Preso há duas semanas, Odebrecht dormiu quatro noites em corredor. Seu espaço é o mais organizado da cadeia.

A Folha de S. Paulo de hoje passa informações curiosas sobre as condições de prisão de um dos maiores empresários do Brasil, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, o príncipe dos empreiteiros, herdeiro da família mais rica e poderosa da área da construção civil e da petroquímica, portanto dono da Odebrecht e da Braskem. 

Leia a reportagem:

Na última quarta-feira, Marcelo Odebrecht, herdeiro e presidente do grupo empresarial que carrega o sobrenome de sua família, quis falar com um policial. Pediu que deixasse aberta a porta da cela onde está preso há duas semanas, na sede da Polícia Federal, em Curitiba. Queria circular pelo menos no corredor.

Preso sob a acusação de participar do esquema de corrupção na Petrobras, o empreiteiro utilizou esse espaço nas quatro primeiras noites que passou na cadeia. Ele foi um dos presos que dormiram nos colchões colocados no chão do corredor devido à superlotação da carceragem.

As portas voltaram a se fechar após a libertação dos executivos que tinham sido alvo de mandados de prisão temporária. Marcelo Odebrecht foi transferido para uma cela de 12 m², que divide com dois executivos de sua empresa, Rogério Araújo e Cesar Rocha, presos em caráter preventivo como ele.

O espaço de Marcelo Odebrecht é o mais organizado da cadeia, com roupas dobradas e livros empilhados. Ele tem apreço pela arrumação, segundo policiais da carceragem, e precisa comer barras de cereal a cada três horas por ser hipoglicêmico.

O empreiteiro se distrai lendo e fazendo anotações, como era seu hábito fora da prisão. Quando foi detido na sua casa, em São Paulo, quis levar um caderno, mas foi proibido. Nesta semana, reclamou da escuridão no local e ouviu de um agente: "Isso é uma cela. Você está preso".

Pessoas que mantêm contato com o presidente da Odebrecht afirmam que ele demorou a aceitar a situação. Na noite em que chegou à carceragem da Polícia Federal, levou bronca de um agente. Segundo um dos presentes, ele se encostou "largado na parede" para ouvir as instruções dos policiais.

No dia seguinte, ao ser levado para fazer exames médicos, teria colocado as mãos no bolso e exibido um sorriso, enquanto outros presos se mantinham sérios e com as mãos para trás, como havia sido ordenado.

O presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, preso no mesmo dia que Marcelo Odebrecht, é descrito por policiais como "simples e agradável".

Entre os poucos desejos que Azevedo expressou na carceragem esteve o de comer chocolates com marzipã. O pedido foi atendido na quarta (1º), único dia da semana em que os presos podem receber visitas de familiares, guloseimas e roupas limpas.

Na quarta anterior (24), Marcelo recebeu a visita da mulher, Isabela. No encontro, teve direito de abraçá-la, o que é permitido apenas uma vez por mês. As conversas geralmente ocorrem no parlatório, onde um vidro separa os presos. A comunicação é feita por telefone.

No prédio da PF em que estão os empreiteiros há outros presos da Lava Jato, como o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Os dois grupos estão em alas separadas e até as duas horas diárias de banho de sol no pátio ocorrem em períodos diferentes.

TRANSFERÊNCIA

Há oito presos da Lava Jato no Complexo Médico Penal, em Pinhais. Embora tenham inicialmente reclamado da transferência, muitos agora preferem a penitenciária, porque ali podem almoçar com visitas, fazer a própria comida e ver TV dentro da cela.

O mais antigo do grupo é o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano. Detido há oito meses, chama atenção pelo zelo com limpeza. Anda sempre com um pano ou escova a tiracolo. Quando sentam na sua cama, tem que virar o lençol.

Lá também estão os ex-deputados André Vargas, Luiz Argôlo e Pedro Corrêa. Vargas não perdeu o humor. Recentemente, quando jogava cartas com Argôlo e Corrêa, um agente perguntou se estava ganhando. "Aqui não dá, só tem político", respondeu.


Há também quem saiu mas não se esqueceu dos que ficaram. Sérgio Mendes, da empreiteira Mendes Júnior, libertado no final de abril após ter permanecido cinco meses detido, mandou construir uma caldeira no local para garantir banho quente aos presos. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Dica para o Sartori:

- Chamar uma destas empreiteiras enroladas no Petrolão e propor uma PPP para Construção de Presídios Modernos.

Vai "chover proposta"!!!!!

JulioK

Anônimo disse...

Grande coisa, qta criança dorme em chão de barraco de favela. Esses ladrões da PTebrás(a PTebrás não é vítima, ella faz parte do esquema da roubalheira). O juiz Sérgio Moro é o nosso mais novo HERÓI. Só num país corrupto onde a politicagem enriquece durante um mandato de deputado/senador, prá termos como herói, um juiz. O juiz cumprir com as leis, deveria ser o normal.

Justiniano disse...

Deste jeito logo vamos ter cadeias e penitenciárias padrão FIFA. Uma já até ganhou caldeira para banho quente.

Logo teremos penitenciárias tipo "of USA" com abertura e fechamento eletrônico. Lula deve ter se arrependido de não ter feito novas penitenciárias mais moderna, pois poderia usufruir das mesmas, sobrou as masmorras medievais para ele.

Anônimo disse...

Vejam como é bom ter dinheiro, nem se preocupam com quem perde. Construir uma caldeira para banho quente.... maravilhoso não fosse o que estão tirando da nação.

Anônimo disse...

O Marcelo Odebrecht é aquele netinho paparicado pelos avô Norberto Odebrecht, e tem mais é que apodrecer na cadeia para nunca mais assaltar o país em conluio com a quadrilha petralha.

Anônimo disse...

Curioso que so os empresários sao presos.... como se isso fosse mudar o país...e os políticos... receberam a grana e ta tudo certo??? O problema sao os empresários ou o governo que exige a propina para que a empresa possa operar com a petrobras??

Anônimo disse...

Tem coisa errada na notícia. Não é a casa da mãe joana. Mandar construir caldeira? em prédio público? Há .... mas é no Brasil do PT. PODE!

Anônimo disse...

"Elite Branca", como diz o "barba"!

Anônimo disse...

Com o Marcelo tem que ser duro : Ou aceita a delacao premiada e entrega o Lula ou pena maxima .

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/