição, para o ajuizamento de ações indenizatórias individuais, por danos materiais, as quais teriam por objeto o ressarcimento de todos os prejuízos de ordem financeira decorrentes do atraso salarial (por exemplo, juros com cheque especial, juros e multas por atraso de contas, etc...). Salientamos que para isso devem ser guardados os comprovantes desses prejuízos (faturas pagas com atraso, extrato bancário dando conta da utilização de cheque especial, empréstimos pessoais, etc...), pois como se trata de dano material é necessário fazer prova dos prejuízos sofridos.
Já fomos penalizados demais por este Governo, inclusive em relação às condições materiais e de falta de recursos humanos para o desenvolvimento da atividade policial, como corte de verba para o combustível das viaturas, corte no pagamento de horas extras e falta de efetivo. Não estamos exigindo nada que não seja o mínimo direito, que são nossos salários pagos em dia.
Além disso, merecemos o devido reconhecimento e valorização, já que desempenhamos nosso trabalho nos limites da tensão e do estresse, todos os dias, e muitas vezes, muito além do horário estipulado. Tudo em defesa da segurança pública e da sociedade, que não pode ser penalizada por conta da má gestão pública.
Exigimos do Governo Sartori o devido respeito aos servidores públicos. Que venham para frente, para as ruas. A manifestação do Governador José Ivo Sartori através de um vídeo em redes sociais só demonstra o acovardamento desta gestão. Mais de sete meses já se passaram desde que Sartori assumiu o Governo do Estado e, no entanto, é na véspera de anunciar o parcelamento de salários que a cúpula do Governo vai à Brasília tentar conseguir recursos. Por que não fizeram isto antes? Precisamos de uma gestão firme e comprometida com a administração do Estado, que se antecipe aos problemas e que vá em busca de soluções, afinal, é para isso que se candidataram ao Governo. Deixar que a situação chegue a este ponto é uma grande irresponsabilidade. Por tudo isso, vamos paralisar nosso trabalho na próxima segunda-feira, dia 03.

Orientações para a paralisação                                                        
- Horário das 8h às 18h
- Não haverá circulação de viaturas, todas devem permanecer paradas nos órgãos de origem
- Não haverá cumprimento de mandado de busca e apreensão, mandados de prisão, operações policiais, serviço cartorário, entrega de intimações, oitivas, remessa de IPs ao poder Judiciário e demais procedimentos de polícia judiciária.
- Os plantonistas e servidores lotados em DPPAs somente atenderão os flagrantes e casos de maior gravidade: homicídio, estupro, ocorrências envolvendo crianças e adolescentes e lei Maria da Penha, além daquelas ocorrências em que os plantonistas julgarem imprescindível a intervenção imediata da Polícia Civil. Em todos os casos deve-se exigir a presença, em tempo integral, da autoridade policial.
- Os agentes devem concentrar em frente às DPPAs ou delegacias de polícia, prestando o apoio necessário aos colegas que estiverem de plantão no dia da paralisação e esclarecendo a população sobre os motivos do movimento paredista.
Alerta à população

Alertamos a população para a atual situação em que está sendo colocada a sociedade. No momento em que o Governo vira as costas para a segurança pública, não há como garantir segurança aos cidadãos gaúchos.

27 comentários:

Anônimo disse...

O estranho é que ninguém pede a prisão deles quando não cumprem sua obrigação!

Anônimo disse...

quem quer confusão é o governador para poder incrementar "algum plano".
policiais não irão entrar nessa, sabem que estão sendo usados.

Anônimo disse...

Mas Porto Alegre já não tem policiamento, como ficaremos sem algo que já não temos ??

Anônimo disse...

Estão fazendo muito alarde. Se não tem dinheiro para salários, também não tem para policiamento, pois viaturas ainda precisam de combustíveis. falem sério.

Seria uma afronta as famílias dos militares, polícia cívil, governo liberar milhões para abastecimento das viaturas e não pagar salários.

Existem orgãos internacionais de segurança pública que podem ser consultados, e caso constatado "irregularidades" até financiamentos internacionais são cortados. As coisas não são tão simplórias, podem alguns é não ter conhecimento, e outros por "opção" ficarem calados.

