Artigo, Fernando Henrique Cardoso - A responsabilidade das oposições

É preciso mostrar no dia a dia, e não só no Congresso, que o sofrimento da população é consequência da ação desatinada dos governos de Lula e Dilma
Diante da paralisia governamental, da expansão incontrolada da ação legislativa, da recessão econômica e do ativismo da Justiça, vê-se muita cobrança: e as oposições e o PSDB? Sumiram? Que farão com os mais de cinquenta milhões de votos que receberam?
Compreende-se a angústia, mas é preciso distinguir os papéis da oposição e os do governo. Como no jogo de xadrez, o governo joga com as pedras brancas, as iniciativas têm que partir dele. Tomou algumas no desespero, para enfrentar as agruras financeiras. Ao tomá-las, foi buscar quadros e medidas no arsenal da oposição. Quer isso dizer que a oposição deve ficar paralisada? Não. Política econômica é questão de dosagem e de credibilidade. A dose parece excessiva, e todo esforço fiscal pode se esvair na falta de atividade econômica que encolhe a arrecadação. Segundo, sem um horizonte de esperança, qualquer ajuste pode ser letal. Com este governo não há recuperação de credibilidade à vista, pois o cristal se quebrou. E os escândalos de corrupção revelados diariamente se encarregam de corroer qualquer elo de confiança que o governo queira tecer.
Cabe às oposições mostrar no dia a dia, e não só no Congresso, que o sofrimento do povo é consequência da ação desatinada dos governos de Lula e Dilma - da dupla, e não só da última -, que desdenharam das boas práticas de gestão do Estado. Só na Petrobras, os prejuízos causados por decisões erradas para atender a pressões políticas chegam a R$ 34 bilhões, fora os R$ 6 bilhões de propinas! Que dizer do desrespeito sistemático à Lei de Responsabilidade Fiscal? É prova de imprudência no uso do dinheiro público.
É preciso reavivar a memória do povo, a cada instante, para mostrar que este ajuste violento não corresponde ao que foi pregado pelo PSDB, não é "o que o Aécio faria". O ajuste vai cair nos ombros da população. O aumento de impostos pega todos, empresários e consumidores, desemprego e reajustes salariais abaixo da inflação pegam os trabalhadores. A alta das taxas de juros em doses excessivas aumenta a dívida pública e dificulta o próprio ajuste. Estas medidas podem eventualmente controlar a inflação, mas reduzem a massa salarial e diminuem o consumo. Como o governo não corta despesas, a retomada do crescimento - se houver - terá sido conseguida a enorme custo para o povo.]
O refrão das oposições deve ser: chegamos a tais medidas e ao descalabro atual porque os governos "lulo-petistas" foram irresponsáveis, não se preocuparam em controlar o gasto público e enganaram o povo, enveredando pela megalomania. Os royalties do pré-sal, diziam, vão resolver os problemas da Educação, faremos ao mesmo tempo o trem-bala, a transposição do São Francisco, a Norte-Sul e a Transnordestina, sem falar nos 800 aeroportos! Concessão de serviço público é coisa de vende-pátria neoliberal. Daremos empréstimos no Fies e no Minha Casa Minha Vida, as bolsas acomodarão os miseráveis, e o BNDES dará subsídios em abundância aos empresários. O Tesouro pagará a farra.
Tanto pior, melhor? Não. Anotada e registrada a responsabilidade política do petismo, as oposições, em particular o PSDB, têm compromissos com a nação. Nada justifica arruinar ainda mais o futuro, votando pela derrubada do fator previdenciário. Nada explica apoiar aumentos de gasto que no futuro serão pagos com mais impostos, mais inflação e mais ajustes. Em suma, a oposição deve criticar as políticas petistas, e não se confundir com elas. Não deve, porém, votar contra os interesses da nação.
Espera-se mais das oposições. Espera-se que apresentem sua visão de futuro, apontando um rumo ao país. Espera-se que se comprometam com a construção de uma economia de baixo carbono, impulsionada pela inovação, regida por regras claras e estáveis, com agências regulatórias independentes, mais e melhor integrada ao mundo e às cadeias globais de valor. Espera-se que defendam a reindustrialização do país, sem hesitar na crítica a políticas canhestras de conteúdo nacional que, sob a pretensão enganosa de estimular a produção local, acabam por isolar o Brasil e condená- lo à obsolescência tecnológica. Esperase que façam da Educação não um slogan, mas de fato uma prioridade do Estado e da sociedade, que tenham a coragem de dizer que, embora avançando, o Brasil está ficando para trás em relação a países comparáveis ao nosso, que, frente à sombra que esse quadro projeta sobre o futuro do país, não receiem enfrentar dogmas e pressões corporativas que dificultam reformas e inovações indispensáveis a um salto de qualidade em matéria de Educação.
Espera-se das oposições que sejam progressistas também no campo comportamental: que não defendam a redução da maioridade penal, mas, sim, a extensão da pena dos menores infratores em dependências que sejam condizentes com a dignidade humana; que apoiem como legítimo e justo o casamento entre pessoas do mesmo sexo; que não fujam ao debate sobre as drogas, que não temam proclamar que o encarceramento dos usuários é parte do problema, e não da solução; que sejam assertivas na luta pela igualdade de gênero e contra o preconceito e a discriminação racial, com o uso adequado de cotas e demais medidas compensatórias; e que não aceitem retrocessos legais na questão das terras indígenas.
Espera-se das oposições, sobretudo, que reafirmem seus valores democráticos. Que digam, em alto e bom som, ser possível e necessário atuar contra a deliberada violação de direitos humanos, principalmente em países vizinhos, sem com isso ferir o princípio da não intervenção.
Da mesma maneira, espera-se que reiterem não ter o propósito antidemocrático de derrubar governos, mas tampouco o temor de cumprir seus deveres constitucionais, se os fatos e a lei assim o impuserem.

