Entrevista, Darcy F.C. dos Santos - O TCE aprovou e elogiou as contas de uma gestão temerária, a de Tarso Genro

O senhor acompanhou a sessão plenária do TCE que aprovou as contas do governo Tarso ?
Ouvi. Foram as contas do ano passado.

Saiu nova rendição.
Mesmo de posse de um relatório muito bem elaborado pela equipe técnica  e do relatório do MPC, também muito bem fundamentado, o relator, com seu entendimento,   deixou claro por quê o Estado está nessa condição financeira .  Elogiou a ação de um governo que criou enormes despesas a seu sucessor, despesas de caráter permanente,  gastando todos os recursos disponíveis para  seu enfrentamento.

E apesar disto aprovou tudo.
É um desrespeito a um dos princípios basilares  da responsabilidade fiscal, que é não criar despesas permanentes sem recursos igualmente permanentes.  

Mas saiu alguma crítica ?
Não percebi. O TCE chegou a criticar a reposição de servidores de 16% do  governo Yeda e elogiou a do governo Tarso, com mais de 100%. Isso seria verdadeiro em situação normal, mas não na situação em que estamos,  em que devemos conter ao máximo a reposição dos servidores que se aposentam, a principal maneira de conter o crescimento da folha. 

Lorenzon sequer criticou os gastos excessivos do governo Tarso. 
Pelo contrário, porque o TCE justificou o gasto excessivo do governo Tarso. O relatório aprovado surpreende ao elogiar o ex-governador, porque ele “investiu” em saúde, educação e segurança, quando na realidade o que houve foi excesso de gastos correntes, motivados por grandes reajustes salariais,  cujos maiores índices vigoraram a partir de  novembro de 2014, transferindo tudo para o governo Sartori, que ainda ficou sem os depósitos judiciais,  do que ele gastou quase tudo.

O relator do caso no TCE disse que a crise histórica e que o esforçado governador Tarso Genro fez o que pode. 
Pelas razões que já te apontei é que o Estado ficou nessa situação de ingovernabilidade. Não é pela crise histórica coisa nenhuma. O déficit de R$ 5 bilhões é verdadeiro e o atraso da folha de pagamentos será a menor  das consequências. Não estou dizendo isso hoje. Quem tiver dúvida que olhe o livro “O Rio Grande tem saída, p.150.

O conselheiro Algir Lorenzon disse alguma coisa consequente no seu discurso político ?

O conselheiro Algir que me desculpe: o senhor aprovou e  elogiou uma gestão temerária, que trará consequências imprevisíveis a nosso Estado, já no curto prazo. O Senhor ainda se arrependerá do que disse, fez e induziu os demais a fazerem. 

7 comentários:

Anônimo disse...

SE A PRESTAÇÃO DE CONTAS FOSSE DE UM PREFEITO...

Anônimo disse...

Políbio,

É isto mesmo, este é o nome do "deus grego": GESTÃO TEMERÁRIA.

Se é passível de punição, não sou advogado e não julgo para saber exatamente.

O Tarsinho pode escapar, mas a gauchada grega não!!

Funcionário público fazendo greve porque vai ter o salário parcelado??

Imagina quando começar a faltar dinheiro até para salário, lá por Novembro!!!

Não li, não escutei e nem assisti a qualquer funcionário público reclamar da gastança do Tarso. CONIVÊNCIA É CRIME!!!

JulioK

Anônimo disse...

Coitados do Polibio e do Darcy fazem um esforço danado para criar um factoide que não vai dar em nada ou nelhir da para os autores da tentativa se estressam e babam como raivosos coitados acordem e bom dia.

Anônimo disse...

Coitados do Polibio e do Darcy fazem um esforço danado para criar um factoide que não vai dar em nada ou melhor da para os autores da tentativa se estressam e babam como raivosos coitados acordem e bom dia.

Anônimo disse...

JulioK falou tudo em poucas palavras. É isso ai mesmo.
Até hoje achou estranho os professores não terem ido bater na porta da casa de Tarsinho pedindo aumente e não deixando ele sair de casa.

Anônimo disse...

Vcs já viram alguma vez um administrador petralha comunista, entregar o governo SEM DÍVIDAS, melhor do que recebeu....?????

Marco Belotto disse...

Este Algir Lorenzzon desde que me conheço por gente mama nas tetas dos contribuintes. Desde os tempos de deputado, como agora danada uma de "conselheiro" . Vai nos achacar o resto de sua vida e ainda pagaremos pensão à viúva. É revoltante!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/