Mordaz disse...

Os servidores chantageando o povo esfolado de tantos impostos e tão pouco retorno. O funcionalismo comeu toda a capacidade do Estado de produzir. Tudo foi para o bolsos do funcionalismo insaciável. Empréstimos, depósitos judiciais, tudo vai para este sumidouro sem fim para sustentar esta casta privilegiada.

Anônimo disse...

Esqueceram de avisar a policia que não temos policia na rua.

Anônimo disse...

e o Tarso? esqueceram dele?

Anônimo disse...

Olha a cúpula da Brigada, aparelhada pela comunistalha, fazendo terrorismo, aí gentiiiiii !!!

Anônimo disse...

Tb sou a favor da prisão do Sartori e chamar logo o segundo colocado nas eleições, o COMPETENTE TARSO GENRO TAMBÉM CONHECIDO COMO MÁGICO.

Anônimo disse...

estão fazendo rigorosamente a mesma coisa que fizeram com o governo Yeda...

o Sartori comeu mosca ate agora, o que encorajou sindicatos de todos os tipos a atacar o seu governo dessa maneira...

Anônimo disse...

Ao confuso anônimo das 10:44 : "O estranho é que ninguém pede a prisão deles quando não cumprem sua obrigação!" . A obrigação do policial é TRABALHAR e o trabalho é: uma contraprestação (física ou intelectual) por um valor recebido pela atividade que se exerce. Se não há pagamento, não há obrigação de contraprestação, logo não há obrigação de trabalhar. Quem quer que pense o contrário e obrigue alguém a trabalhar sem ter recebido seus vencimentos, incorre no delito do artigo 149 do Código Penal: "Art. 149. Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto." Leia-se trabalhos forçados - sem remuneração. E para quem duvida que existem condições degradantes na segurança pública, ao invés de ficar emitindo opiniões sem estudo ou sem conhecimento de causa, uma sugestão: entre na delegacia mais próxima e peça para usar o toalete e, depois, procure papel higiênico. Uma dica, leve o jornal de sua preferência, pois papel higiênico é item de luxo e há tempos não é visto nas delegacias...

Anônimo disse...

Isto TERRORISMO!
Querem colocar pânico na população.
Calma, minha gente, que tudo vai ficar como já está.
Assaltos, sequestros, roubos, e homicídios, enfim, tudo o que já estamos carecas de presenciar em nosso dia a dia, não vai aumentar.

Anônimo disse...

Tarso foi preso quando não cumpriu ordem judicial?
Pois nem Sartori vai ser.
Será que ninguém tem proposta séria nesta hora?
Só bizarrices?

Anônimo disse...

1) SOBRE A BRIGADA MILITAR:

SARTORI É COMANDANTE EM CHEFE DA INSTITUIÇÃO, PODE DETERMINAR A PRISÃO DE QUEM SE INSURGIR CONTRA SEU COMANDO. E ESPERO QUE O FAÇA MESMO.

2) SOBRE A POLÍCIA CIVIL:

NÃO FAZ GRANDE DIFERENÇA NO DIA A DIA DA POPULAÇÃO, SÓ ATENDE (MAL) AS OCORRÊNCIAS DEPOIS QUE ELAS ACONTECEM.

3) SOBRE "NÃO HAVER CONTRAPRESTAÇÃO AOS SERVIÇOS":

MENTIRA DESLAVADA E JOGO DE PALAVRAS DÚBIO E MAL-INTENCIONADO.
OS SERVIDORES VÃO RECEBER PARCELADAMENTE, NÃO VÃO FICAR SEM RECEBER SALÁRIOS.


A GRANDE VERDADE É QUE OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DEVERIAM PARAR DE RECLAMAR POR 2 RAZÕES BÁSICAS E SIMPLES:

1) QUEM QUEBROU O ESTADO MAIS PROFUNDAMENTE FOI O PT, ATRAVÉS DE OLÍVIO DUTRA E TARSO GENRO, E ESTES ELEMENTOS FORAM ELEITOS COM NOTÓRIO APOIO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO. LOGO, ELES COLHEM O QUE PLANTARAM HÁ ANOS.