17 comentários:

jorge alves ribeiro disse...

Você deveria ficar calado FHC, pois vc foi um dos responsáveis pela primeira eleição do Lula, devido ao seu péssimo segundo mandato. Vc também não fez nada pelos aposentados, instituindo o fator previdenciário, vendendo também estatais a preço de banana, como a Vale do Rio Doce. E, agora, vemos toda essa roubalheira nos governos Lula e Dilma. Você deveria se recolher e não falar mais nada.

Anônimo disse...

FHC comunista Fabiano a serviço da internacional comunista preparou o pais para
a organização criminosa PT.
FHC não engana mais ninguém!
Ronaldo Caiado para presidente.

Anônimo disse...

Lava Jato mira tucano, mas escolhe 'cachorro morto':

Nota publicada pela coluna Radar informa que a Operação Lava Jato abriu uma nova frente de investigações; pela primeira vez, o alvo é um político tucano: o governador do Paraná, Beto Richa, que vem sendo apontado como o pior do País desde o massacre dos professores; "Já começaram inclusive a interrogar delatores sobre negócios envolvendo o governador tucano", diz Lauro Jardim; se for verdade, será uma forma de o juiz Sergio Moro se contrapor às críticas de que conduz o caso com seletividade; entretanto, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), citado pelo doleiro Alberto Youssef como dono de uma diretoria em Furnas que pagava mensalão a parlamentares, permanece sem ser investigado.....

Anônimo disse...

FHC levou guampa da amante !
Não me representa.
Além disso, se puder, livra a cara do Lulla.

Anônimo disse...

Agora, entendo por que PSDB não ganha mais eleição. "Discurso" de FHC estava muito equilibrado até o momento em que começou a falar "m", como:
"Espera-se das oposições que sejam progressistas também no campo comportamental: que não defendam a redução da maioridade penal, mas, sim, a extensão da pena dos menores infratores em dependências que sejam condizentes com a dignidade humana."
E por esse desvio de rota prossegue, enumerando mais um amontoado de bobagens que pretende deixar de herança para os brasileiros, já que está com oitenta e quatro anos.

Anônimo disse...

Não voto mais em socialista!
Fora FHC!
RONALDO CAIADO JA!

Lucaspsb disse...

Isso seria um bom quadro para gerir o país:

Caiado(DEM), Presidente.
Yeda Crusius(PSDB)(que recuperou as contas devastadas do RS) para economia.
Jair Bolsonaro(PP)para os direitos humanos.

E FORA PETRALHADA.

Anônimo disse...

POVO BRASILEIRO ESTA EM UMA ENCRUZILHADA: GOVERNO CORRUPTO E MAFIOSO, OU OPOSIÇÃO CORRUPTA.



Anônimo disse...

FHC amiguinho da esquerda, fique quieto que já ajuda.

aparecido f. disse...

FHC não engana ninguém...é um petralha enrustido...preparou o caminho para os petralhas chegarem ao poder...a cada vez que abre a boca, só sai merda...

Mordaz disse...

A questão de responsabilidades é interessante, pois a oposição passou uma década calada torcendo para tirar foto ao lado do Brahma para mostrar nas eleições. Também tem responsabilidades por não terem visto para onde a carruagem ia rampa abaixo.

Anônimo disse...

Lembrei daquela piada do macaco que sentado em cima do seu rabo ridicarizava o tamanho do rabo alheio, até que levantou e deixou seu enorme rabo à mostra.
Explica FHC como pagou parlamentares para aprovar a reeleição?

Anônimo disse...

Somente quadrúpedes imbecis criticam as privatizações feitas no govero FHC. Esta história de ter vendido a Vale a preço de banana é uma das maiores idiotices que já se viu. Os funcionários da Vale ganhavam, além do salário,l etc, através de outros penduricalhos e seu Fundo de Pensão, 7 vezes o que a União, maior acionista, recebia de dividendos.
FHC everia ter privatizado tudo, BB, CEF, Petrobrás. Imagine a roubalheira que teria ocorrido na Vale se ainda fosse estatal.

Anônimo disse...

FORA FHC! Esse tá com uma rejeição quase igual ao do Lula!
Estranho, o xi...xi... ainda não apareceu aqui para falar mal dos tucanos!

Anônimo disse...

Enquanto ficarmos nessa "pegação" de pé como nos comentários, em que nada mais serve ao Brasil, nem o governo atual e nem a oposição, só nos resta sepultar nossos sonhos e lixar-se para nossos filhos e netos.

Anônimo disse...

O xi xi pediu para cagar e saiu... Além disso, vivia de pixulecos, e
se é esperto, já cruzou o Uruguai a nado...antes que...

Anônimo disse...

Tucanos bancam golpe, mas divergem sobre 'pós-Dilma':

Enquanto o senador mineiro Aécio Neves e seu grupo defendem que a melhor alternativa seria a cassação da presidente e de seu vice, Michel Temer, pela Justiça Eleitoral, grupo de Geraldo Alckmin prefere a saída em que o peemedebista assuma o Planalto; o paulista José Serra aposta até em cargo de ministro em um suposto governo de Temer...

Xi, xii....tá sartando plumagem de tucano para todo lado, cada um quer se locupletar individualmente, ou tá errada a notícia anônimo das 11:47?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/