2) EM UM CONTEXTO DE ECONOMIA ESTAGNADA E INFLACIONADA (CULPA DO PT EM NÍVEL FEDERAL, DEVIDO A SUA IRRESPONSÁVEL POLÍTICA MACROECONÔMICA E CORRUPÇÃO GALOPANTE) QUEM TEM ESTABILIDADE NO EMPREGO DEVERIA LEVANTAR AS MÃOS PARA O CÉU E AGRADECER POR NÃO FICAR DESEMPREGADO E IR PARA A FILA DO SINE.

O RESTO, É CHORO DE MAMADOR INSATISFEITO.

Zulmir Rasch disse...

às armas, povo gaúcho....

Zulmir Rasch disse...

ÀS ARMAS, POVO GAÚCHO, EM DEFESA DA PROPRIEDADE E DO IR E VIR...

Anônimo disse...

As coisas não são tão simples. Falou que s Polícia Civil só age depois do crime ocorrido, o que é uma obviedade, já que essa é sua atribuição constitucional! Outra coisa, eu nunca dei voto para o PT, mas não sou estúpido a ponto de acreditar que só eles são os malvados e que todos os outros são bonzinhos. Procure estudar mais antes de sair opinando por ai. Tenha uma visão holística das coisas. Se voluntarie a passar 24h numa viatura patrulhando as vilas de Porto Alegre, usando colete vencido e armamento insuficiente, sabendo que do outro lado tem a bandidagem cujo maior orgulho é por você dentro de um caixão. É muita hipocrisia por m².

Anônimo disse...

As coisas não são tão simples. Falou que s Polícia Civil só age depois do crime ocorrido, o que é uma obviedade, já que essa é sua atribuição constitucional! Outra coisa, eu nunca dei voto para o PT, mas não sou estúpido a ponto de acreditar que só eles são os malvados e que todos os outros são bonzinhos. Procure estudar mais antes de sair opinando por ai. Tenha uma visão holística das coisas. Se voluntarie a passar 24h numa viatura patrulhando as vilas de Porto Alegre, usando colete vencido e armamento insuficiente, sabendo que do outro lado tem a bandidagem cujo maior orgulho é por você dentro de um caixão. É muita hipocrisia por m².

Anônimo disse...

É verdade...com o maior cinismo do mundo digo...volta Tarso!

Anônimo disse...

É verdade...com polícia ou sem polícia...tudo a mesma merda!

Anônimo disse...

Falou e disse tudo o comentário do 1 de agosto de 2015 13:35

Joel

Chico squina disse...

Palhaçada dos funcionários públicos. Peçam demissão. A iniciativa privada paga em dia. ..só tem um porém. ...somente pra quem trabalha mesmo. ....

Anônimo disse...

Essa chantagem dos agentes de segurança estatal mostra que não podemos confiar a defesa das nossas vidas apenas aos funcionários públicos.

É preciso liberar o porte de armas já!

A maioria dos "servidores" só pensa em obter privilégios estatais, estabilidade, supersalários, aposentadorias especiais, horários reduzidos, horas extras, etc, às custas do povo vassalo da iniciativa privada que sustenta o Estado com choro e ranger de dentes.

Anônimo disse...

Na verdade, faz muito tempo que estamos entregues a bandidagem! A policia prende e a justiça solta: precisa dizer mais?!?

Anônimo disse...

Anônimo das 13:55,
1)Primeiramente, o Governador deveria preocupar-se em cumprir a lei e as determinações judiciais (antes de exigir que os outros o façam).
2) Opinião de quem não conhece NADA de segurança pública.
3) Salário parcelado, trabalhado parcelado, isso é uma contraprestação conforme a lógica.

E sobre o mimimi final: A divida não é do Governador A, B ou C... é do ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Não interessa o partido. Os Governadores são meros administradores e que estão lá para gerir os recursos do ESTADO. Se o Tarso foi um mal administrador, cabe ao Sartori resolver os problemas. Assim, para o desenvolvimento do Estado pouco importa se a dívida está aí desde o descobrimento do Brasil, ou se tal partido fez isso ou aquilo (essa questão deve ser resolvida pelo eleitor em cada votação). Por isso chegamos nessa condição, porque enquanto a discussão está focada nas causas partidárias e não nas soluções, fica mais fácil de Governar, não?. É muito mais fácil reclamar do que resolver. O Governador ganha MUITO bem para resolver os problemas e não APENAS para apontar as causas dos problemas (o que tem feito até agora). As causas todos sabem: o Estado apresenta problemas econômicos.., isso não precisa ser governador para ver... o dever dele, como gestor é RESOLVER e não ficar acusando os servidores como culpados e de uma crise.
E diga-se de passagem, o Sr. Secretário da Fazenda Giovani Feltes, que anunciou os atrasos, receberá seus vencimentos integrais, Por quê? Porque é Deputado eleito, recebe pelo legislativo. O mesmo ocorre com o Sr. Viera da Cunha, Secretário da Educação, Promotor de Justiça, que recebe pelo Ministério Público. Daí fica fácil...

Anônimo disse...

Anônimo das 16:19,
Concordo com você. Resumiu o que penso. Direito de opinião...

Anônimo disse...

ANÔNIMO DAS 16:19:

TODO O SEU TEXTO É APARENTEMENTE LÓGICO E RACIONAL, MAS SÓ NAS APARÊNCIAS.

POR QUÊ?

POR UMA RAZÃO SIMPLES: A MATEMÁTICA E A CONTABILIDADE DEMOLEM SUAS OBSERVAÇÕES. A LÓGICA DA MATEMÁTICA NÃO PODE SER DISTORCIDA PELO DIREITO (REAL OU HIPOTÉTICO...). NÃO HÁ DINHEIRO PARA PAGAR TODO O FUNCIONALISMO DE UMA VEZ E PONTO FINAL. NÃO ADIANTA CHORAR. ESTA É A VERDADEIRA RAZÃO PELA QUAL A JUSTIÇA NEGOU A PRISÃO DO GOVERNADOR E O CONFISCO DE RECURSOS DAS CONTAS DO ESTADO. SE NÃO HÁ GRANA, NÃO SE PODE (LOGICAMENTE...) CONFISCAR O INEXISTENTE. É SIMPLES, BASTA PARAR E PENSAR.

QUALQUER OUTRA DECISÃO JUDICIAL SERIA DESMORALIZADA PELA REALIDADE DOS FATOS.

O GOVERNO AGE COM LÓGICA E RAZÃO: PAGA PRIMEIRO (E INTEGRALMENTE) OS SALÁRIOS MAIS BAIXOS, E POSTERIORMENTE, OS MAIS ALTOS. NÃO EXISTE NADA POR PARTE DO GOVERNO QUE SINALIZE O NÃO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DO FUNCIONALISMO.

ESTA CONVERSINHA MOLE DE QUE O MP E OS DEMAIS PODERES RECEBEM EM DIA É CONVERSA POPULISTA E DEMAGÓGICA, TODOS SABEM QUE A QUANTIDADE DE PROFESSORES E POLICIAIS (CIVIS E MILITARES) É MUITO MAIOR DO QUE A DE DEPUTADOS E PROMOTORES. ALÉM DO QUE, ESTES PODERES TEM AUTONOMIA ORÇAMENTÁRIA, ISTO É BÁSICO.

E SARTORI É UM SER HUMANO INVESTIDO DO CARGO DE GOVERNADOR, ELE NÃO É DEUS PARA RESOLVER EM UM PISCAR DE OLHOS OU 8 MESES A INCOMPETÊNCIA E LEVIANDADE QUE OUTROS ESBANJARAM DURANTE ANOS A FIO (EXCEÇÃO A YEDA CRUSISU).

DE RESTO, COMO EU JÁ DISSE, A MATEMÁTICA E A LÓGICA MOSTRAM A REALIDADE DOS FATOS.
O RESTO É CHORO, E O CHORO É LIVRE.
O POVO PLANTOU DURANTE ANOS, AGORA QUE COLHA. GOSTE OU NÃO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/